Buscar

RESUMO 170 QUESTÕES Direito Tributário e Metodologia da Pesquisa em Administração

Prévia do material em texto

Questão 1- O conhecimento empírico é aquele adquirido pela observação cotidiana da realidade, por meio dos sentidos humanos. Ele se caracteriza pelo que aprendemos por meio de tentativas e erros, perpetuado ao longo dos anos, divulgado de geração em geração. Sem um método, é de nível intelectual inferior, mas útil à prática cotidiana. Baseia-se no senso comum, como um conjunto desorganizado de ideias e opiniões. 
Analise os trechos a seguir e assinale aquele que expressa um exemplo de conhecimento empírico.
C) “O uso de medicamentos caseiros é mais eficiente do que dos medicamentos produzidos em laboratórios, em qualquer situação.”
Questão 2- Após a vigência da Emenda Constitucional nº 29/2000, houve autorização constitucional para os municípios cobrarem o __________________ com apoio na capacidade contributiva. Fica, contudo, a certeza de que o princípio da capacidade contributiva foi, à época, infringido, sobretudo porque a única possibilidade de progressividade constitucionalmente prevista era de caráter extrafiscal, e não pessoal, como exigido pelos municípios brasileiros.
B) IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano)
Questão 3 - Sabemos que na busca por novos conhecimentos importante se faz a utilização de tecnologias de comunicação e informação. 
Assinale a alternativa que explica por que, nos dias de hoje, as habilidades para a busca e o uso da informação para a produção de novos conhecimentos são tão necessárias.
B) Porque a ciência só se desenvolve se novos conhecimentos surgirem ou forem aperfeiçoados.
Questão 4 - O contexto das exceções ao princípio da anterioridade tem como lastro argumentativo os mesmos que norteiam as mitigações ao primado da legalidade. Machado (2004, p. 105) assevera:
“[...] justificam-se pela necessidade de utilização do tributo com função extra fiscal em situações nas quais se exige providência imediata, que certamente não pode ficar para o ano seguinte, e ainda pela necessidade urgente de atendimento de gastos imprevistos. Os impostos que em razão de serem utilizados com função extrafiscal não se submetem ao princípio da anterioridade são os mesmos que, por idêntica razão, podem ter suas alíquotas alteradas por ato do Poder Executivo. A respeito deles vale, portanto, também no que diz respeito à cobrança imediata de aumentos no curso do exercício, o que se disse a respeito das elevações de alíquotas por ato do Executivo.”
No que se refere às exceções, analise as sentenças abaixo e, após, assinale a alternativa que apresenta os itens corretos.
I. Impostos que recaem sobre importação de produtos estrangeiros (art. 153, I, da CF/1988)
II.Exportação de produtos nacionais ou nacionalizados (art. 153, II, da CF/1988)
III. Produtos industrializados (art. 153, IV, da CF/1988)
IV. Operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos ou a valores mobiliados (art. 153, V, da CF/1988)
D) Todas as sentenças estão corretas.
Questão 5 - Princípio Jurídico:
R: É um enunciado lógico implícito ou explícito, que por sua grande generalidade, ocupa posição de preeminência nos vastos quadrantes do direito e, por isso mesmo, vincula, de modo inexorável, o entendimento e a aplicação das normas jurídicas que com ele se conectam.
Questão 6 - Já a intervenção do domínio econômico (a que está ligada uma das contribuições do art. 149), com vistas a construir uma sociedade livre, justa e solidária, garantir o desenvolvimento nacional, erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais, promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, apresenta-se como um direito fundamental de __________ geração.
C) terceira
Questão 7 - Considere as seguintes contribuições:
FUNTEL – Fundo para Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações
Contribuição ao SEBRAE
Contribuição ao INCRA
Assinale a alternativa que classifica corretamente as contribuições apresentadas.
B) Contribuições de intervenção no domínio econômico
Questão 8 - O trabalho científico apresenta elementos denominados pré-textuais, textuais e pós-textuais. Assinale a alternativa que apresenta o elemento pré-textual obrigatório em trabalho acadêmico e/ou TCC.
B) Sumário.
Questão 9 - Muito embora o pedágio faça parte do sistema tributário nacional, por estar inserido no artigo da CF/1988, citado anteriormente, não se encaixa em nenhuma figura tributária específica e, por isso, goza dessa particularidade. A classificação quadripartida, já tratada, tem como espécies tributárias: os impostos, as taxas, as contribuições e os empréstimos compulsórios, havendo divergência no que toca à contribuição de melhoria entre uma divisão e outra. Por outro lado, não é porque não se ajusta a nenhuma espécie tributária que não poderá ser classificado como tal.
De acordo com o contexto abordado, analise as afirmativas a seguir em relação ao pedágio e assinale a correta.
C) Não se trata de contribuição porque não tem feições de contribuição de intervenção no domínio econômico, seguridade social de categorias sociais e profissionais pelas finalidades inerentes a que foram criadas.
Questão 10 - Toda pesquisa requer que o pesquisador faça a revisão de literatura. Assinale a alternativa que apresenta qual é a finalidade da revisão de literatura.
B) Ela possibilita avaliar a viabilidade do tema, do ponto de vista teórico. Por ela se pode efetuar um levantamento – dentro de uma linha histórica, desde o passado até a atualidade – do conhecimento já estabelecido e existente sobre o assunto/tema da pesquisa. Ela também fundamenta o estabelecimento de hipóteses por parte do pesquisador, e finalmente, fornece credibilidade à pesquisa (desde que sejam usadas fontes e bases de dados científicas).
Questão 11 - Considere os impostos abaixo:
IR – Imposto sobre Renda e Proventos de Qualquer Natureza
IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados
Assinale a alternativa que indica a(s) competência(s) correta(s) destes impostos.
D) Competência federal
Questão 12 - A etapa do planejamento do projeto de pesquisa é também uma fase em que se discute um pré-título para o projeto, que poderá ou não ser definitivo.
Referente ao título do projeto de pesquisa, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
C) Deve-se evitar ao máximo dar ao projeto de pesquisa um título extenso, de compreensão dúbia e que tenha grande abrangência.
Questão 13 - Considere os impostos abaixo:
IOF – Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a título ou a valores mobiliários
ITR – Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural
IGF – Imposto sobre Grandes Fortunas, nos termos de lei complementar
Assinale a alternativa que indica a(s) competência(s) correta(s) destes impostos.
A) Competência federal
Questão 14 - Contrariamente ao que acontece com os impostos, cuja topografia está bem identificada no Texto Constitucional, as ___________________ não gozam da mesma sorte, ou seja, estão na Carta Republicana, mas não necessariamente localizadas em seção específica dentro do sistema tributário nacional, com exceção de grande parte das contribuições à seguridade social, assentada no art. 195 da CF/1988 e não exaurida nesse artigo.
B) contribuições sociais
Questão 15 - Então, sendo uma verdadeira espécie tributária autônoma, além dos preceitos inerentes ao que chamamos de “regime jurídico-constitucional-tributário mínimo”, as contribuições sujeitar-se-ão a peculiaridades, regras e princípios (anterioridade nonagésimal, necessária destinação do produto da arrecadação, não partilha de receitas com estados, DF e municípios etc.), ou seja, há um “regime jurídico-constitucional tributário específico”. Além de terem um regime específico, como ressaltado, há previsão constitucional, precisamente no art. 195, § 4º, de que poderá haver criação de nova contribuição para garantir a manutenção ou a expansão da seguridade social, desde que observada a redação do art. 154, I, da CF/1988, isto é, seja instituída mediante lei complementar.Após acirrada discussão sobre o sentido da remissão feita pelo § 4º do art. 195 ao inciso I do art. 154 da CF, a matéria restou pacificada pelo Supremo Tribunal Federal, que deixou claros os requisitos para instituição de novas contribuições de seguridade social residuais.
Analise as proposições abaixo enquanto possíveis requisitos:
I. Exigência de lei complementar
II. Não cumulatividade
III. Fato gerador e base de cálculo distintos das contribuições de seguridade já previstas no art. 195 (incisos I a IV)
Assinale a alternativa que apresenta corretamente quais das proposições apresentadas compõem os requisitos assumidos pelo Supremo Tribunal Federal.
D) Todas as proposições
Questão 16 - Considere os impostos abaixo:
II – Imposto sobre Importação
IE – Imposto sobre Exportação
Assinale a alternativa que indica corretamente a(s) competência(s) destes impostos.
A) Competência federal
Questão 17 - Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:
Apêndices constituem um item ______________, onde podem ser incluídos documentos complementares à pesquisa, _____________________________. A diferença em relação aos _____________ é que, nestes, são incluídos documentos elaborados por terceiros.
A) opcional - elaborados pelo próprio autor - anexos
Questão 18 - As ___________________ não estão sujeitas aos mesmos postulados dedicados às contribuições destinadas à seguridade social. Via de consequência, elas se submetem aos princípios gerais dos impostos, como princípios de legalidade e da anterioridade, nos mesmos termos de regras aplicáveis aos impostos. Marco Aurélio Greco é quem melhor sustenta a referida assertiva ao ponderar:
“O artigo 149 impõe às contribuições não apenas a legalidade geral (artigo 5º, II), mas a legalidade estrita (artigo 150, I), tal como exigido para impostos, taxas e contribuição de melhoria. Impõe este grau maior de controle sobre a instituição, a modificação e o aumento de contribuições”.
C) contribuições sociais gerais
Questão 19 - Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que completa, corretamente, o conceito a seguir:
Uma vez definidos o problema, os objetivos e as justificativas da pesquisa, cabe agora incluir no projeto um tópico que trate do ___________________________________ relacionadas ao tema. É a fase de _________________________.
A) panorama atual de outras pesquisas; revisão bibliográfica.
Questão 20 - É facultativo, ou seja, o usuário pode ou não utilizar os serviços prestados pelo Estado mediante concessão/permissão, como o preço público fixado em energia elétrica. É possível não utilizar esse serviço? A resposta, desenganadamente, é uma só, sim. Da mesma maneira, é possível deixarmos de utilizar os serviços de comunicação e de transporte, ainda que isso possa representar, na atual época do século, um pensamento quase impossível de se concretizar, quanto mais em centros urbanos.
De acordo com o contexto abordado, analise e assinale a alternativa que indica corretamente o item a que o trecho apresentado acima se relaciona.
B) Serviço público
Questão 21 - Leia o trecho abaixo e, após, selecione a alternativa que completa corretamente a sua lacuna.
A expressão “proventos de qualquer natureza” deve ser empregada somando-se ao que se entende por renda, pois a Constituição prevê também a instituição de IR sobre mencionado fato de riqueza. De fato, ao assim dispor, o legislador constitucional determinou a competência à União Federal para promover a tributação sobre “____________
________________________”, conforme a doutrina de Alexandre Barros Castro (2004, p. 275).
A) “todo rendimento fruto do trabalho, do capital, da aposentadoria, ou de qualquer fonte; vale dizer, para integrar a hipótese de incidência do IR, enquanto aspecto material, pouco importa de onde se originou aquele rendimento”
Questão 22 - Quando o texto está normalizado, é, consequentemente, divulgado em canais formais, como revistas e repositórios. 
Sobre a possibilidade de intercâmbio intelectual, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
A) Possibilita que as pessoas o identifiquem e tenham contato com ele, o que poderá gerar contato e trocas entre os autores, além da sua citação em outros trabalhos.
Questão 23 - Leia o trecho abaixo.
“[...] análise do conjunto de atividades atuais ou dos projetos de atividades econômico-financeiras do contribuinte (pessoa física ou jurídica) em relação ao seu conjunto de obrigações fiscais com o escopo de organizar suas finanças, seus bens, negócios, rendas e demais atividades com repercussões tributárias, de modo que venha a sofrer o menor ônus fiscal possível.” Assinale a alternativa que identifica o item que corresponde à definição apresentada.
D) Planejamento Fiscal
Questão 24 - Analise as sentenças abaixo referentes à evasão e à elisão fiscal e ao marco temporal. Após, selecione a alternativa que apresenta os itens corretos.
I. Não se pode conceber aparência de licitude sob qualquer prisma se a conduta (omissa ou comissiva) fora praticada com infração legal.
II. Não há como sustentar conduta meio lícita para justificar a economia fiscal obtida.
III. O critério temporal é o que melhor se amolda ao que pode ser identificado como evasão ou elisão.
IV. O aspecto temporal não é o que melhor traduz a cisma ; entre o legal e o ilegal no âmbito do planejamento tributário, vale dizer; a ação preventiva do agente econômico não necessita ser trabalhada de modo a evitar o fato gerador do tributo, a tipificar a elisão na consecução da licitude de ato jurídico.
D) Apenas as sentenças I, II e III estão corretas.
Questão 25 - Em relação ao planejamento tributário, analise as sentenças abaixo e, após, selecione a alternativa que apresenta os itens corretos.
I. O planejamento tributário, ao sofrer influências dentro dos contextos histórico, social e temporal, não deve ser medido para o fim a que foi destinado.
II. Contrariamente ao que se possa imaginar, o planejamento tributário não se limita ao aspecto preventivo da tributação, vale dizer; é o estudo adequado com o objetivo de aproveitamento de lacunas legais, benefícios isencionais e incentivos tributários, de maneira a obter preventivamente alguma economia nesse campo.
III. O planejamento tributário contempla atitudes repressivas, promoção de ações administrativas e judiciais com apoio a recuperar tributo indevidamente pago ou, pago a maior, como forma de diminuir o custo operacional em determinada atividade.
IV. O planejamento tributário deve ser compreendido como meio a salvaguardar antecipadamente a ação fiscal, não praticando o fato gerador do tributo, ou em caráter repressivo, quando ajuíza demanda fiscal com o escopo de questionar determinada incidência tributária, desaguando, evidentemente, na pretensão do cidadão/contribuinte em proteger-se de menor onerosidade tributária.
D) Apenas as sentenças II, III e IV estão corretas.
Questão 26- O conhecimento científico deriva do conhecimento empírico, já que o conhecimento científico busca confirmar ou refutar as crenças advindas do conhecimento empírico. 
Com relação ao conhecimento científico, assinale a alternativa correta.
C) Busca a explicação profunda do fenômeno e suas inter-relações com o meio.
Questão 27- Assinale a alternativa que completa a sentença a seguir.
A revisão de literatura constitui-se na fundamentação teórica do projeto de pesquisa e do trabalho acadêmico, contribuindo para:
A) a obtenção de informações sobre a situação atual do tema ou problema pesquisado.
Questão 28 - A Introdução do trabalho é um elemento essencial. Todo trabalho científico deve apresentar uma introdução.
Assinale a alternativa que apresenta qual é o objetivo e quais são as informações que devem constar da introdução do projeto de pesquisa.
A) Como elemento textual, ela deve conter os objetivos (geral e específico), propósito do trabalho, onde o pesquisador quer chegar. Também deve conter a justificativa; onde se apresentam asrazões da escolha do tema apresentado. Da introdução consta ainda a metodologia utilizada na pesquisa, indicando o caminho percorrido durante sua realização. Finalmente, apresenta-se, em tópicos, o roteiro ou a ordem de exposição das partes (ou capítulos/títulos) do trabalho.
Questão 29 - A lista de referências de um trabalho acadêmico deve ser elaborada e apresentada de acordo com as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), constituindo-se em elemento pós-textual obrigatório. Considerando a utilização de uma definição encontrada no artigo “Ambiente de Trabalho: um estudo sobre as relações entre estilo de liderança, bem-estar no trabalho, motivação e desenvolvimento pessoal”, publicado no Caderno de Pesquisa da Revista Organização Sistêmica, v.3, n.2, 2013, de autoria de Priscila Pastor Cerqueira Martin e Viviane Maria Penteado Garbelini, no endereço eletrônico
http://www.grupouninter.com.br/revistaorganizacaosistemica/index.php/cadernoorganizacaosistemica/article/view/266/115 e visualizado no dia 20 de outubro de 2014 às 10 horas e 30 minutos, assinale a alternativa que apresenta a forma correta de referenciar esse artigo.
D) MARTIN, Priscila P. Cerqueira; GARBELINI, Viviane M. Penteado. Ambiente de Trabalho: um estudo sobre as relações entre estilo de liderança, bem-estar no trabalho, motivação e desenvolvimento pessoal. Caderno de Pesquisa Revista Organização Sistêmica, Curitiba, v.3, n.2, 2013. Disponível em: http://www.grupouninter.com.br/revistaorganizacao sistemica/index.php/ cadernoorganizaçãosistemica/article/view/266/115. Acesso em: 20/10/2014. 10h: 30 min.
Obs: De acordo com as Normas da ABNT ao referenciar artigos de revista deve-se obedecer a seguinte ordem: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. Título do artigo. Título da revista, local de publicação, número do volume, número do fascículo, página inicial e página final do artigo, data.
Questão 30 - A etapa do planejamento do projeto de pesquisa é também uma fase em que se discute um pré-título para o projeto, que poderá ou não ser definitivo.
Referente ao título do projeto de pesquisa, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
C) Deve-se evitar ao máximo dar ao projeto de pesquisaum título extenso, de compreensão dúbia e que tenha grande abrangência.
Questão 31 - O resumo constitui um item imprescindível para uma pesquisa científica, deve ser elaborado tanto para um artigo científico quanto para uma monografia. 
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de resumo que faz parte da estrutura de trabalhos acadêmicos.
C) Resumo informativo.
Obs: Resumo informativo: possui uma estrutura mais rígida no que diz respeito à forma de apresentação e ao conteúdo. Tem o objetivo de informar ao leitor as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento.
Questão 32 - Para que tenhamos um desempenho aceitável, toda atividade que realizamos em nossa vida profissional exige planejamento.
Com base no enunciado acima, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
B) No planejamento, o pesquisador deverá prever com quais colaboradores pretende trabalhar, ou seja: qual vai ser sua equipe de trabalho.
Questão 33 - Na etapa "O Problema a ser pesquisado e sua justificativa", deverão ser especificados os objetivos – gerais e específicos - a serem alcançados.
C) Os objetivos específicos são aqueles diretamente relacionados ao tema principal da pesquisa
Questão 34 - O uso das normas de documentação também garante o respeito aos direitos autorais. Isso é importante por uma questão de honestidade intelectual. A falta dessa indicação é considerada o quê?
B) Plágio
Questão 35 - A pesquisa científica constitui-se em um procedimento sistematizado para a obtenção de respostas ao problema levantado. Para que a pesquisa seja desenvolvida é preciso aplicar métodos e técnicas.
Assinale a alternativa que apresenta o que caracteriza o método de pesquisa.
A) É um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento.
Questão 36 - A formatação dos trabalhos acadêmicos, recomendada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), através de norma brasileira específica, orienta a formatação dos trabalhos científicos. 
I. O s textos dos trabalhos acadêmicos devem ser digitados ou datilografados em cor preta, podendo utilizar outras cores somente para as ilustrações. 
II. O papel a ser utilizado na impressão dos trabalhos acadêmicos deve ser branco ou reciclado, no formato A4 ou Ofício. 
III. O texto científico deve ser digitado em fonte Arial 12 do início ao fim, englobando inclusive todas as citações. 
IV. A formatação de uma trabalho para outro, as normas que regem uma monografia são diferentes na elaboração de uma dissertação ou tese. 
A) As afirmações I e II estão corretas.
Obs: O padrão de formatação de trabalhos acadêmicos, normalmente utilizado pelas instituições de ensino super Técnicas), as quais são compostas pelas diferentes N BRs. Especifica os princípios gerais para a elaboração.
Questão 37 - Tomar notas de leituras é uma atitude conhecida como “fichamento ”. Segundo os autores Henrique e Medeiros (1999), o fichamento possui algumas finalidades. Referente a estas finalidades, analise as sentenças a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I – Identificaras obras consultadas. 
II– Avaliar a escrita e capacidade intelectual do autor pesquisado. 
III– Registrar as reflexões proporcionadas pelo material de leitura. 
IV– Organizar as informações coletadas. 
V– Registrar o conteúdo das obras.
D) Apenas as sentenças I, III, IV e V estão corretas
Questão 38 - A pesquisa é parte integrante da Ciência. Dizemos que toda pesquisa parte de um problema que ela busca solucionar, daí dizemos que a pesquisa existe por razões de ordem prática e razões de ordem intelectual, mas para ambas as razões os objetivos são comuns. Desse modo, podemos identificar algumas razões para fazermos pesquisa. 
Analise as afirmativas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta. 
I. Gerar novos conhecimentos sobre si mesmo ou sobre o mundo em que vive. 
II. Obter e/ou sistematizar a realidade empírica. 
III. Responder a questionamentos (explicar e/ou descrever). 
IV. Elaborar problemas. 
C) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Questão 39 - Assinale a alternativa que completa a sentença a seguir. 
A pesquisa, por suas características, apresenta classificações diferenciadas. Uma questão importante é a natureza da pesquisa. Podemos definir essa natureza em:
A) Básica e aplicada.
Questão 40 - Assinale a alternativa que completa a sentença a seguir. 
A revisão de literatura é um elemento essencial a qualquer trabalho científico, pois tem como objetivo: 
A) Sustentação teórica para discutir o tema e o problema de pesquisa, possibilitando traçar um quadro teórico e conceitual que dará sustentação a sua pesquisa.
Questão 41 - Correlacione as afirmações a seguir com os elementos pós-textuais sugeridos e assinale a alternativa com a sequência correta. 
1. Podem ser compostas de livros, parte de livros, artigos, guias, periódicos, trabalhos de conclusão de curso, trabalhos acadêmicos e muitos outros. 
2. Relata em ordem alfabética as expressões ou palavras de termos de uso restrito, podendo ser técnicas ou de sentido obscuro, pouco usuais. 
3. É o detalhamento dos assuntos, títulos, nomes, datas e outros elementos que o autor queira destacar. 
4. São elementos que dão suporte ao texto, considerados elementos não elaborados pelo autor. 
5. Destina- se a complementar as idéias desenvolvidas no decorrer do trabalho, elementos que são elaborados pelo autor.
( ) Referências. 
( ) Glossário. 
( ) Apêndice. 
( ) Anexos. 
( ) Índice.
B) 1 – 2 – 5 – 4 – 3.
Questão 42 - Normatização dos trabalhos científicos, orientadas pelas Normas da ABNT é de suma importância para torná-los aceitos na comunidade científica. Uma das funções da normatizaçãodos trabalhos acadêmicos é proporcionar a segurança na exatidão da informação transportada. 
Assinale a alternativa que apresenta o que constitui essa segurança. 
C) Orientar a menção às fontes pesquisadas, para que seja disponibilizada no corpo do trabalho científico.
Questão 43 – Carrazza, citado por Silva (2012), traçou importantes ensinamentos sobre a legalidade da tributação, conforme segue: "O princípio da legalidade é uma das mais importantes colunas sobre as quais se assenta o edifício do Direito Tributário. A raiz de todo ato administrativo tributário deve encontrar-se numa norma legal, nos termos expressos do art. 5º, II, da Constituição da República".
“Criar um _______________é descrever abstratamente sua hipótese de incidência, seu, sujeito ativo, seu sujeito passivo, sua base de cálculo e sua alíquota. Em suma, é editar, pormenorizadamente, a_______________. Esta norma, por injunção do princípio da legalidade, repitamos, há que ser sempre vinculada à lei ordinária (só as normas jurídicas dos empréstimos compulsórios, dos impostos da competência residual da União e das novas contribuições sociais, a que alude o art. 195, § 4º da CF, devem ser veiculadas por intermédio de lei complementar). Portanto, as exigências do ______________________ são cumpridas quando a lei delimita, concreta e exaustivamente, o fato tributável.”
A) tributo, norma jurídica tributária, princípio da legalidade tributária
Questão 44 - Embora possam variar conforme o caso, as pesquisas qualitativas podem apresentar as seguintes características: subjetividade, multiplicidade, interpretação, narração, coleta de dados e análise de dados. Sobre a narração, assinale a alternativa correta. 
C) O pesquisador busca relatar suas conclusões não de uma maneira pontual, mas sim de uma forma textual, fazendo uso de argumentos próprios, visando convencer o leitor de suas convicções.
Questão 45 - No trabalho científico é importante a apresentação das referências. São as referências que lhe dão sustentação teórica. 
Assinale a alternativa correta sobre as referências. 
A) É um conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento, que permite a identificação individual, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diversos tipos de material.
Questão 46 - Sabemos que na busca por novos conhecimentos importante se faz a utilização de tecnologias de comunicação e informação. 
Assinale a alternativa que explica por que, nos dias de hoje, as habilidades para a busca e o uso da informação para a produção de novos conhecimentos são tão necessárias. 
B) Porque a ciência só se desenvolve se novos conhecimentos surgirem ou forem aperfeiçoados.
Questão 47 - Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que completa, corretamente, o conceito a seguir: 
Uma vez definidos o problema, os objetivos e as justificativas da pesquisa, cabe agora incluir no projeto um tópico que trate do __________________ relacionadas ao tema. É a fase de _____________________.
A) Panorama atual de outras pesquisas; revisão bibliográfica.
Questão 48 - Referente ao problema a ser pesquisado e sua justificativa, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
A) É nesse item do projeto que o(s) autor(es) demonstra(m) a razão da pesquisa proposta. É aqui que a justificativa da pertinência de se pesquisar o tema proposto é apresentada, com base em dados Levantados.
Questão 49 - O resumo constitui um item imprescindível para uma pesquisa científica, deve ser elaborado tanto para um artigo científico quanto para uma monografia.
Assinale a alternativa que apresenta o item que deve constar em um resumo informativo.
B) Metodologia aplicada.
Questão 50 - Todo trabalho científico precisa ser elaborado dentro do padrão estabelecido pelas Normas da ABNT.
Por que é importante Normalizar um trabalho?
B) A normalização traz uma série de benefícios ao autor e ao leitor de um documento científico, seja um projeto, artigo, etc. Podemos destacar, possibilidades de intercâmbio intelectual, honestidade intelectual, segurança e exatidão da informação transportada.
Questão 51 - Sobre o cronograma de execução do projeto, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
A) O cronograma de execução é de extrema importância. A partir dele é que será possível avaliar se o projeto proposto é factível ou não dentro do prazo estabelecido.
Questão 52 - Sobre segurança na exatidão da informação transportada, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
A) O respeito às normas da ABNT é uma forma de garantir que, ao fazer uma citação, um autor não distorça a ideia do outro pesquisador.
Questão 53 - Quando o texto está normalizado, é, consequentemente, divulgado em canais formais, como revistas e repositórios. Sobre a possibilidade de intercâmbio intelectual, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
A) Possibilita que as pessoas o identifiquem e tenham contato com ele, o que poderá gerar contato e trocas entre os autores, além da sua citação em outros trabalhos.
Questão 54 - Os trabalhos científicos (teses, dissertações, monografias, relatórios e outras produções de cunho acadêmico, são divididos, conforme a ABNT (2005a), em três partes principais.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale as alternativas que descreve, corretamente, estas três partes:
A) pré-textuais, textuais e pós-textuais.
Questão 55 - Existem algumas etapas que devem ser seguidas para o desenvolvimento do processo da investigação científica. São necessárias, pelo menos, sete etapas para se chegar a um estágio que permita ao pesquisador extrair alguma conclusão do objeto pesquisado.
Assinale a alternativa que apresenta a primeira etapa de uma pesquisa:
B) Identificar ou definir um problema.
Questão 56 - O resumo informativo tem como função possibilitar o conhecimento do conteúdo do texto ou documento resumido, para que o leitor possa optar ou não pela consulta ao documento completo. O resumo informativo deve possuir algumas características.
Sobre essas características, marque V ou F e assinale a alternativa correta:
(V) Quanto à sua extensão, se o resumo for incluído em trabalhos acadêmicos, deve conter de 150 a 250 palavras, caso seja feito para artigos de periódicos, de 100 a 250 palavras.
(V) O resumo informativo deve ser elaborado em parágrafo único, com espaçamento de 1,5 e em recuo da primeira linha.
( F) Para enriquecer o conteúdo, utilize fórmulas, equações, diagramas e abreviaturas.
( F) Quando o resumo for apresentado fora do documento que o originou, não há a necessidade de vir acompanhado de referência deste.
B) V-V-F-F
Questão 57 - As pesquisas documentais e bibliográficas são realizadas por meio de documentação escrita ou de algum tipo de registro, como filmes, fotografias, etc. 
Analise as opções a seguir e, em seguida, assinale a alternativa que corresponde às pesquisas documentais e bibliográficas:
D) Faz uso de artigos, teses, dissertações, livros, etc, escritos por outros autores sobre o tema em questão. Nesse tipo de pesquisa, é possível verificar o que já foi produzido em estudos anteriores a respeito do assunto.
Questão 58 - Pesquisar não é somente querer e conhecer o assunto da pesquisa. Implica em mais alguns atributos. A escolha do método e da técnica a serem usados numa pesquisa são imprescindíveis para o sucesso da pesquisa. 
Assinale a alternativa que caracteriza método e técnica de pesquisa:
A) Método se refere ao modo como são desenvolvidos os procedimentos. Como método é estabelecido o roteiro de ação. A técnica são as normas usadas em cada tipo de estudo. A técnica se relaciona aos modos ou maneiras de como será efetivada a pesquisa.
Questão 59 - A pesquisa etnográfica é aquela que pressupõe “contato direto e prolongado do pesquisador coma situação e as pessoas ou grupo selecionados”. 
Analise as opções a seguir e, em seguida, assinale a alternativa relacionada à pesquisaetnográfica.
D) Esse tipo de pesquisa procura registrar e descrever as experiências e vivências dos indivíduos e grupos que participam e constroem o cotidiano escolar.
Questão 60 - As pesquisas exploratórias têm como objetivo proporcionar um conhecimento sobre determinado problema ou fenômeno.
Analise as opções a seguir e, em seguida, assinale a alternativa relacionada às pesquisas exploratórias:
C) São realizadas, em geral, por meio de revisões de literatura, estudos de caso ou entrevistas com pessoas que tenham experiências práticas ou sejam especialistas no tema.
Questão 61 - O resumo informativo tem como função possibilitar o conhecimento do conteúdo do texto ou documento resumido, para que o leitor possa optar ou não pela consulta ao documento completo. O resumo informativo deve possuir algumas características.
Marque V ou F e, em seguida, assinale a alternativa correta:
( V ) Apresentar os objetivos ( que devem ser idênticos aos que aparecem no corpo do trabalho), a descrição sucinta do método, os resultados mais relevantes e as conclusões do documento.
( V ) Não deve restringir-se a uma série de tópicos, mas precisa ser construído por uma sequência de frases concisas, afirmativas, em ordem direta, evitando-se o uso de adjetivos ou recursos de linguagem.
( F ) Deve ser preferencialmente redigido com verbo na primeira pessoa, exemplo: pensei,observei, percebi.
( V ) A primeira frase deve ser significativa e explicar o tema principal do documento.
C) V-V-F-V
Questão 62 - A execução de uma pesquisa depende das técnicas e procedimentos a serem adotados para coleta e análise dos dados. Dependendo de sua natureza e objetivo, a pesquisa é classificada de diferentes modos.
Assinale a alternativa que apresenta a pesquisa que envolve o estudo exaustivo de um ou poucos objetos, de forma que permita um amplo e detalhado conhecimento:
D) Estudo de caso
Questão 63 - Observe: “Elisão será sinônimo de licitude fiscal. Já a expressão evasão fiscal será empregada como infração à lei; consequentemente sujeita à pena prevista em lei.”
Evasão é o nome genérico dado à atitude do contribuinte que se nega ao sacrifício fiscal. Será licita ou ilícita.”
De acordo com o contexto abordado, analise o trecho abaixo e, após, assinale a alternativa que apresenta os itens que completam corretamente as lacunas:
“Como em todas as subáreas jurídicas, o ________é aquele realizado sem infringir as leis, enquanto o ________ é aquele levado a cabo, com infração à lei. Dentro dos exemplos de Baleeiro para a _______________, são incluídas tanto situações em que o contribuinte evita os fatos que dão ensejo à tributação quanto manipulação de situações, atos ou fatos para ensejar a economia tributária.”
B) Planejamento lícito- Planejamento ilícito- Evasão lícita
Questão 64 - Assinale a alternativa que apresenta onde as referências de um trabalho acadêmico devem ser localizadas:
D) Nos elementos pós-textuais, no final do trabalho acadêmico
Questão 65 - O termo “natureza” se refere à origem da pesquisa, que pode ser classificada- quanto à tipologia – em pesquisa básica e pesquisa aplicada. Sobre pesquisa básica, assinale a alternativa correta:
A) É a investigação que procura desenvolver o conhecimento científico, sem o compromisso com uma aplicação prática imediata.
Questão 66 - De acordo com Casarin & Casarin (2012): “Todo projeto, seja pesquisa ou não, sempre envolve custos – diretos ou indiretos – que precisam ser especificados, detalhados e organizados em uma planilha. No caso específico de um projeto de pesquisa, uma série de itens precisa ser relacionada.”
Analise as proposições e relacione as colunas e marque a reposta correta.
I - Investimentos	 (I) Por exemplo: Reforma de um laboratório ou construção de um novo.
II – Despesa 	(III) Por exemplo: Diárias de hospedagem e taxas de inscrição em eventos.
III – custos (I) Por exemplo: São necessários quando a estrutura não atende ao mínimonecessário para o 
 bom desenvolvimento das atividades previstas no projeto.	 
 (II) Por exemplo: Papéis, livros e materiais de informática.
A) I – III – I – II
Questão 67 - De acordo CASARIN & CASARIN (2012). “Um projeto de pesquisa requer do pesquisador e de sua equipe (quando esta existir) um a dedicação ímpar para que sejam alcançados os resultados esperados”.
“Pesquisar as origens do problema, sua natureza, suas características e os desafios para a solução.” De acordo com os autores estes procedimentos são chamados de:
C) Estado da Arte do problema (p. 100 – 101)
Questão 68 - De acordo com CARAIN & CASARIN (2012): “Um projeto de pesquisa requer do pesquisador e de sua equipe (quando esta existir) uma dedicação ímpar para que sejam alcançados os resultados esperados.”
Sobre os objetivos específicos é correto afirmar que:
I – Deve expressar um ideia geral do que vai ser pesquisado e os objetivos pretendidos.
II – São diretamente relacionados ao tema principal da pesquisa.
III – São mais limitados quantitativamente do que os gerais.
IV – São aqueles que quando alcançados, poderão proporcionar benefícios à ciência em geral e às áreas do tema de pesquisa.
Estão corretas...
D) II – III (P. 100 – 101)
Questão 69 - De acordo com CASARIN & CASARIN (2012): “Para que haja a proposição de uma pesquisa, é necessário que exista um problema a ser investigado.”
Os autores abordam em sua obra as principais etapas de uma pesquisa.
Sobre a segunda etapa que trata sobre a pesquisa do estado da arte.
I – É fundamental fazer um levantamento bibliográfico sobre o estado da arte relacionado ao tema a ser investigado;
II – A segunda etapa – o estudo preliminar é necessário para saber se o problema a ser investigado já foi respondido ou solucionado por outro (s) pesquisadores;
III – Os instrumentos disponíveis para fazer um bom levantamento bibliográfico são encontrados somente na internet, ou em revista de opinião onde são divulgados o censo comum.
B) Apenas alternativa I e II correta. (p. 53 – 54)
Questão 70 - De acordo com CASARIN & CASARIN (2012): “Para que haja a proposição de uma pesquisa, é necessário que exista um problema a ser investigado.”
Os autores abordam em sua obra as principais etapas de uma pesquisa.
A formulação de hipóteses é a terceira etapa, no desenvolvimento de uma pesquisa científica. 
Sobre a formulação de hipóteses, podemos afirmar que a construção de hipóteses, é aplicado em: “Verdadeiro ou falso”
(V) A hipótese pode ser entendida como a solução ou resposta preliminar de um problema existente.
(F) A construção de hipóteses, se aplica somente em pesquisas de cunho qualitativo.
(F) As hipóteses são dispensáveis na pesquisa científica.
(V) Pode e deve ser formulada com base no que observou na fase anterior da pesquisa.
C) V – F – F – V 
Questão 71 - A pesquisa pode ser definida como “procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas que são propostos.
Quanto a sua tipologia da pesquisa ela pode ser:
B) Pesquisa básica, pesquisa aplicada. (Casarin & Casarin p. 31 - 32)
Questão 72 - A noção de ciência teve sua origem na antiga Grécia, onde “o conhecimento científico era demonstrado como certo e necessário através de argumentos lógicos” mediante observação de fenômenos. Além disso, a ciência grega era uma ciência do discurso, em que não havia o tratamento do problema que desencadeia a investigação”. (Koche apud Casarin & Casarin, 2012), O trecho do livro reflete a noção da ciência na época grega, diante descrição analise as alternativas que tratam do método “científico experimental”.
(3) Repetição do experimento
(1) Experimentação
(4) Formulação da lei para explicar o fenômeno.
(2) Formulação de hipóteses
Marque a alternativa que apresenta a sequência lógica correta estudada no texto.
C) 3 – 1 – 4 – 2 
Questão 73 - De acordo com a NBR 14724 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2011.) a estruturade tese, dissertação ou trabalho acadêmico compreende: elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais. [...]
PRODANOV, Cleber Cristiano, FREITAS; Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. (p. 244)
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base no que diz respeito à estrutura do trabalho acadêmico, relacione corretamente os elementos às suas etapas:
1-	Elementos pré-textuais
2-	Elementos textuais
3-	Elementos pós- textuais
4-	(Elementos textuais) Introdução
1-	(Elementos pré-textuais) Folha de rosto
5-	(Elementos pós- textuais) Referências
1-	(Elementos textuais) Conclusão
6-	(Elementos textuais) Desenvolvimento
7- (Elementos pré-textuais) Resumo 
E) 2 – 1 – 3 – 2 - 2 – 1
Questão 74 - O que diferencia uma pesquisa científica de qualquer outro tipo de indagação do mundo – por exemplo, de uma interpretação religiosa, mágica, artística, filosófica ou do sentido comum – é o uso adequado de seu método específico de análise.
Podemos definir que uma análise da realidade é científica ou objetiva quando se realiza mediante o uso adequado dos cinco passos do método. Esta afirmação é válida tanto para as ciências sociais, como para as ciências da natureza. [...]
DIETERICH, Heinz. Novo guia para a pesquisa científica. Blumenau: Editora da FURB, 1999. (p. 108)
Conforme o livro base da disciplina, uma pesquisa, quanto aos seus procedimentos, pode ser classificada em estudo de caso, bibliográfica, participante, documental, campo, ex post-fato, experimental, levantamento e de coorte. Nesse contexto a pesquisa que se refere à interrogação direta de pessoas, as quais se deseja conhecer em relação ao seu comportamento, é chamada de...
D) Levantamento
Questão 75 - Ainda que o legislador ordinário tenha elementos mínimos a conceituar o que se entende por renda e proventos de qualquer natureza, não existe espaço para transbordar a rígida delimitação constitucional, conforme foi tratado no capítulo denominado “Sistema constitucional tributário” estudado na disciplina de legislação Tributária. 
Partindo dessa realidade inafastável, é sintomático vir o questionamento: O que é renda, como conceito que se deve retirar da Constituição?
R= É o conceito que está contido em normas constitucionais relativas ao imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza e que designa o acréscimo de valor patrimonial.
Questão 76 - A base do Sistema Tributário Nacional (STN) encontra-se descrita no Título VI, Capítulo I, arts.145 a 156 da Constituição Federal de 1988. Os arts. 157 a 162 cuidam da repartição das receitas tributárias, algo que deveria ser destinado às finanças públicas, sendo estas disciplinadas no Capítulo II, da CF/1988. Pag 22 
De acordo com o que estudamos sobre Legislação Tributária, sobre Sistema Constitucional tributário, conceitue a expressão SISTEMA TRIBUTÁRIO. 
É o conjunto de normas constitucionais de natureza tributária, inserido no sistema jurídico global, formado por um conjunto unitário e ordenado de normas subordinadas aos princípios fundamentais, reciprocamente harmônicos, que organiza os elementos constitutivos do estado, que outra coisa não é senão a própria constituição.
Questão 77 - Descrever o que é administrador de acordo com a administração tributária.
R: É a pessoa que pratica, com habitualidade, atos privativos de gerência ou administração de negócios na empresa, e o faz por delegação ou designação de assembléia da diretoria ou diretor.
Questão 78 - O artigo 154, II, da CF/88 prevê a denominada competência extraordinária, também chamada especial.
A que ente é conferida essa competência e para quê?
R= É conferida à União, para instituir impostos na iminência ou no caso de guerra externa, compreendidos ou não em sua competência tributária, os quais serão suprimidos, gradativamente, caso sejam cessadas as causas de sua criação.
Questão 79 - Cite as características das contribuições sociais gerais.
R= As contribuições sociais gerais não estão sujeitas aos mesmos postulados dedicados às contribuições destinadas à seguridade social. Via de consequência, elas se submetem aos princípios gerais dos impostos, como princípios da legalidade e da anterioridade, nos mesmos termos das regras aplicáveis aos impostos.
Questão 80 - Quais as competência tributárias? 
R= Podemos dizer que a União Federal, os estados, os municípios e o Distrito Federal exercem as seguintes competências: competência privativa, competência comum, competência residual e competência extraordinária (também chamada especial)
Questão 81 - Cite três dos principais princípios constitucionais tributários. 
R= princípio da legalidade, princípio da igualdade, princípio da vedação ao confisco
Questão 81 - Quais os impostos que o executivo tem o poder, perante lei, de alterar as alíquotas? PÁG. 60
- Imposto de Importação (II)
- Imposto de Exportação (IE)
- Imposto sobre operações financeiras (IOF)
- Imposto sobre produtos industrializados (IPI)
Questão 82 - Enquadramento fiscal da empresa de pequeno porte. 
R= Para o enquadramento dessas empresas (de pequeno porte), considera-se o empresário, a pessoa jurídica ou a ela equiparada, que aufira, em cada ano-calendário, receita bruta superior a R$ 360.000,00 e inferior a R$ 3.600.000,00.
Questão 83 - Cite dois tipos de impostos federais. 
R= Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto sobre a Renda e Proventos de qualquer natureza (IR).
Questão 84 - Cite uma das razões do pedágio não ter característica tributária.
R= Vou citar todas:
- O pedágio não é imposto, pois não tem como característica "a não vinculação de sua receita". Ou seja, a receita do pedágio é vinculada;
- O pedágio não é taxa, visto que não se trata de um "serviço público decorrente do exercício do poder de polícia" ou cobrança"mediante prestação ou simples colocação à disposição do contribuinte, de serviço público específico e divisível". Ou seja, o pedágio está mais para disciplinar a liberdade das pessoas e não há serviço prestado, e sim uso da coisa pública (as rodovias);
- O pedágio não é contribuição, pois não tem feições de contribuição de intervenção no domínio econômico, seguridade social de categorias sociais e profissionais, pelas finalidades inerentes a que foram criadas.
- O pedágio não é empréstimo compulsório, pois não se trata de "atender a despesas extraordinárias decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência e em caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional"
Questão 85 - Em nosso Sistema Financeiro, o pedágio cobrado pela utilização de rodovias qualifica-se como taxa de serviço, taxa de polícia, preçopúblico, imposto sobre serviço prestado ou contribuição social?
R= Preço Público, uma vez que não tem natureza jurídica de tributo. pg 180
Questão 86 - Quais os impostos da exceção da noventena (sendo bem sucinta na pergunta); 
R= II, IE, IOF, IPI, além do IR, IPVA e IPTU
Questão 87 - Quais os Cite as classificações das contribuições: 
R:Podem ser classificadas: de melhoria, para fiscais e especiais.
Questão 88 - Descrever sobre o pedágio por que ele não é imposto. 
R: O pedágio não é imposto, pois não tem como característica"a não vinculação de sua receita", exigida para a cobrança do imposto. Ou seja, na cobrança do pedágio a receita é vinculada
Questão 89 - Descreva o Planejamento Lícito
R= É o planejamento dos tributos que a empresa deverá recolher realizado sem infringir as leis.
Questão 90 - Características sobre TAXAS 
R= São tributos que têm por hipótese de incidência uma atuação estatal diretamente referida ao contribuinte. Pode ser num serviço público ou num ato de polícia.
Questão 91 - O que é conselho de administração de acordo com a administração tributária.
O órgão instituído pela lei da sociedades por ações, cujos membros recebem, para os efeitos fiscais, o mesmo tratamento de diretores ou administradores.pg 249
Questão92 - DEFINIR PRINCIPIO JURIDICO
R=É um enunciado lógico implícito ou explicito, que, por sua grande generalidade, ocupa posição de preeminência nos vastos quadrantes do Direito e, por isso mesmo, vincula, de modo inexorável, o entendimento e a aplicação das normas jurídicas que com ele se conectam.
Questão 93 - De acordo com o que estudamos sobre seguridade social, leia a redação do inciso I, do art. 195 da CF/1988. Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais: I- do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre: [...]
Responda, quais são estes incidentes? 
R= Segundo Silva, 2012, Pg. Pg 30. Folha de salários e demais rendimentos do trabalho, pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviços, mesmo sem vínculo empregatício, receita ou o faturamento, o lucro.
Questão 94 - Lei o trecho abaixo que trata das exceções ao princípio da noventena:
O Texto Magno, por meio da Emenda Constitucional nº 42, de 19 de dezembro de 2003, (Brasil, 2003,a), institui a noventena, por meio da alínea “c”, do do art. 150, III, da CF/1988. Sendo assim, além das exceções previstas, a emenda constitucional exclui o Imposto de Renda previsto no art. 153, III, da CF/1988, bem como para fins de fixação da base de cálculo de dois impostos. 
De acordo com o que estudamos na disciplina de Legislação Tributária, quais impostos? 
IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano)
Questão 95 - O artigo 195 da Constituição Federal de 1988 preceitua que a seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta ou indireta, nos termos da lei, mediante recursos orçamentários dos entes tributantes e das contribuições que elenca.
Dessa dicção constitucional deflui qual PRINCÍPIO?
R: O princípio da solidariedade. (Barreto, 2006, p. 132)
Questão 100 - Porque é importante normalizar o trabalho científico? 
R= Por que a normalização propicia vários benefícios tanto para o autor como ao leitor de um documento científico, seja um projeto, um artigo, etc. Benefícios como a possibilidade de intercâmbio intelectual, a honestidade intelectual (que é o respeito aos direitos autorais), a localização da fonte de onde foi extraída a informação e a segurança na exatidão da informação transportada.
Questão 101 - O que é o regime de enquadramento tributário "simples nacional"? 
O Simples Nacional é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, previsto na Lei Complementar nº 123/2006.
Questão 102 - Também conhecido como o Super Simples, esse regime unifica quais tributos? 
R= Imposto de Renda da Pessoa Jurídica - IRPJ, Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI, Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL, Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - Cofins, contribuição para o INSS, PIS, PASEP, Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza - ISQN (ISS). 
* São 2 impostos federais (IRPJ e IPI), 5 contribuições federais (CSLL, Cofins, INSS, PIS, PASEP), e 1 imposto municipal.
Questão 103 - De acordo com Silva (2012). “A lei pode retroagir com o propósito de reconhecer direito preexistente, como é o caso de entidade beneficente que obteve junto ao Poder Público federal o reconhecimento constitucional de imunidade tributária (artigo 195; §7º, da CF /1988) para fins de recolhimento das contribuições à seguridade social. 
A explicação para a chamada retroação conferida à instituição decorre de qual argumento? Descreva-o. 
R= Decorre do argumento de que a entidade nasce com o traço da imunidade, somente reconhecida posteriormente pela autoridade competente.
Questão 104 - O que é "efeito ex tunc"?
R= É a retroação dos efeitos da lei de modo a beneficiar o agente econômico.
Ou seja, a lei pode retroagir com o propósito de reconhecer direito preexistente.
QUESTÃO 105 - De acordo com o que foi estudado, descreva a COMPETÊNCIA RESIDUAL:
Compete à União, e só pode ser instituída mediante lei complementar, desde que não cumulativos e que não tenham fato gerador ou base de cálculo dos discriminados na CF.
QUESTÃO 106 - Descreva a diferença entre SIMULAÇÃO e DISSIMULAÇÃO:
A Simulação provoca falsa crença num estado não real, simular é fingir o que não é.
A Dissimulação oculta ao conhecimento de outrem uma situação existente, dissimular é encobrir o que é.
QUESTÃO 107 - Sacha Coelho, citada por Silva (2012), intitula a constitucionalização do direito tributário brasileiro e cotejando-o com a legislação estrangeira, aponta que, “o Brasil, ao contrário, inundou a Constituição com princípios e regras atinentes ao Direito Tributário. Somos,indubitavelmente, o país cuja Constituição é a mais extensa e minuciosa em tema de tributação. Este cariz, tão nosso, nos conduz a três importantes conclusões: primus, secundus e tertius.
A - primus
B - secundus
C - tertius
I - Os fundamentos do Direito Tributário brasileiro estão enraizados na Constituição de onde se projetam
altaneiros sobre as ordens jurídicas parciais da União, dos estados e dos municípios;
II - O Direito Tributário posto n a Constituição deve, antes de tudo, merecer as primícias dos juristas e
dos operadores do Direito, porq1ianto é o texto fundante da ordem jurídico-tributária;
III - As doutrinas forâneas devem ser recebidas com cautela, tendo em vista as diversidades constitucionais.
A) A - I, B – II, C - III
QUESTÃO 108 - Além da Competência Privativa, quais são as outras três competências citadas na Constituição Federal/88?
Competência Comum;
Competência Residual;
Competência Extraordinária, também conhecida como especial.
QUESTÃO 109 - Descreva o princípio da Irretroatividade:
R: É aquele que estabelece que haverá cobrança de tributos sobre fatos que aconteceram antes da não entrada em vigor da lei que o instituiu.
QUESTÃO 110 - Descreva a competência Extraordinária.
R:É conferida a União, para instituir impostos na iminência ou no caso de guerra externa, compreendidos ou não em sua competência tributária, os quais serão suprimidos, gradativamente, caso sejam cessadas as causas de sua criação.
QUESTÃO 111- De acordo com o estudado, descreva a COMPETÊNCIA EXTRAORDINÁRIA:
Compete à União, e só pode ser criado na iminência ou no caso de guerra, dentro ou não de sua competência tributária.
Questão 112 - “ é sempre renda líquida ou lucro, isto é, o resultado de uma série de deduções e abatimentos feitos sobre os rendimentos brutos. Pouco importa - pelo menos para fins tributários - que a renda líquida ou o lucro seja abatido(o) por meio de atividades lícitas ou ilícitas, morais ou amorais. Em apertada síntese, ainda que de procedência contrária ao direito, a renda líquida e o lucro podem e devem ser levados à tributação de que estamos tratando.”
De acordo com o trecho apresentado, assinale a alternativa que contém o item que preenche corretamente a lacuna:
B) Renda tributável
Questão 113 - “As classificações têm, também, peculiar implicação no que concerne aos princípios norteadores das figuras tributárias ( capacidade contributiva para os impostos, remunerabilidade para as taxas, e proporcionalidade para as contribuições de melhoria)”.
Baseando-se no capítulo 4 do livro base da disciplina, assinale a alternativa que apresenta comentários corretos sobre a classificação tributária:
A) A classificação tributária tomando como apoio a CF/88, não pode consistir na simples leitura do específico preceito do texto constitucional, impondo-se ao agente classificador o conhecimento amplo das espécies tributárias, segundo suas notas, mediante harmônica e características, adequada sistematização.
Questão 114 - Analise as sentenças abaixo referente à evasão e à elisãofiscal e ao marco temporal. 
Após, selecione a alternativa que apresenta os itens corretos:
I- Não se pode conceber aparência de licitude sob qualquer prisma se a conduta (omissa ou comissiva) fora praticada com infração legal.
II- Não há como sustentar conduta meio lícita para justificar a economia fiscal obtida.
III- O critério temporal é o que melhor se amola ao que pode ser identificado como evasão ou elisão.
IV- O aspecto temporal não é o que melhor traduz a cisma, entre o legal e o ilegal no âmbito do planejamento tributário, vale dizer, a ação preventiva do agente econômico não necessita ser trabalhada de modo a evitar o fato gerador do tributo, a tipificar a elisão na consecução da licitude de ato jurídico. A) Apenas as sentenças I e II estão corretas.
D) Apenas sentenças I, II e III estão corretas.
Questão 115 - Assinale a alternativa que classifica corretamente as contribuições pagas aos conselhos federais das profissões liberais:
C) Contribuições de interesse das categorias profissionais ou econômicas
Questão 116 - Assinale V ou F para as sentenças abaixo. Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) A base de cálculo de imposto, em cada mês,será determinada mediante aplicação do percentual de 8% sobre a receita bruta auferida mensalmente, observadas as disposições desta subseção.
( ) A base de cálculo mensal do imposto das pessoas jurídicas prestadoras de serviços em geral, cuja receita bruta anual seja de até R$120.000,00, será determinada mediante aplicação do percentual de 16% sobre a receita bruta auferida mensalmente.
( ) No caso de atividades diversificadas, será aplicado o percentual correspondente a cada atividade.
( ) As receitas provenientes de atividades incentivada não comporão a base de cálculo do imposto na proporção do benefício a que a pessoa jurídica, submetida ao regime de tributação com base no lucro real, fizer jus.
A) V-V-V-V
Questão 117 - A lei Nº 9.718/1998 impõe quais agentes econômicos deverão ser tributados pelo lucro real. Todavia, é possível pessoas jurídicas não obrigadas a mencionado regime optarem pelo lucro real como forma de melhor administrar suas obrigações tributárias.
A partir desse contexto, identifique abaixo quais são as principais vantagens em optar pelo lucro real e, após, assinale a alternativa que apresente os itens corretos:
I- Cálculo do imposto com base no efetivo lucro
II- Compensação de prejuízos, diferimentos de lucros e ganhos
III- Apropriação de despesas incorridas
IV- Opção por incentivos fiscais
V- Distribuição do lucro efetivo aos sócios
D) Somente as sentenças I, II, III e IV estão corretas. (Pelo livro todas estão corretas)
Questão 118 - Sobre lucro presumido, o que é correto afirmar?
I- Representa uma forma de tributação simplificada de imposto de renda. O art. 13 da lei nº 9.718/98, prevê as pessoas jurídicas que poderão optar por este regime.
II- O contribuinte pode obter vantagens do ponto de vista econômico.
III- Podem ocorrer parcelamentos previstos pela legislação tributária pertinente.
IV- Não conceitua o que é receita ou faturamento para fins de tributação
A) Apenas a sentença I está correta
Questão 119 - Em relação ao planejamento tributário, analise as sentenças abaixo e, após, selecione a alternativa que apresenta os itens corretos:
I- O planejamento tributário, ao sofre influências dentro dos contextos históricos, social e temporal, não deve ser medido para o fim a que foi destinado.
II- Contrariamente ao que se possa imaginar, o planejamento tributário não se limita ao aspecto preventivo da tributação, vale dizer, é o estudo adequado com o objetivo de aproveitamento de lacunas legais, benefícios insencionais e incentivos tributários, de maneira a obter preventivamente alguma economia nesse campo.
III- O planejamento tributário contempla atitudes repressivas, promoção de ações administrativas e judiciais com apoio a recuperar tributo indevidamente pago ou, pago a maior, como forma de diminuir o custo operacional em determinada atividade.
IV- O planejamento tributário deve ser compreendido como meio a salvaguardar antecipadamente a ação fiscal, não praticando o fato gerador do tributo, ou em caráter repressivo, quando ajuíza demanda fiscal com o escopo de questionar determinada incidência tributária, desaguando, evidentemente, na pretensão do cidadão/contribuinte em proteger-se de menor onerosidade tributária.
D) Apenas as sentenças II, III e IV estão corretas
Questão 120 - Analise os trechos que seguem:
“O art. 150,I, da CF/88, encerra enunciado absolutamente necessário como imitação ao poder de tributar(...)”
“(...) é uma das mais importantes colunas sobre as quais se assenta o edifício do Direito Tributário. A raiz de todo ato administrativo tributário deve encontrar-se numa norma legal...”
“(...) no Direito Tributário não exige apenas que a atuação do fisco rime com uma lei material (simples preemência da lei). Mais do que isto, determina que cada ato concreto do Fisco, que importe na exigência de um tributo, seja rigorosamente autorizado por uma lei. É o que convencionou chamar de reserva absoluta de lei formal ou de estrita legalidade.”
De acordo com o livro da disciplina, os trechos apresentados esclarecem o quê?
B) Princípio da legalidade
Questão 121 - Paulsen, ao caracterizar o Sistema Constitucional Tributário tal como concebido, afirma que o conceito de tributo pode ser extraído da própria CF/88.
A partir do conceito abordado, marque V ou F, e em seguida, a sequência correta:
( ) A Constituição Federal, ao estabelecer as competências tributárias, as limitações ao poder de tributar e a repartição de receita tributárias, permite que se extraia do seu próprio texto qual o conceito de tributo por ela considerado.
( ) Cuida-se de prestações de dinheiro exigidas compulsoriamente pelos entes políticos de quem revele capacidade contributiva ou que se relacione direta ou indiretamente a atividade estatal específica, com vista À obtenção de recursos para o financiamento geral do Estado ou para o financiamento de atividades ou fins realizados ou promovidos pelo próprio Estado ou pro terceiros no interesse público, com ou sem promessa de devolução.
( ) A outorga de competência se dá para que os entes políticos obtenham receita através da instituição de impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais.
( ) Em todas as normas ali existentes, verifica-se que estamos cuidando de obrigações em, dinheiro, tanto que há diversas referências à base de cálculo e a alíquota, bem como a distribuição de receitas e reservas de percentuais de seu produto para aplicação em tais ou quais áreas.
A) V-V-V-V
Questão 122 - “Consiste no consumo da propriedade privada pelo Poder Público sem a correspondente indenização. Aparece como medida de caráter sancionatório, excepcionalmente admitida nas hipóteses previstas pela CF/88, mas nunca na seara do direito tributário, a traduzir reprimenta por meio de referido expediente, ou seja, não se pode tributar com finalidade confiscatória. O tributo não pode ser sansão.”
Assinale a alternativa que apresenta o princípio descrito no trecho apresentado:
B) Princípio da vedação ao confisco
QUESTÃO 123 - Existem diversas funções da Ciência, mas qual seria a principal função da ciência?
A principal função da Ciência é contribuir para o progresso da humanidade.
QUESTÃO 124 - Um conjunto de conhecimentos caracteriza a ciência geral, é um conjunto de conhecimentos específicos define a área do conhecimento, como a matemática e biologia, entre outras. É possível ainda segundo Leite (2008) dividir didaticamente o conhecimento em 4 tipos. Descreva-os.
Empírico- fundamentado na experiência;
Científico- fundamentado na razão; Filosófico- fundamentado na reflexão;
Teológico- fundamentado na fé.
QUESTÃO 125 - O trabalho científico apresenta elementos denominados pré-textuais, textuais e pós-textuais. Qual o elemento pré-textual obrigatório em trabalho acadêmico e/ou TCC?
R: Resumo.QUESTÃO 126 - Toda pesquisa precisa ser fundamentada em dados de outros autores, para serem classificadas como científica. Essa fundamentação baseia-se em pesquisa bibliográfica e documental.
Qual a diferença entre Pesquisa Bibliográfica e a Pesquisa Documental?
A pesquisa documental utiliza qualquer tipo de documentação que possa fornecer dados para a pesquisa.
A pesquisa Bibliográfica faz uso de artigos, teses, dissertação, livros, etc, escritos por outros autores sobre o tema em questão.
QUESTÃO 127 - A construção do questionário consiste em traduzir os objetivos da pesquisa em perguntas claras e objetivas. Quais os três tipos de questões utilizadas na elaboração do questionário?
Abertas, (Permitem ao informante responder livremente, usando linguagem própria e emitir opiniões)
Fechadas, (O informante escolhe suas respostas entre duas opções.)
Semi-estruturadas, (São perguntas fechadas, porém apresentam uma série de possíveis respostas, abrangendo varias facetas do mesmo assunto)
QUESTÃO 128 - As pesquisas podem ser classificadas de acordo com seus objetivos e sua forma de estudo. Considerando-se os objetivos que se tem ao realizar uma pesquisa, esta pode ser de três tipos. Quais são esses três tipos?
Elas podem ser: Exploratórias, Descritivas e Explicativas.
QUESTÃO 129 - Sabemos que a Ciência é uma sistematização de conhecimentos, um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar.
Existem diversas funções da Ciência, mas identificamos a razão de ser da Ciência, qual seria?
R: A principal função da ciência é o aperfeiçoamento do conhecimento em todas as áreas para tornar a existência humana mais significativa.
QUESTÃO 130 - Assinale a alternativa que corresponde ao conceito a seguir.
“De acordo com Zeichner e Diniz Pereira (2005, p. 3), é a pesquisa sistemática realizada por profissionais sobre as suas próprias práticas”.
B) Pesquisa-ação
QUESTÃO 131 - A atividade principal de qualquer cientista é produzir ciência por meio de realização de pesquisas, embora estas não sejam atividade exclusiva desse profissional. Sobre a pesquisa cientifica, analise as opções a seguir, em seguida, assinale a alternativa correta.
R: A pesquisa cientifica pode ser definida como o procedimento nacional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos.
QUESTÃO 132 - Assinale a alternativa que completa a sentença a seguir.
A revisão de literatura que é um elemento essencial a qualquer trabalho cientifico, pois tem como objetivo.
D) sustentação teórica para discutir o tema e o problema de pesquisa, juntando a isso a análise dos dados coletados no campo.
QUESTÃO 133 - Conforme Flick (2009), há três correntes investigativas na pesquisa qualitativa, que se diferenciam pela escolha do objeto de pesquisa e pelos métodos utilizados para realizar a investigação. A respeito das três correntes investigativas, analise as sentenças a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I – Aquelas cuja fundamentação teórica apoia-se em hipótese e crenças feudais.
II – Aquelas que têm como base a etnometodologia e o construcionismo.
III – Aquelas que são sustentadas pela postura estruturalista ou psicanalista.
D) Apenas as sentenças II e III estão corretas.
QUESTÃO 134 - Tem como característica a realização de obra pública. Dizemos obra publica porque, se fosse serviço publico especifico divisível ou decorrente de exercício de poder de polícia, a real tipificação seria chamada de taxa, notabilizada como tributo vinculado a uma atividade estatal.
Assinale a alternativa que indica correntemente a que o conceito apresentado acima se relaciona.
D) Contribuições de melhoria
QUESTÃO 135 - De acordo com os conceitos estudados sobre base de cálculo por estimativa e receita bruta, assinale V (verdadeiro) e F (falso) para as sentenças abaixo. Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A base de cálculo de imposto, em cada mês, será determinada mediante aplicação do percentual de oito por cento sobre a receita bruta auferida mensalmente, observadas as disposições desta subseção (Lei nº 9.249, de 1995, art. 15 e Lei nº 9.430, de 1996, art. 2°).
( ) A base de cálculo mensal do imposto das pessoas jurídicas prestadoras de serviços em geral, cuja receita bruta anual seja de até cento e vinte mil reais, será determinada mediante aplicação do percentual de dezesseis por cento sobre a receita bruta auferida mensalmente, observado o disposto nos arts, 224, 225 e 227 (Lei nº 9.250 de 1995, art. 40).
( ) No caso de atividades diversificadas, será aplicado o percentual correspondente a cada atividade (Lei nº 9.250 de 1995, art. 15, § 2°).
( ) As receitas provenientes de atividade incentivada não comporão a base de cálculo do imposto na proporção do beneficio a que a pessoa jurídica, submetida ao regime de tributação com base no lucro real, fizer jus (Lei nº 9.250 de 1995, art. 15, § 3°).
A) V – V – V – V
QUESTÃO 136 - A língua portuguesa parece designar realidades diferentes com os termos simular e dissimular. A primeira vista, parecem ter significados idênticos, mas se repararmos em algumas expressões, notamos diferenças claras. Soaria muito estranho, por exemplo, falar em “dissimulação de voo” e dissimulação de incêndio”, em vez de “simulador de voo” e “simulação de incêndio”.
Sobre o assunto abordado, analise os trechos abaixo e identifique o correto.
C) Claramente, as palavras não são intercambiáveis. Simular parece ter um papel mais ativo do que dissimular; ativo no sentido de criador de realidades que não existem. Simular é fingir o que não é; dissimular é encobrir o que é.
QUESTÃO 137 - Sem dúvidas, há tributos que, em razão de suas particularidades inatas afetação, intervenção, destino e finalidade, possuem tratamento constitucional diferenciado. Logo, se existem exações que estão a receber tratamento tributário diverso pela vontade do legislador constitucional, devem ter a sua classificação distinta das demais espécies. Baseia-se no capitulo 4 do livro-base da disciplina, o qual discorre sobre classificação dos tributos e sobre a classificação de acordo com a Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa que completa corretamente no trecho abaixo.
A Constituição não procedeu, pois, a uma classificação, mas a uma tipologia de tributos, definindo uns por características atinentes à estrutura (______ I ______), outros por características ligadas à função (______ I ______), outros por traços referentes simultaneamente a um ou outro dos citados aspectos (______ I ______) e outros ainda por aspectos de regime jurídico alheios quer à estrutura, quer à função, como é o caso dos empréstimos compulsórios.
B) I - impostos, taxas/ II – contribuições / III - contribuição de melhoria
QUESTÃO 138 - O Supremo Tribunal, ao decidir sobre a vedação de utilização de tributo com efeito de confisco, proferiu a seguinte orientação:
“Tributação e ofensa ao princípio da proporcionalidade. O Poder Público, especialmente em sede de tributação, não pode agir imoderadamente, pois a atividade estatal acha-se essencialmente condicionada pelo princípio da razoabilidade, que traduz limitação material à ação normativa do_______________.[...]”. (STF, 2006b)
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do trecho apresentado.
A) Poder Legislativo.
QUESTÃO 139 - Este princípio é norteador momento em que o Texto Maior desautoriza os agentes políticos instituírem tributos de sua competência.
A Carta Política, de 1988, consagra a _______________como direito fundamental do cidadão em seu artigo 5°, inciso XXXVI, proclamando que "a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada".
A) irretroatividade
QUESTÃO 140 - O art. 14 da Lei nº 9718/1998 elenca as pessoas jurídicas obrigadas a promoverem a aprovação do IR pelo lucro real. Estas pessoas são as:
I. que tiverem lucros, rendimentos ou ganhos de capital oriundos do exterior; 
II. que, autorizadaspela legislação tributária, usufruam de benefícios fiscais relativos à isenção ou redução do imposto; 
III. que, no decorrer do ano-calendário, tenham efetuado pagamento mensal pelo regime de estimativa, na forma do art. 2° da Lei nº 9.430, de 1996;
IV. que explorem as atividades de securitização de créditos imobiliários, financeiros e do agronegócio. (Incluído pela Lei nº 12.249, de 11 de junho de 2010).
D) Todas estão corretas.
QUESTÃO 141 - As _________________têm por âmbito o domínio econômico, cujo conceito não é de fácil compreensão delimitação, devendo ser examinadas na Constituição Federal as inúmeras ingerências elo Estado na esfera econômica -abrangendo (a) os serviços públicos, (b) o poder de polícia, (c) as obras públicas, (d) as atividades monopilizadas, (e) a excepcional exploração direta da atividade econômica, (f) a regulação da economia -, contrapostas às situações e,n que se outorga a liberdade para a atuação elos particulares.
C) contribuições interventivas
QUESTÃO 142 - A redação da CF/1988 que marca o princípio da capacidade contributiva é a seguinte:
Art. 145. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos: 
[...] 
§ 1 º -Sempre que possível, os impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, facultado à administração tributária, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do contribuinte.
A descrição do legislador constitucional, sem muito esforço conceitual, evidencia que a capacidade contributiva pode ser traduzida como possibilidade do contribuinte de passar parte de seu patrimônio pecuniário ao fisco em virtude de uma relação jurídico-tributária, sem saturá-lo a ponto de impedir sua________________.
A) atividade econômica
QUESTÃO 143 - Analise as sentenças abaixo referente ao Direito Tributário e ao caráter de sobreposição. Após selecione a alternativa que representa os itens corretos.
I. Art. 11 O. A lei tributária não pode alterar a definição, o conteúdo e o alcance de institutos, conceitos e formas de direito privado, utilizados, expressa ou implicitamente, pela Constituição Federal, pelas Constituições dos Estados, ou pelas Leis Orgânicas do Distrito Federal ou dos Municípios, para definir ou limitar competências tributárias.
II. A missão do CTN é irradiar comandos aos poderes públicos - União, estados, Distrito Federal e municípios -para que possam legislar observando as prescrições em referida legislação.
III. A lei tributária está a sacramentar não só a competência outorgada aos entes da Federação, mas a limitar o alcance que cada Poder Público poderia lançar mão na instituição de seus tributos.
VI. O direito tributário não conceitua o que é receita ou faturamento para fins de tributação, essas expressões vêm definidas em outras legislações.
D) As sentenças I, II e III estão corretas.
QUESTÃO 144 - A Lei nº 10.666, de 8 de maio de 2003 (Brasil, 2003b), art. 10*, alterou a forma de cálculo do SAT, instituindo mediante o FAP nova metodologia no cálculo da contribuição. A forma pela qual ocorreu essa regulamentação (Decreto nº 6.957, de 9 de setembro de 2009Brasil, 2009a) gerou muita polêmica no meio empresarial, sobretudo porque, na maioria dos casos, trouxe substancial aumento da carga tributária.
A) Pretendeu-se aumentar o cálculo da contribuição na apuração da alíquota incidente sobre a folha de salários em empresas com acidentes mais graves e em maior número, ao passo em que beneficiaria aquelas que apresentassem índices menores de acidentes de trabalho e de menor ofensa.
QUESTÃO 145 - Leia o texto:
“É o é conceito que está contido em, normas constitucionais relativa.s ao imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza e que designa o acréscimo de valor patrimonial, representativo da obtenção de produto ou de simples aumento no valor do patrimônio, apurado, em certo período de tempo, a partir da contribuição de todos os fatos que contribuem para o acréscimo de valor do patrimônio (fatos-acréscimos} com certos fatos que, estando relacionados ao atendimento das necessidades vitais básicas ou à preservação da existência, com dignidade, tanto na pr6pria pessoa quanto de sua família, contribuem para o decréscimo de valor do patrimônio (fatos-decréscimos).” (Carrazza, 2010, p. 37)
B) Conceito de renda.
QUESTÃO 146 - Tomar notas de leituras é uma atitude conhecida como fichamento. Não há regras específicas para realização de fichamentos, mas algumas dicas são bastante úteis nesse processo. Segundo os autores Henrique e Medeiros (1999, p. 100), o fichamento tem como finalidade. Referente a estas finalidades, analise as sentenças a seguir e, em seguida assinale a alternativa correta.
I. consultadas;
II. Avaliar a escrita e capacidade intelectual do autor pesquisado.
III. Registrar as reflexões proporcionadas pelo material de leitura;
VI. Organizar as informações coletadas;
V. Registrar o conteúdo das obras.
D) Apenas as sentenças I, III, IV e V estão corretas.
QUESTÃO 147 - Todo trabalho científico precisa ser elaborado dentro do padrão estabelecido pelas normas da ABNT.
Assinale a alternativa que explica por que é importante normalizar um trabalho.
B) A normalização traz tema série de benefícios ao autor e ao leitor de um documento científico, seja um projeto, artigo etc. Podemos destacar, possibilidade de intercâmbio intelectual, honestidade intelectual, segurança na exatidão da informação transportada.
QUESTÃO 148 - A última etapa de um trabalho científico é sua publicação e sua apresentação diante da comunidade. Existem diferentes formas para a divulgação de um trabalho científico entre elas podemos destacar congressos, simpósio, conferência, painel de debate entre outros.
Sobre congresso, assinale a alternativa correta.
A) São eventos de grandes dimensões, realizados anual ou bianualmente, envolvendo especialistas e estudantes de uma determinada área, onde são apresentados e debatidos os últimos avanços, temas e/ou problemas emergentes importantes.
QUESTÃO 149 - O fichamento para estudos consiste na elaboração de um __________, no qual, geralmente, as anotações seguem a organização do texto consultado. No entanto, quando realizado para a redação de trabalho científico, o __________ consiste na seleção de idéias, conceitos, elementos teóricos ou factuais do texto, sempre tendo em vista o tema que será explorado na _________.
A) resumo – fichamento – pesquisa
QUESTÃO 150 - A última etapa de um trabalho científico é sua publicação e sua apresentação diante da comunidade. Existem diferentes formas para a divulgação de um trabalho científico entre elas podemos destacar congressos, simpósio, conferência, painel de debate entre outros.
Assinale a alternativa que corresponde ao conceito a seguir.
“É uma exposição semelhante a uma palestra, numa perspectiva mais solene”.
C) Conferência.
QUESTÃO 151 - A última etapa de um trabalho científico é sua publicação e sua apresentação diante da comunidade. Existem diferentes formas para a divulgação de um trabalho científico entre elas podemos destacar congressos, simpósio, conferência, painel de debate entre outros.
Sobre simpósios, assinale a alternativa correta.
B) É um evento composto por uma série de apresentações breves, individuais, de diversas pessoas, para discutir questões previamente determinadas.
QUESTÃO 152 - “Instrumento de coleta de dados que tem como base o contato face a face, com perguntas abertas, fechadas ou mistas, sendo que nesse processo o pesquisador consegue conhecer profundamente os elementos da pesquisa.” Esse texto diz respeito a qual instrumento?
Assinale a alternativa correta.
C) Entrevista.
QUESTÃO 153 - Conforme a NBR 6028 (Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2003), o resumo é uma síntese dos pontos relevantes de um documento. Ele é utilizado em fichamentos de textos que fundamentam um trabalho acadêmico

Continue navegando