Buscar

PROVA ETICA NA SAUDE

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602549015)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O termo que tem como significado: "dar a luz" (parto) intelectual, da procura da verdade no interior do homem, denomina-se:
		
	 
	veracidade
	
	sistema
	
	menmonia
	
	artemia
	 
	maiêutica
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602554484)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Por uma abordagem mais geral, podemos afirmar que o princípio fundamental da Bioética é:
		
	
	Aprofundar os aspectos tecnológicos e científicos dos debates na área de saúde que devem ser considerados para a segurança de pesquisadores e pesquisados.
	
	Debater as questões relativas à vida e à saúde de modo a promover o máximo de aprofundamento técnico e científico destes saberes.
	 
	Discutir as questões relativas à vida e à saúde de forma a dar a estas uma perspectiva mais humanista e não estritamente tecnicistas.
	 
	Apresentar à sociedade os problemas e condutas que possam representar perigo ou risco para as comunidades.
	
	Especificar as normas de conduta ética para os profissionais que atuam na área de saúde.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602372202)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em consequência dos abusos criminosos promovidos por experimentações nazistas no decorrer da segunda grande guerra e do subsequente julgamento de Nuremberg, foi elaborado em 1947, o Código de Nuremberg. Objetivando eliminar futuros episódios semelhantes aos praticados pelos nazistas, o código de Nuremberg surge como um importante marco na história da ética envolvida em pesquisas médicas. Em síntese, ele determinava que deveria haver consentimento prévio e voluntário de todos os sujeitos envolvidos em pesquisas e para garantir que não haveria indução à participação, os sujeitos deveriam receber informações sobre riscos, objetivos e procedimentos experimentais. Determinava também que:
		
	 
	toda pesquisa deveria apresentar a possibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e exigia a realização de experimentos anteriores em animais.
	 
	toda pesquisa deveria apresentar somente a possibilidade de resultados alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e refutava a realização de experimentos anteriores em animais.
	
	toda pesquisa deveria apresentar a impossibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e exigia a realização de experimentos sempre posteriores em animais.
	
	a realização de toda pesquisa com experimentos em animais deveriam ser feitas com leões.
	
	nenhuma pesquisa deveria apresentar a possibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e não exigia a realização de experimentos anteriores em animais.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602407711)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O princípio que considera que o ato de doar órgãos inclui-se na possibilidade que os individuos têm de sacrificar sua individualidade em detrimento do bem da comunidade, desde que estas não impliquem comprometimento da vida pessoal, denomina-se:
		
	
	Princípio de reação
	
	Princípio da funcionalidade
	 
	Princípio da solidariedade
	
	Princípio da causalidade
	
	Princípio de efeito
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602495025)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os frequentes avanços tecnológicos na área da saúde se, por um lado, têm propiciado imensos benefícios para a sociedade, por outro lado, têm também feito surgir novos problemas e questões éticas a serem discutidas e consideradas. Isso implica que:
		
	
	As novas tecnologias devem ser avaliadas em função do seu custo/benefício e nunca em função da ética ou de seu valor para a humanidade.
	 
	É preciso ter o cuidado para que os avanços tecnológicos não firam os direitos humanos fundamentais.
	
	O que importa nos avanços tecnológicos são os investimentos financeiros e o retorno do capital investido para as grandes empresas: o impacto nos seres humanos não é considerado.
	
	Toda tecnologia tem apenas um lado: um positivo, pois nenhum avanço científico ou pesquisa apresenta riscos para a humanidade.
	
	O uso que se faz das novas tecnologias é sempre maléfico e por isso elas não devem ser utilizadas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201605254719)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A eutanásia pode ocorrer de algumas formas distintas e, para cada uma destas formas, considera-se uma tipologia com características específicas. Assim, indique a definição de Eutanásia Ativa.
		
	
	Eutanásia de duplo efeito, tem recebido maior condescendência tanto pela maioria das sociedades médicas quanto por correntes religiosas em função do princípio de ¿morte com dignidade¿
	
	Caracterizada pela interrupção de uma terapêutica que atuava na sustentação artificial da vida.
	
	Quando a morte é promovida indiretamente pelas ações médicas executadas com o objetivo de aliviar o sofrimento de um paciente terminal, como, por exemplo, a morfina que administrada para a dor pode provocar depressão respiratória e morte
	
	Eutanásia ativa ou ortotanásia, se caracteriza pela interrupção de uma terapêutica que atuava na sustentação artificial da vida
	 
	Produzir uma ação que objetiva provocar deliberadamente a morte sem sofrimento
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201602501859)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No que diz respeito a situações de epidemia, um aspecto ético importante a ser considerado é o da alocação de recursos de saúde, que sempre se tornam escassos em relação à demanda em condições epidêmicas. Instalações sanitárias, equipamentos, medicamentos, recursos humanos especializados, precisam ter seus critérios de distribuição e priorização claramente definidos. Diante do exposto é correto afirmar que:
		
	 
	Em situações de epidemia é preciso avaliar os critérios individuais e coletivos para a priorização de recursos e é importante considerar que a doença não deve progredir, portanto, deve haver prevenção para que as pessoas ainda não contaminadas não desenvolvam a doença.
	
	Em situações de epidemia é preciso avaliar os critérios coletivos, pois as pessoas ainda não contaminadas devem receber informações adequadas em detrimento dos recursos disponíveis para a prevenção da doença, que estarão disponibilizados para os critérios individuais.
	
	Em situações de epidemia é preciso avaliar apenas os critérios individuais para a priorização de recursos e é importante considerar que a doença deve progredir, portanto, não é necessário investir em prevenção.
	
	Em situações de epidemia é preciso avaliar apenas os critérios coletivos para a priorização de recursos, portanto, para que a doença não progrida deve-se evitar alocação de recursos em prevenção.
	
	Em situações de epidemia é preciso avaliar os critérios individuais, pois as pessoas contaminadas precisam de todos os recursos disponíveis para a sua recuperação, independente do avanço da doença pelo restante do território.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603015510)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em uma unidade de saúde a equipe é composta por nutricionista, psicólogo, médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e assistente social. O trabalho é caracterizado por atuação independente, sem que estejam partilhando suas tarefas, constatações e responsabilidades. Este tipo de trabalho em equipe denomina-se:
		
	
	Divisível
	 
	Multidisciplinar
	
	Perecível
	
	Interdisciplinar
	
	Não divisível
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201602501889)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Marcela tem cinco anos de idade e tem disfunção neuromuscular. Ela precisa de cuidados diários e atenção de profissionais especializados. Marcela se encaixa na designação CRIANES em função de:
		
	
	Sua situação não requerer tipos especiais de cuidados.
	 
	Sua situação requerer um único médico especialista á sua disposição.
	
	Sua situação requerer um plano privado de saúdede alto nível.
	
	Sua situação requerer atendimento de saúde particular e especializado.
	 
	Sua situação requerer reabilitação psicomotora e social.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201605271229)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em vigor desde 2014, a Lei Menino Bernardo, mais conhecida como Lei da Palmada, tem como objetivo:
		
	
	garantir a educação de crianças e adolescentes, prevista por lei, evitando que sejam vítimas da evasão escolar.
	 
	garantir a proteção à criança e ao adolescente, prevista por lei, evitando que  sejam vítimas de violência doméstica praticada por pais ou cuidadores.
	
	garantir a proteção à criança e ao adolescente, prevista por lei, evitando que sejam vítimas do trabalho infantil.
	
	garantir a proteção à criança e ao adolescente, prevista por lei, evitando que sejam vítimas de discriminação racial por parte de educadores.
	
	garantir a proteção à criança e ao adolescente, prevista por lei, evitando que sejam vítimas de abandono e negligência praticada por pais ou cuidadores.

Continue navegando