Buscar

Prova de Direito Previdenciário respostas

Prévia do material em texto

Prova de Direito Previdenciário
Discorra acerca da Natureza Jurídica do Direito Previdenciário explicando as Teorias que existentes quanto à sua definição.
Resposta: A seguridade social/ previdência social decorre de lei, logo é obrigatória, é uma característica da autonomia do Direito Previdenciário ou da Seguridade Social. Existem duas terias: monista, onde define que o direito previdenciário é uma ramificação do trabalho, essa é defendida pela minoritária, e a dualista, que define o direito previdenciário é o ramo de direito público e autônomo, onde a majoritária defende essa teoria e é adotada pelo Brasil.
Quanto a Evolução Histórica, discorra acerca das teorias das formas de proteção estudada em sala.
Resposta: Como foi falado anteriormente, são duas existentes: monista, onde defende que é do ramo do direito não é autônomo que pertence ao direito do trabalho e a dualista que é totalmente diferente, onde é um ramo autônomo que pertence ao ramo de direito público. 
Quanto aos períodos históricos, diga quais as normas instituídas na Alemanha em 1884 e 1889?
Resposta: Lei do Seguro contra Acidentes de Trabalho (1884) e a Lei do Seguro Contra Invalidez e Velhice (1889)
Quanto aos períodos históricos, quais os institutos que surgiram na Constituição Brasileira de 1934?
Resposta: Estabelecia a forma tríplice de custeio previdenciário: Estado, empregador e empregado, foi a primeira a utilizar a expressão previdência, sem o termo “social”
Qual o fundamento principal e as características inseridas no contexto da Constituição de 1988?
Resposta: Foi a primeira utilizar o termo Seguridade Social, cria um capitulo especifico, onde: Seguridade Social, Saúde, Assistência Social, Lei de Previdência.
Discorra acerca dos Princípios num contexto da Seguridade Social.
Resposta: Igualdade onde existe a isonomia que é formal, onde todos são igualdade da lei, material, que está relacionado a ser todos iguais. 
Legalidade: toda conduta social está ligada a lei, exige conduta positivo ou negativa, mas no direito previdenciário está na conduta positiva, pois exige contribuição.
Solidarismo/Solidariedade: é o único que não está expresso na CF/88, esse princípio genérico onde é um dever de todos, sendo que em regra o financiamento, cada um pagamento sua, podendo se concluir, a solidariedade de todos em benefício dos necessitados.
Universalidade: está relacionado ao solidarismo, onde ao mesmo tempo que é um direito de todos é um dever também, exige-se uma reciprocidade, tendo quatro características: a subjetiva está relacionada a contribuição (custeio), em regra todos devem contribui; objetiva, que está voltada ao evento, contingências (auxilio doença, invalidez, morte); cobertura, está relacionada ao momento do evento e o atendimento que está relacionada a necessidade.
Uniformidade: equivalência dos benefícios e serviços as populações urbanas e rurais. Quer dizer que tenha os mesmo direitos e benefícios às populações urbanas e rurais, tornando os desiguais, iguais.
Seletividade e distributividade: nem todos pode ser beneficiados no momento que se identifica a necessidade, a distribuição do benefício de acordo com as condições e possibilidades.
Irredutibilidade do valor benefício: é vedado a redução do valor do benefício, no sentido de perder a sua valorização, pois não pode sofrer desvalorização. A finalidade deste princípio é impedir a diminuição dos valores nominais da prestação previdenciário.
Equidade: trata-se da igualdade de condições pois o reconhecimento deve ocorrer de acordo com a condição do contribuinte, que é pautada de acordo com a capacidade contributiva de cada um.
Quais os princípios e diretrizes da saúde no âmbito da seguridade social?
Resposta: Acesso universal e igualitário: provimento das ações e serviços mediante rede regionalizada e hierarquizada, integrados em sistema único; descentralização, com direção única em cada esfera de governo; atendimento integral: com prioridade para as atividades preventivas; participação da comunidade na gestão, fiscalização e acompanhamento das ações e serviços de saúde; participação da iniciativa privada na assistência à saúde, em obediência aos preceitos constitucionais.
Diga qual a condição de Segurado dos seguintes sujeitos: Empregado Comum, empregado doméstico; produtor rural; trabalhador exercente de cargo de comissão; O ministro de confissão religiosa e o membro de instituto de vida consagrada, de congregação ou de ordem religiosa. A pessoa física que exerce por conta própria, atividade econômica de natureza urbana, com fins lucrativos ou não; o brasileiro civil que trabalha para a União, no exterior, em organismos oficiais brasileiros ou internacionais dos quais o Brasil seja membro efetivo, ainda que la domiciliado e contratado, salvo se o segurado na forma da legislação vigente do país do domicilio.
Resposta: empregado comum: segurado obrigatório; 
empregado doméstico: segurado obrigatório;
produtor rural: segurado especial
trabalhador exercente de cargo em comissão: facultativo
comissionado: obrigatório
ordem religiosa: facultativo;
natureza urbana, com ou sem fins lucrativos: obrigatório;
o brasileiro civil que trabalha para o exterior: obrigatório 
O que direito previdenciário?
Resposta: é o estudo e disciplina da seguridade social, em geral, com o objetivo de regulamentar e normatizar, os preceitos que envolve a previdência tanto social, como privada
 O que é previdência social?
Resposta: é a capitação de meios e na adoção de métodos para enfrentar certos riscos que ameaçam a segurança da vida humana e que são inevitáveis por sua própria natureza, sendo um ato que visa a auxílio financeiro, dando cobertura, as mais diversas situações da vida do segurado, através de benefícios à aqueles que tenham contribuído nos termos dos planos previdenciários.
E a seguridade social?
Resposta: é o conjunto de princípios e regras, e instituições destinadas a estabelecer um sistema de proteção social aos indivíduos, contra as contingencia que os impeçam de prover suas necessidades pessoais básicas e de seu família, sendo um conjunto integrado de ações de iniciativa e da sociedade, visando assegurar os direitos relativos a saúde, previdência, e assistência social.
 Como é a organização da Previdência Social?
Resposta: será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e a filiação obrigatória, observados os critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial. Onde atenderá: auxilio doença, invalidez, morte, idade, maternidade, desemprego voluntário, auxilio reclusão e salário família.
Discorra sobre os princípios da Irredutibilidade do valor do benefício e princípio da equidade na forma de participação no custeio?
Resposta: Principio Irredutibilidade: é vedado a redução do valor do benefício, no sentido de perder a valorização, pois o valor do benefício não pode sofrer desvalorização, a finalidade desse princípio é impedir a diminuição dos valores nominais das prestações previdenciárias. É para garantir que o benefício não será reduzido pela inflação, mantendo-se assim, inalterado, conservando o poder aquisitivo inicial. O princípio da Equidade trata-se da igualdade de condições pois o reconhecimento deve ocorrer de acordo com a condição do contribuinte, que é pautada de acordo com a capacidade contributiva de cada um.
Qual a diferença entra Teoria Monista e Dualista quanto a Natureza da Previdência Social?
Resposta: A teoria monista é aquela que defende que a previdência social não é autônomo e pertence ao ramo trabalhista, já o dualista afirma que é um autônomo e pertence ao ramo público.
Qual a condição de Segurado, responda as seguintes questões: I conceito de Segurado/ Contribuinte; II qual sujeito pode ser segurado; II qual a idade mínima para estar na condição de segurado?
Resposta: I – Segurado é todo aquele que contribui mensalmente a previdência social e possui direito aos benefícios e serviços oferecidos pelo INSS. O Contribuinte é qualquer 
II -Na categoria Empregados estão todos os trabalhadoresque têm carteira assinada e que prestam serviço constante na empresa e recebem salário. Empregados Domésticos: são os trabalhadores com carteira assinada e prestam seu serviço na casa de uma pessoa ou família, que não desenvolvem atividade lucrativa. Nessa categoria estão os domésticos, governantas, jardineiro, caseiro, motoristas, mordomos, etc. Trabalhadores Avulsos: são aqueles que prestam serviços a diversas empresas, sem vínculo de emprego, e que são contratados por sindicatos e órgãos gestores de mão-de-obra, como estivador, amarrado de embarcações, ensacador de cacau, etc. Contribuintes Individuais: as pessoas que trabalham por conta própria como empresário, autônomo, comerciante ambulante, feirante, etc. e que não têm vínculo de emprego. Segurados Especiais: são os trabalhadores rurais e os pescadores artesanais que produzem individualmente ou em regime de economia familiar, e não utilizam empregados para essas atividades. Segurados Facultativos: todos aqueles que, maiores de 16 anos, não exerce atividade remunerada, mas decidem contribuir para a Previdência Social, como as donas-de-casa, estudantes, síndicos de condomínios não-remunerados, etc.
III – Idade mínima 16 anos, com a exceção do aprendiz de 14 anos.

Continue navegando