Buscar

QUESTÕES OBJETIVAS DE PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS

Prévia do material em texto

1-As instituições de Ensino Superior se classificam conforme a legislação nacional e apresentam algumas especificidades, conforme sua estrutura e organização. Dessa forma, as instituições podem variar conforme as características de finalidade e função. Sobre os tipos e graus de cursos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O bacharelado consiste no curso superior generalista, para o exercício da atividade profissional, acadêmica ou cultural.
( F ) Os tecnólogos seriam os cursos de formação especializada no Ensino Médio que equivalem ao Ensino Superior.
( V ) A licenciatura constitui uma forma de curso superior que qualifica o diplomado para atuar na docência.
( F ) A especialização ocorre nos programas de stricto sensu, abertos a candidatos diplomados em graduação.
2-O conceito de pesquisa é muito difundido, porém, muitas vezes, de forma equivocada. Nas escolas, os professores encaminham os alunos até a biblioteca com o intuito de fazer uma pesquisa, mas na maioria das vezes o que os alunos acabam fazendo é um recorte de alguma reportagem chamando-a de pesquisa. Esse conceito equivocado de pesquisa acompanha os estudantes até cursarem o Ensino Superior. A pesquisa tem como objetivo tentar conhecer ou explicar fenômenos. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A pesquisa é um procedimento formal, sistemático, reflexivo, com um método. O ponto de partida de uma pesquisa é um problema que irá definir, delinear, analisar algum ponto, algum aspecto da sociedade, algum fenômeno, algum acontecimento. CORRETA
II- Em toda pesquisa científica busca-se a confiabilidade, a veracidade e a fidelidade das fontes. CORRETA
III- As pesquisas não seguem etapas e, por isso, não há necessidade de estudar as possibilidades antes de escolher os métodos. ERRADA
IV- Caso o cientista considere que há argumentos para que ele venha a se posicionar, essa opinião deve ser expressa mesmo quando essa lacuna possa ser solucionada por outras abordagens complementares. ERRADA
3-Para Marconi e Lakatos (2010), o método científico cumpre algumas etapas na investigação, a hipótese que é a explicação provisória que temos para um problema, a coleta de dados que são as informações coletadas em torno do problema, a experimentação que está associada à realização de experiências e, por fim, a conclusão que irá comprovar ou não a hipótese. Com relação à metodologia ou material e métodos, estes servem como uma espinha dorsal para os pesquisadores entenderem de que forma podem e devem executar a proposta. Com relação a esse item, fundamental em qualquer projeto de pesquisa, analise as sentenças a seguir:
I- A metodologia está intimamente relacionada com a introdução do projeto de pesquisa. ERRADA
II- O material e os métodos estão de comum acordo com a justificativa do projeto. ERRADA
III- A metodologia está relacionada diretamente com os objetivos da proposta de pesquisa. CORRETA
IV- É na metodologia que podemos falar da área de estudos. CORRETA
4-As IEs estão regulamentadas pela LDB/96 e são classificadas em universidades, centros universitários, faculdades integradas e isoladas. A legislação regulamenta sobre os aspectos acadêmicos, administrativos e de formação. Sobre as características das possibilidades de forma de organização, das instituições privadas de ensino, analise as sentenças a seguir:
I- As instituições comunitárias possuem como mantenedor os representantes da sociedade. CORRETA
II- As instituições formativas apresentam como objetivo a formação de professores para o ensino básico. ERRADA
III- As instituições filantrópicas são as que ofertam serviços à população, complementando as do Estado. CORRETA
IV- As instituições confessionais destinam a orientação confessional e ideológica para o ensino. CORRETA
5-Quando a universidade coloca em prática o conhecimento gerado, contribui efetivamente para o desenvolvimento da sociedade conduzindo mudanças significativas. O aprendizado gerado dentro das universidades aproxima a comunidade tornando-se um ato social, desenvolvendo a consciência humana e cidadã. Assim, toda a comunidade do entorno se beneficia, agregando valor em potencial para a instituição de ensino. Com relação a essa aproximação com a comunidade, analise as sentenças a seguir:
I- São atividades de cunho extensionista. CORRETA
II- O ensino reflete na aplicação de conhecimento à comunidade. ERRADA
III- São atividades de iniciação científica. ERRADA
IV- São atividades de pesquisa. ERRADA
6-Ao longo dos anos, o ensino a distância sofreu alterações conforme o desenvolvimento tecnológico da sociedade. Dessa forma, passou por algumas gerações com especificidades próprias que se diferenciam em vários aspectos, incluindo a sua designação. Sobre as características que constituem o E-Learning, analise as sentenças a seguir:
I- Apresenta rapidez na atualização dos conteúdos. CORRETA
II- Apresenta custos altos, principalmente por sua logística tecnológica. ERRADA
III- Apresenta disponibilidade permanente dos conteúdos. CORRETA
IV- Apresenta maior alcance do público em todas as regiões geográficas. CORRETA
7-No Brasil, as instituições de Ensino Superior podem ser tanto públicas como privadas. O Brasil no ano de 2016 apresentava em seus cadastros um total de 2.407 instituições de educação superior cadastradas, destas, 2.111 são instituições privadas, um número bem expressivo se comparado às instituições públicas. Acerca das instituições de ensino privadas, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Aquelas que não têm finalidade de lucro podem ser confessionais, comunitárias ou ainda, filantrópicas.
( ) As comunitárias, com finalidade de lucro, compensam a sua atividade através de atividades de extensão.
( ) As confessionais, apesar de terem ideologia cristã, possuem finalidade de lucro através do recolhimento de mensalidades.
( ) Todas elas possuem finalidade de lucro e são administradas por pessoas da comunidade.
 
8-A vida cotidiana do cientista pesquisador depende muito do tipo de ciência que se faz e se pratica. No Brasil, para o desenvolvimento de pesquisas, alguns editais são lançados e se o pesquisador estiver de acordo com as características previstas no edital, ele pode inscrever seu projeto de pesquisa. As pesquisas podem variar quanto ao local de desenvolvimento, pode ser tanto nas indústrias, centros de pesquisa ou nas próprias universidades. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
( ) A grande inovação em pesquisa no Brasil ocorre em função de o cientista dividir suas horas em sala de aula, dedicando-se ao ensino.
( ) O pesquisador nas instituições de ensino, normalmente aprofunda pouco o conhecimento sobre determinada prática ou área do conhecimento.
( ) O pesquisador, no Brasil, tem a sua vida composta apenas pela publicação de artigos científicos.
( X ) O cientista no Brasil precisa se desdobrar entre aqueles que trabalham na indústria, nas universidades e também em centros de pesquisa.
 
9-Para publicar um artigo científico, primeiro precisamos selecionar uma revista. Essa seleção acontece por área de conhecimento, e dentro da área de conhecimento é necessário identificar a revista que se enquadra com a escrita do seu artigo, não bastando somente submeter o artigo para que ele seja aprovado. Para ir à publicação, o artigo passa por uma avaliação e, posteriormente, ele saberá se o avaliador aprovou ou não seu artigo. Com relação à publicação de artigo científicos em periódicos, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) O número de ISSN é o que torna uma revista válida em termos de registro para a comunidade acadêmica.
( ) Um artigo sem os registros de DOI ou ISSN também é aceito pela comunidade científica e tem impacto significativo.
( ) O DOI é item obrigatório para cada um dos artigos, permitindo que o artigo seja rastreado na internet.
( ) O número digital é obrigatório e aparece em ícone azul na frente do artigo, quando é registrado no currículo lattes.
 
10-Publicarum artigo científico nem sempre é tão simples, o processo de avaliação muitas vezes é longo. Para publicar um artigo científico, algumas situações merecem atenção, como, por exemplo, depois de escrever um artigo você precisa encontrar uma revista que se adéque ao conteúdo de sua pesquisa. É necessário também formatar o artigo de acordo com as regras da revista. Com relação à publicação do artigo em periódico especializado, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Não existe diferença entre a estruturação de artigos para as diferentes áreas do conhecimento como nas licenciaturas e exatas.
( ) O formato de todo e qualquer artigo científico é sempre o mesmo e não depende do tipo da revista em que vamos publicar.
( ) Sempre será exigida para uma revista científica a publicação de um artigo completo, com a pesquisa finalizada.
( X ) Cada revista dispõe de diferentes meios para receber o artigo, sendo ainda muito comum o recebimento por e-mail, encaminhando diretamente para o editor-chefe da revista.
11-O início da modalidade EaD no Brasil ocorreu a partir de 1904, com a oferta de cursos de educação a distância. Alguns recursos foram utilizados no processo de implantação do EaD no Brasil, incluindo as correspondências, rádios e televisões. Assim, as etapas do desenvolvimento do Ensino a Distância no Brasil foram organizados em "gerações", com particularidades de tecnologias ofertadas em cada momento da história social. Sobre as características da 5ª geração, que iniciou a partir dos anos de 2005, analise as sentenças a seguir:
I- A mediação dos conteúdos passou a ser por multimídia conectada, contextual, passiva, isenta de interação entre professor e aluno. ERRADA
II- O M-Learning passou a vigorar como modalidade que permite a criação de novos ambientes de aprendizagem. CORRETA
III- Os conteúdos podem ser acessados pelos estudantes por dispositivos móveis, a qualquer hora e lugar. CORRETA
IV- Os estudantes possuem acesso rápido aos conteúdos, resolução de dúvidas e podem realizar leituras em seu tempo livre. CORRETA
12-A presença das novas tecnologias na sociedade incidiu numa nova modalidade de ensino: a Educação a Distância, e afirma que as pessoas aprendem de forma diferenciada. Assim, passam a existir padrões distintos de aprendizagem, que interferem na organização das diversas instituições de ensino. Os estudantes nascidos a partir de 1988 foram inseridos no contexto de tecnologias digitais. Sobre as características dos estudantes que nasceram em meio às TIC, avalie as asserções a seguir:
I- Os aprendentes ou estudantes nascidos em meio às TIC são conhecidos por nativos digitais, inseridos em ambientes com acesso às tecnologias desde sua infância. 
PORQUE
II- Os imigrantes nativos são aqueles que não tiveram acesso às tecnologias desde sua infância, necessitando se adaptar ao novo contexto tecnológico. 
Assinale a alternativa CORRETA:
( X ) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
( ) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
( ) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
( ) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
 QUESTÃO CANCELADA
13-No Brasil, a educação a distância ficou conhecida em 1904, por meio das escolas internacionais que ofereciam cursos pagos por correspondência. Esse foi o marco inicial desta modalidade de ensino no Brasil, o que desencadeou as gerações da educação a distância, sendo que em cada fase apresentou certas particularidades e possibilidades de tecnologias. Acerca das características de cada geração com relação aos instrumentos e o suporte tecnológico para distribuição dos materiais de ensino, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Primeira geração ou monomídia.
II- Segunda geração ou múltiplas mídias.
III- Terceira geração ou multimídia interativa.
IV- Quarta geração ou multimídia colaborativa.
( III ) Os momentos de comunicação eram reduzidos, realizados por multimídia de CDs e DVs.
( I ) A comunicação era inexistente e o ensino condicionado ao envio de correspondências. 
( IV ) Utilizavam o método e-Learning, no uso da internet e web.
( II ) O ensino era organizado por múltiplas mídias, com o tele-ensino, emissões radiofônicas e televisivas
14-Em muitos países, a educação a distância é conhecida há mais de dois séculos, trazendo consigo um marco importante para esta modalidade de ensino. Este marco ocorreu por meio de um anúncio feito pela Gazeta de Boston, no ano de 1728, na edição de 20 de março. Assim, no século XIX, a educação a distância começou a existir institucionalmente em vários espaços da sociedade. Sobre o contexto que identificou o marco inicial da educação a distância, assinale a alternativa CORRETA:
( ) As aulas eram ofertadas em palestras divulgadas pela internet.
( X ) Oferecia material para o ensino e tutoria por correspondência nos cursos ofertados.
( ) Os professores organizavam as aulas por videoconferência.
( ) Os alunos poderiam se matricular em mais de um curso.
 
15-O modelo de educação à distância diferente da presencial oferta as disciplinas de forma modular, ou seja, o aluno realiza uma disciplina de cada vez, acompanhando seu desenvolvimento e as dificuldades. Assim, para o aluno ser bem-sucedido nesta modalidade de ensino, é necessário apresentar algumas características específicas. Sobre as características que o aluno precisa ter para frequentar a modalidade de ensino a distância, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) O aluno deve ser constantemente motivado pelo professor e equipe EaD, que será responsável pela sua atuação acadêmica.
( V ) O aluno necessita ter disciplina para conseguir acompanhar um curso de EaD, dedicando-se aos estudos.
( F ) O aluno receberá a organização da disciplina e de seus tempos de estudos pelo professor de cada disciplina.
( V ) O aluno precisa ser curioso e apresentar autonomia para alcançar os conhecimentos de forma investigativa.
16-A UNESCO investe nas TIC para contribuir com o acesso universal à educação, equidade na educação, qualidade de ensino e aprendizagem, desenvolvimento profissional docente, na gestão e administração educacional. A UNESCO lembra que todos devem ter o acesso à educação de qualidade, e no uso das tecnologias. Sobre a relação da educação com o uso das tecnologias pela UNESCO, assinale a alternativa CORRETA:
( ) A UNESCO aponta as TIC como um compromisso do Estado, que deve ser garantido a todas as instituições de ensino.
( ) A UNESCO prevê o acesso às TIC somente para o Ensino Superior, onde ocorrem as pesquisas científicas.
( X ) A UNESCO aborda as TIC na educação de forma abrangente, utilizando uma plataforma intersetorial própria, abordando diversas questões.
( ) A UNESCO considera as TIC como algo que deve ser desenvolvido por empresas especializadas no assunto.
 
17-O ensino a distância iniciou em 1965 com as TVs educativas, com um formato de ensino por meio de programas gravados, que ofereciam cursos para aperfeiçoamento pessoal e profissional. Ao longo dos anos, várias mudanças ocorreram com relação às TIC e ao ensino EaD, estruturando as gerações de ensino a distância. Sobre as características que conceituam o E-Learning, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Consiste em um programa que permite interação em tempo real entre as pessoas por videoconferência.
( ) Consiste na modalidade de ensino organizada por meio de correspondências e materiais encaminhados pelo correio.
( X ) Consiste numa ferramenta que conecta as pessoas com as tecnologias, com maior rapidez na atualização dos conteúdos.
( ) Consiste em uma forma de comunicação que as pessoas conseguem pesquisar conteúdos diferenciados na instituição de ensino.
 
18-O Guia do Aluno EAD de 2008, é bem claro quando descreve que o aluno que busca uma graduaçãono ensino a distância deve apresentar um perfil com algumas características, dentre elas podemos destacar: estar antenado com a realidade mundial, ser crítico, ser capaz de se adaptar às novas realidades que a sociedade exige dentre tantas outras. Sobre as características desse aluno, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O aluno que busca a educação a distância deve ser capaz de se motivar.
( V ) O aluno que busca a educação a distância é responsável por seu desenvolvimento, levando em consideração o ritmo da turma, bem como os prazos estabelecidos.
( V ) O aluno de educação a distância precisa organizar seus estudos, apresentado autonomia, identificando os temas que possuem mais facilidade.
( F ) O aluno que busca a educação a distância pode ficar tranquilo, afinal antes das avaliações, o professor sempre realiza uma revisão.
FONTE: GUIA DO ALUNO ON-LINE. 2008. Disponível em: . Acesso em: 22 out. 2017.
19-A quarta geração de educação a distância foi marcada pelo uso do e-Learning, uma ferramenta que possibilita um mundo cada vez mais conectado com as tecnologias. Esta conexão trouxe consigo a possibilidade de acesso a novas tecnologias, disponibilizando o conhecimento a qualquer hora e em qualquer lugar. Sobre os benefícios gerados pelo uso do e-Learning, analise as sentenças a seguir: 
I- Trouxe a possibilidade de rapidez no momento da atualização dos materiais disponíveis aos alunos. CORRETA
II- Foi possível perceber um aumento de custos significativo na organização, principalmente no setor de logísticas da instituições de ensino. ERRADA
III- Ocorre por meio desta ferramenta a disponibilidade temporária dos conteúdos. CORRETA
IV- Entre os benefícios, foi possível verificar a possibilidade de um maior número de alunos acessando ao material disponível. CORRETA
20-As pessoas que aprenderam a lidar com as tecnologias precocemente têm mais facilidade de adaptação aos novos modos de comunicação e informação. São vários os termos para tratar da nova geração de aprendentes. No caso do Brasil, Litto e Formiga (2012, p. 129) afirmam que os "aprendentes são as pessoas que nasceram depois de 1988 e cresceram em um contexto em que as tecnologias digitais se tornaram parte do cotidiano, alterando a maneira como pensam, interagem e aprendem". Nativos digitais é o nome utilizado para as novas gerações. Sobre os nativos digitais, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Marcos (Ed.). Educação a distância: o estado da arte. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2012.
( ) Os nativos digitais são as pessoas que nasceram e depois de adultos começaram a ter acesso a era digital, novas tecnologias.
( X ) Os nativos digitais são conhecidos pelo fato de nascerem e crescerem rodeados da tecnologia, seu acesso é facilitado pelo fato de conviver com a tecnologia desde o seu nascimento.
( ) Os nativos digitais são os nativos, aqueles que não têm o menor conhecimento da tecnologia e que na medida do possível descobrem algo novo.
 d)	Os nativos digitais são identificados pela facilidade que têm em ler livros e revistas, levando em consideração que o mais importante no momento de aprender é ter o material em mãos para manuseá-lo.Parte inferior do formulário
21-O conceito de pesquisa encontra-se amplamente difundido, porém, muitas vezes, de forma equivocada. Nas escolas, os professores encaminham os alunos até a biblioteca com o intuito de fazer uma pesquisa, mas na maioria das vezes o que os alunos acabam fazendo é um recorte de alguma reportagem chamando-a de pesquisa. Esse conceito distorcido de pesquisa acompanha os estudantes até cursarem o Ensino Superior. A pesquisa tem como objetivo tentar conhecer ou explicar fenômenos. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O ponto de partida de uma pesquisa é um problema que irá definir, delinear, analisar algum ponto, algum aspecto da sociedade, algum fenômeno ou acontecimento. CORRETA
II- Em toda pesquisa científica busca-se a confiabilidade, a veracidade e a fidelidade das fontes, valendo-se de procedimentos formais, sistemáticos e reflexivos. CORRETA
III- A formulação do problema, a construção de hipótese e a identificação das relações entre as variáveis constituem passos iniciais da pesquisa. CORRETA
IV- Caso o cientista considere que há argumentos para que ele venha a se posicionar, essa opinião deve ser expressa livre e subjetivamente, sem a necessidade de verificar as contribuições anteriores sobre a temática. ERRADA
22-De acordo com Martins (2000), o projeto de pesquisa tem a finalidade de ajudar o pesquisador a esclarecer as estratégias que ele pretende utilizar no desenvolvimento da pesquisa. O projeto define e mostra o caminho a ser seguido no momento em que se está construindo um trabalho científico. Sobre o projeto de pesquisa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O cronograma é um forte aliado no projeto de pesquisa, ele define os prazos de entrega de cada etapa.
( V ) A introdução de um projeto fornece uma visão mais ampla da área e do tema pesquisado.
( V ) Os objetivos gerais e específicos devem estar alinhados, tendo em vista seus entrelaçamentos. 
( F ) Utilizar outras fontes e autores não é importante no desenvolvimento do projeto.
FONTE: MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias e dissertações. São Paulo: Atlas, 2000.
23-Quando a universidade coloca em prática os conhecimentos que são internamentes gerados, ela contribui para o desenvolvimento da sociedade e pode ajudar a conduzir mudanças sociais significativas. O aprendizado gerado dentro das universidades aproxima a comunidade tornando-se um ato social, desenvolvendo a consciência humana e cidadã. Assim, toda a comunidade do entorno se beneficia. Com relação a essa aproximação com a comunidade, analise as sentenças a seguir:
I- São atividades de cunho extensionista. CORRETA
II- O ensino reflete na aplicação de conhecimento à comunidade. ERRADA
III- São atividades de iniciação científica. ERRADA
IV- São atividades de pesquisa. ERRADA
24-O Guia do Aluno EAD de 2008 orienta que o aluno que busca uma graduação no ensino a distância deve apresentar um perfil com algumas características específicas, merecendo destaque a responsabilidade. Sobre as características desse perfil de acadêmico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O acadêmico que busca a educação a distância precisa estar disposto e motivado para estudar.
( V ) O acadêmico é responsável por seu desenvolvimento e precisa estar atento aos prazos estabelecidos.
( V ) Este tipo de estudante precisa ser autônomo e capaz de organizar sua rotina de estudos.
( F ) O aluno EAD é solitário e não dispõe de recursos para interagir com a instituição de ensino. 
FONTE: GUIA DO ALUNO ON-LINE. 2008. Disponível em: . Acesso em: 22 out. 2017.
25-A maioria das empresas de médio e grande porte possuem um Código de Ética, ou seja, um guia de conduta no qual é descrito o comportamento esperado dos funcionários. Essa conduta deve estar alinhada com o ambiente de trabalho, com aspectos profissionais e de conduta moral e vão desde respeito às normas e aos horários até a seriedade no cumprimento das funções. Com relação à ética empresarial, assinale a alternativa INCORRETA:
( X ) A ética, que é comparada com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça material.
( ) Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética.
( ) Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamada de antiética.
( ) Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade.
26-Por meio de uma abordagem quantitativa-qualitativa, Behar e Silva (2012) realizaram um mapeamento de competências que julga ser necessário aos alunos da EaD, apresentado os conhecimentos, as habilidades e as atitudes do aluno que opta por esta metodologia de ensino. Neste estudo,houve uma diferenciação entre as doze competências do aluno da EaD, dividindo-as em grau de competências básicas, medianas e difíceis. Sobre as competências que se enquadram nas competências medianas, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BEHAR, Patricia Alejandra; SILVA, Ketia Kellen Araújo da. Mapeamento de competências: um foco no aluno da educação a distância. RENOTE, v. 10, n. 3, 2012.
( ) Autoavaliação constante e comunicação subjetiva com impressões pessoais.
( ) Fluência digital e flexibilidade no uso das tecnologias e comunicação.
( X ) Comunicação clara e objetiva e a reflexão com análise crítica das situações.
( ) Autonomia para agir nas situações e planejamento para conseguir alcançar os objetivos.
27-Um aspecto relevante com relação à postura profissional é a etiqueta profissional, ou seja, detalhes de comportamento que podem, se não forem objetos de cuidado, causar "prejuízos". Com relação aos aspectos da etiqueta profissional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Vestimenta apropriada é recomendado.
( F ) Conversar com os colegas é produtivo, mesmo que seja pessoal.
( V ) Escutar sempre, pois é educado e se aprende sempre.
( V ) Atenção ao código de ética e conduta da empresa.
( F ) Atender ao celular no ambiente de trabalho é indiferente para o gestor.
28-No mercado de trabalho há várias formas de relações de trabalho, variando conforme as especificidades de cada organização. Assim, o trabalho assalariado passou a ser regido pela CLT, estruturando o trabalho temporário, autônomo, terceirizado, cooperativado, conforme suas leis e normas específicas. Sobre as características das diversas formas de trabalho assalariado, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Profissional autônomo.
II- Profissional terceirizado.
III- Profissional temporário.
IV- Profissional cooperado.
( III ) Presta serviço para atender às necessidades transitórias de substituição de pessoal regular e permanente.
( IV ) Atua por meio de cooperativa que deverá ser instituída e prestar serviços de acordo com a legislação.
( I ) Presta serviço de natureza urbana ou rural, em caráter eventual, a uma ou mais empresas, sem relação de emprego.
( II ) São profissionais colocados à disposição de uma empresa contratante, realizando serviços contínuos. 
29-Os estilos de aprendizagem apresentam as características específicas que cada aluno demonstra para aprender, principalmente quando opta pelo ensino a distância. Nesta perspectiva, assinale a alternativa CORRETA que se refere ao estilo auditivo, quando se trata da resolução de problemas:
( ) Elabora um planejamento antes, consegue organizar seus pensamentos.
( ) Demonstra ação, vai diretamente no problema, escolhe solução que envolvam muitas atividades.
( ) Lembra-se das coisas que fez, mas não das coisas que ouviu.
( X ) Fala sobre os problemas, testa as soluções de forma verbal.
30-Ética e profissionalismo são duas palavras muito presentes nos ambientes organizacionais, especialmente quando se trata da postura e do comportamento no trabalho. Estabelecer um padrão esperado de comportamento tenta evitar que os colaboradores ultrapassem o limite do aceitável e coloquem em risco o bom clima organizacional. Com relação ao código de ética profissional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) É um fato que raramente acontece nas categorias profissionais como médicos, administradores e advogados uma vez que todos já devem saber como devem agir.
( V ) As empresas elaboram código de ética quando desejam mostrar quais os comportamentos esperados dos funcionários no seu ambiente de trabalho e quais devem ser evitados.
( V ) As pessoas para atuarem de forma ética necessitam saber discernir entre o certo e o errado, nas situações que surgem no cotidiano profissional.
( V ) A ética e o profissionalismo fazem parte do contexto organizacional, relacionado à postura profissional e ao comportamento no local de trabalho. 
31-(ENADE, 2014) Na atualidade, o surgimento de um novo tipo de sociedade tecnológica é determinado principalmente pelos avanços das tecnologias digitais de comunicação e informação e pela microeletrônica. Essas novas tecnologias - assim consideradas em relação às tecnologias anteriormente existentes -, quando disseminadas socialmente, alteram as qualificações profissionais. A ciência, hoje, na forma de tecnologias de comunicação e informação trouxeram mudanças consideráveis e positivas para a educação. Vídeos, programas educativos na televisão e no computador, sites educacionais e softwares diferenciados transformam a realidade da aula tradicional, dinamizam o espaço de ensino-aprendizagem, onde anteriormente predominava a lousa, o giz, o livro e a voz do professor. Para que as Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) possam trazer alterações no processo educativo, elas precisam, no entanto, ser compreendidas e incorporadas pedagogicamente. Isso signfica que é preciso respeitar as especificidades do ensino e da própria tecnologia para poder garantir que seu uso realmente faça diferença. Nessa perspectiva, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- Os avanços das tecnologias digitais de comunicação e informação e da microeletrônica podem ser incorporados às tecnologias mais antigas do trabalho educativo, desde que se compreendem as especificidades do ensino e da própria tecnologia.
PORQUE
II- O ensino mediados pelas TIC permite ampliar não somente as possibilidades pedagógicas de aprendizagem, mas também a interação entre os atores do processo educativo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: KENSKI, V.M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007 (adaptado).
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( X ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
( ) As asserções I e II são proposições falsas.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
32-(ENADE, 2014) O trabalho é uma relação social fundamental dos homens com a natureza, que leva à criação do indivíduo e da sociedade. Essa atividade do homem, em sua apropriação e transformação do mundo, é, ao mesmo tempo, processo histórico e processo de humanização, desencadeados pela dupla relação dos homens com a natureza e entre si. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O homem é mais que sua individualidade, é ator de mudança nas interações sociais.
PORQUE
II- A transformação permanente do homem, em seu contato com a natureza e com os outros homens, gera a constante mudança da sociedade.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA:
( ) As assertivas I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
( X ) As assertivas I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
33-Um dos pontos a ser ressaltado como relacionado à educação, e aqui incluindo a educação superior, é que uma população mais educada, com mais escolarização, em todos os níveis, possibilita o desenvolvimento de um país como um todo. Podemos sair do senso comum e ir aos dados coletados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), em 2017, que é desenvolvida pelo IBGE. Os dados a que nos referimos versam sobre as características socioeconômicas da sociedade, incluindo questões de educação, trabalho e rendimento. Sobre os dados apresentados referentes ao desemprego e desocupação, analise as afirmativas a seguir:
I- Houve retração na taxa de desocupação no Brasil no segundo trimestre de 2017 em todas as regiões do país, sendo que a maior retração ocorreu no Nordeste. ERRADA
II- Registrou-seem Santa Catarina as menores taxas de desocupação no segundo trimestre de 2017, seguida por Rio Grande do Sul e Mato Grosso. CORRETA
III- Apresenta-se elevada a taxa de desocupação entre os jovens de 18 a 24 anos de idade se comparado com a taxa média total. CORRETA
IV- Estima-se que a taxa de desocupação para as pessoas com nível superior de instrução completo é igual se comparada àquela das pessoas com superior incompleto. ERRADA
FONTE: AGÊNCIA IBGE NOTÍCIAS. PNAD Contínua: taxa de desocupação é de 12,4% no trimestre encerrado em setembro. 2017. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-denoticias/releases/17507-pnad-continua-taxa-de-desocupacao-e-de-12-4-notrimestre-encerrado-em-setembro.html>. Acesso em: 21 nov. 2017.
 
 
34-Muitos pesquisadores tentaram reunir modelos baseados em sala de aula ou em escolas que descrevem o processo de ensino-aprendizagem. Um modelo é uma ajuda ou imagem visual que destaca as principais ideias e variáveis em um processo ou sistema. Sobre o modelo ideal de ensino-aprendizagem no Ensino Superior, analise as afirmativas a seguir:
I- As pesquisas na atualidade possibilitaram o retorno no modelo tradicional de ensino, isso ocorreu pelo fracasso de todos os outros modelos e suas promessas, com o modelo tradicional, em que temos um professor respeitado e um aluno receptivo, obtemos uma educação integral. ERRADA
II- São diversas as variáveis que devem ser levadas em consideração quando pensamos no processo de ensino-aprendizagem, provavelmente não é uma questão de um único modelo, e sim ter em mente o contexto, o perfil do estudante, as tecnologias, a formação do docente, a finalidade da formação, entre outras variáveis. CORRETA
III- O modelo ideal de ensino-aprendizagem no ensino superior, não se delimita à uma única abordagem, mas é provável que uma de suas principais características é aliar ensino, pesquisa e extensão utilizando para isso de diversas estratégias de acordo com as variáveis envolvidas no processo. CORRETA
IV- A responsabilidade de oferecer o melhor modelo de ensino recai sobre as IES somente, quando levamos em consideração a Educação Básica fraca dos ingressantes ao Ensino Superior, nosso modelo de ensino fica fraco não temos mais excelência, é necessário não levar isso mais em consideração e simplesmente buscar excelência. ERRADA
 
35-Comumente é difícil compreender o significado de algo fora de seu contexto histórico, especialmente quando estamos diante de instituições ou pessoas. No caso das universidades, a lógica é a mesma, o sentido desta instituição perpassa seu contexto, desde a sua origem até os dias atuais, evoluindo com o tempo, mas sempre em contato com suas raízes. Sobre o surgimento das primeiras universidades, analise as afirmativas a seguir:
I- As Universidades, em sua origem no ocidente europeu, eram de alguma forma relacionadas com o poder institucional da Igreja Católica. CORRETA
II- As primeiras Universidades tiveram sua origem apenas no início da época moderna, junto com o marco inicial do conhecimento científico, sendo um dos principais eventos na virada entre idade medieval e moderna. ERRADA
III- Há elementos de rupturas com a época precedente que foram proporcionados pelas primeiras Universidades, pois, com o seu surgimento, nenhuma continuidade com as velhas tradições foi mantida. ERRADA
IV- A difusão dos conhecimentos e o domínio dos métodos de trabalho intelectual, proporcionados pelas Universidades, possibilitaram maior inserção social, política e cultural dos intelectuais nas cidades. CORRETA
 
36-A pesquisa deve fazer parte da vida acadêmica desde o seu início. Isso poderá ocorrer durante o curso de qualquer disciplina, não apenas nas disciplinas que exigem um trabalho específico de pesquisa. Entretanto, quando um acadêmico irá elaborar um projeto de pesquisa ou de Iniciação Científica, deve observar alguns requisitos para evitar erro no processo e obter maior eficácia no trabalho. Sobre os requisitos para se elaborar um projeto de pesquisa, assinale a alternativa INCORRETA:
( ) Deve ser ressaltado o problema a ser pesquisado no assunto de interesse, sem um problema claro não há pesquisa.
( ) Deve-se sempre colocar no papel a proposta, inserindo a delimitação do tema, a problemática, justificativas, o método, os objetivos, entre outros itens.
( X ) O aluno deve elaborar o projeto a partir de seu próprio conhecimento do tema de interesse, evitando a leitura de outros textos sobre o tema, pois pode confundir-se e não fazer boa pesquisa.
( ) A ideia da pesquisa pode surgir do interesse do aluno sobre um tema, pode ser de diversas áreas, como a social, política, econômica, ambiental, entre outras.
 
 
37-Elaborar um projeto de pesquisa não é um bicho de sete cabeças, não é algo tão difícil que somente pessoas com muita experiência podem fazer. Um estudante do Ensino Superior pode e deve fazer pesquisa, e elaborar projetos, enriquecendo seu conhecimento sobre o mundo. Todavia, algumas observações devem ser levadas em conta para que o projeto de pesquisa seja válido. Por exemplo, há certos itens que não devem ser colocados no projeto de pesquisa. Sobre o item que não pode estar inserido em um projeto de pesquisa, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Delimitação do tema.
( ) Objetivos gerais, podendo ter os específicos.
( ) Justificativas.
( X ) Resultados e discussões.
 
 
38-Há uma classificação das Instituições de Ensino Superior que é proposta pelo Ministério da Educação e Cultura que parte da perspectiva de organização das mesmas. Podemos, deste ponto de vista, classificar as IES como Instituições Universitárias e Instituições não Universitárias. Comparando estes dois tipos de IES, podemos identificar diversas características que lhe são próprias e que esclarecem sua organização. Sobre estes dois tipos de IES, universitárias e não universitárias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Universidades especializadas, como um tipo de Instituição Universitária, atua em área específica do conhecimento com excelência em seu serviço de ensino e qualificação do seu corpo docente.
( F ) Os Centros Federais de Educação Tecnológica são um tipo de Instituição Universitária que foca na formação de cunho mais técnico, oferecendo cursos especializados em educação tecnológica.
( V ) As Faculdades Integradas, um tipo de Instituição Não Universitária, possuem regimento unificado e compreendem vários cursos, sem a obrigatoriedade da pesquisa e extensão.
( F ) Uma Faculdade Isolada se diferencia das outras faculdades, pois é híbrida no quesito de ser tanto Universitária quanto Não Universitária, em termos de organização.
 
39-Institutos Federais, Faculdades, Centros Universitários e Universidades, são todas Instituições de Ensino Superior, mas são denominadas distintamente, pois em uma perspectiva acadêmico-administrativa possuem características que as distinguem entre si. O Ministério da Educação e Cultura explicita essas características e elucida comparativamente tais denominações. Sobre estas denominações das IES, analise as afirmativas a seguir:
I- Como instituição pluricurricular, a Universidade pode trabalhar mais áreas do conhecimento, todavia sem ter pesquisa institucionalizada e sem estar definida na LDB. ERRADA
II- Um Centro Universitário tem autonomia, por exemplo, para criar de cursos e expedir diplomas, é pluridisciplinar e apresenta requisitos mínimos de titulação acadêmica e carga de trabalho do corpo docente, estando definida na LDB. ERRADA
III- Sem ter autonomia para conferir diplomas e títulos, a Faculdade precisa fazer isso via uma Universidade, como também não tem a função de oferecer pós-graduações. CORRETA
IV- Os Institutos Federais podiam ofertar Ensino Médio com ensino técnico, todavia com a mudança da lei, só podem ofertar cursos superiores (de tecnologia e licenciaturas) e pós-graduações. ERRADA
40-A divulgação da nossa pesquisa em artigos científicos é um caminhoideal para ampliar o conhecimento científico através do partilhar com a comunidade de pesquisadores em todo o mundo. Os artigos possuem certas particularidades em sua estruturação, assim também como há certos requisitos para que possam ser publicados em periódicos científicos. Sobre o artigo científico e suas particularidades, analise as afirmativas a seguir:
I- Uma das diferenças que ocorrem comumente entre a estrutura de um artigo da área das ciências exatas e da área das ciências humanas, é que no primeiro elabora-se o material e métodos, e no segundo, ao invés disso, elabora-se uma fundamentação teórica. CORRETA
II- As considerações finais, tal como a nota de agradecimento, são partes essenciais e imprescindíveis de qualquer modalidade de artigo científico, tal como o título, o resumo e a introdução. ERRADA
III- As revistas em sua totalidade deixaram de receber artigos para submissão via e-mail, atualmente só recebem os artigos via o Open Journal System (OJS). ERRADA
IV- Há rigores distintos para a publicação de artigos em revistas, no Brasil a classificação de acordo com as exigências é referenciada pela categoria Qualis, que pode ser desde Qualis C até A1. CORRETA
 
41-Quando observamos a taxa de desocupação no Brasil, em comparativos realizados pelos relatórios do IBGE, podemos verificar que houve aumento percentual. Várias são as razões para este fato, como por exemplo a crise econômica que o país enfrenta. Entretanto, podemos também identificar que ainda o acesso à educação, em todos os níveis, inclusive no nível superior, enfrenta dificuldades, especialmente em certas regiões do país. Uma maneira de ajudar na diminuição desta taxa de desocupação é ofertar mais possibilidades de acesso à formação acadêmica e profissional. De todas as regiões do território nacional, aquela que apresenta maior taxa de desocupação é a região:
FONTE: AGÊNCIA IBGE NOTÍCIAS. PNAD Contínua: taxa de desocupação é de 12,4% no trimestre encerrado em setembro. 2017. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-denoticias/
releases/17507-pnad-continua-taxa-de-desocupacao-e-de-12-4-notrimestre-encerrado-em-setembro.html>. Acesso em: 21 nov. 2017.
( X ) Nordeste.
( ) Sudeste.
( ) Norte.
( ) Centro-Oeste.
 
 
42-As Instituições de Ensino Superior, para cumprir suas funções, oferecem diversos tipos de cursos e graus. Algumas IES possuem restrições quanto aos tipos de cursos que podem oferecer, outras não têm restrições, podendo oferecer todos os tipos de cursos e graus superiores. Pondere sobre o caso de um indivíduo que tenha concluído um curso de bacharelado, e esteja buscando fazer uma especialização, não tendo nenhum interesse em fazer um mestrado ou doutorado posteriormente. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O indivíduo busca um curso de pós-graduação stricto sensu, que atenda a uma carga horária mínima e que tenha os requisitos necessários para lhe conferir, ao concluir, o certificado de especialista.
PORQUE
II- Cursos de especialização são programas abertos a candidatos que já tenham concluído um curso de graduação.
Assinale a alternativa CORRETA:
( ) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
( X ) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
( ) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
( ) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
43-A educação a distância, modalidade em plena ascensão, é conhecida por fazer uso das tecnologias de informação e comunicação, permitindo a interação entre docentes e acadêmicos em diferentes espaços e tempo. A partir do século XXI, alguns autores conceituaram o ensino a distância conforme seus estudos e entendimentos, apresentando algumas especificidades que os diferenciam, mas sobretudo mantendo um padrão semelhante de pensamento. De forma geral, essa metodologia de ensino utiliza recursos tecnológicos de informação e comunicação. Sobre as características do conceito geral que define o ensino a distância, assinale a alternativa CORRETA:
( ) É a modalidade de ensino idêntica ao presencial, existe um professor para tirar dúvidas e abordar o conteúdo de forma clara e objetiva.
( X ) A educação a distância vem ganhando mercado por se destacar como algo inovador, em que aluno e professor estão conectados, estudando, porém ambos encontram-se separados em tempo e espaço.
( ) Educação a distância é uma forma de ensino na qual o estudo individualizado não faz parte de sua formatação, tendo em vista que o estudo em grupo amplia os horizontes e facilita a aprendizagem.
( ) É a modalidade de ensino que ganhou mercado por apresentar algo inovador, onde professor e aluno estão no mesmo local, interagindo e tirando dúvidas acerca do conteúdo estudado.
44-São consideradas as pessoas de gerações que não tiveram acesso às tecnologias durante sua infância, mas que com o passar do tempo, tiveram que buscar conhecimentos a respeito das tecnologias disponíveis no mercado. A quem se refere essa afirmação?
( ) Nativos digitais.
( ) Pessoas tecnológicas.
( ) Pessoas superdotadas.
( X ) Imigrantes digitais.
45-A educação a distância é uma modalidade de ensino que faz uso das tecnologias para auxiliar os acadêmicos no processo de ensino e aprendizagem, separados pela distância, o uso das tecnologias facilita a aproximação entre professor e acadêmico. Durante sua consolidação, passou por cinco gerações: ensino por correspondência, tele-ensino, multimídia, e-learning e m-learning. Acerca da educação a distância na segunda geração - período compreendido entre 1960 e 1985 - qual foi a designação recebida e como ocorreu o suporte tecnológico de distribuição de conteúdos?
( ) Ensino por correspondência - imprensa.
( X ) Tele-ensino - emissões radiofônicas e televisivas.
( ) Multimídia - CDs e DVDs.
( ) E-learning - internet e web.
46-Hoje nos deparamos com inúmeras situações e formas de aprendizagem, sendo o professor desafiado todos os dias a buscar formas de ensinar que atendam às individualidades dos alunos. Segundo Saldanha, Zamproni e Batista (2016, p. 2) os estilos de aprendizagem são apresentados de diferentes formas e classificações, entre elas: estilo visual, estilo auditivo e estilo cinestésico. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SALDANHA, C. C.; ZAMPRONI, E. C. B.; BATISTA, M. L. A. Estilos de Aprendizagem. Semana Pedagógica, 2016. Disponível em: <http://www. gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/julho_2016/dee_ anexo1.pdf>. Acesso em: 25 abr. 2018.
( ) Outra informação acerca do aluno auditivo é que gesticula muito quando fala, não é bom ouvinte, fica muito próximo quando ouve e quando fala.
( ) No estilo de aprendizagem cinestésico, o aluno aprende fazendo, não é bom leitor, porém com relação à comunicação, é quieto, não fala muito e quando fala é muito rápido.
( X ) Quando se trata do estilo de aprendizagem auditivo, o aluno aprende por meio de instruções verbais, gosta muito de ouvir, porém não consegue esperar o seu momento de falar.
( ) No estilo de aprendizagem visual, o aluno aprende por meio da visão, porém tem um grande poder de comunicação e aprende desta forma com mais facilidade.
47-O estudante tem que fazer um planejamento, criar uma rotina de estudos, estabelecer metas diárias, priorizar as tarefas mais urgentes e organizar o material a ser estudado. Todo curso EAD tem uma programação e um cronograma para a entrega de trabalhos e provas presenciais. Com relação a essa definição, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Administração de tempo.
( ) Motivação.
( ) Flexibilidade.
( X ) Organização.
48-No atual cenário educacional, com as mudanças tecnológicas e nas metodologias de ensino, o perfil do aluno também acabou sofrendo alterações.Assim, o professor necessita ter o conhecimento do perfil dos alunos, principalmente com relação aos temas e assuntos que dominam. Sobre as características que são necessárias para o aluno aprender de forma on-line, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O aluno precisa ser capaz de se motivar e responsabilizar pelo seu processo de aprendizagem.
( F ) O aluno pode aguardar as indicações do professor que agendará os momentos de estudo e o acompanhará.
( V ) O aluno precisa interagir com seus colegas, mantendo boas relações com os tutores e professores.
( F ) O aluno pode fazer seus prazos de entrega e encaminhar o trabalho assim que estiver pronto ao professor.
49-A educação a distância passou por cinco gerações distintas, cada uma delas teve sua relevância e contribuiu para que a educação a distância tivesse o prestígio que tem nos dias atuais. Sobre as gerações de educação a distância, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) A primeira geração de educação a distância surgiu na Inglaterra e estava pautada no Tele Ensino, no período de 1850 e 1910.
( V ) A terceira geração de educação a distância trouxe como novidade a utilização da multimídia, no período entre 1985 e 1995.
( F ) A quarta geração de educação a distância trouxe o M-Learning como alternativa aos serviços telefônicos pagos pelos acadêmicos.
( V ) A quinta geração de educação a distância introduz o uso do M-Learning, por meio do uso de multimídia conectada e contextual.
50-No ensino presencial ou na educação a distância, é importante que o aluno tenha determinação e disciplina, pois estão entre os fatores motivacionais do aluno, afinal, não compreender o assunto abordado e a perda na sequência da disciplina possibilitam que o aluno desista de seus estudos. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta três características do aluno de educação a distância:
( ) Extrovertido, alegre e feliz.
( ) Tranquilo, organizado e sem ritmo de estudo.
( ) Comprometido, feliz e líder da turma.
( X ) Colaborador, organizado e dinâmico.
51-Com o surgimento da sociedade do conhecimento e das tecnologias, houve a necessidade de organizar recursos para estimular o desenvolvimento de novas competências, como lideranças, capacidade de comunicação, flexibilidade, adaptabilidade, colaboração e inovação. Assim, a UNESCO investe no acesso universal à educação e no desenvolvimento profissional dos professores. Sobre o papel da UNESCO com relação à garantia e ao acesso à educação no país, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Organiza as TIC em plataforma intersetorial própria, que objetiva abranger a educação em sua totalidade.
( V ) Viabiliza parceria com outros setores, como Comunicação e Informação, Educação e Ciências, em questões educacionais.
( F ) Aponta os direitos humanos como uma questão subjetiva que varia conforme o entendimento e a legislação de cada país. 
( F ) Defende uma educação voltada para as diretrizes de cada país, privilegiando a ação individual e o uso de videoconferências. 
52-Competência é tomar a iniciativa e assumir a responsabilidade diante das situações profissionais com as quais nos deparamos. Consiste em um entendimento prático de situações, que agrega valor, que se apoia em conhecimentos adquiridos e os transforma à medida que aumenta a diversidade de situações. Com relação aos atributos que são considerados competências importantes para os acadêmicos da educação a distância, analise as opções a seguir:
I- Fluência digital. CORRETA
II- Gestão de conflitos. ERRADA
III- Administração de tempo. CORRETA
IV- Autonomia. CORRETA
53-A inserção das tecnologias acarretou mudanças na sociedade e na forma como as pessoas passaram a interpretar os fatos do cotidiano, mudou a forma de pensar, agir e alterou as relações de trabalho. Com o avanço da multiplicidade das fontes de informação por meio das tecnologias, Litto e Formiga (2011), afirmam que a informação abundante e veloz passou a fazer parte da vida das pessoas, com um impacto cada vez maior. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. Educação a distância: o estado da arte. 2. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
( ) Os programas de televisão de educação favorecem os alunos em termos do horário em que são transmitidos e facilitam a interação entre professor e aluno.
( ) O fato de não ter acesso a muita informação, acaba facilitando o aprendizado dos alunos que buscam a educação a distância para concluir seu curso de graduação.
( X ) Hábitos, costumes e valores são facilmente modificados por meio de novelas, os noticiários conseguem influenciar a população e até alterar os resultados eleitorais.
( ) A tecnologia está disponível para todos, isso significa que tudo o que estiver nas redes sociais é verdadeiro e pode ser aproveitado.
54-Atualmente, a universidade brasileira tem amadurecido, tanto na teoria quanto na prática. No entanto, a caminhada ainda é longa, mas compreende hoje o seu papel na sociedade brasileira. Através do ensino, pesquisa e extensão, as universidades conduzem mudanças significativas no processo de ensino e aprendizagem, fortalecendo o ato de ensinar e aprender, conduzindo o aperfeiçoamento tanto pessoal como profissional. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
( ) A universidade vai até os espaços sociais, as comunidades, extrai delas conhecimento e leva esse conhecimento para a forma de pesquisa e extensão.
( ) A pesquisa nas universidades pode ser realizada de forma isolada da sociedade, ocorrendo de forma efetiva.
( ) Descentralizar o conhecimento através de projetos de cunho extensionista é uma forma de aumentar a distância entre a universidade e a comunidade.
( X ) No Brasil, todas as universidades devem alinhar os seus processos acadêmicos dentro do ensino, pesquisa e extensão.
55-Historicamente, o processo de construção do pensamento científico esteve vinculado às contribuições dos filósofos, conforme evidencia o fragmento a seguir:
Filosofia e Ciência embora hoje possuam distinções, são áreas que, no passado, já estiveram vinculadas. Apesar das divergências, ambas carregam elementos em comum, como, por exemplo, o rigor de seus estudos, a busca pela verdade, a explicação lógica da realidade e a diferença que possuem com relação ao mito e à religião (BRACCIALI, 2018, p. 1).
Com base no exposto, assina a alternativa CORRETA:
FONTE: Acervo Filosófico. Disponível em: . Acesso em: 25 jun. 2018.
( ) Para Foucault, o conjunto de crenças ou saberes que permitem desvendar determinado assunto podem ser acessados em laboratórios de ponta, voltados para a pesquisa e o desenvolvimento.
( X ) O cientista René Descartes contribui na estruturação da ideia de método, destacando a necessidade de verificar, analisar, sintetizar e enumerar aquilo que se pretende entender.
( ) Segundo a perspectiva de Foucault, o reconhecimento do pesquisador pela sociedade geralmente ocorre tão logo que sua pesquisa seja publicada, numa escala de curto prazo.
( ) Carl Jung, psiquiatra famoso, teve papel relevante na construção do pensamento científico no que tange à anatomia humana e sua interface com o método científico.
56-Os pesquisadores contribuem para o desenvolvimento da ciência. No Brasil, dentre as ações destinadas ao fomento da pesquisa, menciona-se o lançamento de alguns editais pelo governo. Caso o pesquisador se enquadre nas características previstas no edital, ele poderá inscrever seu projeto de pesquisa. Com relação às atividades de pesquisa desenvolvidas no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Os pesquisadores publicam os resultados de suas investigações em canais de comunicação genéricos, como blogs, programas de televisão e colunas de jornais.
( ) As ações dos professores universitários pouco interferem nos avanços da pesquisa, tendo em vista que eles não possuem condições de participarde editais de incentivo à pesquisa.
( X ) As pesquisas podem variar quanto ao seu local de desenvolvimento, de tal forma que elas podem ser realizadas em indústrias, centros de pesquisa ou em universidades.
( ) As atividades de pesquisa precisam ser realizadas em laboratórios especializados e com infraestrutura apropriada, pois esta é uma condição indispensável para que ocorra a pesquisa.
57-Através do resgate histórico do ensino superior no Brasil é possível afirmar que a Família Real contribuiu com a implantação do ensino superior no Brasil. Ao estudarem sobre o assunto, Santos e Cerqueira (2009) explicam que Proclamada a República, a Carta Magna permitiu a descentralização do ensino superior e, assim, o aparecimento de novas instituições, tanto as de caráter público (estaduais e municipais) como as da iniciativa privada. Esse novo momento no cenário educacional permitiu, pela primeira vez, a criação de estabelecimentos confessionais no país. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SANTOS, A. P. dos; CERQUEIRA, E. A. de. Ensino Superior: trajetória histórica e políticas recentes. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, 9., 2009, Florianópolis, SC. Anais. Florianópolis, SC: Universidade Federal de Santa Catarina, 2009.
( X ) A implementação do ensino superior no Brasil é considerada tardia, surgindo apenas no século XIX.
( ) A chegada das atividades acadêmicas e universitárias ao Brasil está atrelada ao período militar.
( ) O ensino superior no Brasil surgiu com o interesse de formar mestres aptos para trabalhar na área rural.
( ) A Região Centro-Oeste é reconhecida como o berço do ensino superior no Brasil.
58-Publicar um artigo científico é uma tarefa que demanda atenção e esforço. Além disso, o processo de avaliação do artigo por parte da revista muitas vezes é longo. Depois de terminar de escrever um artigo, caso a intenção seja publicá-lo, é necessário encontrar uma revista que se adéque ao conteúdo de sua pesquisa. Com relação à publicação do artigo em periódico especializado, assinale a alternativa CORRETA:
( ) As diferentes áreas do conhecimento possuem em comum o fato de publicarem os artigos nas mesmas revistas científicas, denominadas Revistas Plenas.
( X ) As regras para formatação de artigos científicos que serão publicados em periódicos especializados variam de acordo com as regras de cada revista.
( ) O elemento mais importante na publicação de um artigo científico é a originalidade, ficando a critério do autor definir se irá ou não seguir as normas de publicação.
( ) A formatação dos artigos científicos, no que se refere ao número de páginas, obedece à regra universal das 25 páginas, com o intuito de unificar a produção científica.
59-O orientador tem a função de acompanhar, orientar e mostrar o caminho que o aluno deve seguir, sugerir textos, acompanhar os métodos, técnicas e problemas da pesquisa realizada pelo acadêmico. No entanto, o professor orientador não irá desenvolver o trabalho para o acadêmico, a sua função é orientá-lo. No que tange à figura do orientador e do acadêmico iniciante na carreira acadêmica, naquilo que diz respeito ao papel fundamental do professor, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Professores e acadêmicos sempre trabalham em parceria, através de objetivos muito claros e definidos sem qualquer tipo de discórdia.
( ) As linhas de pesquisa não são importantes para que o acadêmico se defina com relação à atuação do seu professor orientador.
( ) Os orientadores somente utilizam a força de trabalho dos alunos pesquisadores para obterem mais resultados em pesquisas que já desenvolvem.
( X ) O acadêmico deve buscar um professor que o oriente, principalmente sobre a escolha do tema e na execução do projeto.
60-O processo de submissão de artigo científico não é uma tarefa simples, primeiramente é necessário escrever um artigo relevante, que tenha uma metodologia bem definida, selecionar uma revista que o artigo se enquadre e formatar de acordo com o escopo da revista para que esse passe pelo processo de avaliação e possível aprovação. Sobre os aspectos que fazem parte do processo de aprovação de um artigo científico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) São encaminhados para os editores da revista que, posteriormente, encaminham para uma comissão especializada.
( F ) Ao submeter o artigo para uma revista é indicado enviar junto uma carta, explicando os motivos que estimularam a escrita do artigo. 
( V ) Atualmente, pode-se encaminhar um manuscrito através de e-mail ou sistema eletrônico da revista pretendida.
( V ) Normalmente, os revisores do artigo não conhecem os autores, justamente para evitar qualquer juízo de valor.
61-Antes de definir os objetivos da pesquisa, é necessário encontrar um objeto que mereça ser investigado cientificamente e que tenha condições de ser delimitado. Posteriormente, passa-se para o estágio de elaboração dos objetivos. Sobre as características que conceituam os objetivos presentes na organização dos projetos de pesquisa, analise as sentenças a seguir:
I- Os objetivos gerais e específicos são idênticos e significam a mesma coisa, sem distinção entre ambos. ERRADA
II- Os objetivos gerais abordam de forma generalizada, o que se pretende investigar. CORRETA
III- Os objetivos específicos podem ser vários e considerar diversos aspectos do que se pretende investigar. CORRETA
IV- Os objetivos específicos se relacionam com o objetivo geral da pesquisa. CORRETA
62-O surgimento da educação a distância trouxe mudanças sociais que influenciaram a educação de forma geral, modificando os espaços escolares, ambientes de aprendizagem e os recursos que são utilizados para o ensino. Atualmente, são vários os termos usados para designar a nova geração de aprendentes. Sobre as características que conceituam os nativos digitais, analise as sentenças a seguir:
I- São pessoas que durante sua infância não tiveram acesso às tecnologias, passando a conhecer depois de adultas. ERRADA
II- São pessoas que cresceram em meio às tecnologias digitais no cotidiano social. CORRETA
III- São pessoas que sofreram alterações no modo de pensar, interagir e aprender, convivendo com as tecnologias desde pequenos. CORRETA
IV- São as pessoas que gostam de desafios e de atividades comunitárias, preferindo o isolamento social. ERRADA
63-A educação a distância passou por cinco gerações distintas, cada uma delas teve sua relevância e contribuiu para que a educação a distância tenha o prestígio que tem nos dias atuais. Acerca das gerações de educação a distância, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) A primeira geração de educação a distância ficou conhecida no Brasil por apresentar Tele Ensino, no período de 1850 e 1960.
( V ) A terceira geração de educação a distância trouxe a utilização da Multimídia no período entre 1985 e 1995.
( F ) A quarta geração de educação a distância trouxe o M-Learning e o uso da internet e web.
( V ) A quinta geração de educação a distância apresenta a proposta de uso do M-Learning, por meio do uso de multimídia conectada e contextual.
64-As pesquisas científicas envolvem métodos. Por sua vez, o método pode ser compreendido como um caminho ordenado e sistemático que se percorre na busca do conhecimento. Com relação à escolha adequada do método, durante o processo de pesquisa, é necessário tomar alguns cuidados. Sobre esses métodos, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Métodos de pesquisa possuem um caráter subjetivo nos trabalhos acadêmicos e não precisam necessariamente ser expressos no corpo do trabalho.
( ) Uma vez selecionado o método de pesquisa, ele poderá ser constantemente replicado na carreira do pesquisador, considerando que se trata de uma etapa desvinculada dos objetivos.
( ) É prerrogativa do pesquisador, no exercício de sua liberdade intelectual, optar ou não por um método de pesquisa, Dependendo de seu posicionamentoteórico.
( X ) Quando escolhido adequadamente, o método apropriado deve ser capaz de responder aos objetivos propostos no projeto de pesquisa.
65-O processo da produção científica no Brasil parece ser fortemente influenciado pelo tripé ensino, pesquisa e extensão. No entanto, o país ainda clama por maior desenvolvimento científico. Nesse sentido, o ensino é o conhecimento assimilado, a pesquisa está intimamente relacionada à oportunidade de aplicar ou desenvolver novos conhecimentos e a extensão é a aproximação da comunidade através de programas que integram tanto a pesquisa como o ensino. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Não existe pesquisa sem ensino e extensão. ERRADA
II- A pesquisa somente é realizada nas universidades. ERRADA
III- Falta maior aproximação das empresas e comunidade científica. CORRETA
IV- A pesquisa no Brasil está concentrada nas universidades brasileiras. CORRETA
66-O conhecimento científico pode ser compreendido como um saber sistematizado e ordenado em torno de uma teoria. Além disso, o conhecimento científico é considerado falível, ou seja, não é verdade absoluta ou definitiva, pois é passível de contestação e verificabilidade. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Os conhecimentos científicos são cumulativos e indiscutíveis, tendo em vista que sua estrutura é construída por metodologias quantitativas.
( X ) Os saberes tradicionais e a realidade cotidiana podem servir de estímulo para a realização de pesquisas e estudos científicos.
( ) As práticas cotidianas não exercem influência sobre o conhecimento científico, tendo em vista que este privilegia a indústria da inovação.
( ) Os principais elementos que caracterizam o conhecimento científico são a credibilidade, a confiança, a convicção e a aceitabilidade.
67-De acordo com Lakatos e Marconi (1991), todas as ciências caracterizam-se pela utilização de métodos científicos; em contrapartida, nem todos os ramos de estudo que empregam esses métodos são ciências. Dessas afirmações, podemos concluir que a utilização de métodos científicos não é da alçada exclusiva da ciência, mas não há ciência sem o emprego de métodos científicos. Com relação ao método científico, analise as sentenças a seguir:
I- Método é um conjunto de atividades sistemáticas e racionais. CORRETA
II- Alcança conhecimentos válidos e verdadeiros. CORRETA
III- Indica o caminho a ser seguido. CORRETA
IV- O método precisa, indubitavelmente, ser testável e quantificável. ERRADA
FONTE: LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia científica. São Paulo: Atlas S.A., 1991.
68-Com relação à escolha do método, alguns pressupostos e procedimentos são necessários. O método científico tem a intenção de validar a sua tese, podendo ser considerado o caminho que o pesquisador percorrerá para comprovar a pesquisa que ele se propôs a fazer e a selecionar técnicas para desenvolver a ação. Com relação à escolha do método, analise as sentenças a seguir:
I- Os pressupostos que antecedem a escolha do método devem ser lógicos. CORRETA
II- A natureza da pesquisa é fundamental na escolha do método. CORRETA
III- A área de estudo deve ser conhecida pelo pesquisador. CORRETA
IV- A inspiração filosófica não existe sem o método. ERRADA
69-Para melhor avaliar as revistas que aceitam artigos para publicação, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior criou o CAPES Qualis, que é um sistema brasileiro de avaliação de periódicos, classifica os veículos de divulgação de produção intelectual. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A maioria dos periódicos segue uma classificação da CAPES.
( F ) De acordo com a tabela de classificação, os periódicos vão de A a D.
( V ) As revistas com conceito A são as mais importantes como a Nature.
( F ) As revistas D não têm um impacto significativo na área do conhecimento.
70-A extensão dentro de uma instituição de ensino universitária pode ser considerada como um conjunto de ações conduzidas tanto por professores e acadêmicos junto a comunidade ao seu redor, disponibilizando ações que dizem respeito ao que desenvolveram tanto no ensino como na pesquisa. Sobre as ações de extensão universitária, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Uma corrente de via dupla, onde a universidade aprende com a comunidade, e também, leva o conhecimento não tem sentido para os principais cientistas sociais.
( ) O cientista Paulo Freire afirma que a universidade detêm todo o conhecimento, e portanto, especializa-se em ajudar a comunidade.
( ) O educador Paulo Freire não teve papel decisivo naquilo que veio a culminar como os principais direcionamentos para o movimento extensionista.
( X ) De acordo com o autor Botomé, a universidade é a detentora de conhecimentos e, assim, é capaz de estender isso a todo o mais que não está dentro dela, como a comunidade do entorno.
71-As universidades no seu marco inicial tinham um cunho filosófico, pensamento crítico e envolvimento com a pesquisa, estando alinhados com a ideia de proporcionar um Ensino Superior como o próprio nome menciona. Esse entendimento de universidade estava associado
à ideia de atender à sociedade e, ao contrário do que se percebe no contexto atual. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) No modelo de universidade francês temos uma formação profissionalizante e técnica, voltada para o mercado de trabalho.
( F ) O modelo brasileiro nasceu de uma combinação entre o modelo russo e chileno.
( V ) No modelo de universidade alemão tem-se a pretensão de uma formação humanística, geral e não pragmática.
( V ) O modelo francês de universidade baseia-se no tripé filosófico, científico e da área linguística.
72-Toda pesquisa científica possui um método, caso contrário não se configura como uma pesquisa. Pode-se dizer então que método é um conjunto de regras ou então um caminho a ser seguido durante a pesquisa que terá como meta tornar os resultados o mais confiáveis. Com relação à escolha adequada do método, durante o processo de pesquisa, é necessário tomar alguns cuidados. Com relação a esses métodos, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Ao nos depararmos com um problema de pesquisa, deve-se propor alternativas para a sua resolução, nas quais a metodologia não tem papel importante.
( ) As metodologias não se constroem com base em métodos particulares e específicos dentro das ciências.
( X ) O método adequado deve por si só ser capaz de responder aos objetivos propostos no projeto de pesquisa.
( ) O método em nada tem a ver com a tipologia de experimento ou pesquisa que se deseja realizar.
73-Quando falamos de formação acadêmica, em seus diferentes níveis, também falamos sobre empregos, ocupações, carreiras e salários. Podemos ver, especificamente este fato, em um relatório de 2016 da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre a realidade brasileira neste contexto. Com base nos dados apresentados na figura a seguir, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Com mais pessoas finalizando o Ensino Médio e prosseguindo para a graduação, inclusive a pós-graduação, teríamos não somente uma melhora do nível cultural, como também melhor distribuição de renda no Brasil.
( V ) No Brasil, as pessoas que concluíram uma graduação tendem a ganhar mais do que o dobro comparado ao salário de quem estudou somente até o Ensino Médio.
( V ) São poucos os que conseguem concluir um mestrado ou doutorado, contudo, o salário destes trabalhadores pode chegar a ser até quatro vezes maior do que aqueles que somente fizeram o Ensino Médio.
( F ) Os trabalhadores que não chegaram a concluir o Ensino Médio, em termos salariais, recebem um pouco acima da média nacional, o que significa que se fossem concluir o Ensino Médio poderiam chegar a quase 130 por cento acima desta média.
FONTE: EBERT, Luis A.; POSSAMAI, Cleide T. N.; SIMON, VanessaS. P. Perspectivas Profissionais. Indaial: UNIASSELVI, 2017.
 
74-A motivação e dedicação para elaborar um projeto de pesquisa, o esforço posterior de executar a coleta de dados, a análise e discussão dos mesmos, é apenas uma parte do processo de se fazer ciência. Uma outra parte é a elaboração de um trabalho de divulgação dos resultados, que pode ser um artigo científico. Mesmo assim, ainda não terminou o processo, pois temos o desafio de submetê-lo para ser publicado em algum periódico científico. Sobre o processo de submissão de artigos científicos para revistas especializadas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O aceite prévio ou não do artigo dependerá de se a pesquisa está coerente com o objetivo do periódico e se está formatado de acordo com as normas da revista.
( F ) A avaliação do conteúdo da pesquisa é realizada por até três avaliadores de área, eles também verificam o nome do autor da pesquisa, para ver se as outras pesquisas dele estão coerentes com a atual.
( V ) Podem ser solicitadas alterações necessárias ao autor do artigo, caso tenha um parecer favorável, sendo que ao menos dois dos três referees precisam aprovar o trabalho.
( V ) Quanto aos periódicos científicos, podemos afirmar que precisam ter o International Standard Serial Number (ISSN), que indica a regularidade de publicação e o registro da revista.
75-O Método Hipotético Dedutivo defendido por Karl Popper é uma abordagem eficaz no fazer ciência. A proposta de Popper evita problemas que surgem no uso de outros métodos e que prejudicam a pesquisa científica. Popper, assim, não apenas criticou os outros métodos, mas descreveu um caminho para a ciência que ainda hoje é utilizado como modelo eficaz. Sobre a proposta de Karl Popper, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) As críticas de Popper eram voltadas ao Método Indutivo, pois neste método formulavam-se ideias antes da observação, o que impossibilitava a precisão do observado.
( V ) Um dos aspectos centrais da proposta de Popper é a necessidade da refutação, do processo de falseamento das teorias sobre o observado.
( V ) O Método Hipotético Dedutivo sugere que a pesquisa deve partir sempre de um problema, depois disso elaboramos conjecturas usando os experimentos para então tentar falsear a teoria.
( F ) Segundo Popper, o conhecimento científico é uma verdade absoluta, ou seja, ele sempre nos levará do senso comum à verdade pura e objetiva, isso é o que o torna tão especial.
76-As Universidades, desde a sua origem, possuem uma sustentação tripartite para cumprir sua finalidade. Tanto o ensino, com sua vertente mais crítica, quanto a pesquisa e a extensão, formam esta sustentação da instituição que conhecemos por Universidade. O Brasil, ao ter a formação de suas Universidades, herdou influências de vários modelos, cada qual contribuindo mais fortemente com uma parte desta sustentação tripartite. Sobre estes modelos e sua herança para a formação universitária brasileira, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Modelo Alemão. 
II- Modelo Francês. 
III- Modelo Norte-Americano. 
( II ) Herança das atividades de ensino, a formação voltada para a profissão e ao mercado de trabalho.
( III ) Herança de atividades de extensão universitária e uma maior aproximação da educação com o desenvolvimento econômico.
( I ) Herança de uma formação mais humanística, e com o foco maior em atividades voltadas à pesquisa.
77-O artigo científico, para chegar em seu estágio final, divulgado em alguma revista especializada, precisa passar por um processo bem detalhado e minucioso, que exige atenção do pesquisador. Barrass (1979 apud EBERT; POSSAMAI; SIMON, 2017) sugere que existem alguns itens específicos que devem ser observados na própria escrita do artigo para que este seja aceito e seja divulgado. Todas as alternativas a seguir contemplam algum destes itens referidos anteriormente, EXCETO: 
FONTE: EBERT, Luis A.; POSSAMAI, Cleide T. N.; SIMON, Vanessa S. P. Perspectivas Profissionais. Indaial: UNIASSELVI, 2017.
( X ) Parcial e prolixo.
( ) Adaptabilidade.
( ) Referência fiel às fontes.
( ) Linguagem acessível ao público.
78-O mapeamento das empresas de interesse é fundamental para que os candidatos tenham ciência daquilo que as organizações estão oferecendo. Sabendo o que as empresas oferecem, o candidato pode verificar se o currículo se enquadra com as vagas, ou até mesmo, adequar o seu currículo ao que a empresa oferece, buscando se aperfeiçoar, fazendo cursos ou adquirindo experiência na área pretendida. Com relação às etapas do mapeamento das empresas de interesse, assinale a alternativa INCORRETA:
( ) É preciso identificar os perfis profissionais esperados, por exemplo, o perfil para atuar em uma empresa de investimentos financeiros é diferente daquele que atuará em uma ONG.
( ) Esse mapeamento é fundamentado nas perspectivas que embasam as oportunidades oferecidas pelas empresas, sendo útil para empresas e para os candidatos.
( ) A área de atuação é um fator preponderante para que se reflita a respeito de como as organizações atuarão e aquilo que elas esperam de seus funcionários.
( X ) O levantamento das empresas de interesse fundamenta-se em critérios geográficos e se mantém estável ao longo dos anos, pois empresas boas para trabalhar são clássicas e atemporais.
79-O processo de submissão de um artigo científico para ser publicado em uma revista envolve algumas etapas. Segundo Barrass (1979), ao submeter um artigo científico a uma revista é necessário ter conhecimento sobre o escopo da revista, ou seja, verificar quais os temas são de interesse da revista. Caso seu artigo esteja fora de escopo, automaticamente ele será rejeitado. Com relação ao processo de publicação de artigos, analise as sentenças a seguir:
I- O artigo deve apresentar conhecimento relevante do assunto. CORRETA
II- O artigo precisa ser escrito em linguagem rebuscada, direcionada ao público especializado. ERRADA
III- O artigo deve ser completo, original e imparcial. CORRETA
IV- O artigo deve apresentar referências fieis às fontes bibliográficas. CORRETA
FONTE: BARRASS, R. Os cientistas precisam escrever: guia de redação para cientistas, engenheiros e estudantes. São Paulo: T. A. Queiroz: EDUSP, 1979.
80-Processo seletivo é um conjunto de processos pelos quais as empresas anunciam suas vagas de emprego. As etapas de um processo seletivo dependem do cargo e das características da vaga, bem como da organização que está desenvolvendo o processo seletivo. No entanto, de maneira geral, seguem uma sequência, como afirma Chiavenato (1997). Sobre as etapas do processo seletivo, analise as opções a seguir: 
I- Entrevista. CORRETA
II- Testes psicométricos. CORRETA
III- Prova de conhecimentos. CORRETA
IV- Indicação do gestor. ERRADA
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. A corrida para o emprego: um guia para identificar, competir e conquistar um excelente emprego. São Paulo: Makron Books, 1997.
81-Ao ingressar no ensino superior é importante que o acadêmico compreenda as diferentes modalidades de instituições de ensino e as atribuições de cada uma delas. De acordo com Humerez e Jankevicius (2015), as universidades são uma das entidades responsáveis pela produção, preservação e transmissão dos conhecimentos culturais, científicos e tecnológicos adquiridos pela humanidade em sua evolução cultural, constituindo a civilização ocidental atual. As universidades conduzem mudanças significativas no processo de ensino e aprendizagem, fortalecendo o ato de ensinar e aprender, conduzindo o aperfeiçoamento pessoal e profissional. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.cofen.gov.br/enfermagem-e-formacao-artigos-cientificos_31492.html>. Acesso em: 25 jun. 2018.
( ) Projetos de extensão são uma forma que distanciam a universidade e a comunidade, pois estão centrados em problemas teóricos.
( X ) No Brasil, as universidades

Continue navegando