Buscar

ESCOAMENTO SUPERFICIAL

Prévia do material em texto

ESCOAMENTO SUPERFICIAL – HIDROLOGIA
INTRODUÇÃO
Representa a fase que trata da ocorrência e transporte da água na superfície terrestre, estudando os mais variáveis sistema no seu deslocamento. O escoamento superficial pode acontecer devido ao excesso de precipitação que ocorre devido a chuvas intensas e se desloca a partir da declividade do terreno até a chegada nos rios, que pode ser alimentado pelas intensas precipitações e também pelas águas subterrâneas.
FATORES QUE INFLUENCIAM
Alguns fatores influenciam diretamente no escoamento superficial, principalmente devido a região que se abrange daquela bacia e seu relevo que pode determinar a intensidade do seu escoamento. Os fatores climáticos influenciam na intensidade da precipitação e sua duração, pois quanto mais rápido for a precipitação, mais rápido o solo vai atingir a sua capacidade de infiltração provocando o escoamento superficial. Sua duração é diretamente proporcional ao escoamento, sendo com que as regiões que tem maiores precipitações irão ter uma maior tendência ao escoamento e aquelas com menos precipitações irão ter menos escoamentos. Outro fator importante é a janela de uma precipitação para outra, que devido a sempre deixar o solo úmido vai facilitar a ter um escoamento superficial.
Os fatores fisiográficos são importantes para o estudo do escoamento superficial, principalmente sua área, forma, permeabilidade do solo, capacidade de infiltração e a topografia da bacia. A área da bacia influencia na sua capacidade que se pode captar sendo que uma bacia redonda tem mais facilidade a cheias do que uma bacia comprida. A permeabilidade do solo influi na capacidade de retenção de água, um solo mais permeável tende a captar mais água retraindo o escoamento superfial diminuindo a ocorrência de precipitação. As Barragens são de grande importância para o retardo do escoamento em que acumula bastante água e reduz as vazões do escoamento.
COEFICIENTE DE ESCOAMENTO
Coeficiente de escoamento superficial, ou coeficiente runoff, ou coeficiente de deflúvio é definido como a razão entre o volume de água escoado superficialmente e o volume de água precipitado. Este coeficiente pode ser relativo a uma chuva isolada ou relativo a um intervalo de tempo onde várias chuvas ocorreram.
MEDIÇÃO DO NÍVEL DE ÁGUA
No escoamento superficial a medição do nível de água é realizada em postos pluviométricos obtidas com o auxilio das réguas linimétricas. Tem como objetivo buscar a altura da vazão em determinada sessão do curso da água. Sua instalação deve ser onde existe velocidade com o fluxo da água, em que deve ser perto de um observador, algum acesso, lugar de obras projetadas e perto de uma ponte que tenha possibilidade de fazer as medições.
UNIVERSIDADE SALVADOR EAETI – ESCOLA DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
HIDROLOGIA
Aluno: Vitor Sena Bustani
Matricula:030131237
SALVADOR 2018.2

Continue navegando