Buscar

APOL 03

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AVALIAÇÃO
NOVO
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
ANDRÉIA CRISTINA PENTEADO KELLER - RU: 1511374 
Nota: 100
PROTOCOLO: 2018082615113741F5CC22
Disciplina(s):
Direitos Humanos
Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
	Data de início:
	26/08/2018 10:20
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	26/08/2018 10:47
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/5 - Direitos Humanos
Não olvidemos, conforme já abordado no capítulo anterior, que esses direitos e garantias não estão limitados ao Capítulo II da CF/88. Nesse ponto, especificaremos cada um dos direitos anteriormente citados. PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: Intersaberes, 2014, capítulo 9, adaptado.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, sobre o conceito de direitos individuais e coletivos, e assinale somente a alternativa correta: 
Nota: 20.0
	
	A
	Direitos individuais e coletivos são direitos públicos subjetivos, que permitem ao indivíduo exercer sua cidadania participando de forma ativa nos negócios políticos do Estado.
	
	B
	Direitos individuais e coletivos são vínculos jurídicos e políticos que ligam um indivíduo a um certo e determinado Estado
	
	C
	Direitos individuais e coletivos são aqueles ligados diretamente ao conceito de pessoa humana e à sua personalidade
Você acertou!
Direitos individuais e coletivos – correspondem “aqueles ligados diretamente ao conceito de pessoa humana e à sua personalidade, tais como os direitos à vida, igualdade, segurança, dignidade, honra, liberdade e propriedade” (Nicolau Júnior, 2011). PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: Intersaberes, 2014, capítulo 9, adaptado.
	
	D
	Direitos individuais e coletivos estão relacionados à existência, à participação e à filiação em partidos políticos
	
	E
	Direitos individuais e coletivos se referem à oportunidade de incluir minorias politicamente inativas (como sindicalistas, empresários e ambientalistas) ao mercado de trabalho
Questão 2/5 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o seguinte trecho de texto:
“Os materiais de apoio norteadores do PNAIC valorizam a leitura literária, mas sem metodologia para a promoção dessa prática. A orientação para a área de leitura em boa parte reduz o processo de leitura de textos literários ao plano lúdico, evitando o tratamento sistemático de desafios estéticos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANCHETTA JUNIOR, JUVENAL. Práticas de leitura literária e a contribuição do PNAIC. Rev. Bras. Educ.,  Rio de Janeiro,  v. 22, n. 68, p. 147-167,  Mar.  2017.  p. 152.<http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v22n68/1413-2478-rbedu-22-68-0147.pdf>.  Acesso em: 22 jul. 2017.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido por todas as esferas de governo, assegurando uma meta de tempo a para alfabetização da criança. Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos, assinale a alternativa que designa a informação correta a respeito da meta (idade e ano do ensino fundamental) em que o processo de alfabetização deve estar concluído:
Nota: 20.0
	
	A
	Todas as crianças devem estar alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3° ano do ensino fundamental.
Você acertou!
Esta alternativa está correta pois: “o Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos  governos federal, do Distrito  Federal, dos estados e municípios até os oito anos de idade, ao final do 3° ano do ensino fundamental (Brasil, 2016d)” (livro-base, p. 112).
	
	B
	Todas as crianças devem estar alfabetizadas até os 7 anos de idade, ao final do 3° ano do ensino fundamental.
	
	C
	Todas as crianças devem estar alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 1° ano do ensino fundamental.
	
	D
	Todas as crianças devem estar alfabetizadas até os 7 anos de idade, ao final do 1° ano do ensino fundamental.
	
	E
	Todas as crianças devem estar alfabetizadas até os 7 anos de idade, ao final do 2° ano do ensino fundamental.
Questão 3/5 - Direitos Humanos
Nesse capítulo, vamos tratar, com relação ao tema proposto, e levando-se em consideração que esta obra tem um caráter sucinto, os direitos fundamentais de maior magnitude. PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: Intersaberes, 2014, capítulo 9, adaptado.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacina abaixo.
Os direitos e garantias fundamentais estão positivados em nossa Constituição, mais especificamente em seu (___________), Direitos e Garantias Fundamentais.
Nota: 20.0
	
	A
	Título II
Você acertou!
Os direitos e garantias fundamentais estão positivados em nossa Constituição, mais especificamente em seu Título II, Direitos e Garantias Fundamentais. PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: Intersaberes, 2014, capítulo 9, adaptado.
	
	B
	Preâmbulo
	
	C
	Título III
	
	D
	Título IV
	
	E
	Posfácio
Questão 4/5 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o fragmento de texto a seguir:
“No Brasil existe número razoável de pesquisas sobre a avaliação, realizadas no interior das escolas de educação básica, apontando seu caráter classificatório, excludente, autoritário e punitivo. Sabe-se que, de modo geral, apenas o aluno é avaliado e somente pelo professor, com o propósito de aprovação ou reprovação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Construindo a avaliação formativa em uma escola de educação infantil e fundamental. In.: VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas (org.). Avaliação: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 2002. p. 113.
A avaliação, vista pela perspectiva da legislação, ocorre de modo diferenciado, de acordo com os níveis de ensino. Desse modo, o que diz a legislação acerca dos processos avaliativos na educação infantil? Assinale a resposta correta, de acordo com o conteúdo apresentado no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil sobre o tema:
Nota: 20.0
	
	A
	Na educação infantil, os alunos não são avaliados, visto que não há previsão de propostas avaliativas para tal etapa de ensino na legislação.
	
	B
	Para avaliar a criança na educação infantil, o professor deve conhecer os critérios previstos nos Referenciais Curriculares Nacionais e no regimento escolar.
	
	C
	Na educação infantil, a avaliação baseia-se nos critérios de continuidade e classificação, prevalecendo os aspectos quantitativos.
	
	D
	Na educação infantil, a avaliação objetiva o registro e acompanhamento do desenvolvimento da criança, e não a promoção para o ensino fundamental.
Você acertou!
“A avaliação na educação infantil é definida como ‘acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo
para o acesso ao ensino fundamental’ (LDBEN, art. 31). A frequência mínima é de 75% da jornada escolar (LDBEN, art. 24, VI), que também é utilizada como critério de promoção escolar e intrinsecamente vinculada aos processos avaliativos”. (livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 171)
	
	E
	Na educação infantil, as avaliações têm como base a observação livre e espontânea dos professores sobre a adaptação da criança ao ambiente escolar.
Questão 5/5 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o seguinte fragmento de texto:
“O ensino religioso é mais do que aparenta ser, isto é, um componente curricular em escolas. Por trás dele se oculta uma dialética entre secularização e laicidade no interior de contextos históricos e culturais precisos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CURY, Carlos Roberto Jamil. Ensino religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente. Rev. Bras. Educ. Rio de Janeiro ,  n. 27, p. 183-191,  Dez.  2004.  p. 183. <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n27/n27a12.pdf>.  Acesso em: 18 jul. 2017.
Conforme o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos quanto ao ensino religioso, leia as seguintes afirmativas:
I. É obrigatória a oferta da disciplina ensino religioso no ensino fundamental.
II. A matrícula na disciplina ensino religioso é obrigatória no ensino fundamental.
III. O ensino religioso deve assegurar o respeito à diversidade religiosa.
Está correto apenas o que se afirma em: 
Nota: 20.0
	
	A
	I e II.
	
	B
	I e III.
Você acertou!
A afirmativa I está correta e a II incorreta, pois “a lei indica que o ensino religioso deve ser ofertado pelos estabelecimentos de ensino, mas é facultativa ao aluno sua matrícula, ou seja, ele frequenta apenas se quiser” (livro-base, p. 102). A afirmativa III está correta: o ensino religioso deve assegurar “o respeito à diversidade religiosa” (livro-base, p. 102).
	
	C
	II e III.
	
	D
	II.
	
	E
	III.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando