Buscar

Modelo Adaptação de atividade

Prévia do material em texto

Módulo C – Fase I/2018
Adaptação de atividade
	Nome: Evelyn de Oliveira Camargo RU: 1721061
Nome: Chayene Braine de França RU: 1737998
Polo: Rio Branco do Sul - PR
	Ano/Série e idade do aluno:
6° Ano – 11 anos
	Caracterização do aluno e necessidades educativas especiais (8 a 15 linhas):
O aluno é um menino que possui Autismo, ele tem 11 anos e a sua principal dificuldade é a socialização, que faz com que ele tenha dificuldade em se colocar no lugar do outro. Ele também tem dificuldades organizacionais, distração, falta de habilidade em generalizar e padrões irregulares de pontos fortes e fracos. A organização é difícil para ele, requer uma compreensão do que quer fazer e um plano para a execução. Ele é uma criança que necessita de estímulo nas atividades em sala, sua atenção se desvia com facilidade e gosta das coisas em sua ordem. Ele não interage muito bem com quem ele não conhece, e gosta muito de rotinas. Para que ele possa fazer a atividade proposta é preciso que a mesma lhe chame a atenção e traga satisfação em conseguir concluí-la sendo recompensado.
	Atividade escolhida (marque um X):
( x ) Atividade 1
( ) Atividade 2
( ) Atividade 3
	Proposta de adaptação da atividade (até 20 linhas):
A atividade pode ser trabalhada com aluno com o auxilio da professora e a participação dos demais colegas, com uma cartolina, pinceis e tinta. Nessa atividade será pintado o rio Nilo e suas mediações como se fosse um jogo de tabuleiro. Os alunos serão divididos em grupos e irão jogar um dado, e a cada “catarata” do rio, terão que responder a uma pergunta, as palavras das respostas previamente recortadas, serão colocadas em uma caixa para que os alunos achem a resposta, se acertarem seguirão em frente e se errarem voltarão ao ponto anterior, passando assim a vez ao próximo grupo de alunos. A professora poderá auxiliá-lo se preciso for, mas sempre deixando que ele possa raciocinar e tentar achar a resposta certa junto com seu grupo de amigos, assim a criança será estimulada a entender e fazer a atividade. Como recompensa a professora poderá usar o restante do tempo da aula para que façam alguma brincadeira ou outra atividade que os alunos gostem. 
	Objetivos da adaptação (2 a 3 objetivos):
Facilitar a compreensão da atividade proposta.
Estimular o aluno a finalizar a atividade sem perder o foco.
Incluir socialmente esse aluno ao fazer a atividade em grupo.
	Resultados esperados (até 10 linhas):
Espera-se que o aluno por meio dessa adaptação possa realizar e compreender a atividade proposta, mesmo se for preciso que a professora o auxilie em algum momento. É importante que a criança possa se sentir incluída na sala de aula e tenha essa interação com os demais, porque a interação promove que o aluno se desenvolva e aprenda, pois é no contato com o outro que há a troca de conhecimentos. Ao colocar a proposta de um jogo, o aluno autista pode ter uma motivação maior em fazer a atividade, pois o lúdico chama bastante a atenção não só de crianças autistas, mas de qualquer criança, fazendo assim com que essas crianças aprendam brincando.

Continue navegando