Buscar

BIREME

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

BIREME
O que é?
	A Biblioteca Regional de Medicina (BIREME) é um centro especializado da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) orientado à cooperação técnica em informação científica em saúde. 
Origem
	A BIREME foi criada mediante um convênio entre a OPAS e o Governo do Brasil, representado pelos Ministérios da Saúde e da Educação, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e a Escola Paulista de Medicina.
Instituições envolvidas
	Opas, OMS, Ministério da Saúde do Brasil, Ministério da Educação e Cultura do Brasil, Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e Universidade Federal de São Paulo - Unifesp. 
Missão
	Contribuir com o desenvolvimento da saúde nos países da América Latina e Caribe por meio da democratização do acesso, publicação e uso de informação, conhecimento e evidência científica.
 Os principais fundamentos que dão origem e suporte à existência da BIREME são os seguintes:
o acesso à informação científica e técnica em saúde é essencial para o desenvolvimento dos sistemas de pesquisa, educação e atenção à saúde.
a necessidade de cooperação técnica para desenvolver e fortalecer as capacidades e infra-estruturas nacionais e regionais de informação científica e técnica dos países da América Latina e do Caribe.
a necessidade de aumentar de modo sustentável a visibilidade, acessibilidade, disseminação, uso e impacto da informação científica gerada nos níveis nacional, regional e global.
Objetivos
	O objetivo da BIREME é contribuir para o desenvolvimento da saúde das populações da Região das Américas, promovendo a cooperação entre países, a democratização do acesso à informação científica e técnica, legislação e o intercâmbio de conhecimento e evidências em prol da contínua melhoria dos sistemas de saúde, de educação e de pesquisa. 
	Para atingir o seu objetivo, a BIREME tem as seguintes funções de cooperação técnica, compreendidas no Plano Estratégico Regional da OPAS: 
Apoiar e fortalecer os sistemas de informação em ciências da saúde nos Estados Membros da OPAS.
Contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento de ações e políticas públicas em saúde, capacidades e infra-estruturas nacionais e regionais para a aquisição, organização, acesso, publicação e uso de informação, conhecimento e evidência científica nos processos e decisões em saúde.
Contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento de redes de instituições e indivíduos produtores, intermediários e usuários de informação científica, legal, técnica e factual em saúde, por meio da gestão e operação cooperativa de produtos, serviços e eventos de informação no espaço comum da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), em cooperação com as redes complementares nacionais, regionais e internacionais.
Contribuir para o desenvolvimento global de informação e comunicação científica em saúde por meio de alianças, programas, redes e projetos entre instituições internacionais, regionais e nacionais, com foco no aumento da visibilidade, acessibilidade, qualidade, uso e impacto da produção científica e técnica dos países e regiões em desenvolvimento.
Contribuir para o desenvolvimento das terminologias científicas e técnicas em saúde nos idiomas espanhol, francês, inglês e português.
Contribuir para o desenvolvimento dos sistemas de educação à distância na Região das Américas, por meio da criação de infra-estruturas e capacidades para o acesso e disseminação de informação como parte integral do Campus Virtual de Saúde Pública da OPAS.
Apoiar e promover a colaboração entre governos, profissionais, trabalhadores da saúde, usuários, instituições científicas e organismos internacionais afins, e a sociedade, de forma a criar e fortalecer sistemas nacionais de informação em saúde que promovam o ensino e a pesquisa continuada por meio da inovação e da utilização das tecnologias de informação e comunicação.
História
A cooperação técnica conduzida pela OPAS por meio da BIREME realizou uma contribuição notável à democratização da informação de qualidade em saúde, que é essencial para o desenvolvimento da saúde e a inclusão social nesta Região.
A cooperação vem evoluindo com sucessivos modelos de gestão de informação e comunicação científica. É possível identificar estes modelos nos seguintes períodos:
- Primeiro período (Desde sua criação em 1967, como Biblioteca Regional de Medicina, até final da década de 70)
O modelo da cooperação técnica da BIREME esteve baseado nas funções essenciais das bibliotecas médicas, incluindo formação de recursos humanos em gestão e operação de bibliotecas e centros de documentação, desenvolvimento de coleções locais, uso compartilhado de coleções entre bibliotecas, serviços de atenção aos usuários, pesquisas bibliográficas na base de dados MEDLINE e fotocópias de documentos.
- Segundo período (Desde o final da década de 60 até o final da década de 80)
O modelo de cooperação técnica se expande, por um lado, com a nova função de controle bibliográfico e indexação da literatura publicada nas revistas científicas de saúde da América Latina e Caribe e, por outro lado, ampliando a cobertura temática para abranger todo o domínio das ciências da saúde. 
Em 1979, a BIREME lançou o Index Medicus Latino-Americano (IMLA), indexando cerca de 150 revistas e complementando, portanto o MEDLINE, que então indexava 44 títulos da América Latina e do Caribe.
Com o IMLA, a BIREME iniciou seu destacado papel de dar visibilidade regional e internacional à produção científica e técnica em saúde da América Latina e do Caribe. Esta expansão do modelo de cooperação fez que a BIREME se transformasse de biblioteca a centro de informação e indexação para a Região, o que se reflete na mudança do nome de Biblioteca Regional de Medicina para Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde em 1982, mantendo-se, entretanto a sigla BIREME.
 	Nesse período, o IMLA evolui para a base de dados bibliográfica chamada Literatura Latino-Americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS), com ênfase na ampliação da cobertura em saúde pública.
- Terceiro período (Final da década de 80)
A BIREME promove a descentralização, no âmbito dos países, das funções de controle bibliográfico da produção científica, dos serviços de pesquisa bibliográfica e capacitação de recursos humanos. Esta descentralização se configura no Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, estruturado com uma instituição coordenadora nacional em cada país. Este movimento significou um avanço notável para o desenvolvimento das capacidades nacionais no que se refere à infra-estrutura nacional de informação e de recursos humanos gerenciais e técnicos.
No final dos anos 80, a BIREME promoveu o uso de computadores nas bibliotecas, tanto para a produção descentralizada da base de dados LILACS quanto para a pesquisa bibliográfica em CD-ROM e posteriormente on-line. O LILACS CD-ROM lançado em 1988 foi um dos primeiros CD-ROMs de informação científica produzido no mundo. Também neste período, a BIREME enriqueceu as metodologias de gestão de informação científica com o lançamento e atualização anual do vocabulário Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), que contém a tradução do Medical Subject Headings (MeSH) da Biblioteca Nacional de Medicina (NLM) dos Estados Unidos aos idiomas espanhol e português, ampliado com novas categorias de descritores para permitir melhor indexação da literatura científica e técnica da Região, especialmente saúde pública e meio ambiente.
- Quarto período (Final dos anos 90 até atualmente)
Têm sua centralidade na adoção plena da Internet como o meio de produção das fontes e fluxos de informação científica e técnica. A cooperação técnica se realiza por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Na mesma época, BIREME coopera com a Agência de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), do Brasil, para a criação da Scientific Electronic Library Online - SciELO (Biblioteca
Científica Eletrônica em Linha), como um modelo para a publicação cooperativa de revistas científicas de qualidade online na Internet em modalidade de acesso aberto.
	
Projetos e Programas
	A BIREME/OPAS/OMS desenvolve projetos de cooperação técnica com base no seu programa de trabalho de dois em dois anos. Esta linha de atuação se faz prioritária para responder às demandas crescentes do desenvolvimento da BVS, de suas redes associadas, na operação das redes de fontes e fluxos de informação científica, técnica e factual em saúde.
 	A metodologia que a BIREME segue desenvolvendo é orientada à gestão em rede de projetos na BVS. Este desenvolvimento está alinhado à estratégia da OPAS de cooperação técnica para o desenvolvimento da saúde nos países da América Latina e do Caribe, visando contribuir para o desenvolvimento de políticas e capacidades institucionais, locais, nacionais e regionais na publicação, organização e acesso eqüitativo à informação científica.
Alguns projetos:
Projetos com a OMS:
Biblioteca Virtual em Saúde da Rede ePORTUGUÊSe
Data: 2005   
Vigência: indeterminada
Portal: http://eportuguese.bvsalud.org
Sobre o projeto: http://eportuguese.bvsalud.org/php/level.php?lang=pt&component=19&item=2
Instituição líder: Organização Mundial da Saúde (OMS)
Disponibiliza as coleções de publicações, folhetos, cartazes, vídeos e legislação produzidos pelo Ministério da Saúde e entidades vinculadas.
Evidence Informed Policy Network (EVIPNet)
Data: 2005
Vigência: indeterminada
Portal: http://www.evipnet.org
Sobre o projeto: http://www.evipnet.org/php/level.php?lang=en&component=102
Instituição líder: Organização Mundial da Saúde (OMS)
	Projeto para estabelecer mecanismos para facilitar a utilização da produção científica na formulação e implementação das políticas de saúde.
Projetos específicos:
NECOBELAC - Network of Collaboration between Europe & Latin American-Caribbean Countries
Data: Fevereiro de 2009
Vigência: 3 anos
Portal: http://www.necobelac.eu
Sobre o projeto: http://www.necobelac.eu/pt/overview.php
Instituição líder: Istituto Superiore di Sanità (ISS) de Itália
	Projeto que contribuirá para reforçar a coordenação, desenvolvimento e eficácia de infra-estruturas de informação relacionadas com saúde na Europa e em países da América Latina e Caribe (LAC).
Desenvolvimento de metodologias e sistemas para a publicação eletrônica de livros científicos de editoras universitárias
Data: 10 Novembro de 2009
Vigência: 5 anos
Instituição líder: Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade Federal da Bahia (UFBA) 
	O projeto visa aumentar a visibilidade, acessibilidade, qualidade, o uso e impacto dos livros, e contribuir para o aprimoramento continuado das capacidades das editoras participantes em gestão de processos de edição, publicação e comercialização on-line de livros, de acordo com o estado da arte internacional.
A presença do/no Brasil
	A sede da BIREME está localizada no Brasil no campus central da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) desde sua criação em 1967.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando