Buscar

BIBLIOTECAS DIGITAIS BDTD E BN DIGITAL

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo apresentar informações acerca do que vem a ser Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), as possibilidades de conexão a serem seguidos no sistema da BDTD, isto é, os padrões, protocolo e programas para que seja possível o fluxo de dados; O conceito e características de bibliotecas digitais de Teses e Dissertações universitárias da universidade de São Paulo (USP ) e universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) além do conceito de Biblioteca Nacional Digital (BN digital), assim como seus serviços, recursos e produtos.
 DESENVOLVIMENTO
A BDTD é um projeto da biblioteca digital de Teses e Dissertações nacional coordenado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) que gerencia a base de Teses e Dissertações eletrônicas produzidas em instituições de ensino Superior brasileiras através de sistemas de informação. Esse projeto possibilita publicações de Teses e Dissertações não só no Brasil, mas no exterior por meio de uma integração internacional dando importância e visibilidade à produção científica. 
A BDTD foi desenvolvida com o apoio da Finep (Financiadora de Estudos e Pesquisas), CTC(Comitê Técnico Consultivo) formado por integrantes do IBICT, MEC e CNPq , tendo por objetivo gerar o desenvolvimento e ditar na especificação de padrões, a serem seguidos no sistema da BDTD. Desse modo, os padrões de conexão que devem ser explorados são: MTD2-BR (Metadados de Teses e Dissertações Brasileira), DUBLINCORE (Padrão Internacional usado para descrever qualquer tipo de recurso na Web) e ETD-MS (Padrão de metadados de interoperabilidade de teses e dissertações); além do protocolo OAI-PMH (Open  Archive Inatiative - um mecanismo para transferência de dados entre bibliotecas digitais) e o software ARC, programa derivado do protótipo Universal Preprint Service (UPS) utilizado na Biblioteca Nacional de Teses e Dissertações da UFMG.
As instituições de nível superior universidade de São Paulo (USP) e UFMG integram o consórcio com a BDTD. A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP foi inaugurada em 28 de junho de 2001 formando parte do grupo de trabalho e do projeto-piloto  no desenvolvimento da BDTD. Tem como objetivo disponibilizar os trabalhos produzidos e defendidos por autores da universidade de São Paulo, possibilitando com que as comunidades brasileiras e internacionais tenham acesso as suas teses e dissertações. A disponibilização das produções científicas trazem benefícios como o acesso rápido e fácil e oportunidades de crescimento profissional para os autores. Para os orientadores e áreas de pós-graduação, contribuem para o aumento e impacto de suas pesquisas em qualquer lugar do mundo. A BDTD USP dispõe de 18.531 dissertações e 12.167 teses. 
Para a elaboração de Teses e Dissertações, os autores devem seguir diretrizes estabelecidas pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da própria universidade Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: documento eletrônico e impresso a fim de padronizar os trabalhos científicos.
 Para a publicação no portal, o aluno deve seguir alguns procedimentos (obtenção do formulário de autorização, do formulário de dados, conversão da tese ou dissertação para o formato em PDF utilizado na biblioteca).
O acesso às produções científicas podem ser realizadas através de pesquisa “simples” ou “avançada” por meio de filtros (tipo de documento- teses, dissertações, tese de livre-docência; nome do autor, título, resumo, palavra-chave, unidade e ano de defesa). Quanto ao Acervo, pode-se realizar a busca por ano; área do conhecimento( engenharia ambiental, administração escolar); autor e o nome do documento(dissertação de mestrado, tese de doutorado). Os documentos podem ser baixados em PDF. 
A Biblioteca Digital de Tese e Dissertações da Usp disponibiliza também outros serviços: estante digital para organizar os trabalhos de interesse do usuário; Os trabalhos decorrentes, o cadastramento do trabalho derivado de teses ou dissertações; gráficos estatísticos, serviço de dados e gráficos do portal para acessar rapidamente visitas e download do documento; As redes sociais para compartilhar os trabalhos na rede sociais.
Assim como a BDTD USP, a BDTD UFMG tem como objetivo disponibilizar os trabalhos de produção científica produzidos por alunos de mestrado e doutorado da universidade para as comunidades. O projeto BDTD UFMG foi criado de forma integrada com o sistema Opus, um software responsável pela gestão da produção de trabalhos científicos na universidade. É um projeto piloto,que envolve a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, os Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação e em Lingüística, a Biblioteca Universitária e o Laboratório de Computação Científica Para a publicação da tese ou dissertação, o autor deve seguir alguns procedimentos (cadastro do trabalho no sistema Opus). A visualização do texto ocorre após a aprovação da secreta ria e liberação da biblioteca universitária. Diferente da BDTD UFMG a BDTD USP não precisa cadastrar a tese ou dissertação no sistema Opus. As produções científicas devem estar no formato PDF.
O critério de pesquisa pode ser por meio de informação de algum texto no Opus ou por comunidades no Opus DSpace, entenda-se comunidade por teses e dissertações. É possível navegar também com a informação do título, nome do autor, comunidades e coleções e datas. Nas datas ao inserir o mês e o ano de publicação das produções científicas, a página carrega informações dos trabalhos decorrentes domes e ano solicitado. 
As teses e dissertações dos autores possuem o URI, um endereço eletrônico que disponibiliza o acesso às informações do trabalho do autor em outras páginas da internet. O mesmo não ocorre na BDTD USP.
Na área do conhecimento das BDTD USP/UFMG ,as teses de doutorado e as dissertações de mestrado aparecem especificadas por área do conhecimento.
Todos os trabalhos científicos da BTDT USP/UFMG encontram-se disponíveis no formato de arquivo PDF.
A Biblioteca Nacional Digital (BN) é um portal que disponibiliza seus serviços e produtos através da digitalização de obras, projetos, exposições e pesquisas para disponibilizá-las online. Uma maneira fácil, moderna e interessante de conhecer a cultura e o patrimônio histórico do país. A BN digital busca a democratização do acesso à memória cultural, e também, o “não esquecimento” da sua diversidade.
A biblioteca digital oferece aos usuários acesso aos projetos desenvolvidos pela própria biblioteca. Esses projetos consistem em: Rede de Memória Virtual Brasileira(em manutenção), 200 anos, A França no Brasil, Literários, Pedro de Angelis, Guerra do Paraguai, Thereza Christina Maria, Alexandre Rodrigues Ferreira 250 anos, Memória dos Presidentes, Brasil e Estados Unidos, Tráfico de Escravos no Brasil, Mário Pedrosa e Cartografia Histórica dos Séc. XVI ao XVIII.Até o momento o site fornece treze projetos concluídos. Dentre estes projetos, destacam-se alguns:
Projeto Guerra do Paraguai 
Esse projeto apresenta o maior conflito armado da América do Sul. Nele explica-se todo o contexto histórico, apresentação de fotografias do combate, coleção dos uniformes militares , uma base de dados que disponibiliza o serviço de pesquisa on-line à bibliográficas utilizadas no projeto, personagens dessa guerra , parcerias feitas para a conclusão do projeto e os créditos.
Projeto Projetos Literários
Esse projeto aborda a ligação da atividade literária com o jornalismo. 
Dentro desse projeto existem links como Títulos, que é uma explicação de título de um almanaque literário. Personagens, que conta a vida de muitos autores brasileiros, e como exemplo ao fim de cada explicação é apresentado um trecho ou um poema do mesmo autor; Bibliografia, que são todas as referências utilizadas e os créditos.
Projeto Memória dos Presidentes
Nesse projeto, apresenta-se um acervo privado dos presidentes do Brasil. Conta com, etapas do trabalho, a bibliografia especializada, base geral de pesquisase créditos.
Projeto Colleção D. Thereza Christina Maria
É um projeto em comemoração ao bicentenário da chegada da família Real portuguesa ao Brasil. A Biblioteca Nacional junto à Fundação Getty lançam a coleção fotográfica do Imperador Pedro II compostas em 23.000 fotos. Parte dessa coleção fora doada à biblioteca nacional colleção D. Thereza Christina Maria. O acervo é composto por fotografias do Brasil e do mundo no século XIX. Este período fora escolhido por referir-se à personalidade do imperador e de seus interesses. Este acervo é registrado pela UNESCO no programa memória do Mundo, como patrimônio da humanidade. Além das fotografias, no site também há pesquisa histórica e descrição bibliográfica completa.
Projeto Futuro
O projeto Rede de Memória Hemográfica brasileira pretende digitalizar e disponibilizar todos os periódicos raros e extintos da Biblioteca . A BN visa realizar este projeto por ter o acervo mais completos de periódicos.
Pesquisas
 A BN digital oferece o serviço de pesquisa, que pode ser feita através do link “pesquisa”. Ao abrir o link, é possível pesquisar de diversas formas: “Pesquisa livre por palavras”, ou seja, a busca pode ser realizada por “Palavras do autor”, “Palavras do título”, “Palavras do assunto” (autor, título, assunto, coleção,local de publicação, publicador, ano de publicação, tipo de documento). Nessa pesquisas encontram-se não só obras ou cartas digitadas, mas também, manuscritos digitalizados.
Exposições
Nesta área do portal, exposições são apresentadas. Que são: Medeiros e Albuquerque, João do Rio e Benjamim Costallat: pequena exposição de livros; Exposição Virtual O centenário de Caio Prado Júnior no acervo da Biblioteca Nacional; Dom João VI e a Biblioteca Nacional, O papel de um Legado.
CONCLUSÃO
As bibliotecas digitais analisados neste trabalho nos mostram a complexidade e riqueza dos materias disponíveis nos sites. Tanto as BDTD como a BN Digital visam a disseminação de seus serviços, produtos e recursos as comunidades a fim de que estas tenham acesso rápido e eficaz às suas produções.
No que compete à BDTD, suas produções por serem mais especializadas, se direcionam à um público específico. Além disso, as universidades disponibilizam as produções científicas de seus próprios alunos, o que é bastante interessante e talvez motivador para o que elabora a tese ou a dissertação já que também abre perspectivas de crescimento profissional. A BDTD também permite que não só as comunidades brasileiras, mas internacional tenham acesso aos trabalhos. Ao fazer isso, ela também preserva o seu acervo digital.
Em relação à BN Digital, sua iniciativa em fazer uma BN digital é disponibilizar parte do seu acervo online a todos que se interessem, sem ter a necessidade de ir a sua sede, na Av. Rio Branco – RJ, por exemplo, a área para Pesquisa, onde é possível fazer a leitura de obras manuscritas digitalizadas, que normalmente não podem ser vistas tão de perto na BN; área de apresentação de projetos, que são pesquisas de “Períodos Históricos” brasileiros e internacionais; e a área de exposições onde é possível conhecer peças fundamentais do acervo da Biblioteca Nacional Brasileira. Essa iniciativa busca manter informado o usuário acerca do que a biblioteca produz ao mesmo tempo que ela dissemina a cultura brasileira e internacional.
BIBLIOGRAFIA
http://bndigital.bn.br/index.htm
http://bdtd.ibict.br/
http://www.teses.usp.br/
http://www.teses.usp.br/index.php?option=com_jumi&fileid=11&Itemid=76&lang=pt-br
http://www.teses.usp.br/index.php?option=com_jumi&fileid=12&Itemid=77&lang=pt-br
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMG.htm 
Biblioteca Digital da UFMG Navegando por Data.mht 
Biblioteca Digital da UFMG EXEMPLO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO.mht 
 
SEMINÁRIO SOBRE BIBLIOTECAS DIGITAIS
Alunas:
Cristiani Chaves dos Santos
Emanuela
Carolina Nogueira
Trabalho entregue ao professor 
Gustavo Saldanha na disciplina
De Fundamentos de Biblioteconomia
2011/2º

Continue navegando