Buscar

Aula 2 DIREITO EMPRESARIAL- MATERIAL DO ALUNO

Prévia do material em texto

Aula 2 - Direito Empresarial 
Objetivos:
Continuar o estudo sobre o direito empresarial, em especial, sobre o nome empresarial do empresário individual. 
Estrutura de conteúdo:
Continuando a aula anterior, passamos ao estudo sobre o nome empresarial do empresário individual.
A pessoa natural que pretender atuar com Empresário deve adotar, como nome empresarial, uma firma individual constituída por seu nome, completo ou abreviado, aditando-lhe, se quiser, designação mais precisa da sua pessoa ou do gênero de atividade. (art. 1.156 do CC).
O Uso do nome empresarial é uma das prerrogativas do empresário, que, por meio deste, contrai obrigações perante terceiros, no exercício da empresa. Assim, o nome empresarial é o sinal que distingue um empresário dos demais, o que possibilita a sua individualização; e, conseqüentemente, a imposição de eventuais responsabilidades.
Por isso, o nome empresarial é exclusivo e somente o empresário que o elege pode usá-lo. A exclusividade do nome empresarial advém do registro do empresário perante a Junta Comercial, assim, para obter a proteção legal, o indivíduo deve proceder a sua inscrição através de requerimento de abertura de firma individual que contenha os elementos descritos no art. 968 do código civil
A responsabilidade do empresário individual
O Empresário individual reúne em seu patrimônio bens particulares e bens afetos à empresa, como não há autorização legal para a separação destes bens dentro do mesmo patrimônio, por se tratar de uma única pessoa natural, o empresário individual responde com todo os seus bens, através do nome empresarial escolhido, pelo montante integral das obrigações assumidas.
Assim, podemos dizer que o empresário individual responde da seguinte maneira:
Pessoal - através do nome empresarial;
Direta - com todos os seus bens; e
Ilimitada – pelo montante integral das obrigações no exercício da empresa.
Nota-se que o risco assumido é muito grande, haja vista que, mesmo os bens não relacionados com a empresa concorrem para o pagamento das obrigações oriundas daquela. Por isso, não é comum ver empresários individuais atuando no mercado, muitos, preferem constituir sociedades com familiares para fugir da regra da responsabilidade ilimitada.
Geralmente, as obrigações contraídas pelo empresário têm natureza contratual, pois decorrem da atividade econômica escolhida. Contudo, os empresários individuais também respondem pelos danos causados pelos produtos que estes colocam em circulação. 
VERIFIQUE SE VOCÊ APRENDEU
- Qual nome empresarial é adotado pelo empresário individual?
- Como o nome empresarial se torna exclusivo?
- Qual a responsabilidade do empresário individual do empresário da EIRELI?
-TRAGA PARA A SALA DE AULA UM DOCUMENTO REPRESENTATIVO DE EMPRESA INDIVIDUAL

Continue navegando