Buscar

Objetivas Cont. Gerencial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

01 - A Contabilidade de custos é responsável pelo controle de consumo de recursos utilizados pelas organizações durante seu período ou processo produtivo. Como ciência do saber, é também uma terminologia própria que, se não for esclarecida, muitas vezes inviabiliza ao leigo sua compressão. Analise as opções a seguir, referentes à Contabilidade de Custos e, em seguida, assinale a alternativa correta. 
A) A Contabilidade de custos é uma técnica usada com o objetivo de identificar, registrar, controlar e mensurar os custos das operações de compra e venda de mercadoria, no processo produtivo e nas operações de serviços. 
B) A Contabilidade de custos é uma técnica com o objetivo de eliminar, registrar, controlar e aumentar os custos das operações de compra e venda de mercadoria, no processo produtivo e nas operações de serviços. 
C) A Contabilidade de custos tem como objetivo identificar, registrar, controlar e aumentar os custos das operações de compra e venda de mercadoria, no processo produtivo e nas operações contábeis. 
D) A Contabilidade de custos tem como objetivo eliminar, planejar, controlar e aumentar os custos das operações de compra e venda de mercadoria, no processo produtivo e nas operações contábeis.
02 - A contabilidade, por ser uma ciência social aplicada, somente existe para atender a necessidade do seu usuário – o usuário da informação contábil e sua razão de ser. Analise as afirmações a seguir e, em seguida, assinale a alternativa que descreve o conceito de usuário em contabilidade. 
A) O conceito de usuário em contabilidade está concentrado na pessoa física ou jurídica que utilize as informações geradas pela contabilidade para a tomada de decisões. 
B) O conceito de usuário em contabilidade está concentrado, somente, na pessoa física que utilize as informações geradas pela contabilidade para a tomada de decisões. 
C) O conceito de usuário em contabilidade está concentrado, somente, na pessoa jurídica que utilize as informações geradas pela contabilidade para a tomada de decisões. 
D) O conceito de usuário em contabilidade está concentrado nos clientes ou fornecedores que utilizem as informações geradas pela contabilidade para a tomada de decisões.
03 - A identificação e comparação dos custos e receitas relevantes é o núcleo do modelo de decisão tática. Portanto, é essencial conhecer o significado de custos receitas relevantes. (HANSEN & MOWEN,2003 p.631). Analise as opções a seguir, referentes aos custos de receitas relevantes e, em seguida, assinale a alternativa correta. 
A - Para ser considerado relevante, um custo deve ser apenas um custo futuro, mas não precisa ser diferente de uma alternativa para outra. B) Para ser considerado relevante, um custo não deve ser apenas um custo presente e, também, não precisa ser diferente de uma alternativa para outra. C) Para ser considerado relevante, um custo não deve ser apenas um custo futuro, mas também precisa ser diferente de uma alternativa para outra. D) Para ser considerado relevante, um custo deverá ser apenas um custo presente, mas não precisa ser diferente de uma alternativa para outra.
04 - Algumas das competências requeridas, conforme a figura acima, pode ser apreendida no dia a dia da organização. No entanto, muitas outras são constantemente aprimoradas, principalmente porque existem escalas diferentes de importância dos gestores no processo decisório. Referentes a estas competências, enumere a coluna A de acordo com a coluna B e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Coluna A
1. Dar/receber feedback.	2. Buscar inovar.	3. Comprometimento.
4. Comunicação.		5. Empreendedorismo.
Coluna B
(5) Gerir o negócio com estratégias inovadoras, criativas e eficazes.
(3) Identificar-se com os valores e os propósitos da organização; atuar de modo comprometido e, ao mesmo tempo, agregar valor aos processos.
(4) Transmitir e explicar ideias e informações com clareza e argumentos adequados.
(1) Receber e dar informações verdadeiras, em momentos adequados, podendo subsidiar e orientar desempenhos, comportamentos, posturas e resultados.
(2) “Correr atrás” de soluções inovadoras, buscando e aprendendo novas ações e negócios.
A) 5 – 3 – 4 – 1 – 2 	 B) 5 – 4 – 2 – 3 – 1 	C) 1 – 5 – 4 – 3 – 2 	D) 3 – 4 – 1 – 5 – 2
05 - Analise a sentença a seguir e, em seguida, assinale a alternativa que contém as palavras que completam, corretamente, as lacunas. Para a _____________ de decisões, primeiramente devemos conhecer a ______________ das empresas, bem como os diversos setores que lhe compõem. Os ______________ enfrentam problemas no setor de pesquisa e desenvolvimento, vendas, marketing, produção, finanças, recursos humanos e serviços pós vendas; apesar de serem setores diferenciados, o processo de decisão que eles seguem pode ser _____________. (LUNKES, 2007) 
A - análise – estrutura – fornecedores – uniforme. B) análise – missão – gerentes – uniforme. C) tomada – estrutura – gerentes – uniforme. D) tomada – visão – gerentes – desconsiderado
06 - Analise a sentença a seguir e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. Os propósitos de um CMS são fornecer mensuração de custos para relatórios contábeis ____________, decisões estratégicas e controle de custos operacionais ___________. O gestor de produção avalia o custo ___________ do processo de preparação para _________ um programa de processo de melhoria. 
A - externos – internos – operacional – avaliar B) internos – externos – operacional – avaliar C) externos – internos – administrativo – avaliar D) internos – externos – administrativo – avaliar
07 - Analise as afirmações a seguir e, em seguida, assinale a alternativa que indica o conceito de gerenciar, descrito por Gomes (2011). 
A - Gerenciar é, somente, o ato planejar, com o objetivo de conseguir resultados e fazer acontecer. B) Gerenciar é o procedimento de pensar, de definir e de atuar com o objetivo de conseguir resultados e fazer acontecer. C) Gerenciar é o procedimento de agir sem pensar, com o objetivo de conseguir resultados e fazer acontecer. D) Gerenciar é o ato de pensar, sem a necessidade de definir ou atuar, com o objetivo de conseguir resultados e fazer acontecer.
08 - Analise as opções a seguir, marque V (VERDADEIRO) para as sentenças corretas ou F (FALSO) para as incorretas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. O controle de custos, devido à relevância que tem para as organizações, muitas direcionam seus esforços para melhorar ou aprimorar seus controles de custos, como: ( ) Visa estratégias que aumentem o custo dos produtos. ( ) Controle de custos de produção. ( ) Melhoria de processo e eliminação de desperdícios. ( ) Otimização de resultados. ( ) Auxílio na tomada de decisões gerenciais. 
A - F – V – F – V – V B) F – V – F – F – V C) F – V – V – V – F D) F – V – V – V – V
09 - Ao analisar o processo decisório, podemos perceber que a escolha da decisão, por parte do administrador, sofre a influência de alguns fatores como: incertezas, tendenciosidades e qualidade da decisão. (Eldenburg & Wolcott, 2007). Referente ao fator Qualidade da Decisão, analise as opções a seguir e assinale a alternativa correta. 
A - Refere-se às características de uma deliberação que afetam a probabilidade de se obter um resultado negativo. As incertezas e as tendenciosidades aumentam a qualidade da decisão. B) Refere-se às características de uma deliberação que não afetam a probabilidade de se obter um resultado positivo. As incertezas e as tendenciosidades aumentam a qualidade da decisão. C) Refere-se às características de uma deliberação que afetam a probabilidade de se obter um resultado positivo. As incertezas e as tendenciosidades aumentam a qualidade da decisão. D) Refere-se às características de uma deliberação que afetam a probabilidade de se obter um resultado positivo. As incertezas e as tendenciosidades reduzem a qualidade da decisão.
10 - Ao analisar os custos, podemos perceber que todas as atividades consomem
recursos, e eles têm custos. Quando verificamos o comportamento das atividades em relação aos custos, usamos medidas de saída (produtos), chamadas direcionadores de custos. Analise as opções a seguir, referentes aos direcionadores de custos, e, em seguida, assinale a alternativa correta. 
A - O direcionador é conhecido por usar raciocínio, causa e efeito, para identificar fatores. B) O direcionador é conhecido por usar, somente, o balanço patrimonial para identificar fatores. C) O direcionador é conhecido por usar, somente, a DRE para identificar fatores. D) O direcionador é conhecido por usar o balanço patrimonial e DRE para identificar custos com a produção. 
11 - Ao analisarmos os comportamentos de custos, podemos aferir que algumas funções de custos, em determinado momento, podem ou não ser lineares, ou seja, em algum momento essas funções são descontínuas e essa descontinuidade é conhecida como uma função por degrau. Analise as afirmações a seguir, referentes aos custos variáveis por degrau e, em seguida, assinale a alternativa correta. 
A - Conforme Hansen e Mowen (2003), itens que mostram comportamento de custo por degraus precisam ser comprados em blocos. A largura do degrau define a faixa de execução de atividade para a qual uma quantidade do recurso deve ser adquirida. B) Conforme Hansen e Mowen (2003), itens que mostram comportamento de custo por degraus precisam ser comprados em blocos. O comprimento do degrau define a faixa de preparação de atividade para a qual uma quantidade do recurso deve ser adquirida. C) Conforme Hansen e Mowen (2003), itens que mostram comportamento de custo por degraus precisam ser vendidos em blocos. A largura do degrau define a faixa de execução de atividade para a qual uma quantidade do recurso deve ser vendida. D) Conforme Hansen e Mowen (2003), itens que mostram comportamento de custo por degraus precisam ser vendidos em blocos. O comprimento do degrau define a faixa de preparação de atividade para a qual uma quantidade do recurso deve ser vendida.
12 - As organizações buscam formas de se tornar perenes ao longo dos tempos e, para isso, buscam melhorar seus controles gerenciais, uma vez que estes são responsáveis por balizar as decisões dos gestores. Os controles gerenciais são responsáveis pelo desenho ou fluxo da informação. Analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que descreve, corretamente, o principal objetivo dos controles gerenciais. 
A - Seu principal objetivo é eliminar o processo ou fluxo de uma empresa, a fim de controlar as ações ou decisões sobre determinado ato administrativo. B) Seu principal objetivo é descrever determinado processo ou fluxo, a fim de controlar as ações ou decisões sobre determinado ato administrativo. C) Seu principal objetivo é criar determinado processo ou fluxo, a fim de eliminar as ações ou decisões sobre determinado ato administrativo. D) Seu principal objetivo é controlar o processo ou fluxo, a fim de eliminar as ações ou decisões sobre determinado ato administrativo.
13 - As terminologias mais usuais estudadas pela grande maioria dos teóricos que tratam deste assunto, como Eliseu Martins, Hansen & Mowen, entre outros, são as seguintes: gasto, desembolso, investimento, custo, despesa e perda. Referente à perda, analise as opções a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta. 
A - Entende-se como o consumo de um ativo por parte da organização, com o objetivo de obtenção de um bem ou serviço. O consumo do ativo entende-se como o consumo de bem numerário. B) Devemos entender sob a ótica de dois pontos de vista: relacionadas ao processo produtivo e não relacionadas ao período produtivo. C) Podem ser compreendidas como o desencaixe de recursos na aquisição de um bem, serviços ou direito; pode ocorrer concomitantemente com o gasto. D) É a aquisição de um bem ou serviços, que será contabilizado no ativo. É registrado em função da sua vida útil ou capacidade de fluxo de caixa ou benefícios futuros.
14 - As terminologias mais usuais estudadas pela grande maioria dos teóricos que tratam deste assunto, como Eliseu Martins, Hansen & Mowen, entre outros, são as seguintes: gasto, desembolso, investimento, custo, despesa e perda. Referente a gasto, analise as opções a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta. 
A - Entende-se como o consumo de um ativo por parte da organização, com o objetivo de obtenção de um bem ou serviço. O consumo do ativo entende-se como o consumo de bem numerário. B) Pode ser compreendido como o desencaixe de recursos na aquisição de um bem, serviços ou direito; pode ocorrer concomitantemente com o gasto. C) É a aquisição de um bem ou serviços, que será contabilizado no ativo. É registrado em função da sua vida útil ou capacidade de fluxo de caixa ou benefícios futuros. D) Está relacionado com recursos ou insumos consumidos durante o período de produção, para a geração ou elaboração de outros bens e serviços.
15 - As terminologias mais usuais estudadas pela grande maioria dos teóricos que tratam deste assunto, como Eliseu Martins, Hansen & Mowen, entre outros, são as seguintes: gasto, desembolso, investimento, custo, despesa e perda. Referente ao desembolso, analise as opções a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta. A) Entende-se como o consumo de um ativo por parte da organização, com o objetivo de obtenção de um bem ou serviço. O consumo do ativo entende-se como o consumo de bem numerário. B) Pode ser compreendido como o desencaixe de recursos na aquisição de um bem, serviços ou direito; pode ocorrer concomitantemente com o gasto. C) É a aquisição de um bem ou serviços, que será contabilizado no ativo. É registrado em função da sua vida útil ou capacidade de fluxo de caixa ou benefícios futuros. D) Está relacionado com recursos ou insumos consumidos durante o período de produção, para a geração ou elaboração de outros bens e serviços. 
16 - As terminologias mais usuais estudadas pela grande maioria dos teóricos que tratam deste assunto, como Eliseu Martins, Hansen & Mowen, entre outros, são as seguintes: gasto, desembolso, investimento, custo, despesa e perda. Referente ao investimento, analise as opções a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta. 
A - Entende-se como o consumo de um ativo por parte da organização, com o objetivo de obtenção de um bem ou serviço. O consumo do ativo entende-se como o consumo de bem numerário. Pode ser compreendido como o desencaixe de recursos na aquisição de um bem, serviços ou direito; pode ocorrer concomitantemente com o gasto. B) É a aquisição de um bem ou serviços, que será contabilizado no ativo. C) É registrado em fução da sua vida útil ou capacidade de fluxo de caixa ou benefícios futuros. D) Está relacionado com recursos ou insumos consumidos durante o período de produção, para a geração ou elaboração de outros bens e serviços.
17 - Assinale a alternativa que indica, corretamente, qual etapa está descrita no conceito a seguir. Conforme Lunkes (2007, p. 15), alguns autores chamam esta etapa do ciclo de direção e motivação, pois, nesta etapa, os gestores desenvolvem a coordenação de diversas atividades da empresa, onde, além de envolver a movimentação de recursos financeiros, também ocorre a movimentação de recursos humanos para atender o processo operacional. 
A - Planejamento. B) Execução. C) Verificação. D) Controle.
18 - Assinale a alternativa que indica, corretamente, qual etapa está descrita no conceito a seguir. É a atividade responsável por monitorar, analisar e avaliar a utilização de recursos consumidos, para alcançar os objetivos traçados. O principal objetivo é verificar se ações adotadas pelas várias áreas envolvidas no processo estão atingindo as metas estabelecidas no planejamento. 
A - Planejamento. B) Execução. C) Descarte. D) Controle. 
19 - Atkison et. al. (2002, p.36) afirma que a contabilidade gerencial é responsável pelo processo de produzir informação operacional e financeira para funcionários e administradores. Analise as afirmações a seguir
e assinale a alternativa que descreve, corretamente, o conceito de contabilidade gerencial. 
A - Segundo Atkinson et. al. (2000, p.36), “Contabilidade Gerencial é o processo de identificar, mensurar, reportar e analisar informações sobre eventos econômicos das empresas”. b) Segundo Atkinson et. al. (2000, p. 36), “Contabilidade Gerencial é o processo de identificar, mensurar, reportar e analisar produtos sobre eventos ambientais das empresas”. c) Segundo Atkinson et. al. (2000, p. 36), “Contabilidade Gerencial é o processo de identificar, mensurar, reportar e analisar as estratégias sobre eventos políticos das empresas”. d) Segundo Atkinson et. al. (2000, p. 36), “Contabilidade Gerencial é o processo de identificar, mensurar, reportar e analisar os problemas operacionais sobre eventos internos das empresas”. 
20 - Benefícios e limitações à implementação do custeio, baseado em atividades, apresenta inúmeros benefícios e limitações, dependendo da forma de desenvolvimento do sistema. Assinale a alternativa que indica uma das limitações do método de custeio ABC. 
A - Dificulta a alocação dos custos. B) Não melhora o controle dos custos indiretos. C) Dificulta a melhoria na tomada de decisões. D) Não soluciona por completo a problemática da alocação dos custos indiretos. 
21 - Considerando a empresa Gestão Ativa, criada e operada por alunos do curso de Administração, turma 2012/08, que vende e instala equipamentos de áudio em casas, carros e caminhões, obteve a seguinte demonstração de resultado da Gestão Ativa para o ano: 
Receitas.............................................................R$ 500.200,00 Custo de produtos vendidos..................................R$ (360.000,00) Lucro bruto.........................................................R$ 140.000,00 Despesas administrativas e de venda......................R$ (30,000,00) Resultado operacional...........................................R$ 110.000,00 
Calcule uma margem sobre custo de produtos vendidos (CPV), por meio da soma das despesas administrativas e de vendas com o resultado operacional dividida pelo custo de produtos vendidos. Em seguida, assinale a alternativa correta. A fórmula é a seguinte: margem sobre CPV = (despesa administrativa e de vendas + resultado operacional) / CPV 
A - A margem sobre o custo de produtos vendidos é 39%. B) A margem sobre o custo de produtos vendidos é 49%. C) A margem sobre o custo de produtos vendidos é 59%. D) A margem sobre o custo de produtos vendidos é 69%.
22 - Considerando a empresa Gestão Ativa, criada e operada por alunos do curso de Administração, turma 2012/08, que vende e instala equipamentos de áudio em casas, carros e caminhões, obteve a seguinte demonstração de resultado da Gestão Ativa para o ano: 
Receitas.........................................................R$ 650.200,00 Custo de produtos vendidos..............................R$ (480.300,00) Lucro bruto.....................................................R$ 169.900,00 Despesas administrativas e de venda..................R$ (40.000,00) Resultado operacional.......................................R$ 129.900,00 
Calcule uma margem sobre custo de produtos vendidos (CPV), por meio da soma das despesas administrativas e de vendas com o resultado operacional dividida pelo custo de produtos vendidos. Em seguida, assinale a alternativa correta. A fórmula é a seguinte: margem sobre CPV = (despesa administrativa e de vendas + resultado operacional) / CPV A - A margem sobre o custo de produtos vendidos é 15%. B) A margem sobre o custo de produtos vendidos é 25%. C) A margem sobre o custo de produtos vendidos é 35%. D) A margem sobre o custo de produtos vendidos é 40%.
23 - Considerando a empresa Gestão Ativa, criada e operada por alunos do curso de Administração, turma 2012/08, que vende e instala equipamentos de áudio em casas, carros e caminhões, obteve a seguinte demonstração de resultado da Gestão Ativa para o ano: 
Receitas............................................................R$ 700.500,00 Custo de produtos vendidos................................R$ (540.000,00) Lucro bruto.............................................................160.500,00 Despesas administrativas e de venda.........................(50,000,00) Resultado operacional..............................................110.500,00 
Calcule uma margem sobre custo de produtos vendidos (CPV), por meio da soma das despesas administrativas e de vendas com o resultado operacional dividida pelo custo de produtos vendidos. Em seguida, assinale a alternativa correta. A fórmula é a seguinte: margem sobre CPV = (despesa administrativa e de vendas + resultado operacional) / CPV 
E - A margem sobre o custo de produtos vendidos é 10%. F) A margem sobre o custo de produtos vendidos é 20%. G) A margem sobre o custo de produtos vendidos é 30%. H) A margem sobre o custo de produtos vendidos é 40%
24 - Considerando a empresa Gestão Ativa, criada e operada por alunos do curso de Administração, turma 2012/08, que vende e instala equipamentos de áudio em casas, carros e caminhões, obteve a seguinte demonstração de resultado da Gestão Ativa para o ano: Receitas ...................................................R$ 1.000.500,00 Custo de produtos vendidos ...........................R$ (840.000,00) Lucro bruto ..................................................R$ 160.500,00 Despesas administrativas e de venda ....................(150.000,00) Resultado operacional ..........................................10.500,00 
Calcule uma margem sobre custo de produtos vendidos (CPV), por meio da soma das despesas administrativas e de vendas com o resultado operacional dividida pelo custo de produtos vendidos. Em seguida, assinale a alternativa correta. A fórmula é a seguinte: margem sobre CPV = (despesa administrativa e de vendas + resultado operacional) / CPV 
A - A margem sobre o custo de produtos vendidos é 19%. B) A margem sobre o custo de produtos vendidos é 29%. C) A margem sobre o custo de produtos vendidos é 39%. D) A margem sobre o custo de produtos vendidos é 49%.
25 - Custeio Alvo (Target Costing) é uma ferramenta de gestão de custos para realizar a redução de custos como um foco-chave em toda vida de um produto. Analise as opções a seguir, referentes ao custeio alvo, e, em seguida, assinale a alternativa correta. 
A - O custeio-alvo é um método de determinar o custo de um produto ou serviço, baseado no preço (preço-alvo) que os consumidores estejam dispostos a pagar. B) O custeio-alvo é um método de determinar o custo da área da engenharia, baseado nas atividades relacionadas na elaboração de novos produtos. C) O custeio-alvo é um método de determinar o custo de um produto ou serviço, baseado no preço pago na matéria-prima. D) O custeio-alvo é um método de determinar o custo de um produto ou serviço, baseado no preço que os gestores estabelecem para a venda
26 - Dentro da ótica da tomada de decisões, alguns fatores apresentam relevância, pois afetam uma decisão em particular. Entre eles podemos citar: o preço, o custo, a qualidade e o tempo. Analise as sentenças a seguir, marque V (VERDADEIRO) para as sentenças corretas ou F (FALSO) para as incorretas. Em seguida, assinale a alternativa correta: 
(V) O preço continua sendo, em muitos casos, o diferencial de sucesso da empresa. A formação dos preços de venda dos produtos ou serviços obedece a vários métodos estratégicos. (V) O custo continua sendo uma variável importante, principalmente para as empresas que atuam baseadas no preço. As empresas devem encontrar formas economicamente viáveis para a redução dos custos, por meio do controle dos desperdícios. (V) A qualidade e a satisfação do cliente estão muito próximas e a qualidade do processo geralmente determina a qualidade de produtos e serviços. (V) O tempo é uma importante medida de valor e deve ser monitorada em todas as fases da cadeia de valor. Muitos clientes dão extremo valor a tempo de atendimento curto, medido com o tempo transcorrido
desde o momento em que é feito o pedido até o momento em que o produto ou serviço desejado é entregue ou realizado. 
A - V – V – V – V B) F – V – V – V C) F – F – V – V D) F – F – F – V 
27 - Dentro da terminologia contábil de custos, alguns autores procuram segregar ou classificar as contas que pertencem ao ativo, uma vez que este é entendido como aplicação de recursos. Referente aos bens de renda, analise as opções a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta. 
A - Têm liquidez a longo prazo e são constituídos pelas contas da organização. Exemplo: dinheiro em caixa, dinheiro no banco, aplicações de resgate imediato etc. B) Eles têm caráter permanente e servem para vários períodos produtivos da organização. Exemplo: os veículos usados para as operações da organização, o imóvel onde se encontram as operações da organização, equipamentos necessários para suas operações etc. C) Têm liquidez imediata e são constituídos pelas disponibilidades da organização. Exemplo: dinheiro em caixa, dinheiro no banco, aplicações de resgate imediato etc. D) São definidos aqueles bens adquiridos e que não estão diretamente relacionados à atividade da organização. Exemplo: imóvel para alugar e participações societárias.
28 - Dentro da terminologia contábil de custos, alguns autores procuram segregar ou classificar as contas que pertencem ao ativo, uma vez que este é entendido como aplicação de recursos. Referente aos Bens numerários, analise as opções a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta. 
A - Têm liquidez a longo prazo e são constituídos pelas contas da organização. Exemplo: dinheiro em caixa, dinheiro no banco, aplicações de resgate imediato etc. B) Eles têm caráter permanente e servem para vários períodos produtivos da organização. Exemplo: os veículos usados para as operações da organização, o imóvel onde se encontram as operações da organização, equipamentos necessários para suas operações etc. C) Têm liquidez imediata e são constituídos pelas disponibilidades da organização. Exemplo: dinheiro em caixa, dinheiro no banco, aplicações de resgate imediato etc. D) São definidos aqueles bens adquiridos e que não estão diretamente relacionados à atividade da organização. Exemplo: imóvel para alugar e participações societárias.
29 - Dentro da terminologia contábil de custos, alguns autores procuram segregar ou classificar as contas que pertencem ao ativo, uma vez que este é entendido como aplicação de recursos. Referente às três classificações quanto aos bens, relacione a coluna A com a coluna B e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Coluna A
1. Bens numerários		2. Bens fixos.		3. Bens de renda. 
Coluna B
(1) Têm liquidez imediata e são constituídos pelas disponibilidades da organização. Exemplo: dinheiro em caixa, dinheiro no banco, aplicações de resgate imediato etc
(2) Nessa classificação, para uma melhor compreensão, devem ser considerados os bens necessários para realizar as operações da organização.
(3) Nessa classificação são definidos aqueles bens adquiridos e que não estão diretamente relacionados à atividade da organização. Exemplo: imóvel para alugar e participações societárias. 
A) 1-2-3 B) 1-3-2 C) 3-2-1 D) 3-1-2
30 - Existem quatro passos dentro do processo de tomada de decisões, por parte dos gestores, quanto envolvem decisões que refletem nos custos. Esses passos são: identificar o problema, as informações relevantes e as incertezas, examinar as interpretações e conexões, priorizar as alternativas e implementar as conclusões, vislumbrar e direcionar a inovação estratégica. Analise as opções a seguir e assinale a alternativa, correta, referente ao passo examinar as interpretações e conexões. 
A - Deve-se reconhecer, explicar e monitorar as limitações da solução adotada. B) É necessário interpretar as informações; reconhecer e controlar as próprias tendenciosidades; articular suposições e raciocínio associados a pontos de vista alternativos e interpretar, qualitativamente, as evidências, a partir de diversos pontos de vista. C) Deve-se identificar o problema e reconhecer os motivos da persistência da dúvida e da inexistência de uma única solução “correta”. D) Após a realização de uma análise completa, elaborar e utilizar linhas básicas e razoáveis de priorização de fatores, para melhor considerar e escolher entre as opções disponíveis.
31 - Existem quatro passos dentro do processo de tomada de decisões, por parte dos gestores, quanto envolvem decisões que refletem nos custos. Esses passos são: identificar o problema, as informações relevantes e as incertezas, examinar as interpretações e conexões, priorizar as alternativas e implementar as conclusões, vislumbrar e direcionar a inovação estratégica. Analise as opções a seguir e assinale a alternativa, correta, referente ao passo priorizar as alternativas e implementar as conclusões. 
A - Deve-se reconhecer, explicar e monitorar as limitações da solução adotada. B) É necessário interpretar as informações; reconhecer e controlar as próprias tendenciosidades; articular suposições e raciocínio associados a pontos de vista alternativos e interpretar, qualitativamente, as evidências, a partir de diversos pontos de vista. C) Deve-se identificar o problema e reconhecer os motivos da persistência da dúvida e da inexistência de uma única solução “correta”. D) Após a realização de uma análise completa, elaborar e utilizar linhas básicas e razoáveis de priorização de fatores, para melhor considerar e escolher entre as opções disponíveis.
32 - Existem quatro passos dentro do processo de tomada de decisões, por parte dos gestores, quanto envolvem decisões que refletem nos custos. Esses passos são: identificar o problema, as informações relevantes e as incertezas, examinar as interpretações e conexões, priorizar as alternativas e implementar as conclusões, vislumbrar e direcionar a inovação estratégica. Analise as opções a seguir e assinale a alternativa, correta, referente ao passo vislumbrar e direcionar a inovação estratégica 
E - Deve-se reconhecer, explicar e monitorar as limitações da solução adotada. F) É necessário interpretar as informações; reconhecer e controlar as próprias tendenciosidades; articular suposições e raciocínio associados a pontos de vista alternativos e interpretar, qualitativamente, as evidências, a partir de diversos pontos de vista. G) Deve-se identificar o problema e reconhecer os motivos da persistência da dúvida e da inexistência de uma única solução “correta”. H) Após a realização de uma análise completa, elaborar e utilizar linhas básicas e razoáveis de priorização de fatores, para melhor considerar e escolher entre as opções disponíveis. 
33 - O contador é, com frequência, a fonte primária que a empresa procura quando precisa de dados financeiros, sejam essas informações relativas a custos ou preços. Analise as afirmativas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta. 
A - Os contadores devem estar familiarizados com dados das fontes de receita, bem como os conceitos econômicos e de marketing necessários para interpretar dados. B) Os contadores não precisam se familiarizar com dados das fontes de receita, mas precisam entender os conceitos econômicos e de marketing necessários para interpretar dados. C) Os contadores devem descartar os dados das fontes de receita, bem como os conceitos econômicos e de marketing necessários para interpretar dados. D) Os contadores devem estar familiarizados com dados das fontes de receita, mas não precisam conhecer os conceitos econômicos e de marketing necessários para interpretação de dados.
34 - O custo mais margem é, com freqüência a base para preços-alvo. O tamanho da margem depende do lucro operacional desejado. Assinale a alternativa correta referente à margem de contribuição. 
A - A abordagem da precificação com base em margem de contribuição tem algumas vantagens sobre a precificação. Oferece uma abordagem mais detalhada, pois possibilita uma análise do comportamento
dos custos variáveis e fixos separadamente. B) A abordagem da precificação com base em margem de contribuição tem algumas desvantagens sobre a precificação. Não oferece uma abordagem detalhada, por não oferecer uma análise do comportamento dos custos variáveis e fixos separadamente. C) A abordagem da precificação com base em margem de contribuição tem algumas vantagens sobre a precificação, mas não oferece uma abordagem detalhada, por não oferecer uma análise do comportamento dos custos variáveis e fixos separadamente. D) Por não oferecer uma análise do comportamento dos custos variáveis e fixos separadamente, a margem de contribuição é uma ferramenta que deverá ser utilizada se for o último recurso disponível.
35 - O detalhamento e a qualidade dos dados vêm aumentando nos últimos anos. Historicamente, as empresas utilizavam um sistema contábil que coletava informações para a elaboração de demonstrações financeiras. (Eldenburg & Wolcott, 2007). Analise as opções a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta. 
A - Esses dados, que eram preparados utilizando-se de princípios contábeis geralmente aceitos, eram utilizados tanto na elaboração dos relatórios internos quanto externos. Entretanto, esse tipo de informação nem sempre era ideal para tomada de decisões gerenciais. B) Esses dados, que eram preparados utilizando-se de princípios contábeis geralmente aceitos, eram utilizados somente na elaboração dos relatórios internos. Esse tipo de informação sempre era ideal para tomada de decisões gerenciais. C) Esses dados, que eram preparados utilizando-se de princípios contábeis geralmente aceitos, eram utilizados somente na elaboração dos relatórios externos.Esse tipo de informação sempre era ideal para tomada de decisões gerenciais. D) Esses dados, que eram preparados utilizando-se de princípios contábeis geralmente aceitos, eram utilizados na elaboração dos relatórios internos, mas não dos relatórios externos. Entretanto, esse tipo de informação nem sempre era ideal para tomada de decisões gerenciais.
36 - O homem andava pela terra em busca de sua sobrevivência. Como ainda não dominava as intempéries da natureza, mudava constantemente de local, buscando sobreviver. A partir do momento que o homem fixa em um lugar, nascem duas ciências: o direito e a contabilidade, baseadas na noção de posse. Analise as sentenças a seguir, referentes à contabilidade de trocas e, em seguida, assinale a alternativa correta. 
A - A contabilidade que surge neste período é voltada para controlar bens supérfluos, desnecessários para a existência do homem. B) A contabilidade que surge neste período é voltada, principalmente, para controlar os bens necessários à existência do homem. C) Neste período, o governo dominava todo o conhecimento científico existente e a economia era baseada na venda de produtos e serviços. D) Neste período, a igreja católica era quem dominava todo o conhecimento cientifico existente e a economia era baseada somente em vendas de produtos e serviços.
37 - O patrimônio das organizações, sejam elas empresas do primeiro, segundo ou terceiro setor, é composto por: bens, direitos e obrigações. Diante dessa afirmação, devemos, então, compreender que as organizações têm, apenas, duas fontes de financiar suas operações. Analise as opções a seguir e assinale a alternativa que apresenta as duas fontes que as organizações têm para financiar suas operações. 
A - Por meio de capital primário ou por meio do capital secundário. B) Por meio de capital de acionistas ou por meio do capital feito por empréstimos. C) Por meio de capital de terceiros ou por meio do capital próprio. D) Por meio de capital secundário ou por meio do capital de terceiros. 
38 - O planejamento é fundamental para qualquer tipo de empresa, e por que não citar para as pessoas, já que sem planejamento não chegamos a lugar algum. Analise as opções a seguir e, em seguida, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o conceito de planejamento segundo Lunkes. 
A - Para Lunkes (2007, p. 14), o planejamento “envolve a escolha de um curso de ação, por meio do desenvolvimento de objetivos e metas, somente, a curto prazo”. B) Para Lunkes (2007, p. 14), o planejamento “envolve a escolha de um curso de ação, por meio do desenvolvimento de objetivos e metas, somente, a longo prazo”. C) Para Lunkes (2007, p. 14), o planejamento “envolve a escolha de um curso de ação, por meio do desenvolvimento de objetivos e metas a curto prazo (operacional) e longo prazo (estratégico) da empresa”. D) Para Lunkes (2007, p. 14), o planejamento “descarta a necessidade de escolha de um curso de ação, mas é preciso o desenvolvimento de objetivos e metas, a curto prazo (operacional) e longo prazo (estratégico).”
39 - O sistema de gestão de custos também é conhecido pelo nome CMS (Cost Management system). Referente ao CMS, analise as opções a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta. 
A - Segundo Hongren, Sundem e Stratton (2003), o CMS “é um conjunto de ferramentas e técnicas que identificam como as decisões da gestão afetam os custos”. B) Segundo Hongren, Sundem e Stratton (2003), o CMS “é um conjunto de normas que, indiretamente, impedem o aumento dos custos de produção”. C) Segundo Hongren, Sundem e Stratton (2003), o CMS “é um conjunto de ferramentas e técnicas que identificam novos produtos e o quanto estes afetarão os custos administrativos”. D) Segundo Hongren, Sundem e Stratton (2003), o CMS “é uma técnica que diminui, quase 60%, os gastos com as decisões de gestão”
40 - Os custos são importantes nas decisões de diversas empresas, quando se trata de Marketing, seja qual for o tipo de empresa, os gestores buscam precificar seus custos. Para isto, os gestores se orientam por meio da informação contábil. Sem a informação contábil seria, praticamente, impossível, para uma empresa, determinar a estratégia de marketing. Existe vários aspectos importantes que envolvem as decisões de marketing, relacione-os da coluna A com a coluna B. 
coluna A
1. Revelância	2. Acurácia	3. Custos Inevitáveis	4. Decisores
coluna B
(_) é uma informação que prediz o futuro para a tomada de decisões, tendo em vista que, dos dados futuros esperados, apenas aqueles que diferem uma alternativa de outra são relevantes para a decisão.
(_) Diz respeito à exatidão dos dados apurados para a tomada de decisão e está relacionada aos aspectos quantitativos de uma informação.
(_) São custos fixos que continuarão a existir mesmo que uma determinada operação seja suspensa. Incluem muitos custos comuns de recursos compartilhados e utilizados por todos os departamentos da empresa.
(_) São os custos fixos que deixarão de existir se uma operação em andamento for mudada ou eliminada.
A - 1-2-3-4 B) 2-3-4-1 C) 3-4-1-2 D) 4-3-2-1
41 - Os direcionadores buscam facilitar a compreensão do comportamento dos custos, podendo ser em nível de unidades e direcionadores em nível não unitário. Analise as afirmações a seguir, referentes aos direcionadores em nível não unitário, e, em seguida, assinale a alternativa correta. 
A - Descrevem ou explicam mudanças nos custos, assim que ocorrem alterações no nível de produção, como por exemplo: a quantidade de matéria prima usada, o consumo de energia usada em determinado equipamento e o consumo da mão de obra direta. B) Cria mudanças nos produtos, assim que ocorrem alterações no nível de produção, como por exemplo: um produto inovador ou modificação de um produto existente. C) Descrevem ou explicam mudanças nos produtos, assim que ocorrem alterações no nível administrativo, como por exemplo: a quantidade de matéria prima usada em um produto inovador ou modificação de um produto existente. D) Cria mudanças nos produtos, assim que ocorrem alterações no nível estratégico, como por exemplo: a quantidade de matéria prima usada em um produto inovador ou modificação de um produto existente.
42 - Os direcionadores buscam facilitar a compreensão do comportamento dos custos, podendo ser em nível de unidades e direcionadores em nível
não unitário. Analise as afirmações a seguir, referentes aos direcionadores em nível não unitário, e, em seguida, assinale a alternativa correta. 
A - Tem por finalidade, aumentar os custos, além de mudanças em nível administrativo ou unidades, como por exemplo: aumento do custo em matéria prima em estoque. B) Descrevem ou explicam mudanças em custos, além de mudanças em nível de produção ou unidades, como por exemplo: preparações para produção, ordens de serviço, horas de inspeção e movimento de materiais. C) Elimina as mudanças em custos, além de eliminar mudanças em nível de produção ou unidades, como por exemplo: preparações para produção, ordens de serviço, horas de inspeção e movimento de materiais. D) Elimina as mudanças em custos administrativos ou de produção, além de eliminar mudanças em nível estratégico ou unidades, como por exemplo: preparações para produção, ordens de serviço, horas de inspeção e movimento de materiais.
43 - Para que o lucro ocorra, as empresas buscam ferramentas de gestão que possam dar suporte às ações dos gestores. Segundo Atkinson (2000, p. 36), medidas da condição econômica como custos, margem de contribuição do produto ou serviço, lucro, fidelidade do cliente, entre outros, estão disponíveis apenas nos sistemas de contabilidade gerencial. Analise as opções a seguir e assinale a alternativa que indica outro ponto importante que as informações gerenciais possibilitam. 
A - Outro ponto que merece destaque deve-se ao fato de que as informações gerenciais possibilitam medir o desempenho político e cultural das organizações. B) Outro ponto que merece destaque deve-se ao fato de que as informações gerenciais possibilitam medir o desempenho econômico e financeiro das organizações. C) Outro ponto que merece destaque deve-se ao fato de que as informações gerenciais possibilitam medir o aumento do desempenho estrutural e econômico das organizações. D) Outro ponto que merece destaque deve-se ao fato de que as informações gerenciais possibilitam medir a redução do desempenho estrutural e financeiro das organizações.
44 - Qualquer gestor sempre se questiona sobre qual base usar para nortear as suas decisões, uma questão que sucinta indagação: Custo econômico-técnico ou preço de venda normal? Diante desta indagação, devemos esclarecer que o investimento numa entidade pressupõe a intenção de remuneração do investimento ou do capital. Analise as opções a seguir, referentes ao custo desembolsável e, em seguida, assinale a alternativa correta. 
A - É a diferença que existe no custo das escolhas preferenciais ou alternativas. É especialmente útil na decisão que envolve aumento ou redução de unidades do produto acima de uma produção especificada. B) É um dos indicadores de desempenho mais usados pela indústria, servindo como indicador padrão para comparabilidades de eficiência de custos no seu segmento de atuação mundial. C) É um conceito econômico que permite fazer referência ao valor da melhor opção não realizada ou ao custo do investimento dos recursos disponíveis em detrimento dos investimentos alternativos disponíveis. D) É a semelhança que existe no custo das escolhas preferenciais ou alternativas. É especialmente útil na decisão que envolve aumento ou redução de matéria-prima.
45 - Qualquer gestor sempre se questiona sobre qual base usar para nortear as suas decisões, uma questão que sucinta indagação: Custo econômico-técnico ou preço de venda normal? Diante desta indagação, devemos esclarecer que o investimento numa entidade pressupõe a intenção de remuneração do investimento ou do capital. Analise as opções a seguir, referentes ao custo diferencial e, em seguida, assinale a alternativa correta. 
A - É a diferença que existe no custo das escolhas preferenciais ou alternativas. É especialmente útil na decisão que envolve aumento ou redução de unidades do produto acima de uma produção especificada. B) É um dos indicadores de desempenho mais usados pela indústria, servindo como indicador padrão para comparabilidades de eficiência de custos no seu segmento de atuação mundial. C) É um conceito econômico que permite fazer referência ao valor da melhor opção não realizada ou ao custo do investimento dos recursos disponíveis em detrimento dos investimentos alternativos disponíveis. E) É a semelhança que existe no custo das escolhas preferenciais ou alternativas. É especialmente útil na decisão que envolve aumento ou redução de matéria-prima
46 - Qualquer gestor sempre se questiona sobre qual base usar para nortear as suas decisões, uma questão que sucinta indagação: Custo econômico-técnico ou preço de venda normal? Diante desta indagação, devemos esclarecer que o investimento numa entidade pressupõe a intenção de remuneração do investimento ou do capital. Analise o parágrafo a seguir e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. O conceito de __________________ refere-se a um conceito econômico que permite fazer referência ao ___________ da melhor opção não realizada ou ao ________ do investimento dos recursos disponíveis em detrimento dos investimentos alternativos disponíveis. 
A - Custo da oportunidade – material – descarte B) Custo da produção – valor – descarte C) Custo da oportunidade – valor – custo D) Custo da administração – descarte – custo 
47 - Qualquer gestor sempre se questiona sobre qual base usar para nortear as suas decisões, uma questão que sucinta indagação: Custo econômico-técnico ou preço de venda normal? Diante desta indagação, devemos esclarecer que o investimento numa entidade pressupõe a intenção de remuneração do investimento ou do capital. Associe a coluna A com a coluna B, relacionando os custos às suas respectivas características e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
Coluna A
A. Custo diferencial.		B. Custo desembolsável.		C. Custo de oportunidade
Coluna B
(A) É a diferença que existe no custo das escolhas preferenciais ou alternativas. É especialmente útil na decisão que envolve aumento ou redução de unidades do produto acima de uma produção especificada.
(B) É um dos indicadores de desempenho mais usados pela indústria, servindo como indicador padrão para comparabilidades de eficiência de custos no seu segmento de atuação mundial
(C) É um conceito econômico que permite fazer referência ao valor da melhor opção não realizada ou ao custo do investimento dos recursos disponíveis em detrimento dos investimentos alternativos disponíveis.
A) A-B-C B) A-C-B C) B-A-C D) B-C-A
48 - Quando o objeto de custeio é um produto ou serviço, as pessoas mais próximas da fabricação do objeto ou da prestação de serviço, geralmente são as que têm a melhor informação sobre os direcionadores de custos. Analise as afirmações a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta. 
A - Quando se dedica um tempo para visitar o local da fábrica ou à prestação do serviço e indaga-se sobre as operações realizadas, ganha-se uma melhor visão, tanto das atividades em questão quanto dos potenciais direcionadores de seus custos. B) Como existem pessoas trabalhando diretamente com a produção, descarta-se A necessidade de visita ao local da fábrica e, assim, dedicar mais tempo para a elaboração de análises contábeis. C) Quando se dedica um tempo a visitar o local da fábrica ou à prestação do serviço e indaga-se sobre as operações realizadas, perde-se a visão das atividades em questão quanto dos potenciais direcionadores de seus custos. D) Quando se dedica um tempo a visitar o local da fábrica ou à prestação do serviço e indaga-se sobre as operações realizadas, descarta-se a necessidade do uso dos direcionadores de custos.
49 - Quando pensamos em custos, devemos pensar em estratégias. No caso de economia de escala e escopo das atividades de uma organização, geralmente, resultam em níveis fixos de custos de capacidade (Horgren). Analise as opções a seguir, referentes aos custos fixos e, em seguida, assinale a alternativa correta. 
A - Os custos fixos são conhecidos como custos estruturais
ou de capacidade, pois esse tipo de custo deve ser analisado cuidadosamente, uma vez que pode requerer um investimento necessário, que com o declínio da produção podem ser recuperados. B) Os custos fixos são conhecidos como custos administrativos, pois, este tipo de custo deve ser analisado cuidadosamente, uma vez que pode requerer um investimento necessário, que com o declínio das atividades administrativas podem ser recuperados. C) Os custos fixos são conhecidos como custos administrativos. Esse tipo de custo não requer uma análise cuidadosa, pois não está ligado diretamente com a produção. D) Os custos fixos são conhecidos como despesas estruturais ou de produção, pois esse tipo de custo deve ser analisado uma vez ao ano, uma vez que pode requerer um investimento necessário, que com o declínio da produção podem ser recuperados.
50 - Referente aos Métodos de Mensuração das Funções de Custos, Horngren, Sudem e Stratton (2003, p. 79) afirmam que “esses métodos não são mutuamente excludentes; com frequência, os gestores utilizam dois ou mais em conjunto, para evitar os principais erros de mensurar o comportamento dos custos”. Analise o conceito a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correspondente. Neste método é mensurado o comportamento do custo, de acordo de como os custos deveriam ser, não como tem sido. 
A - Análise de engenharia. B) Análise contábil. C) Análise alto baixo. D) Análise do ajuste visual. 
51 - Referente aos Métodos de Mensuração das Funções de Custos, Horngren, Sudem e Stratton (2003, p. 79) afirmam que “esses métodos não são mutuamente excludentes; com frequência, os gestores utilizam dois ou mais em conjunto, para evitar os principais erros de mensurar o comportamento dos custos”. Analise o conceito a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correspondente. Neste método, os usuários da análise contábil buscam, no sistema de contabilidade, informação a respeito do comportamento de custos. 
E - Análise de engenharia. F) Análise contábil. G) Análise alto baixo. H) Análise do ajuste visual. 
52 - Referente aos Métodos de Mensuração das Funções de Custos, Horngren, Sudem e Stratton (2003, p. 79) afirmam que “esses métodos não são mutuamente excludentes; com frequência, os gestores utilizam dois ou mais em conjunto, para evitar os principais erros de mensurar o comportamento dos custos”. Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e, em seguida, assinale a alternativa correta. 
Coluna A
1. Análise de engenharia.	2. Análise contábil.		3. Análise alto baixo.
4. Análise do ajuste visual.	5. Análise por regressão.
Coluna B
(2) Neste método, os usuários da análise contábil buscam, no sistema de contabilidade, informação a respeito do comportamento de custos
(5) Também conhecida como análise dos mínimos quadrados, mede uma função de custo mais objetivamente (com estatísticas, em vez de visão humana) do que o método de ajuste visual.
(1) Neste método é mensurado o comportamento do custo, de como os custos deveriam ser, não como tem sido.
(4) Por utilizar todos os dados disponíveis em vez de apenas dois pontos, este método é mais confiável que o alto baixo.
(3) É uma aplicação específica do método de dois pontos, que utiliza os valores máximo e mínimo de direcionar de custo. Embora essa técnica seja útil, do ponto de vista didático, ela é inapropriada quando desejamos obter a máxima exatidão em uma estimava de custo.
A) 2-5-1-4-3 B) 2-1-5-4-3 C) 2-5-1-3-4 D) 2-1-4-5-3
53 - Referente aos Métodos de Mensuração das Funções de Custos, Horngren, Sudem e Stratton (2003, p. 79) afirmam que “esses métodos não são mutuamente excludentes; com frequência, os gestores utilizam dois ou mais em conjunto, para evitar os principais erros de mensurar o comportamento dos custos”. Analise o conceito a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correspondente. Segundo Horngren, Sundem e Stratton (2003), este método, também conhecido como análise dos mínimos quadrados, mede uma função de custo mais objetivamente (com estatísticas, em vez de visão humana) do que o método de ajuste visual. 
A - Análise contábil. B) Análise alto baixo. C) Análise de engenharia. D) Análise de regressão. 
54 - Segundo Antony e Govindarajan (2000), um sistema é um procedimento preestabelecido para executar uma atividade ou um conjunto de atividades, geralmente preestabelecidos. O sistema de gestão apresenta alguns componentes básicos: detector ou sensor, avaliador, executante e rede de comunicação. Referente ao componente executante, analise as afirmações a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta. 
A - Dispositivo que determina a importância da situação que está ocorrendo. Geralmente, essa importância é avaliada por comparação com um padrão ou com uma expectativa de o que deveria estar correndo. B) Dispositivo de mediação que reage ao aparecimento de uma situação, no processo que está sendo controlado. C) Dispositivo que altera o comportamento do sistema quando o componente avaliador indica a necessidade de alteração. Esse dispositivo é chamado, geralmente, retroalimentador (feedback). D) Transmite a informação entre o detector e o avaliador, e entre o avaliador e executante. 
55 - Segundo Atikinson (200, p. 36), “a informação gerencial contábil é uma das fontes informacionais primárias para tomada de decisão e controle das empresas. As informações gerenciais são produzidas por meio dos sistemas gerenciais”. Analise as afirmações a seguir, referentes à informação gerencial contábil e, em seguida, assinale a alternativa correta: 
A - As informações gerenciais devem ser trabalhadas, de modo a atender as necessidades informacionais dos usuários internos da empresa, com a finalidade de orientar suas ações. B) As informações gerenciais devem ser trabalhadas, de modo a atender as necessidades informacionais dos usuários externos da empresa, com a finalidade de orientar suas dúvidas. C) As informações gerenciais devem ser trabalhadas, de modo a atender as necessidades informacionais dos clientes da empresa, com a finalidade de orientar suas decisões de compra. D) As informações gerenciais devem ser trabalhadas, de modo a atender as expectativas dos gestores da empresa, com a finalidade de satisfação pessoal. 
56 - Segundo Eldenburg e Wolcott (2007), o comportamento do custo é a variação dos custos decorrentes da variação das atividades empresariais. Os gestores precisam prever as alterações que ocorrerão nos custos, em decorrência de decisões que a empresa tome sobre suas atividades. Referente aos custos decorrentes, analise as opções a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta. 
A - A mensuração de custos significa entender e avaliar quanto os produtos de uma organização afetam os níveis administrativos. As atividades consomem recursos e esses recursos não têm custos. B) A mensuração de custos significa entender e avaliar quanto as atividades de uma organização afetam os níveis de custos. As atividades consomem recursos e esses recursos têm custos. C) A mensuração de custos significa criar alternativas que reduzam os custos das atividades ao mínimo possível. D) A mensuração de custos significa entender e avaliar quanto a área de marketing está gastando com publicidade.
57 - Segundo Lunkes (2007, p. 4), “a maioria das técnicas de contabilidade gerencial atual foram desenvolvidas no período de 1800 a 1925, com o aparecimento das grandes organizações”. Um dos grandes acontecimentos históricos que influenciaram para que a contabilidade financeira fosse usada pelas escolas italianas refere-se à Revolução Industrial. A Revolução Industrial trouxe uma mudança na forma de produção, antes dela a produção era feita de maneira artesanal. Analise as sentenças a seguir, referentes à contabilidade de custos e, em seguida, assinale a alternativa correta. 
A - Com a mudança nos meios de produção, a contabilidade teve que se adaptar e atender as novas necessidades de seus usuários da informação contábil. B) Com a mudança nos meios de produção, os usuários da informação
contábil tiveram que se adaptar à contabilidade e não a contabilidade se adaptar às necessidades dos usuários. C) Mesmo com a mudança nos meios de produção, a contabilidade não precisou se adaptar e atender as novas necessidades de seus usuários da informação contábil. D) A Revolução Industrial permitiu que ocorresse a produção em escalas. Desta forma, aquela contabilidade usada apenas para controlar as transações mercantis (compra e venda), usada pelas escolas italianas e européias, continuava atendendo às necessidades dos seus usuários.
58 - Temos que compreender que “sistema é um conjunto de elementos ou componentes que interagem para atingir os objetivos”. Analise as afirmativas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta alguns componentes básicos de um sistema. 
A - Entrada, processo e saída. B) Entrada, planejamento e saída. C) Começo, planejamento e saída. D) Começo, processo e fim. 
59 - Todas as atividades que proveem os produtos e serviços são consideradas cadeia de valor. Os gestores influenciam o comportamento de custos, dentro deste conceito. Analise as opções a seguir e, em seguida, assinale a alternativa referente ao sistema de gestão de custos, segundo Hansen e Mowen (2003). 
A - O sistema de gestão de custos precisa rastrear informações relativas a uma variedade ampla de atividades importantes para os clientes. B) O sistema de gestão de custos auxilia na eliminação de atividades menos importantes para os clientes. C) O sistema de gestão de custos precisa rastrear informações relativas a uma pequena parte de atividades voltadas aos clientes. D) O sistema de gestão de custos precisa rastrear custos dos produtos mais importantes para os clientes.
60 - Uma das principais decisões que os gestores enfrentam é a de precificação, ou seja, de atribuir valor ou estipular um preço. Realmente precificar pode ser feito de muitas maneiras. Marque V (VERDADEIRO) para as sentenças corretas ou F (FALSO) para as incorretas e, em seguida, assinale a alternativa correta. Entre as muitas decisões de precificação que podem ser feitas, é correto afirmar que: (V) Deve-se estabelecer o preço de um novo produto ou produto refinado. (V) Deve-se estabelecer o preço de venda de produtos sob marcas particulares. (F) Não é preciso reagir a novos preços de um competidor, sempre pense em seu produto. (V) Ofereça preços em situações de concorrência aberta ou fechada. 
A - V – V – F – F B) V – V – F – V C) V – F – F – V D) F – V – F – V

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais