Buscar

ESTUDO DIRIGIDO GEOLOGIA ROCHAS MAGMÁTICAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESTUDO DIRIGIDO- ROCHAS MAGMÁTICAS
1- Qual é a origem das rochas magmáticas? 
Se originam do interior da Terra, sendo formadas através da solidificação do magma.
2- Explique como a concentração de SiO2 influencia a composição química do magma e como estes propiciam diferentes tipos de rochas magmáticas na crosta terrestre? 
Quanto mais sílica (SiO2) existir na composição de um magma, mais polimerizado é este magma, consequentemente, também mais viscoso. As diferentes concentrações de sílica no magma gera a diferenciação das rochas magmáticas e ácidas, básicas ou neutras.
 A rocha será ácida quando esta possuir teores de silício acima de 65%, ocorrendo assim a formação de silicato e de cristais de quartzo. As rochas neutras serão formadas quando o teor de silício vai de 52 a 65%. Finalmente, nas rochas básicas teremos um teor de silício que varia entre 45 e 52%, sem ocorrer a formação de quartzo. Quanto mais alto o teor de silício, mais ácida será a rocha e quanto menor a concentração de silício, mais básica.
3- Explique como se formam os Xenólitos:
Um xenólito (do grego para pedra estranha) é um fragmento de rocha que é envolvido por uma rocha maior durante o desenvolvimento e endurecimento desta última. Em geologia este termo é aplicado quase exclusivamente na descrição de inclusões em rochas ígneas durante a colocação e erupção do magma. 
4- Faça um esquema que represente os diversos minerais formados a partir do resfriamento do magma seguindo a sequência da Série de Bowen:
 5- O que são rochas vulcânicas ou extrusivas? Dê exemplos? 
São rochas formadas a partir do resfriamento do material expelido pelas erupções vulcânicas atuais ou antigas. A consolidação do magma, então, acontece na superfície da crosta ou próximo a ela. O resfriamento é rápido, o que faz a que estas rochas, por vezes, apresentem material vítreo, logo, possuem uma textura vidrosa (vítrea), ou seja, uma textura que não apresenta cristais (a olho nu).
Basalto 
 Obsidiana 
6- Caracterize as rochas plutônicas ou intrusivas e relacione alguns exemplos: 
São rochas formadas a partir do arrefecimento do magma no interior da crosta, nas partes profundas da litosfera, sem contato com a superfície. Elas só apareceram à superfície depois de removido o material sedimentar ou metamórfico que a recobria. Em geral, o resfriamento é lento e ocorre a cristalização de todos os seus minerais, apresentando então uma textura holocristalina, ou seja, apresenta grande número de cristais observáveis à vista desarmada.
Granito 
Feldspato 
7- Defina e dê exemplos: 
a) Rochas félsicas: feldspato + sílica - aquelas que são ricas em minerais silicáticos (SiO2) como Feldspato, Quartzo, Biotita e Muscovita. São rochas ácidas.
b) Rochas máficas: magnésio + ferro - aquelas pobres em sílica e ricas em Mg e Fe como olivinas e piroxênios.
c) Rochas ultramáficas: magnésio + ferro - seu teor de sílica é muito baixo e sua composição possui mais de 90% de minerais máficos como olivinas e piroxênios. São na maioria das vezes rochas ultrabásicas.
 8- O que são corpos intrusivos ou plútons: 
Plutão é a designação dada em geologia às massas de rocha magmática que, procedente de grandes profundidades, se encaixaram entre as rochas suprajacentes, consolidando-se por arrefecimento antes de chegar à superfície. 
9- Defina e dê exemplos: 
a) Batólito: discordante - grande massa contínua de rocha magmática muito antiga, cortando discordantemente as rochas encaixantes, apresentando mais de 100 km2 de superfície.
b) Stock: discordante - menor que o batólito (menos de 100 km2 de superfície).
c) Dique: discordante - corpos tabulares extensos de espessura variável (cm até km) preenchendo fraturas formadas por esforços distensivos; existem grupos de diques radiais (disposição radial em relação a um centro), anelares (concêntricos) e em enxames (paralelos).
d) Sill: concordante - corpos extensos e pouco espessos, de forma tabular (magma subsilicoso pouco viscoso) 
Se o magma, ao penetrar na crosta, acompanhar as orientações das rochas encaixantes (foliação e xistosidade das rochas metamórficas, acamamento das rochas sedimentares), a forma originada será concordante. Em caso contrário, quando o magma rompe as orientações das encaixantes, obedecendo principalmente as estruturas rúpteis como falhas e fraturas, originam-se as formas discordantes. Estas são mais freqüentes nas porções superiores da crosta, onde os materiais têm comportamento mais rígido (rúptil).
10- O que são materiais piroclásticos e como se classificam em relação ao seu diâmetro? 
Piroclastos são fragmentos de rocha sólida que são expelidos para o ar pela erupção de um vulcão.
Menos de 32 milímetros de diâmetro: constituem os lapili (ou bagacinas). São fragmentos irregulares, muitas veses bolhosos e vesiculares (lava vacuolar), constituídos por uma grande porção de matéria vítrea. Ex.: pedras pomes;
Diâmetro inferior a 4 milímetros: são qualificados de cinzas;
Diâmetro inferior a 0,2 milímetros: poeiras.
11- Cite aspectos associados à importância econômica das rochas magmáticas: 
Algumas rochas, como a argila, o basalto, o granito e o mármore, são utilizadas na construção civil de diversas formas: fabricação do concreto (brita), material de revestimento, ornamentação (tijolos, vasos, azulejos, pisos)
12- Dê exemplos de rochas magmáticas:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando