Buscar

APOL 4 Inquérito Policial e Direito Penal

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Elementos do Direito Penal 
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
Crime significa toda ação contrária aos costumes, à moral e à lei, que é legalmente punida, ou que é reprovada pela consciência. 
Fonte: SILVA, De Plácido e. Vocabulário Jurídico. Rio de Janeiro: Forense, 1993. v. l.
De acordo com os estudos realizados e a apostila básica indicada para esta disciplina, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta sobre a Teoria do Crime:
	
	A
	A escola finalista teve como expoentes: Von Listzt e Belling e surgiu no início do século XX. Segundo essa escola a conduta não possui finalidade. O dolo e a culpa são analisados na culpabilidade independente da vontade do agente, a sua conduta é típica.
	
	B
	A teoria finalista de Hans Welzel afirma que todo comportamento é dirigido a um fim. A conduta (dolo e culpa) é deslocada da culpabilidade para o tipo.
	
	C
	A escola finalista aperfeiçoou a teoria clássica. Passou-se a estabelecer um conceito de ação, além de naturalista, também normativo.
	
	D
	Em síntese, para a teoria finalista a conduta não é importante para verificar se o fato é típico.
	
	E
	O finalismo inseriu na culpabilidade a exigibilidade da conduta diversa, fundamentando esta linha de raciocínio jurídico na coação moral irresistível, onde mesmo com a verificação de dolo inexiste punição.
Questão 2/5 - Elementos do Direito Penal 
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
De forma esdrúxula, aparentemente chocante, Durkheim exibe o crime como fenômeno sociológico normal, necessário e útil, um fator de saúde pública, parte integrante de qualquer sociedade sã, contrariando os criminólogos que, à unanimidade, realçam o caráter incontestavelmente patológico do crime”. 
Fonte: DUARTE, José Borentino. O Direito como Fato Social. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Editor, 1992.
De acordo com a apostila básica indicada para esta disciplina, leia e analise as assertivas abaixo acerca da excludente da ilicitude na conduta, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e depois assinale a alternativa que corresponde à sequência correta:
(    ) Na busca do justo, é preciso ver o crime como uma conduta humana livre e consciente.
(    ) O agente deve, portanto, para a existência da conduta ter vontade própria e consciência do ato que pretende praticar.
(     ) Para que a conduta exista são necessários a liberdade de ação e consciência.
(     ) Ainda que o fato praticado pelo agente possa ser enquadrado em um tipo penal, mas por alguma razão o indivíduo não tinha plena consciência do que fazia, ou outro corpo dominara-o o suficiente para tirar-lhe qualquer possibilidade de ação, o crime poderá ser considerado atípico.
	
	A
	F, V, V, V
	
	B
	V, V, V, V
	
	C
	V, F, V, V
	
	D
	V, V, F, V
	
	E
	V, V, V, F
Questão 3/5 - Inquérito Policial 
Acerca dos atos que envolvem a instrução criminal, especialmente no juizado especial criminal, analise o conceito abaixo e assinale a alternativa a que corresponde:
“É uma peça semelhante a um boletim de ocorrência policial, devendo conter a qualificação dos envolvidos na prática do fato criminoso e um relatório sumário, com todos os dados considerados fundamentais para a individualização dos fatos e a indicação do rol de testemunhas.”
(GARCIA, Flúvio Cardinelle. Inquérito policial: uma visão panorâmica. Curitiba: InterSaberes, 2017.)
	
	A
	Boletim de ocorrência.
	
	B
	Termo circunstanciado.
	
	C
	Inquérito Policial.
	
	D
	Crime.
	
	E
	Contravenção penal.
Questão 4/5 - Inquérito Policial 
O termo circunstanciado é um ato administrativo e deve, para sua validade, apresentar cinco elementos essenciais. (GARCIA, Flúvio Cardinelle. Inquérito policial: uma visão panorâmica. Curitiba: InterSaberes, 2017).
Assinale os itens que contemplem elementos que deve ter o termo circunstanciado. Depois, assinale a alternativa correta:
I. Forma ilegal e não prevista em lei.
II. Incompetência da autoridade.
III. Finalidade.
IV. Motivo.
	
	A
	I e II, apenas.
	
	B
	II e III, apenas.
	
	C
	I, II e III, apenas.
	
	D
	II, III e IV, apenas.
	
	E
	III e IV, apenas.
Questão 5/5 - Inquérito Policial
Veja o trecho de notícia:
“Trancada ação penal contra advogado que representou contra delegada
A representação contra delegada, por si só, não constitui crimes de injúria ou difamação. Esse foi o entendimento aplicado pela 2ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia ao extinguir ação penal contra um advogado por ter apresentado uma representação na Corregedoria da Polícia Civil da Bahia contra uma delegada.”
(Fonte: REVISTA Consultor Jurídico. Trancada ação penal contra advogado que representou contra delegada. Disponível em: <https://www.conjur.com.br/2017-set-14/trancada-acao-penal-advogado-representou-delegada>. Acesso em: 01 dez. 2017.)
De acordo com os estudos da disciplina, a ação penal indevida e sem justa causa:
	
	A
	Será sempre trancada de ofício pela autoridade policial.
	
	B
	Será sempre trancada de ofício pelo magistrado competente para a causa.
	
	C
	Pode ser trancada por meio de habeas corpus.
	
	D
	É lícita, portanto, nada pode ser feito.
	
	E
	Deve ser trancada por meio do recurso de apelação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais