Buscar

Como funciona os HD Disco Rigido

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Como funcionam os HD Disco Rígido
HD - Hard Disk ou Disco Rígido
Vamos conhecer um pouco sobre os HDs:
Um HD é um Hard Disk ou Disco Rígido, a sua função é armazenar e guardar todos os programas instalados e arquivos recebidos ou produzidos por um computador, ou seja, é no HD que ficam armazenados tudo que tem no computador.
Quando temos arquivos importantes ou de algum valor em um HD precisamos fazer um Backup, mas o que é um Backup?
Backup é uma cópia de segurança de seus arquivos, programas ou um banco de dados. Podemos fazer backup de uma partição para outra, de um HD para outro HD ou até mesmo fazer um backup de todos os seus arquivos para um servidor de arquivos disponível na internet.
Quais são os modelos de HD existentes?
Temos os HD IDE que foram fabricados durantes muitos anos, hoje em dia não está mais sendo fabricado por causa dos HDs SATA que são mais rápidos e mais práticos na hora de montar um computador
Você encontrar HD ide nas seguintes taxa de transferência e rotações por minuto
HD IDE ATA 100Mbps 5400RPM e HD IDE ATA133Mbps 7200RPM, todos eles são do tipo PATA - Paralelo ATA.
O HD IDE utiliza um flat para fazer a transmissão de dados, temos os flats de 40 e 80 vias, sendo o melhor o de 80 vias.
Os HDs IDE temos que definir a sua configuração como Master ou Slave.
Temos os HD SATA que veio para substituir os IDE, hoje em dia todos o computadores e notebooks fabricados vem com HD SATA, temos os seguintes modelos de HD SATA.
HD SATA 150Mbps 7200RPM
HD SATA II 300Mbps 7200RPM
HD SATA III 600Mbps 7200RPM
Todos são do tipo Serial ATA.
NO HD SATA não existe a configuração de Master ou Slave realizada através de Jumper, como ocorre no caso dos HDs IDE.
Além destes dois modelos de HD temos também HD USB que é um HD externo usado para levar dados para qualquer lugar e também fazer backup.
HD Configuração Master e Slave
Realizando configuração Master e Slave de um HD
Quando vamos fazer a instalação ou substituição de um HD IDE devemos conectar o cabo de força da fonte de alimentação e o cabo flat de preferencia de 80 vias com a via 1 do flat com a do pino 1 do hd, mas sabemos que um hd ide também precisa de mais uma configuração a ser realizada que é as opções de master e slave.
Está configuração é feita através de um jumper, o jumper é responsável pode fazer a união de dois pinos com a finalidade de definir uma configuração de algum dispositivo, neste caso o jumper que será responsável por fazer a configuração entre master e slave. Todos os Hds Ide tem uma tabela ou numeração impressa em sua etiqueta mostrando qual os pinos do hd você de fazer a união para definir se o mesmo será master ou slave.
Segue um exemplo de tabela abaixo
Veja abaixo os pinos a ser ligados para o hd ficar master ou slave.
Quando devemos deixar um hd master ou slave?
Quando temos um hd e um Cd-rom devemos deixar o hd master e o cd-rom slave, quando temos dois hds e um cd-rom devemos deixar um hd master e o outro slave e o cd-rom slave.
Obs: Lembre-se nunca devemos deixar dois hds ou cd-rom no mesmo flat com as mesmas configurações, caso você deixe dois hds ou cd-rom master eles não serão identificados pela BIOS.
Na parte inferior de um hd também temos impresso na própria placa de circuito como deixar o hd master ou slave, na minha opnião isto facilita muito e fica mais fácil realizar tal operação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais