Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS 9 - GENÉTICA MENDELIANA
1) Em um experimento camundongos cinzentos foram cruzados com camundongos brancos (albinos). Na primeira geração, todos eram cinzentos. De muitas ninhadas, obteve-se na F2 198 camundongos cinzentos e 72 brancos .
(a) Proponha uma hipótese para explicar estes resultados.
(b) Faça um diagrama do cruzamento
2) Em pombos, o padrão mesclado é dependente de um gene dominante C, e o padrão comum (uma única cor), pelo alelo recessivo c. A cor avermelhada é controlada por um gene dominante B, e a cor marrom, pelo alelo recessivo b. Faça um diagrama completo de um cruzamento entre pássaros homozigotos mesclados avermelhados e pássaros comuns marrons. Sumarize os resultados esperados na F2.
3) Em coelhos, a pelagem preta é condicionada por um gene dominante (B) e a pelagem marrom pelo alelo recessivo (b). A pelagem de comprimento normal é determinada pelo gene dominante (R) e a pelagem curta pelo alelo recessivo (r).
(a) Esquematize os resultados obtidos na F1 e F2 de um cruzamento entre um coelho homozigoto preto com pelagem de comprimento normal e um coelho marrom de pelagem curta.
(b) A partir do cruzamento acima, que proporção de coelhos pretos com pelagem normal da F2 espera-se que seja homozigota para ambos os pares de genes?
(c) Faça um diagrama de um cruzamento-teste entre a F1 e o parental totalmente recessivo, marrom com pelagem curta.
4) Uma mulher apresenta uma anormalidade rara nas pálpebras chamada ptose, que a impossibilita abrir completamente os olhos. Descobriu-se que esta condição é determinada por um único gene dominante (P). O pai da mulher tinha ptose, mas sua mãe tinha pálpebras normais. Sua avó paterna tinha pálpebras normais.
(a) Quais são os prováveis genótipos da mulher, de seu pai e sua mãe?
(b) Que proporção de seus filhos espera-se que tenha ptose se ela casar com um homem com pálpebras normais?
5) No heredograma humano mostrado aqui, a filha indicada pelo círculo cheio (II - 1) possui uma forma de surdez determinada por um alelo recessivo. Qual é a probabilidade de que o filho fenotipicamente normal (II - 3) seja heterozigoto para o gene?
6) Suponhamos que o caráter cor dos olhos seja condicionado por um par de genes. Seja C, dominante, para olho escuro e c, recessivo, para olho claro. Um indivíduo de olhos escuros, cuja mãe tenha olhos claros, casa com uma mulher de olhos claros, cujo pai tinha olhos escuros. Qual é a probabilidade de seu primeiro filho ser de sexo masculino e ter olhos escuros?
7) João e Maria têm pigmentação normal. João é filho de um homem normal e mulher albina; Maria é filha de uma mulher normal e pai albino. Qual é a probabilidade de João e Maria terem um filho albino, e que seja do sexo masculino?
8) Um casal tem pigmentação normal, porém os pais de ambos são heterozigotos para albinismo. Qual é a probabilidade de terem um filho albino (não importando o sexo)?
9) O caráter lobo de orelha aderente é condicionado por um gene recessivo. Dado o heredograma abaixo:
a) Identifique o maior número possível de genótipos dos membros da família.
b) Qual a probabilidade dos filhos II - 1 e II - 5 serem Aa?
c) Se os indivíduos II - 1 e II - 5 forem portadores do gene recessivo (Aa), qual é a probabilidade de que os indivíduos III - 1, III - 2, III - 3, III - 6, III - 7 ou III - 8 sejam portadores?
3
2
1
2
1
I
II
8
7
6
5
4
3
2
1
6
5
4
3
2
1
2
1
I
II
III

Mais conteúdos dessa disciplina