Buscar

QUESTÕES OBJETIVAS DE PROCESSOS LICITATÓRIOS, CONTRATOS E TERCEIRIZAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1-O processo licitatório é formado por várias etapas, que atendem aos princípios da administração pública, assegurando legalmente os direitos dos participantes do certame e a defesa do interesse da sociedade, através da correta administração da coisa pública. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Um dos elementos que caracterizam a fase inicial, nominada como fase interna da licitação, é a constatação da viabilidade orçamentária e a identificação correta do objeto a ser licitado.
( V ) Na fase externa, estão presentes os atos de recebimento da documentação, propostas e habilitação dos licitantes.
( F ) O ato da habilitação dos licitantes está vinculado à fase interna do processo licitatório.
( F ) A homologação e a adjudicação são caracterizadas como a primeira fase da licitação, em que se analisa a elaboração e a aprovação do projeto básico. 
 
2-Todo processo de licitação obedece a regras e determina os procedimentos que o gestor público deverá tomar na conduta dos trabalhos para desenvolver as atividades necessárias para a conclusão das fases licitatórias. Toda vez que os poderes públicos pretenderem contratar obras ou serviços, compra de bens por determinação legal, deverão realizar os procedimentos licitatórios. Considerando a modalidade de licitação chamada pregão, analise as sentenças a seguir:
I- Um dos objetivos da criação da modalidade do pregão está relacionada ao ganho com eficiência, devido ao procedimento apresentar agilidade e rapidez no processo. CORRETA
II- A escolha do gestor público pela utilização da modalidade de licitação do pregão deverá considerar o objeto a ser contratado e não vincular ao valor da contratação. CORRETA
III- A modalidade de pregão somente poderá ser utilizada de forma presencial. ERRADA
IV- Uma das características da modalidade do pregão é a economicidade para a administração pública. CORRETA
3-A legislação preceitua que a administração pública deverá seguir diretrizes explícitas na contratação de parcerias público-privadas (PPP), que visam a garantir o interesse público da realização das parcerias. No que diz respeito às diretrizes observadas na contratação de PPP, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) As PPP têm como diretrizes a eficiência no cumprimento das obrigações e recursos sociais, respeito aos interesses e direitos, e indelegabilidade de funções regulatórias e jurisdicionais.
( V ) São diretrizes das PPP a responsabilidade fiscal na celebração e execução, a transparência dos processos e decisões, a repartição objetiva dos riscos e garantias financeiras e socioeconômicas dos projetos.
( F ) Cabe às PPP seguirem as obrigações impostas nas diretrizes orçamentárias e no planejamento governamental do ente público, efetuar a publicidade de seus atos decisórios e respeitar os interesses sociais.
( F ) As diretrizes a serem seguidas nas PPP são os acordos bilaterais, o cumprimento dos processos e fases estipuladas nos contratos e a cobrança de tarifas para garantir a execução do objeto contratado. 
4-Para corresponder à demanda da sociedade com melhores serviços públicos e a crescente necessidade de investimentos em infraestrutura, o Estado utiliza a modalidade das Parcerias Público-Privadas (PPPs). Considerando as características e as modalidades das Parceiras Público-Privadas, analise as sentenças a seguir:
I- Nas concessões patrocinadas, o poder público realiza parte do custo da obra ou serviço, na forma de contraprestação adicional. CORRETA
II- Nas concessões administrativas, o parceiro da iniciativa privada é remunerado integralmente pela administração, sendo o parceiro público o único usuário direto ou indireto. CORRETA
III- As PPPs são avalizadas no processo licitatório na modalidade de pregão eletrônico. ERRADA
IV- Normalmente, os contratos realizados com a administração na modalidade de PPPs são os compreendidos de curta duração, dada a simplicidade do objeto e o prazo de vigência inferior a dois anos. ERRADA
5-É de suma importância nas licitações públicas a definição clara do objeto, sendo elemento fundamental para garantir o sucesso na finalidade proposta pelo Estado. No que diz respeito às definições dos objetos nas licitações públicas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Obra é toda construção, reforma, ampliação etc. realizada direta ou indiretamente, e serviços são atividades realizadas de acordo com os interesses da administração.
( F ) Compra direta é toda aquisição de bens para a administração direta, e compra indireta é a aquisição de bens realizada pelas empresas públicas.
( F ) A alienação é a compra de bens de terceiros pela administração pública, por intermédio de ação judicial, para obras e serviços de engenharia.
( V ) Compra é toda aquisição remunerada de bens, única ou parcelada, e alienação é a transferência de propriedade de bens a terceiros.
6-De acordo com a legislação, a administração pública poderá realizar a alienação de bens imóveis oriundos de sentença judicial ou dação em pagamento, através de ato da autoridade competente. No que diz respeito às regras a serem seguidas nesses casos pela administração pública, assinale a alternativa CORRETA:
( ) É obrigatório, nesses casos, a administração pública utilizar para sua finalidade ou executar a venda direta do bem imóvel alienado, de acordo com seus princípios.
( ) Segundo a legislação, cabe à administração pública avaliar os bens alienáveis e promover a licitação na modalidade de pregão, tomada de preço ou leilão.
( ) A alienação de bem imóvel deverá ser realizada por lei específica, com previsão orçamentária e dentro de um prazo máximo de três meses.
( X ) A administração pública deverá avaliar os bens alienáveis, comprovar a sua necessidade e a utilidade e realizar licitação na modalidade de concorrência ou leilão.
7-O processo licitatório é formado por várias etapas que atendem aos princípios da administração pública, assegurando legalmente os direitos dos participantes do certame e a defesa do interesse da sociedade, através da correta administração da coisa pública. Considerando as fases do procedimento licitatório, analise as sentenças a seguir:
I- Um dos elementos que caracterizam a fase inicial, denominada como fase interna da licitação, é a constatação da viabilidade orçamentária e a identificação correta do objeto a ser licitado. CORRETA
II- Na fase externa, estão presentes os atos de recebimento da documentação, propostas e habilitação dos licitantes. CORRETA
III- O ato da habilitação dos licitantes está vinculado à fase interna do processo licitatório. ERRADA
IV- A homologação e a adjudicação são caracterizadas como a primeira fase da licitação, em que se analisa a elaboração e a aprovação do projeto básico. ERRADA
8-O controle das compras realizadas pela administração pública dar-se-á, de acordo com a legislação, por meio da publicidade em órgão oficial ou em quadro de avisos acessível ao público. Com relação à forma que deverá ser feita a publicidade das compras, analise as sentenças a seguir:
I- A publicidade das compras públicas deverá ser feita em ato que apresente o bem comprado de maneira clara, cumprindo a legislação. CORRETA
II- As compras realizadas pelo ente público deverão ser publicadas bimestralmente, e deverão estar relacionadas a toda a administração direta ou indireta. ERRADA
III- Cabe à administração direta realizar a publicidade semanal de suas compras, realizadas através de dispensa, pregão e inexigibilidade de licitação. ERRADA
IV- No ato da administração pública, que objetiva a publicidade das compras públicas, deverá constar o preço unitário e o valor total, a quantidade adquirida e o nome do vendedor. CORRETA
9-A modalidade de compras praticada pela administração pública, no exercício de suas atividades, deverá seguir as regras estabelecidas na legislação inerente, sendo necessário também a definição do objeto a ser adquirido e a indicação
da disponibilização orçamentária para a concretização da aquisição. Com relação às compras na administração pública, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Deverá ser observado alguns requisitos como a padronização, estando presente especificação técnica com indicação de assistência e garantias e também informações sobre manutenção com a aplicação de registro de preços. 
( F ) A legislação diz que as compras públicas deverão seguir o padrão com preços praticados no mercado, devendo estar alinhados com a tabela de preços de materiais e serviços adotada pelo Governo Federal. 
( F ) A administração pública adotará a modalidade de registro de preços para realizar suas compras e o modelo do sistema de compras será centralizado por região ou estados. 
( V ) Quando possível, as compras públicas obedecem as mesmas condições de aquisição e pagamento do setor privado, divididas em parcelas de acordo com a necessidade, visando à economicidade, e os preços serão balizados entre os órgãos da administração.
10-Na realização de licitações em que o objeto for obras e serviços, deverá o ente público seguir alguns procedimentos estabelecidos na Lei nº 8.666/93 (Lei de Licitações). No que tange aos documentos exigidos nas licitações de obras e serviços, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) As licitações de obras e serviços deverão ser precedidas de projeto básico, projeto executivo e a execução das obras e serviços, obedecendo a esta sequência.
( F ) É obrigatória nas licitações de obras e serviços a apresentação de orçamento básico, estudo de impacto financeiro-orçamentário e plano fiscal.
( V ) Deverá cada etapa estar concluída e aprovada junto aos órgãos competentes, para prosseguimento das demais etapas e realização da licitação.
( F ) A legislação permite a efetivação da licitação sem os documentos necessários, devendo ser apresentados no ato da assinatura do contrato.
11-Com relação à modalidade de licitação de concurso, existe a obrigatoriedade legal quanto à realização de regulamento próprio, disponibilizado aos participantes do certame por meio de divulgação previsto no edital. Sobre o regulamento do concurso, atendidas às exigências da lei, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O regulamento do concurso deverá evidenciar com clareza a qualificação exigida dos participantes da licitação.
( F ) É dever da administração pública demonstrar no regulamento do concurso a fonte de recursos que ocorrerá o pagamento da premiação.
( F ) O regulamento do concurso deverá apresentar o projeto básico com as informações necessárias, de acordo com os interesses da administração.
( V ) De acordo com a legislação, o regulamento do concurso trará as diretrizes e a forma de apresentação do trabalho, bem com as condições de realização e premiação.
12-No contexto das licitações, a administração pública as realiza com a finalidade de contratar terceiros para a aquisição de bens e serviços, em conformidade com as especificações previstas no edital definido pelo ente público. No que diz respeito às modalidades licitatórias, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Concorrência. 
II- Tomada de preços.
III- Convite.
IV- Concurso.
V- Leilão.
( IV ) Modalidade para escolha de trabalho científico, artístico ou técnico, mediante remuneração ou prêmio aos vitoriosos. 
( I ) Os interessados devem comprovar os requisitos mínimos exigidos no edital na fase inicial de habilitação.
( II ) Os interessados devem estar previamente cadastrados, sendo que a habilitação inicial consiste na averiguação dos dados constantes nos seus certificados de registros.
( III ) São convocados pela administração no mínimo três pessoas para disputa do objeto licitado, podendo estar cadastradas ou não no órgão público.
( V ) Essa modalidade objetiva, dentro dos parâmetros legais, atingir o melhor preço por determinado bem. 
13-A modalidade de licitação de tomada de preços tem em seus requisitos a obrigatoriedade dos interessados estarem previamente cadastrados ou atendendo às exigências de cadastramento previstas no edital. Sobre os critérios de valor de utilização da modalidade de tomada de preços, analise as sentenças a seguir.
I- A administração pública adotará a modalidade de licitação tomada de preços nas obras e serviços de engenharia no valor de R$ 150.000,00 até R$ 1.500.000,00. CORRETA
II- A modalidade de licitação de tomada de preços deverá ser utilizada nas obras e serviços de engenharia no valor de R$ 200.000,00 até R$ 2.000.000,00. ERRADA
III- É dever da administração pública aplicar a tomada de preços para bens e serviços que não são os de engenharia, no valor de R$ 80.000,00 até R$ 650.000,00. CORRETA
IV- Toda tomada de preços realizada para aquisição de bens e serviços que não são os de engenharia deverá ser no valor de R$ 100.000,00 até R$ 1.000.000,00. ERRADA
14-No que diz respeito à atuação da comissão de licitação, a legislação prevê as suas competências, e que são aplicadas inclusive aos pregoeiros, na realização dos procedimentos licitatórios. No que diz respeito às competências definidas para o pregoeiro nos certames licitatórios, analise as sentenças a seguir:
I- É de competência da comissão de licitação, com o pregoeiro, a homologação do vencedor do certame licitatório. ERRADA
II- De acordo com a legislação, cabe ao pregoeiro presidir as sessões, bem como a condução dos trabalhos nas etapas de lances e apurar o vencedor. CORRETA
III- O pregoeiro é o membro responsável pela abertura e julgamento dos envelopes da habilitação e por promover a classificação definitiva. CORRETA
IV- Cabe ao pregoeiro indicar os membros responsáveis pela análise da habilitação dos participantes e avaliar os recursos de impugnação de edital. ERRADA
15-A legislação veda qualquer tipo de direcionamento de licitante por parte da administração pública, sendo que, quando é realizada a publicação do edital de licitação, é possível analisar seu conteúdo, verificando possíveis irregularidades. Sobre situações de indicativo de direcionamento previsto na legislação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A legislação veda a realização de licitações em que o objeto não possui similares no mercado; assim como proíbe preferências ou privilégios de domicílio.
( V ) É vedado indicar marca do objeto licitado e efetuar comparações criteriosas de características ou especificações de objetos de outras empresas em que atua.
( F ) É proibido à administração indicar no edital de licitação qualquer tipo de vantagem ou preferência a empresas enquadradas no regime do simples nacional.
( F ) Não deve a administração pública licitar produtos e serviços em grande quantidade, visando à economicidade dos recursos públicos.
16-O leilão, modalidade de licitação pública prevista na legislação, possui algumas características legais que deverão ser observadas pela administração pública, sob pena de o ato ser considerado nulo. No que diz respeito às particularidades do leilão a serem observadas pelo ente público, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Cabe ao ente público estimar o valor dos bens a serem leiloados, apresentando um valor de referência e fixando valor máximo de arrematação.
( F ) Os recursos oriundos do leilão deverão ser destinados exclusivamente para o pagamento de despesas das áreas de educação e saúde.
( V ) O leilão poderá ser realizado por leiloeiro oficial ou pelo próprio servidor designado pela administração, observando a legislação local.
( V ) A administração pública deverá dar ampla publicidade ao edital de leilão, principalmente no município em que se realizará o leilão.
17-Com relação às licitações internacionais realizadas pela administração pública, a legislação prevê situações em que poderá ser adotada a modalidade de tomada de preços. No que diz respeito aos casos em que é admitida
a tomada de preços em licitações internacionais, assinale a alternativa CORRETA:
( ) A tomada de preços em licitações internacionais será sempre realizada nos casos em que a administração pública identificar um possível fornecedor fora do país, atraindo maior número de participantes.
( X ) A administração pública poderá adotar a tomada de preços em licitações internacionais em que o órgão ou a entidade tenha o cadastro internacional de fornecedores, e o valor do contrato esteja dentro dos limites da tomada de preços.
( ) É obrigatória a aplicabilidade de tomada de preços em licitações internacionais em que o licitante possuir empresa filial no Brasil e for empresa de capital fechado, de acordo com a legislação.
( ) De acordo com a legislação, é permitida à administração pública realizar a tomada de preços em licitações internacionais em que a fonte de recursos dar-se-á por empréstimos internacionais.
18-A administração pública realiza uma maior abrangência ao quesito da publicidade quando os atos são praticados na modalidade de concorrência, conforme preconiza a legislação. Dependendo da situação, a modalidade da concorrência é de utilização obrigatória, independente de valor. Sobre os critérios de uso da concorrência em razão da natureza do objeto, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Cabe à administração pública efetuar a concorrência nas compras e alienações de bens móveis e imóveis, nas licitações internacionais e nos contratos de empreitada parcial.
( ) A administração pública poderá, ao seu critério, quando achar relevante e de interesse público, requerer a diminuição dos prazos de apresentação das propostas elegendo um prazo de 20 dias para a efetiva exigência.
( ) É dever da administração pública executar a concorrência nas obras e serviços de engenharia com recursos federais, nas alienações de bens móveis e nas concessões de serviços públicos.
( X ) É obrigação da administração pública realizar a concorrência nas compras e alienações de bens imóveis, nas concessões de uso real e nas licitações internacionais.
19-Com relação à comissão de licitação, ela é instituída por ato da autoridade competente do ente público, sendo formada por servidores públicos responsáveis pela realização e andamento do processo licitatório. No que diz respeito ao objetivo da comissão de licitação, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Cabe à comissão de licitação efetivar o recebimento da documentação e repassar as informações para a autoridade competente providenciar o exame e julgamento.
( X ) A comissão de licitação tem como objetivo realizar o recebimento, bem como o exame e posterior julgamento de todos os documentos do processo licitatório.
( ) De acordo com a legislação, é dever da comissão de licitação elaborar o edital de licitação e proceder ao julgamento das propostas dos licitantes.
( ) É de responsabilidade da comissão de licitação promover a homologação e posteriormente a adjudicação do vencedor do processo licitatório.
20-Compreendemos a licitação pública como sendo um processo administrativo que objetiva procurar interessados a contratarem com a administração pública, através da seleção da melhor proposta apresentada, de acordo com cada tipo de licitação. Vinculada ao critério de julgamento, o tipo de licitação não pode ser confundido com a modalidade licitatória. No que diz respeito à tipologia das licitações, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Menor preço. 
II- Melhor técnica.
III- Técnica e preço.
IV- Maior lance ou oferta.
( II ) Opção de escolha utilizada apenas em serviços que predomina o intelectual.
( IV ) Aplica-se esse critério nos casos de concessão de direito real de uso ou alienação de bens.
( I ) Nos casos em que a escolha da proposta mais vantajosa atende às especificações do edital e é ofertada pelo valor mais baixo. 
( III ) Critério de seleção que considera a média ponderada atribuída aos fatores de valor e técnica, previamente estabelecidos no edital.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando