Buscar

ANATOMIA HUMANA SISTEMA RESPIRATORIO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ARARAQUARA — UNIARA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE BIOMEDICINA
DISCIPLINA: Anatomia Humana
Responsável: Prof. Dr. José Angelo Camilli
ROTEIRO PARA ESTUDO PRÁTICO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO 
SEIOS PARANASAIS
Ossos pneumáticos da face forrados com a mesma mucosa que atapeta a cavidade nasal e com esta mantêm comunicação. São delimitados por paredes finas que podem ser rompidas em processos patológicos.
Seios frontais: São duas cavidades que se encontram no interior do osso frontal e que se abrem na cavidade nasal.
Seios esfenoidais: Localizados no corpo do osso esfenóide, ocupam uma quantidade variável deste osso e podem estender-se para suas asas. Os seios esfenoidais estão localizados atrás da parede superior da cavidade nasal. Os dois seios são separados por um septo ósseo que em geral não está no plano mediano. Devido à presença dos seios esfenoidais, o corpo do osso esfenóide é uma estrutura oca.
Seios maxilares: Trata-se de cavidades de formato piramidal que podem ocupar integralmente os corpos das maxilas. O ápice do seio maxilar estende-se em direção ao osso zigomático. A base do seio maxilar forma a parte inferior da parede lateral da cavidade nasal. O teto do seio maxilar é formado pelo assoalho da órbita, e seu assoalho estreito é formado pelo processo alveolar da maxila.
Seios etmoidais: São constituídos por pequenas cavidades, denominadas células etmoidais, localizadas nas massas laterais do osso etmóide. 
 NARIZ
- Raiz: esta medialmente em relação as órbitas e sai da abertura piriforme. 
- Dorso: O dorso do nariz estende-se de sua raiz até o ápice (ponta).
- Ápice: Ponta do nariz.
- Narinas: Duas aberturas anteriores das cavidades nasais que as comunicam com o exterior e abre-se na parte inferior do nariz.
- Vestíbulo: Face interna das dilatações (asas do nariz) que constituem a parte inicial de ambas fossas nasais.
- Vibrissas: Pêlos do interior das narinas.
- Abertura piriforme: A abertura em forma de pêra no esqueleto da face, delimitadada pelos ossos nasais e maxilares (é a abertura da cavidade nasal na face).
- Ossos nasais: Dois pequenos ossos planos situados na parte superior da porção anterior da cavidade nasal.
- Processo frontal da maxila: lamina óssea que parte do corpo de osso maxilar e sobe para se articular com a parte orbital do osso frontal (é parte da porção óssea do nariz externo).
- Septo nasal: Possui três componentes principais: a lâmina perpendicular do osso etmóide; o vômer; e a cartilagem do septo nasal. A lâmina perpendicular, que forma a parte superior do septo, é muito fina e desce a partir da lâmina crivosa do osso etmóide. O vômer, um osso fino e plano, forma a parte póstero-inferior do septo; ele se articula com a lâmina perpendicular do etmóide e com a cartilagem do septo nasal.
- Cartilagens laterais (2): Situadas abaixo das margens inferiores dos ossos nasais.
- Cartilagens alares maiores (2): Situadas imediatamente abaixo da cartilagens laterais. Tem forma de U e formam as “asas” do nariz.
CAVIDADE NASAL
 É dividida pelo septo nasal em duas metades (fossa nasal direita e fossa nasal esquerda) revestidas por mucosa.
- Conchas nasais: Proeminências ósseas recobertas por mucosa nasal que se encontram nas paredes laterais das cavidades nasais. Em geral são três: superior, media (projeções ósseas do osso etmóide) e inferior (osso isolado).
- Meatos: Espaços (canais) entre as conchas nasais. Em geral são três: superior, médio e inferior.
- Abertura do canal nasolacrimal no meato inferior;
- Abertura do seio maxilar no meato médio.
- Coanas: são dois orifícios amplos que formam o limite posterior das fossas nasais.
 FARINGE
 Conduto que pertence tanto a via respiratória quanto ao sistema digestório. Estende-se desde a base do crânio até o nível da sexta vértebra cervical, contínuo com o esôfago. Anatomicamente dividida em três porções:
- Nasofaringe: Situa-se posteriormente ao nariz e acima do nível do palato mole. Anteriormente se comunica com a cavidade nasal através das coanas.
Identifique:
- tonsila faríngea: Saliência de aspecto esponjoso situada na parede posterior. Formada por tecido linfático.
- óstio faríngeo da tuba auditiva: Situado lateralmente, comunica através de conduto, a nasofaringe com a cavidade da orelha média.
- Bucofaringe: Estende-se do palato mole até  a epiglote. Localizada na altura dos corpos das segunda e terceira vértebras cervicais, comunica-se anteriormente com a cavidade oral, através do istmo bucofaríngeo.
- Laringofaringe: É o segmento distal da faringe, localiza-se atrás e parcialmente ao redor da laringe. Estende-se da borda superior da epiglote até um plano tangente à borda inferior da cartilagem cricóide, onde se continua com o esôfago.
 LARINGE
 Localizada na parte mediana do pescoço na altura das vértebras cervicais inferiores. comunica-se superiormente com a faringe e inferiormente com a traquéia.
Osso hióde: osso delgado em forma de U situado na região anterior do pescoço, abaixo da mandíbula e acima da cartilagem tireóidea.
- Cartilagem tireóide: É a maior das cartilagens da laringe. Consta de duas lâminas cujas bordas anteriores encontram-se fundidas na linha mediana do pescoço, a projeção subcutânea denominada proeminência laríngea.
- Epiglote: Estrutura cartilagínea em forma de folha que, semelhante a uma tampa, coloca-se sobre o orifício de entrada das vias aéreas inferiores.
- Cartilagem cricóide: Anel cartilagíneo situado abaixo da cartilagem tireóidea; abaixo dela começa a traquéia.
- Cartilagem aritenóide: Duas pequenas placas cartilagíneas de forma triangular situadas na borda superior da lâmina da cartilagem cricóide. 
- Observe os vários músculos e ligamentos que unem as cartilagens da laringe (não há necessidade de identificar os músculos e ligamentos).
- Pregas vestibulares ou falsas: Duas grossas pregas da mucosa, cada uma incluindo estreita faixa de tecido fibroso (ligamento vestibular).
- Pregas vocais ou verdadeiras: Pregas membranáceas situadas inferiormente as pregas vestibulares, cada uma incluindo o músculo vocal. 
 TRAQUÉIA
 Segue-se à laringe ao nível de sexta vértebra cervical. É um tubo cartilagíneo e membranoso formado por anéis cartilaginosos (12 a 16). Bifurca-se na altura da quarta ou quinta vértebra torácica.
- Porção membranosa da traquéia: Parte posterior constituído de tecido membranoso que contém o músculo traqueal.
- Brônquios principais (direito e esquerdo): Dois condutos laterais em que se bifurca a parte final da traquéia.
- Brônquios lobares: Divisões dos brônquios principais.
- Brônquios segmentares: Cada um dos segmentos brônquicos que se subdividem as ramificações dos brônquios lobares dentro de cada lobo pulmonar.
PULMÕES
- Face costal: superfície voltada para as costelas.
- Face medial: voltada para mediastino.
- Face diafragmática: região que repousa sobre o diafragma.
- Pleuras: visceral eparietal.
 
 Pulmão Direito
Identifique os lobos superior, médio e inferior.
- Fissura oblíqua: Sulco que separa os lobos médio e lobo superior do lobo inferior.
- Fissura horizontal: Sulco que separa o lobo superior do lobo médio.
Pulmão Esquerdo
Identifique os lobos superior e inferior.
- Fissura oblíqua: sulco que separa os lobos superior e inferior.
�PAGE �
�PAGE �1�

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando