Buscar

expericeia da vela

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Estadual Do Ceará 
Faculdade De Filosofia Dom Aureliano Matos 
Disciplina: Metodologia 
Curso: Química
Docente: Naide 
Combustão no copo, Comprovando a teoria de Lavoisier. 
Flaviana Lima
Limoeiro do Norte, 22 de abril de 2015.
Introdução a Teoria do Flogisto
Acreditou-se por muito tempo na teoria no Flogisto para a o fenômeno da combustão. 
Ela dizia que os materiais combustíveis possuíam um princípio comum inflamável presente apenas neles, aonde ficou conhecido como Flogístico. Se algum material não queimasse, é porque não teria Flogístico em sua composição.
Georg Ernst Stahl (1660-1734) 
Sem ar a combustão não ocorre- Segundo Stahl, o Flogístico precisa sair para o ar durante a combustão. Mas, certa quantidade de ar só encerra uma parte de Flogístico; assim, se retirássemos o ar do sistema a combustão cessaria porque o flogístico não teria para onde ir. 
Os metais aumentam sua massa depois da queima, de sua corrosão ou enferrujamento, isto é, sua oxidação – O Flogístico era repelido pela terra, assim quanto mais Flogístico um material possuísse, mais leve ele seria. Por isso, ao sofrer combustão o metal ficava mais pesado. 
A queda da teoria do Flogisto.
Um cientista que se destacou nesses estudos da combustão foi: 
Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794).
Experiência de , Antoine Laurent Lavoisier, consistiu em colocar, em uma retorta, uma amostra cuidadosamente pesada de mercúrio metálico e introduzir o tubo da retorta em uma redoma ou cuba de vidro contendo ar e também mercúrio em sua base.
Lavoisier, concluiu que a combustão não ocorria por causa da presença de um Flogístico misterioso, mas sim porque o mercúrio ou qualquer outro material combustível reagia com outro elemento presente no ar.
Joseph Priestley 
Mostrou para Lavoisier que havia descoberto uma espécie de “ar”, que ele chamou de “ar desflogisticado”. 
A comprovação da presenta do oxigênio na combustão.
Ele colocou uma cuba de vidro sobre uma vela acesa em uma boia com água; 
Ele notou que à medida que a vela ia se apagando, a água subia;
E quando a água atingia um quinto do volume, a vela apagava totalmente;
A conclusão foi a seguinte 
1. A água subia porque a vela estava consumindo o ar;
2. O “ar desflogisticado” não era o ar atmosférico todo, mas sim a quinta parte dele.
Lavoisier conclui-o que :
O ar esta misturado com todo o ar atmosférico;
O mesmo era necessário para combustão e sem ela não acontecia;
Inicialmente ele chamou o ar desflogisticado de “ar respirável” e depois mudou para “ar vital”.
Somente em 1778 é que Lavoisier decidiu batizar o “ar vital” de oxigênio (palavra que vem do grego oxy, que significa “ácido”; e gen, “gerador ou produto”).
Ele deu esse nome porque até então seus experimentos o haviam levado à conclusão de que esse novo gás estava presente em todos os ácidos; o que depois se comprovou ser uma conclusão errada, mesmo assim o nome permaneceu.
Lavoisier foi até mesmo o primeiro a fazer uma determinação experimental da composição do ar, chegando ao resultado de 21% de oxigênio e 79% de outro componente, que ele chamou de azoto, um “tipo de ar” que não participava na combustão. Hoje sabemos que se tratava do gás nitrogênio.
Priestley foi o primeiro a isolar o oxigênio, no entanto, ele não viu a importância da descoberta que atingira por estar ainda muito ligado à teoria do Flogístico. Foi Lavoisier que interpretou e mostrou o papel do oxigênio na combustão. 
Experimento: Combustão No Copo.
Para que uma combustão ocorra são necessários três fatores: 
1- Calor; 
2- Presença de um combustível; 
3- Presença de um comburente. 
Material 
1 velas;
Fósforos;
Prato; 
1 copo de tubo de vidro transparente.
Procedimento 
Escolha uma superfície plana para realizar o experimento, se preferir, utilize pires como suporte. 
Etapa 1: Acenda uma das velas e fixe-a sobre o suporte, em seguida escolha o pote de vidro e coloque sobre a vela acesa, como no esquema abaixo
Utilize o cronômetro para marcar o tempo em que a vela permanece em combustão. Observe que a vela se apagou.
RESULTADOS 
As velas são compostas por parafina, esta substância é um dos produtos do fracionamento do petróleo, dizemos então que a parafina é o COMBUSTÍVEL. Já o pavio exerce a função de ser queimado para produzir fogo, portanto é a fonte de CALOR. E como para haver combustão é preciso um COMBURENTE, o oxigênio presente no ar exerce esse papel. 
Mas como ocorre a combustão dentro do copo? Este ambiente não está isolado da atmosfera? 
É aí que muita gente se engana! Ao colocar o copo sobre a vela, armazenamos uma porção de O2 entre o copo e o suporte. A vela permanece acesa até acabar o oxigênio existente dentro dele, a partir deste instante a vela se apaga. 
Experimento: Vela que suga a agua.
Material 
1 velas;
Fósforos;
Prato;
Agua e corante;
1 copo de vidro transparente 
médio.
OBJETIVO
Mostrar que o produto dessa combustão ocupa menos volume que os reagentes. Mostrar que a queima da parafina (combustível) precisa de um comburente. 
Procedimento 
Encha o pires com água e fixe a vela em pé e no meio. Acenda a vela e mantenha o copo em mãos.
EXPLICAÇÃO
Quando a vela se apaga, percebe-se que o nível de agua dentro do corpo irá subir, absorvendo a agua ao redor do copo. A vela apaga, pois para haver a queima, é necessário um combustor, no caso o Oxigênio, que constitui 20% da atmosfera e se esvai dentro do copo, pois não consegue se renovar.
Os produtos da queima da parafina com oxigênio são:
C18H38 + 37/2 O2 ----> 18 CO + 19 H2O
C18H38 + 19/2 O2 ----> 18 C + 19 H2O
O nível da água dentro do copo sobe, porque, o produto da combustão ocupa menos volume que o oxigênio que havia ali, é como se parte do ar dentro do copo fosse compactado, o que diminui a pressão interna, sugando a água ao redor, através das brechas entre o copo e o pires, como num canudo. 
Conclusão
Conclui-se que, a presenças do Oxigênio e fundamental em toda combustão, observou-se que a vela precisar possuir um combustível, uma fonte calor (energia) e um comburente que é o Oxigênio.
Na segunda experiência concluímos que a agua aumenta seu nível por que, o produto da combustão ocupa menos volume que o oxigênio que havia ali, ou seja e como se o estivesse sido compactado, assim diminuindo a pressão interna e sugando a agua ao redor, para dentro do pote.
Entende-se que o aparte dessas experiências podemos ver a presença do oxigênio na combustão e que seu produto ocupa menos espaço.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais