Buscar

Prova Online FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS (Prova de dependência 2)

Prévia do material em texto

Prova Online
Disciplina: 100776 - FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Conforme o fundacionalismo, a relação entre crenças básicas e crenças não básicas é que
 
a )
 as primeiras servem para fundamentar as segundas.
b )
 nenhum dos dois tipos de crença tem fundamento.
c )
 as segundas servem para fundamentar as primeiras.
d )
 ambas têm seu fundamento na experiência imediata.
QUESTÃO 2
A relação entre as ideias de conhecimento e crença pode ser explicada na seguinte sentença:
a )
 se alguém sabe que o gato está no sofá, então ela crê que o gato está no sofá.
 
b )
 se alguém crê que o gato está no sofá, então ele sabe que o gato está no sofá.
c )
 se alguém sabe que o gato está no sofá, então ele não crê que o gato está no sofá.
d )
 se alguém crê que o gato está no sofá, então ela não sabe que o gato está no sofá.
QUESTÃO 3
Sobre as principais noções que envolvem a teoria da ciência de Lakatos, assinale alternativa correta.
 
a )
Lakatos discorda tanto do falsificacionismo dogmático quanto do falsificacionismo metodológico de Popper, não utilizando pressupostos de nenhuma dessas duas teorias em suas pesquisas.
b )
Em sua abordagem, Lakatos se opõe ao falsificacionismo dogmático e ao falsificacionismo metodológico, propondo o que ele chama de falsificacionismo sofisticado.
c )
Ao contrário de Popper, Lakatos sugere um método científico geral, pois considera prejudicial a divisão para fins de metodologia entre ciências sociais e naturais. É um dos poucos pontos em que Lakatos se contrapõe a Popper, pois ele é partidário de muitas das ideias deste autor.
d )
 Lakatos tem afinidade com a escola dos neopositivistas, e sua abordagem em muito se aproxima da de pensadores como Kuhn e Feyerabend.
QUESTÃO 4
Sobre a relação entre holismo e individualismo e sua importância para as ciências sociais, pode-se afirmar que
a )
o holismo metodológico encontra em Weber um precursor, autor este que é um dos clássicos mais estudados até hoje nas ciências sociais. Segundo o holismo metodológico, os fenômenos sociais resultam das ações individuais, que encontram sentido na motivação subjetiva dos agentes.
b )
embora difiram quanto à sua estrutura, tanto o holismo quanto o individualismo partilham dos mesmos métodos, porque têm como objeto de análise, igualmente, a sociedade como um todo.
c )
o individualismo tem uma percepção organicista da sociedade. Segundo este, os indivíduos são constituídos, inclusive em sua estrutura psíquica, através da sua integração em sociedade e dos papéis que nela desempenham.
 
d )
o problema do todo e das partes, bem como suas relações de interação e interdependência, é antigo, tanto na filosofia quanto nas ciências sociais. A necessidade de entender essa interação e interdependência resultou em duas perspectivas antagônicas para explicar as relações entre o todo e as partes: o holismo e o individualismo metodológico.
QUESTÃO 5
Em relação ao dedutivismo, podemos afirmar que
 
a )
 a forma mais comum de dedutivismo é a indução por simples enumeração, muito utilizada pelos cientistas sociais na contemporaneidade.
 
b )
no dedutivismo, a prova empírica de uma hipótese vem após a formulação de uma teoria, que não é necessariamente uma generalização. No dedutivismo, as teorias são hipóteses, sendo importante testá-las, para evitar que falsas hipóteses virem falsas teorias.
c )
no dedutivismo, há a pretensão de se chegar a uma lei geral, de averiguar a pertinência das hipóteses sugeridas pelo cientista social e, com isso, elaborar teorias gerais sobre aspectos da vida social.
d )
 o dedutivismo é uma forma de explanação, não necessariamente científica, mas mais relacionada à explanação do tipo moral.
QUESTÃO 6
Uma diferença importante entre individualismo clássico e individualismo interpretativo é que,
 
a )
 para o interpretativo, permanece em aberto a possibilidade de que a psicologia individual contenha uma dimensão social irredutível.
b )
 para o clássico, a única forma de entender a sociedade é considerando-a como um todo.
c )
 para o interpretativo, a única forma de entender a sociedade é considerando-a como um todo.
d )
 para o clássico, permanece em aberto a possibilidade de que a psicologia individual contenha uma dimensão social irredutível.
QUESTÃO 7
Assinale qual das normas abaixo não pode ser adequadamente considerada uma regra moral.
a )
 Seja fiel.
b )
 A não ser que tua vida esteja em perigo, não mate outra pessoa.
c )
 Sempre que questionado, diga a verdade.
 
d )
 Não estacione o carro em lugar proibido.
QUESTÃO 8
Assinale a sentença que expressa uma das ideias fundamentais do falsificacionismo sofisticado.
a )
 Não há confirmação antes da emergência de uma teoria melhor. Uma confirmação só o é se ao mesmo tempo evidencia uma teoria rival.
 
b )
Há falsificação quando uma teoria vai contra fatos empíricos inquestionáveis. É possível ter uma contra evidência sem ter uma teoria rival para comparação.
c )
 Não há falsificação antes da emergência de uma teoria melhor. Uma contra evidência só o é se ao mesmo tempo evidencia uma teoria rival.
d )
Há confirmação quando uma teoria explica e prevê fatos empíricos inquestionáveis. É possível ter confirmação sem ter uma teoria rival para comparação.
QUESTÃO 9
Assinale a sentença que representa melhor o problema filosófico sobre o conhecimento.
 
 
a )
 Conhecer algo é ter uma justificativa adequada sobre o assunto.
b )
 Conhecer algo é ter uma intuição sobre o assunto.
c )
 Conhecer algo é ter uma opinião verdadeira sobre o assunto.
d )
 Conhecer algo é ter uma sensação sobre o assunto.
QUESTÃO 10
Sobre o determinismo nas ciências e suas implicações e variações, é correto afirmar que
 
a )
o necessitarismo, que é um tipo de determinismo, assume a ideia de necessidade causal para explicar os fenômenos. No entanto, não exclui o livre-arbítrio, pois o considera essencial para compreender o mundo social. Logo, é compatível com a liberdade, com o livre-arbítrio.
b )
 o necessitarismo e o compatibilismo são ramos do indeterminismo, diferenciando-se ambos radicalmente do determinismo.
c )
o determinismo não encontra ligação com as concepções religiosas. Embora Deus seja a explicação última, a liberdade humana está sempre presente nas concepções determinísticas; por conta disso o determinismo não se relaciona com as concepções religiosas para explicar os acontecimentos.
 
d )
o determinismo difere do fatalismo na medida em que, para o determinismo, há nexo causal entre o passado e o futuro, os eventos do passado determinando os eventos do futuro. Já no fatalismo há a recusa desse nexo causal, o futuro já está predeterminado independentemente do passado, da vontade ou ações humanas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando