Buscar

Justiniano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A importância de Justiniano para o Direito
 Justiniano foi imperado de Roma no período de 527 até 565 d.c. veio de uma família pobre, foi nomeado cônsul por seu tio Justino I, que posteriormente o nomeou como sucessor após sua morte. Justiniano era conservador e o seu objetivo era recuperar todo o brilho e poder que o império romano possuiu no passado, ele acreditava que tudo o que era produzido naquela época não tinha valor, ele valorizava o que foi produzido por seus antepassados principalmente suas leis e modo de governo.
 Justiniano por valorizar tanto as leis dos seus antepassados foi responsável pela publicação do Corpus Juris Civilis (Código, Digesto, Instituições, novas leis). Com a queda do império romano surgiram os feudos e a lei escrita foi com o tempo deixada de lado e passaram a viver com os costumes ou da maneira que os senhores feudais ordenavam, com o fim do feudalismo se fez necessário o uso da lei escrita e então redescobriram o Corpus Juris Civilis.
 O Corpus Juris Civilis passou então a ser utilizado pelos europeus e hoje é a base principal do nosso sistema jurídico, assim como nos países da Europa e todos os países que por eles foram colonizados.

Continue navegando