Buscar

Relatório como abrir um MEI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Como Abrir um MEI
Para criar uma micro ou pequena empresa, com um faturamento de até 81 mil ao ano o empreendedor precisa enfrentar uma verdadeira maratona de burocracias para registrá-la nos órgãos públicos envolvidos. Esse cadastro deve ser efetuado na prefeitura da cidade onde ela irá funcionar e no estado. Isso também é necessário na Receita e na Previdência Social. Em alguns casos, o registro também pode ser solicitado pela entidade de classe e Secretaria de Meio Ambiente. O empreendedor deve fazer o primeiro registro, que representa a criação da empresa na junta comercial. É comparado a uma certidão de nascimento do empreendimento. No caso de pessoa jurídica, isso é pedido no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica. Depois de registrada, será entregue ao proprietário o Nire (Número de Identificação do Registro da Empresa), que é uma etiqueta ou um carimbo, Com o Nire, o empresário precisa obter o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas junto à Receita Federal. O registro dele é feito somente pela internet, no site www.receita.fazenda.gov.br.
Alvará de funcionamento - Com o CNPJ é preciso ir à prefeitura para receber o alvará de funcionamento, que é a licença para operar o comércio, a indústria ou a prestação de serviços (precisará de alvará junto ao corpo de bombeiros). Geralmente, as documentações mais comuns e necessárias são: cópia do Contrato Social; Documentos do sócio quando sociedade (exemplo) e Licenças quando necessário.
INSCRIÇÃO ESTADUAL
A Inscrição Estadual é obrigatória para empresas dos setores de comércio, indústria e serviços de transporte intermunicipal e interestadual. Também estão incluídos os serviços de comunicação e energia. 
Por fim estando de posse do alvará de funcionamento, a microempresa pode entrar em operação. Porém, o empresário precisa conseguir o cadastro na Previdência Social, independentemente de o negócio ter funcionários para pagar os respectivos tributos. Assim, o representante deverá dirigir-se à agência da Previdência para solicitar o cadastramento. O prazo é de 30 dias após o início das atividades. Como último passo para o empreendimento entrar em ação. O proprietário necessitará pedir autorização para imprimir notas fiscais e autenticar livros fiscais, esse processo chama-se Aparato Fiscal, o pedido ocorre na prefeitura, já as empresas que vão se dedicar às atividades industriais e de comércio devem pedi-lo na Secretaria Estadual da Fazenda. Depois que o aparato fiscal estiver pronto, a empresa pode começar a operar legalmente.
http://www.portaldoempreendedor.gov.br/ 
Nome: Cleiton de Araujo Quaglioz 
Pólo: Piraí 
Matrícula: 17215060550

Continue navegando