Ad de alfabetização

Ad de alfabetização


Disciplina<strong>filosofia</strong>23 materiais5 seguidores
Pré-visualização1 página
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 2 (AD2) \u2013 2017.2 
Disciplina: Alfabetização 2 
Coordenadora: Stella Maris Moura de Macedo 
Aluno (a): Pamela dos Santos Cassiano
Matr.:17112080242
Polo: Angra dos Reis
1
B)
	Com tantas invenções que hoje estão presentes no cotidiano das crianças, como os celulares, tablets e computadores, e observando a facilidade de manuseio que elas possuem sobre eles, podemos aproveitar esse fato e utilizá-los como ferramentas no processo de alfabetização. 
Sabemos que na infância a memória visual e muito significativa e as primeiras experiências com as letras e textos são as mais importantes, podemos então usar a variedade de informações que a rede disponibiliza, que pode ser os contos de fada e também jogos, aplicativos, livros multimídias e ambientes digitais de aprendizagem. A criança possui uma curiosidade inata que pode ajudar muito nessa inserção das tecnologias nas salas de aulas, e funciona como um estímulo a leitura do que está escrito, e consequentemente com devidas instruções do educador a criança cria a capacidade de escrever, por exemplo quando a professora pede que produzam uma história com desenhos e falas, ela tem uma autonomia e trabalha com a exploração espontânea da aprendizagem. Pesquisas apontam que o computador vem auxiliando de forma significativa no processo de alfabetização.
	Vivendo em uma sociedade que a cada década, novas tecnologias surgem e o homem se vê obrigado a aprendê-las, para conseguir se adaptar a esse mundo moderno, e o não aproveitamento desses recursos na fase de educação infantil, o educando além de ter uma dificuldade nos próximos níveis de aprendizado, como fundamentais e médio, também se privara de um importante recurso que a tecnologia proporciona a sociedade, que é a informação, e atreves dela podemos compreender o papel do cidadão e exercer os deveres e lutar por nossos direitos.
2-
Como o nome mesmo já diz, interacionista, uma interação social, trabalho que tem como base uma pesquisa inicial por parte do professor, pois é através do diálogo que ele vai conhecer a realidade do aluno, suas experiências, seu cotidiano, vai ter conhecimento da realidade de seus educandos, e a partir dai trabalhar assuntos que façam sentido, sempre fazendo uma conexão com vida deles.
E o trabalho com projetos nada mais é que uma trabalho feito em interação, de alunos e professor envolvidos, tendo o educador um objetivo de caráter social, identificando, por exemplo, um problema que desperta o interesse dos alunos e através de questionamento estimula o pensamento crítico dos mesmos. E a composição desse trabalho em projeto se forma através de perguntas que não podem simplesmente serem respondidas por métodos rotineiros, são solucionadas através de pesquisas, hipóteses de soluções para o problema, questões que contribuem para a formação de autonomia do aluno. Emfim, o trabalho com projeto e totalmente diferente da metodologia mecanicista, que e feito pelo olhar do professor, que julga o que e melhor para o aluno sem respeitar as subjetividades do mesmo, muito pelo contrário, ele aproveita as parcialidades de sua turma e as transforma em aprendizado para a vida.
3-
	Nome: Projeto Dente de leite 
	Justificativa: O projeto se formou por que o dente de um dos alunos caiu e trouxe muitos questionamentos na sala de aula.
	Objetivo: Solucionar as dúvidas das crianças, \u201cpor que os dentes caem ?\u201d e aproveitar para explicá-las a formação dos dentes e a importância da higiene dental.
	Atividade 1: Assistir ao filme a Fada do Dente, que aborta todo esse assunto no qual os alunos se sentem interessados a pesquisar.
E após essa primeira atividade, fazer junto com a turma uma maquete de uma boca com todos dentes de leite, e outra com os dentes definitivos utilizando cartolina, tinta branca e pets e faríamos a contagem dos dentes de leite e ver a diferença dos dentes definitivos. E com uma escova de dente deixaria os pequenos manusearem as maquetes, simulando a escovação e ensinando através da brincadeira o modo certo de escovar os dentes.
Atividade 2:
Cantar com a turma a cantiga do dente contente, ou levar a história do dentinho.
	Resultado: E após a história levar os alunos até o banheiro para escovar os dentes, pois tenho certeza que após todo esse aprendizado as crianças escovarão os dentes com um olhar diferente.