Buscar

relatorio final

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL LEIDE MARIA TORRES
DIRETORA: EDNA MARIA SOUZA GOMES NUNES
COORDENADORA: SELMA LEMOS
PROFESSORA: FABÍOLA PEREIRA DA SILVA
TURMA: INFANTIL- V/03 TURNO: MANHÃ
RELATÓRIO FINAL DO 2º SEMESTRE DE 2018
Aos 19 de dezembro de 2018, encerra-se o 2º semestre na Escola de Educação Infantil Leide Maria Torres da rede pública do município de Parauapebas/PA, com a turma do infantil V-03 composta por 23 crianças, 9 meninas e 14 meninos, todos com 6 anos de idade. A partir das experiencias desenvolvidas e dos objetivos trabalhados durante este semestre, é possível observar que a turma tem apresentado um excelente desenvolvimento. Nosso período de adaptação foi bastante tranquilo, as crianças se mostraram receptivas e espontâneas e a rotina de acolhimento com música, tampinhas, massinha de modelar, manuseio de livros infantis, revistas, brinquedos de encaixe, tem deixado esse momento mais leve e descontraído, facilitando as interações.
Foram desenvolvidos neste semestre projetos (capoeira, horta e jardinagem, musicalização, transições), sequências (aniversariantes, teatro-infância com arte) e atividades habituais (brincadeiras, alimentação, higiene, entre outras) que proporcionaram às crianças experiencias significativas que contribuíram para a construção da autonomia, de interações e de sentidos em relação à nossa realidade física e social.
Nas nossas rodinhas diárias, experiências com cantigas de roda, músicas de diferentes gêneros, contribuiu para a memorização e ampliação do repertório das crianças, além do desenvolvimento da oralidade delas, sendo capazes agora de expor seus pensamentos, seus medos, vontades, fazer links usando situações vivenciadas ou observadas por elas fora da escola. Das leituras de histórias, contos, fábulas, parlendas já são capazes de apontar elementos da linguagem visual e verbalizar trechos que lhes chamam atenção, e alguns até de realizar reconto, seguindo uma sequência de fatos com coerência nas suas versões e adotando comportamentos de um leitor.
Através das experiencias com ditado estourado de letras e palavras, leitura com a caixa surpresa, uso de letras móveis, leitura e produções coletivas de parlendas, receitas, trechos de músicas, convites, uso de tarjetas e listão, escrita de listas diversas, forca, as crianças tem apresentado avanças significativos quanto ao desenvolvimento da leitura e escrita. Apenas uma criança identifica mais ainda não grafa seu nome sem apoio, a maioria já identifica e grafa as letras do alfabeto sem dificuldades, e alguns já conseguem perceber a sonoridade das letras, especialmente as vogais nas palavras, procurando ajustar o falado ao escrito.
Também foram desenvolvidas experiências com brincadeiras envolvendo jogos, bingos, boliche, basquete, ditado estourado de números, contagem usando tampinhas, palitos, grãos, recitação dos numerais, e a maioria das crianças já são capazes de estabelecer relações, representar numerais e suas quantidades, bem como fazer contagem sincronizando gesto e o numero recitado. Na rotina diária, trabalhamos números significativos com quantos somos, calendário, sequência dos aniversariantes onde puderam perceber a passagem do tempo, datas, os meses do ano, quantidade de aniversariantes em cada mês. Além disso, trabalhamos medidas com barbante e com palmos, construção e leitura de gráficos simples, que permitiu perceberem as diferenças entre seus tamanhos e o ritmo de crescimento de cada um apresar de terem a mesma idade.
As experiencias com desenhos de observação, de memória, de imaginação e desenho de intervenção com gravuras, com formas geométricas, materiais concretos, bem como trabalhos com recorte e colagem, pinturas com tinta guache e modelagem com massinha, promoveu a ampliação da criatividade e das habilidades gráficas das crianças, que, além disso, estão explorando melhor os espaços da folha, com traços mais firmes e figuras mais próximas do real. Com projeto musicalização a turma conheceu um pouco sobre Luiz Gonzaga e a música Asa Branca, e ficaram encantados com a história na música. A linguagem teatral foi trabalhada na sequência teatro- infância com arte, explorando a atenção, a expressividade e a coordenação das crianças com mímicas, brincadeira do espelho vivo, expressões faciais, música “pano encantado”.
A imaginação, criação e espontaneidade foram trabalhadas com a proposta do faz de conta, explorando cantinhos do supermercado, casinha, carrinhos e salão de beleza. Outras brincadeiras como pular corda, bambolê, circuito, corrida de um pé só, basquete, dança das cadeiras, passar bambolê pelo corpo, corre cotia, jacaré/tubarão, acerte o alvo entre outras, tem ajudado as crianças a explorarem mais suas capacidades corporais, bem como a coordenação motora e sua flexibilidade.
Por meio do projeto capoeira as crianças puderam conhecer a capoeira como expressão da cultura afro-brasileira. Já identificam alguns instrumentos usados no jogo, puderam apreciar seus sons e se mostraram bem curiosos quanto a história da escravidão no Brasil, do líder Zumbí dos Palmares. Já conseguem ter ideia da diversidade dos tons de pele que existem e fazem comparações observando os braços uns dos outros. Também estão mais conscientes sobre a importância de uma alimentação saudável através das experiencias com o projeto horta e jardinagem, no qual se mostraram felizes em manusear a terra e perceber a importância da água, da luz e calor do sol para o crescimento das plantas. Essas experiências de plantar, regar, perceber o crescimento, colher, conhecer mais sobre os alimentos e suas origens, trouxe o despertar da curiosidade das crianças, muitas se permitindo agora, durante as refeições, provar e gostar de saladas, verduras, legumes e outros alimentos antes rejeitados. Além disso, é possível perceber que aos poucos as crianças tem adquirido consciência quanto ao desperdício de alimentos, colocando no prato aquilo que vai comer, e algumas fazendo questão de mostrar o prato limpo. 
Estou satisfeita com os resultados alcançados pelas crianças, com as aprendizagens que desenvolveram a partir dos projetos, sequencias didáticas e experiências trabalhadas. Fico muito feliz em poder ter tido a oportunidade de fazer parte desse processo, por ter contribuído com seus conhecimentos, com suas vivências dentro da escola. Acredito no potencial de cada um e sei que irão longe!
Parauapebas, 19 de dezembro de 2018.
 __________________________ _________________________
 PROFESSORA COORDENADORA

Outros materiais