Buscar

Trabalho de Fichamento de Logística Integrada e Operações Internacionais

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Fichamento de Estudo de Caso
Isadora Machado Mônaco Viana
Trabalho da disciplina Logística Integrada e Operações Internacionais,
 Tutor: Profa. Maria da Luz Iria Melo
Petrópolis-RJ 
2018
Estudo de Caso :
A EMPRESA MORRISON
Subtítulo
No presente estudo de caso observamos alguns problemas que a empresa Morrison vem enfrentando e a contratação de uma nova Diretora de Operações, Shauna Breen, para encontrar soluções para a empresa.
O estudo inicia com a percepção de oportunidade de um empreendedor, o senhor Jason Robbins, o fundador e Presidente da Empresa Morrison. Ele viu a oportunidade de um mercado para rastrear embalagens e mercadorias depois de serem expedidas a partir da cadeia de suprimentos, seriam as etiquetas RFID. Para isso, realizou uma pesquisa de mercado, identificou a viabilidade da produção e vendeu suas duas empresas para investir na abertura de uma nova, no ramo de produção de etiquetas.
A pesquisa de mercado busca apresentar informações como identificação do público-alvo, identificação de panoramas de mercado, mensuração de índices de rejeição e aceitação, mensuração de interesses e expectativas sobre marcas e produtos, lançamento de campanhas; para que o gestor possa gerir suas decisões com embasamento.
O uso de tecnologia de informação tem grande importância no segmento de produção de etiquetas inteligentes, pois é com a TI que se pode fazer a identificação automática, o monitoramento e a autenticação das etiquetas e produtos que a contêm. Com avanço da tecnologia e o custo cada vez mais decrescente, o acesso aos sistemas informatizados ficou cada vez mais fácil, causando um aumento na concorrência.
Usando um dos pilares da logística como diferencial dos seus concorrentes, a empresa garantiu acesso ao mercado e conseguiu garantir a entrega dos produtos no prazo.
Produzindo etiquetas padrões ou personalizadas, era oferecido um tipo de tecnologia, sendo possível custimozar as etiquetas e a tecnologia nela contida, de acordo com a preferência do cliente. Este processo de customização é conhecido como postponement e a matéria –prima aguarda a necessidade do cliente para ser transformada em produto acabado, conforme o pedido feito.
Etiquetas RFID trazem o benefício de organizar os estoques das organizações, pois podem conter prazo de validade de produtos ou materiais. Isto minimiza a perda de produtos, pricipalmente os perecíveis, pois é possível promover a venda através de promoção quando estiverem próximos à validade, controlando a mesma; ou até mesmo reduzir o quantitativo de materiais obsoletos. A possibilidade de conter informações valiosas como validade e controlá-la faz com que mais setores das empresas se envolvam na quantidade de materiais disponíveis, pois é possível fazer campanha para a venda rápida dos que estão próximos à validade ou um recall dos mesmos, não afetando o estoque disponível nas prateleiras das lojas que contém estes produtos finais.
Na Morrison, os estoques foram formados com base nas previsões de venda e no conhecimento do gerente de produção, sendo a primeira o início de todo o planejamento de produção e a outra inerente a coleta de dados de especialistas no assunto, tais como gerentes, compradores, vendedores e pesquisas de mercado, a qual denomina qualitativa.
Com isso, o texto mostra a ineficiência na gestão de estoque e produção, por conta do atraso de alguns fornecedores no atendimento aos pedidosde matéria-prima, ocasionando atrasos na produção e entrega para o consumidor final da etiqueta, que faz com que a confiabilidade da empresa seja reduzida. 
Atrasos como estes de fornecedores poderiam ser abrandados caso fossem mapeadas estratégias competitivas, em especial o plano de contingência, que trata de planos alternativos para emergências.
Ainda no texto, foi mencionado que alguns cliente chegaram a devolver as mercadorias em decorrência de erros na entrega. A estas devoluções aplicamos a logística reversa, que é o receber o produto recusado de volta.
Em pouco tempo, a empresa Morrison se tornou um importante player no mercado de etiquetas inteligentes RFID, tanto para indústria farmacêutica quanto para o varejo. As últimas semanas mostravam a conclusão de que a empresa demonstrava uma trajetória de queda e era preciso identificar a fonte das dificuldades de produção e implementar mudanças para melhor posicioná-la novamente em direção ao sucesso. Para isso, Breen precisaria pensar nos próximos passos, identificando questões que poderiam ser resolvidas a curto prazo para reduzir custos e melhorar o desempenho da fábrica e, possivelmente, mudanças mais substanciais, que demandariam investimentos de longo prazo na capacidade operacional da empresa.
�

Continue navegando

Outros materiais