Fundamentos da Adminitração Questionario  03.doc
9 pág.

Fundamentos da Adminitração Questionario 03.doc

Disciplina:Gestão Pública5.855 materiais28.181 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Curso
	FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

	Teste
	QUESTIONÁRIO UNIDADE III

	Iniciado
	15/02/19 23:33

	Enviado
	17/02/19 15:57

	Status
	Completada

	Resultado da tentativa
	2,5 em 2,5 pontos  

	Tempo decorrido
	41 horas, 23 minutos

	Instruções
	ATENÇÃO: a avaliação a seguir possui as seguintes configurações:
- Possui número de tentativas limitadas a 3 (três);
- Valida a sua nota e/ou frequência na disciplina em questão – a não realização pode prejudicar sua nota de participação AVA, bem como gerar uma reprovação por frequência;
- Apresenta as justificativas das questões para auxílio em seus estudos – porém, aconselhamos que as consulte como último recurso;
- Não considera “tentativa em andamento” (tentativas iniciadas e não concluídas/enviadas) – porém, uma vez acessada, é considerada como uma de suas 3 (três) tentativas permitidas e precisa ser editada e enviada para ser devidamente considerada;
- Possui um prazo limite para envio (acompanhe seu calendário acadêmico), sendo impossível o seu acesso após esse prazo, então sugerimos o armazenamento e/ou impressão para futuros estudos;
- A não realização prevê nota 0 (zero).

	Resultados exibidos
	Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários, Perguntas respondidas incorretamente

Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	

	
	A administração por objetivos é de natureza mais pragmática e voltada para resultados. Isto condiciona os colaboradores a pensar e agir em função de fatos e dados reais, sem perder o foco em suas metas. Os procedimentos convergentes para o alvo estratégico tornam a atuação na empresa muito mais satisfatória. E se os objetivos individuais estiverem alinhados com os objetivos organizacionais, o nível de comprometimento e motivação dos colaboradores tornase incomensurável. Entre as principais vantagens apresentadas pelo método listadas a seguir, aponte aquela que não está correta.
	
	
	

	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Concentração de esforços na eficiência organizacional.

	Respostas:
	a. 
Concentração de esforços na eficiência organizacional.

	
	b. 
Controle do desempenho e identificação de oportunidades de melhorias.

	
	c. 
Dinâmicas organizacionais especificando as responsabilidades.

	
	d. 
Melhoria da comunicação e identificação de necessidades de treinamentos.

	
	e. 
Aperfeiçoamento do sistema de avaliação, além de promoção e remuneração mais equitativas, com base no desempenho.

	Feedback da resposta:
	Resposta: A Comentário: A concentração de esforços deve ocorrer na busca e nos esforços para EFICÁCIA organizacional. Ou seja, para atingir metas e objetivos.

	
	
	

Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	

	
	A teoria da expectação, desenvolvida em 1964, baseiase na visão econômica do ser humano. Destacamse os interesses envolvidos nas escolhas dos indivíduos em relação às suas atividades de acordo com o que for prioritário no momento da escolha. Algumas afirmações sobre o comportamento do homem na organização são fundamentais para o entendimento desta teoria. São elas (aponte a alternativa incorreta):
	
	
	

	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Os colaboradores tomam decisões independentemente do comportamento esperado na teoria da expectação.

	Respostas:
	a. 
A combinação de influências entre o íntimo do indivíduo e o ambiente em que ele vive determina o seu grau de motivação.

	
	b. 
Os indivíduos tomam decisões sobre seu comportamento na organização.

	
	c. 
Os desejos e objetivos são diferentes para cada um dos indivíduos.

	
	d.
A decisão sobre as alternativas oferecidas baseiase nas expectativas sobre o resultado que o comportamento escolhido vai gerar.

	
	e. 
Os colaboradores tomam decisões independentemente do comportamento esperado na teoria da expectação.

	Feedback da resposta:
	Resposta: E Comentário: Não há expectativa comportamental de colaboradores. Os componentes principais da teoria se esboçam por meio de três categorias, a saber: expectativa, valência e instrumentalidade. A expectativa consiste nos esforços reunidos no intuito de conduzir o colaborador aos resultados almejados. É a crença do colaborador na efetividade destes esforços que o induz a continuar e a perseverar. Valência é a intensidade do desejo de um indivíduo em função do alcance de resultados específicos no que tange ao valor percebido por ele, pela relação entre a sua produtividade e os incentivos e recompensas aferidos. Já a instrumentalidade referese ao desempenho que pode imprimir e à grandeza proporcional da recompensa percebida. Se a dedicação for devidamente remunerada, a relação é positiva e incentivadora; caso contrário, não. Embora não devidamente testada, a teoria apresentou um jogo de interesses em que o indivíduo vai continuar se empenhando cada vez mais se perceber que seus esforços estão sendo recompensados. Por um excesso de racionalidade o indivíduo sempre vai pesar a relação custobenefício antes de decidir qual alternativa de comportamento irá escolher.

	
	
	

Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	

	
	Departamentalização. O organograma é a representação gráfica de determinados aspectos da estrutura organizacional, embora esta representação gráfica não apresente todos os aspectos da estrutura organizacional, apenas os mais visíveis e palpáveis. Existem algumas formas de a empresa departamentalizar as suas atividades. As mais tradicionais são (escolha a alternativa incorreta):
	
	
	

	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Departamentalização por fornecedores.

	Respostas:
	a. 
Departamentalização por quantidade.

	
	b. 
Departamentalização funcional.

	
	c. 
Departamentalização territorial (ou geográfica).

	
	d. 
Departamentalização por produtos (ou serviços).

	
	e. 
Departamentalização por fornecedores.

	Feedback da resposta:
	Resposta: E
Comentário: A departamentalização correta é por CLIENTE. Não há sentido em departamentalização por fornecedores. Os tipos de estrutura organizacional são resultantes da departamentalização. A departamentalização pode ser considerada o subcomponente mais conhecido pelos funcionários da empresa. É o agrupamento de acordo com um critério específico de homogeneidade das atividades e recursos (humanos, materiais e tecnológicos) em órgãos da estrutura. O organograma é a representação gráfica de determinados aspectos da estrutura organizacional, embora esta representação gráfica não apresente todos os aspectos da estrutura organizacional, apenas os mais visíveis e palpáveis. Existem algumas formas de a empresa departamentalizar as suas atividades. As mais tradicionais são:
departamentalização por quantidade;
departamentalização funcional;
departamentalização territorial (ou geográfica);
departamentalização por produtos (ou serviços);
departamentalização por clientes;
departamentalização mista.
Entre as formas adaptativas e inovativas, encontramos:
departamentalização por projeto;
departamentalização matricial.

	
	
	

Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	

	
	Existem importantes fatores internos que influenciam a natureza da estrutura organizacional da empresa. Segundo Peter Drucker (apud Oliveira, 1992), está entre esses fatores (assinale a alternativa incorreta):
	
	
	

	
		Resposta Selecionada:
	e. 
O nível de sensibilidade dos colaboradores.

	Respostas:
	a. 
Os tipos de objetivos estabelecidos: organizacionais e individuais.

	
	b. 
Atividades e estratégias necessárias.

	
	c. 
Ordenamento dos procedimentos para gerar os bens ou serviços que satisfaçam membros e clientes.

	
	d. 
As funções administrativas.

	
	e. 
O nível de sensibilidade dos colaboradores.

	Feedback da resposta:
	Resposta: E
Comentário: O correto é nível de HABILIDADE dos colaboradores e não sensibilidade. Na implantação integral ou de alterações pontuais é muito importante a participação de todos os funcionários da empresa no processo. Com isso haverá um maior comprometimento,