Buscar

Regime de Taxas flutuantes

Prévia do material em texto

Regime de Taxas flutuantes ou flexíveis de Câmbio
Oferta e demanda de moeda estrangeira é o fator primordial que determina a taxa de câmbio, onde o Banco Central não é obrigado a disponibilizar suas reservas cambiais.
A vantagem do câmbio flutuante é a defesa das reservas cambiais, onde a taxa é fixada através do movimento da oferta e da demanda, sem intervenção das reservas do Banco Central, fazendo com que o governo possa manipular a direção da política monetária, entre a principal está a taxa de juros, onde pode estimular o nível de atividades e do emprego. Dentre os benefícios desta taxa flutuante, temos também problemas, onde esta taxa de câmbio pode ser alterada facilmente pelo mercado financeiro nacional e internacional, desvalorizando, elevando os preços e aumentando a inflação do país.
Mesmo não interferindo ativamente, o Banco Central determina a taxa de câmbio, através da compra e venda de divisas no mercado. Ou seja, se a taxa de câmbio estiver elevada, o Banco Central injeta dólares no mercado, e se a taxa de câmbio estiver alta, é realizada a compra de dólares no mercado. Isso se chama de flutuação suja.
A taxa de câmbio é determinada pela: 
Oferta e demanda da moeda estrangeira
O que é flutuação suja?
Se a taxa de câmbio estiver elevada, o Banco Central injeta dólares no mercado, e se a taxa de câmbio estiver alta, é realizada a compra de dólares no mercado.
Quais as características do Câmbio Flutuante?
O mercado (oferta e demanda de moeda estrangeira) determina a taxa de câmbio, e o Banco Central não é obrigado a disponibilizar as reservas cambiais.

Continue navegando