Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA Introdução a Pedagogia (6) (4)

Prévia do material em texto

UNINASSAU- Centro Universitário Maurício de 	Nassau
Pedagogia
Introdução a Pedagogia
Shalimar Reis
Felype Morais
Fabiana Cristina da Silva
 Entrevista: 
 
Entrevista realizada com a professora Luzanir, funcionaria do Colégio Sagrado Coração, onde a mesma é professora regente de uma turma de crianças de 5 anos e é funcionaria desta instituição a 15 anos. Luzanir é graduada em pedagogia pela faculdade( FAFICA) Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru.
I OBJETIVOS:
A função de professor da educação infantil no de extrema importância, pois é esse profissional que vai acompanhar desde a primeira infância. Acompanhar os primeiros passos da vida escolar que de muitas crianças começam com meses de vida. Na escola da professora entrevistada as crianças são aceitas a partir dos 1ano e 8 meses de vida.
II IDENTIFICAÇÃO:
A-NOME: Luzany Bezerra da Silva
Sexo Feminino 
B-Tempo de Serviço: 15 anos
C-FORMAÇÃO ACADÊMICA: Licenciatura Plena em Pedagogia
 
Qual Mestrado ou Doutorado em Educação ( Psicopedagogia Institucional) outros
III AÇÕES PEDAGOGICAS:
DESCREVA UM POCO DA ROTINA DO SEU TRABALHO
Contribuir na formação social, cognitiva, afetiva e psicomotora dos meus alunos. Rotina bem diversificada. Manhã leciono com crianças de 5 anos, contribuindo para o processo inicial da alfabetização, entre outros aspectos. A tarde, trabalho com apoio pedagógico com crianças do 2° ao 5° ano. Ambos em escola particular. A noite, trabalho na rede pública de ensino, com alunos de EJA (alunos de 15 a 56 anos). Com esse público o trabalho pedagógico deve ser diferenciado e específico, visando as diversas necessidades da turma. Nessa mesma turma de EJA, tenho 6 alunos especiais, com variadas deficiências.
 VOCÊ PARTICIPA DAS REUNIÕES REALIZADAS PELO COORDENADOR PEDAGÓGICO? QUAIS ? ( CONSELHO DE CLASSE, FORMAÇÃO CONTINUADA,DISCUSSÃO DO COTIDIANO DA ESCOLA, PLANEJAMENTO DE EVENTOS...
Participo sempre. Tanto quando são oferecidos pelas instituições nas quais trabalho, como também participo de inúmeros eventos por minha conta. Um bom profissional não pode parar de estudar. A formação continuada se faz indispensável na vida profissional comprometido com a qualidade de seu trabalho
VOCÊ PREFERE ATUAR COMO PROFESSOR, COORDENADOR PEDAGÓGICO OUTRA FUNÇÃO? POR QUÊ?.
Sempre atuei como professora. Os convites que tive para assumir uma supervisão pedagógica, pelo município, optei em recusar, pois não concordo com muitas coisas do sistema e acredito que em sala de aula poderei contribuir melhor para a formação de cidadões críticos, que acordem para o contexto político e possam fazer alguma diferença na sociedade. Futuramente, talvez...
:QUAIS AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DE UM COORDENADOR
 Orientar e principalmente apoiar os professores no trabalho pedagógico. Ser parceiro de sua equipe, visando a qualidade no pedagógico.
O QUE MOTIVOU A ESCOLHA DESTA FUNÇÃO?
Sempre me identifiquei. Não tenho dúvidas de que fiz a escolha certa.
QUE EXPECTATIVAS VOCÊ ACHA QUE OS PROFESSORES TÊM QUANTO AO SEU TRABALHO?
Vejo a maioria dos professores desmotivados, com baixa expectativa, pois a desvalorização profissional é enorme, em todos os aspectos. Não temos um salário digno, precisando trabalhar muitas horas por dia. Não temos reconhecimento da sociedade, pois a maioria dos pais nos tratam como objetos, que podem escolher com quem o filho deve estudar ou que o filho tem o direito de tratar o professor com desrespeito, pois meu filho sempre está certo. São poucos e raros os pais parceiros, e mesmo esses, na menor falha sua, eles mudam da água para o vinho.
QUE EXPECTATIVAS VOCÊ ACHA QUE A SOCIEDADE TEM QUANTO AO SEU TRABALHO?
A sociedade não tem expectativa, ela simplesmente está transferindo toda a responsabilidade, que também cabe a ela, para a escola. A expectativa é: em casa meu filho não come nenhuma fruta, na escola os pais questionam pq a maçã do meu filho voltou para casa? É mais ou menos isso que acontece.
OS ALUNOS SÃO ESTIMULADOS A PARTICIPAR DE PROJETOS?
Sempre. Com as crianças, os projetos se desenvolvem melhor. Eles se envolvem mais e temos bons resultados. Com adultos, a resistência é maior. Para eles, uma aula "diferente" não é aula. As vezes é até motivo para evasão. Normalmente eles só querem estudar os conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. Mas com jeitinho, conseguimos realizar alguns projetos
QUAL A IMPORTÂNCIA DA OPINIÃO DOS ESTUDANTES?
A opinião dos alunos é fundamental para que possamos realizar um planejamento atraente, que atenda as suas necessidades e expectativas.
DEIXE UMA MENSAGEM PARA ESTUDANTES DE PEDAGOGIA QUE AINDA NÃO DECIDIRAM EM QUAL ÁREA DA PEDAGOGIA IRÃO ATUAR.
 Muitas pessoas escolhem Pedagogia achando que é o curso mais fácil, mas não é. Ser pedagogo é trabalhar com pessoas e deixar marcas nestas para o resto da vida. Se me tornar um profissional medíocre, por ter escolhido o curso por escolher, deixarei marcas negativas e muitas vezes irreversíveis. Mas se eu escolhi a pedagogia porque quero fazer a diferença, ser um profissional diferenciado, oferecendo o melhor de mim e fazer o curso com dedicação, terei uma enorme possibilidade de deixar marcas positivas, que ajudarão ao próximo a transformar sua realidade social. A área da pedagogia vai te escolher naturalmente. O mais importante, é ser um profissional sério e comprometido
 Em breve, faltará professores no Brasil. Principalmente professores bons. Temos um sistema que está em decadência nas escolas públicas, e normalmente serão esses alunos que irão procurar a docência " por ser mais fácil". Pra mim, isso é estratégia política. Pois muitos jovens chegam ao ensino médio com uma leitura e escrita precária. Já os alunos de escola particular, raramente pensam em fazer licenciatura. Professor de qualidade, será um profissional em risco de extinção em breve.
CONCLUSÃO
Com essa breve entrevista e com os relatos da professora Luzanir me trouxeram a certeza que estou no caminho certo. Conhecer a escola fez com que eu me apaixonasse mais pela educação infantil. Ver a forma que elas cuidam, o carinho que elas possuem pelas crianças me fez querer ser uma delas. 
O que eu tenho a falar é que a educação infantil é apaixonante. É muito gratificante trabalhar com os pequenos. Você vê aquele bebezinho que não sabia nem andar começar a aprender a falar e a descobrir o universo com você é magico. É importantíssimo ouvir seus problemas com paciência e oferecer-lhes ajuda para que descubram as vias de resolução de conflitos. Nunca ridicularizar e rir deles dizendo-lhes que isso não são problemas, que quem tem problemas são apenas os adultos. Isso não é certo, para elas é um obstáculo muito importante em relação à idade e os recursos que têm. E se contam com nosso apoio na hora de resolvê-los, estimularemos a confiança em si mesmos e o respeito a nós, assim como a empatia.
Como futuro profissional de pedagogia, o meu campo e pretendo ensinar educação infantil de 0 à 5 anos e 11 meses de idade. Porque acredito que, é onde mim identifico, é claro que chegando no estágio pode ser que mude de ideia, mas até o momento está fixo na minha cabeça que é nesse quadro que quero mim encaxar. 
Portanto basta escolher a área que mais você se identificar, e mergulhar nesse mundo que por mais ainda é a profissão que transforma a vida de alguém através do conhecimento.
A aprendizagem ocorre em todas as etapas e não envolve apenas conteúdos científicos. Auxilia no desenvolvimento de habilidades afetivas e emocionais, como: trabalho coletivo, respeito às opiniões dos outros, colaboração, convivência, capacidade argumentativa e convivência com as frustrações, os erros e os acertos.
A educação infantil é a base para toda a vida e deve ser pensada com
dedicação e extremo cuidado, é na educação infantil que se dão muitos
passos importantes para o desenvolvimento do ser humano. Pode se
pensar que, se uma criança é educada com amor e afeto assim os
levará consigo para o resto de sua vida, eo contrário também se
efetuará, pois, criança aprende durante as interações sociais nas quais
se dão os laços afetivos com tudo e todos que o cercam, e cabe aos
educadores transformar os ambientes em que atuam, independente de
estruturas, em lugares acolhedores, afetivos e de vivencias infantis,
as quais, que são fundamentais para a formação humana, crianças
precisam ser crianças sempre e para isso precisam do olhar cuidado.

Continue navegando