Buscar

Atividade Diagnóstica 1

Prévia do material em texto

Adg1 - Morfossintaxe da Língua Portuguesa
1) 
A morfologia e a sintaxe são elementos de um sistema mais abrangente das línguas naturais conhecido como gramática.
Considerando o estudo das diferentes manifestações desse sistema, é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
a morfologia envolve a análise das unidades mínimas, significativas e não significativas, de uma língua e do modo como essas unidades se relacionam para a construção das palavras.
b)
quando analisamos a relação entre fenômenos morfológicos e fenômenos sintáticos, estamos lidando com o que se pode intitular morfossintaxe, e essa união de fenômenos corresponde ao sistema gramatical como um todo.
c)
tanto a palavra quanto o morfema são unidades linguísticas que interessam ao estudo da morfologia, uma vez que uma das funções dos morfemas é se combinarem para constituir palavras.
Alternativa assinalada
d)
a sintaxe é a parte da gramática que lida exclusivamente com a unidade linguística da sentença, uma vez que unidades menores estão no escopo de outras disciplinas gramaticais.
e)
os morfemas são unidades mínimas distintivas capazes de assinalar que duas palavras que se diferenciam formalmente por apenas um segmento fonológico têm significados diferentes.
2) 
O excerto abaixo faz parte do poema De gramática e de linguagem, de Mário Quintana:
"E havia uma gramática que dizia assim:
'Substantivo (concreto) é tudo quanto indica
Pessoa, animal ou cousa: João, sabiá, caneta'.
Eu gosto é das cousas. As cousas, sim!...
As pessoas atrapalham. Estão em toda parte. Multiplicam-se em excesso."
Considerando as ideias apresentadas no poema de Mário Quintana, é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
no texto do poema, a palavra gramática, ao ser mencionada, designa o sistema linguístico que constitui as línguas naturais e que envolve o conjunto de regras que determinam como as diferentes formas linguísticas se relacionam.
b)
os estudos gramaticais têm como principal objetivo analisar as propriedades semânticas das palavras de diferentes classes, como a que é exemplificada no poema de Mário Quintana, o substantivo.
c)
os substantivos concretos representam o tipo de substantivo que deve ocupar a posição de núcleo de sintagmas nominais, e, nos livros de gramática, palavras desse tipo são estudadas em seções intituladas classes de palavras.
d)
nas línguas naturais, chama-se gramática o conjunto de formas linguísticas que se relacionam em virtude de determinadas regras, sendo que as disciplinas e os livros que tratam dessas regras recebem o mesmo nome.
Alternativa assinalada
e)
as línguas naturais dispõem de um sistema que costumamos chamar de gramática, e os livros que descrevem o funcionamento desse sistema recebem o mesmo nome, sendo usados no processo de aquisição da linguagem.
3) 
A escola é um ambiente onde o aluno tem a oportunidade de desenvolver suas habilidades de comunicação, e as aulas de português têm um papel essencial no desenvolvimento dessas habilidades. 
Sobre os modos de ensinar gramática na escola que privilegiam o epilinguismo e o uso de dados linguísticos reais antigos e atuais, assinale a afirmação correta:
Alternativas:
a)
As aulas de português têm como principal objetivo fazer os alunos dominarem a Nomenclatura Gramatical Brasileira, para que saibam classificar as unidades linguísticas e suas funções.
b)
Para que o professor de língua portuguesa trabalhe adequadamente a gramática com seus alunos, ele deve dar prioridade a atividades de análise sintática a partir de sentenças por ele inventadas.
c)
As reflexões do aluno sobre a gramática devem tomar como objeto, prioritariamente, usos da língua presentes em textos orais e escritos de diferentes gêneros discursivos.
Alternativa assinalada
d)
O aluno de português deve, desde as primeiras aulas da disciplina, estudar sequencialmente o conteúdo da gramática tradicional, a fim de que, no avançar das séries escolares, obtenha domínio completo das análises morfossintáticas.
e)
As aulas de gramática devem tomar como base os textos escritos na norma padrão, como os da literatura brasileira e portuguesa, pois ela é a norma que todo aluno deve dominar.
4) 
Quando tratamos de morfologia, lidamos com uma unidade das línguas naturais que todo falante consegue, de maneira geral, identificar: a palavra. Contudo, a referência teórica à palavra pode focalizar fenômenos linguísticos de diferentes naturezas, o que exige uma delimitação conceitual ou mesmo outros termos para designar tais fenômenos.
Denomina-se ____________ a palavra como elemento abstrato, que não corresponde a uma realização gramatical específica (por exemplo, um verbo com flexão de pessoa). Quando, por outro lado, lidamos com uma dessas realizações, tratamos da palavra enquanto ____________. Há outros momentos, no entanto, em que fazemos referência à palavra para indicar, simplesmente, que estamos lidando com uma sequência sonora específica, ou seja, a ____________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto:
Alternativas:
a)
lexema / palavra gráfica / forma de palavra
b)
item lexical / sintagma / forma de palavra
c)
lexema / forma de palavra / palavra gramatical
d)
item lexical / palavra gramatical / palavra gráfica
e)
lexema / palavra gramatical / forma de palavra
Alternativa assinalada

Continue navegando