Buscar

AD1 port 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação à distância 1
Português 2
Curso Letras
Pólo Paracambi 
Aluna Zenaide Rodrigues Pinheiro
matrícula 15113120044
EDIPUCRS- Coleção Memória das Letras
1GIL-Fernando C.
O Romance da Urbanização 1999,148p
Ana Maria Stahl Zilles
O artigo foi baseado na língua falada em quatro cidades do Rio Grande do Sul e suas variações linguísticas, contou com aparticipação de 48 entrevistados sendo 12 em cada localidade.
O artigo está estruturado em cinco seções.Na primeira apresenta de forma sucinta as bases teóricas desta análise e caracteriza o fenômeno em estudo exemplificando as estruturas sintáticas considerada.Na segunda apresenta as hipóteses testadas nesta fase da investigação.Na terceira caracteriza as variáveis explicativas tanto linguísticas quanto sociais.Na quarta seção, discute os resultados obtidos com a análise estatística, na última seção, aavalia os resultados desta fase e faz observações relacionadas à continuidade do estudo´
1º A ordem VS
De acordo com Pontes (1987:163) "a língua portuguesa no Brasil} hoje é predominantemente SV, a ordem VS se mantem em casos especiais, sobretudo em orações marcadas em relação à oração declarativa, afirmativa e neutra.
2ª Hipótese
De acordo com Berlink(1989-97 e 98) uma mudança sintática no português doBrasil, ocorrida durante o século XIX,produziu um progressivo enrijecimento da ordem SV. A linha central desse processo se caracteriza pela passagem de uma orientação funcional para via orientação formal.
3ª Variáveis
a) são os tipos de verbo (transitivo, intransitivo e de ligação)
b) animacidade do sujeito
c) extensão do SN
d) status informacional
e) forma de expressão do SN
f) continuidade da referência enquanto sujeito
4ª Resultado e discussão
Em todas as cidades da amostra, houve forte predomínio de ordem SV nas orações com sujeito explicito.
5ª Conclusões
Aspectos que merecem destaques; há evidências de que a ordem VS no, PB( tomando-se as amostras do VARSUL/RS aqui analisadas, restringe-se a contextos sintáticos específicos, especialmente com verbos intransitivos e de ligação o que se pode ser interpretado como o estágio final de um processo de mudança na língua, com o progressivo enrijecimento da ordem na oração.
Os sujeitos de Vs tendem a ser expressar por pronomes indefinidos ou SN pleno registrando-se uma forte restrição no uso do pronome reto com esta ordem. Quanto ao status da informação, ainda que a ordem VS tenha sido associada à primeira menção dos referentes argumentos que esta não é a única função discursiva desta construção.
Basicamente, há um condicionamento formal muito claro resultante da mudança antes referida.Mas nos contextos sintáticos em que o falante pode escolher a ordem, parecem atuar condicionamentos tanto sintáticos quanto discursivos, sendo o status da informação apenas um deles.
Por fim, um último registro se faz necessário aqui e diz rspeito ao fato de o grupo de fatores continuidade da referência ao sujeito não ter sido selecionado em nenhuma das rodadas. Se este fator é entendido como resultante do caráter da informação, isso aponta, mas uma vez a necessidade de averiguar o papel de outros condicionaamentos discursivos dentre eles à importância temática da informação como possívelmente mais relevantes às escolhas pragmáticas- discursivas dos falantes de PB.

Outros materiais