Buscar

Manipulação genética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Manipulação genética
	Manipulação genética é o processo no qual ocorre a manipulação e modificação dos genes de determinado organismo, em ocorre fora do desenvolvendo reprodutivo do indivíduo. A modificação ocorre quando há O isolamento, manipulação, por meio da retirada de genes de uma cadeia de ácido dexorribonucléico (ADN) e a introdução de novos genes em um ser vivo. Essas alterações têm como objetivo introduzir ser novas características no organismo vivo, o tornando geneticamente modicado. 
	A manipulação genética possui dois tipos nas quais são indirecto e directo. A em indirecto possibilita que um animal que possui característica compatíveis com o sistema imunológico humano, use os seus órgãos em humanos. Enquanto a directo é a manipulação do genoma humano que consiste em retirar genes embrionários que possui algum tipo de deficiência hereditárias, sendo uma técnica de decodificação do DNA. 
	Nos dias atuais a manipulação genética é realizada através da engenharia genética que consiste no processo de manipulação genética sendo as principais: clonagem, transgênicos, células tronco, DNA recombinante, entre outros. 
	A clonagem é um processo que gerar indivíduos geneticamente idênticos, sendo classificada em natural, induzida, reprodutiva e terapêutica. Clonagem natural através da reprodução assexuada. Clonagem induzida é realizada por meio da introdução de um óvulo vazio no núcleo de uma célula adulta, esse óvulo é retirado contendo o núcleo que contém o material genético no qual é transferido para um útero, gerando um indivíduo geneticamente idêntico. Clonagem Reprodutiva ocorre na introdução de uma célula somática após a ovulação, sem os cromossomos, em uma célula retirada de um animal, que será introduzida no útero de um outro ser. Clonagem embrionária é por meio da multiplicação do embrião do animal. Clonagem terapêutica é o procedimento que cria as células-tronco embrionárias, que podem ser utilizadas na produção de tecido saudável para substituir tecidos lesionados ou doentes no corpo humano.
	Transgênicos são organismos geneticamente modificados que recebem os genes de outras espécies. Esse processo ocorre quando um gene especifico é retirado de uma planta ou animal, no qual o gene é introduzido na bactéria que irá infectar a célula do animal ou planta. Quando a bactéria compartilha parte do seu DNA com o organismo que está infectando, o seu gene especifico é transferido. 
	As células tronco são utilizadas no tratamento de várias doenças, pois ela tem a capacidade de se transformar em qualquer célula ou tecido de um organismo, mas elas são mais usadas no tratamento de leucemia, DNA Recombinante
	O DNA recombinante ele junta o DNA de genes que são de dois organismos distintos. Esse processo é realizado por dois tipos de enzimas, sendo elas de restrição e DNA ligase. A enzina de restrição ela seleciona zonas especificas do DNA e corta a sequência nucleotídica, para obter o gene especifico da espécie. Esse gene é coloca no vetor, por meio da enzima de restrição criando uma sequência de nucleotídeos complementar, que transportar o fragmento de DNA, a enzima ligase ela liga os dois fragmentos de DNA. Assim formando o DNA recombinante que será por meio do vector é introduzido no organismo do indivíduo. 
http://alunosbrigadasaudecientistas.blogspot.com.br/2013/01/em-que-consiste-manipulacao-genetica.html
http://www.notapositiva.com/pt/trbestbs/filosofia/11_manipulacao_genetica.htm
http://manipulacaogeneticafilosofia.blogspot.com.br/

Continue navegando