Buscar

Embolia Pulmonar

Prévia do material em texto

Embolia Pulmonar
Faculdade de Macapá – FAMA
CST - Radiologia
Prof. Diego Neves
Acadêmicos:
Gabriel de Almeida Evangelhista
Iago Pontes Moraes
José Augusto dos Anjos Batista
Ligenilson Reis Palmerim
Macapá – AP
2018
Conceito
Embolia pulmonar é um bloqueio de uma ou mais artérias dos pulmões causada por gordura, ar, coágulo de sangue ou células cancerosas.
Etiologia
Uma embolia pulmonar é mais frequentemente causada pela presença um coágulo de sangue em uma artéria, que bloqueia a passagem de sangue. Esse coágulo é geralmente proveniente de veias perna (principalmente da região da coxa) ou da pélvis (área dos quadris). Esse tipo de coágulo é chamado também de trombose venosa profunda (TVP). O TVP se solta e se desloca para os pulmões.
Causas menos comuns incluem bolhas de ar, gotículas de gordura, líquido amniótico, parasitas ou células cancerosas.
Sinais e Sintomas
Para identificar um caso de trombose pulmonar, deve-se ficar atento a sintomas como:
Sensação repentina de falta de ar;
Dor no peito que piora ao respirar fundo, tossir ou comer;
Tosse constante;
Inchaço das pernas ou dor ao movimentar as pernas;
Pele pálida, fria e azulada;
Febre baixa;
Produção excessiva de suor;
Batimento cardíaco rápido e irregular;
Tonturas que não melhoram.
Diagnóstico
Embolia pulmonar costuma ser um caso emergencial que necessitará de atendimento médico imediato. O médico poderá realizar um exame físico para procurar por algum sinal de trombose venosa profunda nas pernas do paciente, geralmente caracterizada por uma região vermelho, sensível e inchada, e também medirá a pressão arterial.
Após o exame físico, o médico pedirá por alguns exames específicos para certificar-se de que se trata de um caso de embolia pulmonar, já que o diagnóstico é difícil de fazer com base somente na observação de sintomas. O especialista poderá pedir por:
Exames de sangue
Exames de imagem, como raio X da região do tórax, ultrassons, tomografia computadorizada e exame de ressonância magnética
Varredura de ventilação/perfusão pulmonar
Angiografia pulmonar
Ecocardiograma.
Tratamento
O pronto-atendimento de embolia pulmonar é essencial para se evitar complicações. O tratamento pode ser feito via medicamentos, como anticoagulantes e trombolíticos, usados para dissolver coágulos sanguíneos.
Há, também, a opção de cirurgia para o caso de medicamentos não funcionarem. O paciente pode passar por procedimentos cirúrgicos em que há a remoção do coágulo de sangue ou, ainda, o uso de um cateter que funciona como um filtro e impede a passagem do coágulo proveniente da perna para o pulmão.
Fármacos
Os medicamentos mais usados para o tratamento de embolia pulmonar são:
Acebrofilina
Acetilcisteina
Aerolin
Atrovent
Ares
Coumadin
Eliquis.
Obrigado!

Continue navegando