Buscar

Analise Textual

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Plan1
	A - O bserve as oracões destacadas abaixo e, em seguida, reúna-as em um único periodo, estabelecendo entre os
dois fatos um a relação coesa.
O desequilíbrio ecológico instalou-se. O s petroleiros lavaram seus tanques.
B - Explique a relação que você estabeleceu entre os dois fatos. Indique outros dois articuladores (elos coesivos)
que tenham o m esm o sentido:A - Sugestão - O desequilibrio ecologico instalou-se desde que/ depois que os petroleiros lavaram seus tanques. B - Pode-se estabelecer relação de causa, consequência, tempo, explicação.
	________ a esposa estar há muito tempo longe de casa, o marido não sente a sua falta, _______ se rodeia de amigos, ________ comemorar sua liberdade. Observando a coerência na indicação das circunstâncias, assinalar a alternativa que preenche adequadamente as colunas.:Apesar de, já que, a fim de
	Alessandra acha que a violência que hoje impera no mundo todo é gerada pelo abandono dos pais em relação à educação dos seus filhos: "a falta de tempo e a luta pela sobrevivência fazem com que a educação dos filhos seja profundamente prejudicada, e este abandono atravessa os lares e vem dar nas ruas". Com base na resposta de Alessandra, qual é a principal causa da violência mundial? a falha na educação dos filhos
	A casa (Vinícius de Moraes)
Era uma casa muito engraçada:
Não tinha teto, não tinha nada.
Ninguém podia entrar nela, não
Porque na casa não tinha chão.
A palavra "PORQUE" que liga os dois últimos versos estabelece o tipo de coerência chamado de: sintática
	A_____________ é responsável pelo sentido que a mensagem produz no texto. coerência
	A ambiguidade é um fenômeno linguístico que faz com que um enunciado tenha mais de um significado. Marque o enunciado que produz uma compreensão ambígua: Marcos saiu com o pai para comprar o seu livro.
	A Observe as oracões destacadas abaixo e, em seguida, reúnaas em um único periodo, estabelecendo entre os dois fatos uma relação coesa. O desequilíbrio ecológico instalouse. Os petroleiros lavaram seus tanques. B Explique a relação que você estabeleceu entre os dois fatos. Indique outros dois articuladores (elos coesivos) que tenhamo mesmo sentido. A - O DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO INSTALOU-SE, DEPOIS QUE OS PETROLEIROS LAVARAM SEUS TANQUES. B- OS DOIS FATOS PODEM SER CAUSA E CONSEQUÊNCIA
	Analise o seguinte fragmento textual: A Bomba-Suja Introduzo na poesia a palavra diarreia. Não pela palavra fria mas pelo o que ela semeia. (Gullar, Ferreira. Toda Poesia, 1950 - 1980). A palavra diarreia é uma Bomba-Suja porque seu emprego desconstrói a visão tradicional de linguagem poética.
	A propaganda traz um fato chamado : incoerência.
	A comunicação prevê que os usuários da língua utilizem construções adequadas para que a mensagem possa ser devidamente compreendida. Qual dessas sentenças não transmite uma comunicação eficiente? Bom dia, a senhora rifa comprar mim ajudar nela eu?
	A comunicação não é exatamente a mesma em todos os momentos. Possuímos diversos contextos em que a língua se acomoda. Esse fenômeno é chamado de: Variação linguística.
	“A coerência está diretamente ligada à possibilidade de se estabelecer um sentido para o texto, ou seja, ela é o que faz com que o texto faça sentido para os usuários, devendo,portanto, ser entendida como um princípio de interpretabilidade, ligada à inteligibilidade do texto numa situação de comunicação e á capacidade que o receptor tem para calcular o sentido deste texto.” (p. 21) Agora, leia a piada a seguir.
 Eu costumava odiar ir a casamentos porque havia sempre aquele momento no final da cerimônia, em que todas as avós e tias vinham a mim e davam-me uma cotoveladinha e diziam com um ar melado: "O próximo é você!"
Mas pararam de fazer isso quando eu passei a fazer-lhes a mesma coisa nos funerais!
 Com base nas leituras efetuadas acima, analise as afirmações abaixo.
 I- Apesar de termos os mesmos elementos organizados da mesma maneira, a sequência “O próximo é você!” apresenta interpretações diferentes em função da situação comunicativa em que foi utilizada.
II- As avós e tias, descritas na piada, pararam de dizer ao narrador “O próximo é você!” porque não entenderam o que essa sequência significa em funerais.
III- A sequência “O próximo é você!”, nos contextos apresentados na piada, pode ser interpretada como “O próximo a casar é você” e “O próximo a morrer é você”.
 Esta(ão) CORRETA(S) as afirmações: I e III, apenas.
	A coerência é resultante da não contradição entre os diversos segmentos textuais que devem estar encadeados logicamente. Cada segmento textual é pressuposto do segmento seguinte, formando, assim, uma cadeia em que todos eles estejam concatenados harmonicamente. Quando há quebra nessa concatenação, ou quando um segmento textual está em contradição com um anterior, perde-se a coerência textual.
Leia o exemplo: "O menino Pedro morava na cidade. Todos os dias, ele acordava cedinho, com o som do despertador. Da janela de seu quarto, voltado para o oeste, podia apreciar o nascer do sol". Percebemos que há uma INCOERÊNCIA provocada pela inconsistência na relação entre os significados dos elementos das frases em sequência, pois há uma contradição de sentidos: como o menino podia assistir ao nascer do sol da janela de seu quarto voltado para o oeste, se o sol nasce no leste? Qual o tipo de INCOERÊNCIA marcada pela contradição do trecho apresentado? Semântica
	A coesão sequencial, como o próprio nome já indica, é responsável pela sequência, pela ordem do texto, sua continuidade. Assim, marque a opção, na qual a coesão sequencial está correta. Entrou na sala, sentou, fez a prova, entregou à professora e saiu.
	A coesão sequencial diz respeito aos elementos que estabelecem relações sintático-semânticas. Assim, em um texto, as informações devem estar conectadas umas às outras coerentemente, estabelecendo o significado proposto pelo autor. A partir de sua leitura da tirinha a seguir, pode-se dizer que o operador MAS (grafado com 'i' para caracterizar o dialeto caipira) estabelece uma relação de sentido de: adversidade.
	A coerência está relacionada ao sentido do texto. Escolha o trecho com ausência de sentido: O menino andava por uma região desértica e a vegetação não passava de um palmo. Como estava muito cansado, sentou-se sob a sombra de uma árvore.
	A coerência é um dos fatores fundamentais para a constituição de um texto, ou seja, para estabelecer sentido para as informações. A partir disso, identifique o sentido que a expressão destacada estabelece com as outras informações: "A repercussão da situação foi muito grande, LOGO foram necessárias providências urgentes." Conclusão
	A divisão da coerência em tipos tem o mérito de chamar a atenção para diferentes aspectos daquilo que chamamos de coerência. São eles: o semântico, o pragmático, o estilístico e o sintático.
	A flor da paixão
Os índios a chamavam de mara kuya: alimento da cuia. Contém passiflorina, um calmante; pectina, um protetor do coração, inimigo do diabetes. Rica em vitaminas A, B e C; cálcio, fósforo, ferro. A fruta é gostosa de tudo quanto é jeito. E que beleza de flor! Mylton Severiano. Almanaque de Cultura Popular, ano 10, set./2008, n.º 113 (adaptado)
Há, acima, uma sequência textual. As duas últimas frases transcritas estão articuladas por meio doconectivo E, que estabelece relação de ADIÇÃO a fim de: adicionar argumentos a favor de uma mesma conclusão.
	Agora, por que é que nenhuma dessas caprichosas me fez esquecer a primeira amada do meu coração? Talvez porque nenhuma tinha os olhos de ressaca, nem os de cigana oblíqua e dissimulada. Mas não é este propriamente o resto do livro. O resto é saber se a Capitu da Praia da Glória já estava dentro da de Mata-cavalos, ou se esta foi mudada naquela por efeito de algum caso incidente. Jesus, filho de Sirach, se soubesse dos meus primeiros ciúmes, dir-me-ia, como no seu cap. IX, vers. 1: 'Não tenhas
ciúmes de tua mulher para que ela não se meta a enganar-te com a malícia que aprender de ti'. Mas eu creio que não, e tu concordarás comigo; se te lembras bem de Capitu menina, hás de reconhecer que uma estava dentro da outra, como a fruta dentro da casca." (ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. São Paulo: Globo, 1997, p. 217). "E, ao término deste meu relato, se você se lembra bem do Bentinho menino, há de concluir comigo - e gloso as palavras dele - que o fruto que estava dentro da casca era o Dr. Bento Santiago. Que a casmurrice e a solidão lhe tenham sido leves. Faço minhas, por fim, as palavras do salmista e deixo-as à sua meditação: 'E as suas línguas perderam a força, voltando-se contra eles mesmos. Todos os que os viam ficaram assombrados.' (Davi, salmo 63)." (PROENÇA FILHO, Domício. Capitu Memórias Póstumas. Rio de Janeiro: Artium, 1998, p. 13). Relacionando os fragmentos das partes finais dos dois romances, as argumentações utilizadas: Indicam divergências de julgamento em Bentinho e Capitu.
	A incoerência apresentada na oração: "Ele, na verdade, não fez a leitura adequada, porque seus pensamentos voavam e ele estava concatenando as ideias, sentado, tranquilamente no sofá." é: incoerência semântica.
	A linguagem é uma capacidade: exclusivamente humana;
	A linguagem está relacionada à interpretação do mundo, à nossa capacidade de atribuir significado às coisas, à natureza, aos anseios e ela representa, portanto, qualquer forma de comunicação. Temos a linguagem dos sinais, tais como as das placas de trânsito, indicação de gênero nas portas dos banheiro, a linguagem das cores, a linguagem do corpo, dentre outras. Esse tipo de linguagem é chamada de: Não verbal.
	Alguns textos necessitam mais de nossos conhecimentos, porque as palavras não se bastam sozinhas. Então, para entendermos a mensagem, necessitamos combinar às palavras mais informações, e essas informações vêm de nosso conhecimento de mundo. Na frase 'O amor é fogo que arde sem se ver' temos um fenômeno linguístico que envolve sentido. Que nome damos a esse fenômeno: metáfora ou metonímia? Justifique sua resposta. Como 'amor' é o elemento comparado e 'fogo' é o elemento comparante temos metáfora. Ametáfora consiste no emprego de uma palavra fora do seu sentido básico por efeito de uma semelhança. No caso da metáfora, temos uma relação comparativa sem o uso de 'como'.
	Alguns textos necessitam mais de nossos conhecimentos, porque as palavras não se
bastam sozinhas. Então, para entendermos a mensagem, necessitamos combinar às
palavras mais informações, e essas informações vêm de nosso conhecimento de mundo.
Considerando que a metáfora é o emprego de uma palavra fora de seu sentido normal,
analise as frases a seguir.
I. Ele é um CAVALO.
II. Ele ANDA pensando em se mudar.
III. COMPREI um carro novo para viajar.
A palavra destacada é exemplo de metáfora (F) somente na frase I.(F)nas frases I e II.(V) somente na frase II (F)nas frases II e III (F) somente na frase III...somente na frase III.
	"A história das palavras nos proporciona um riquíssimo material de reflexão a respeito da história das nossas sociedades, em geral. Os movimentos da linguagem ocultam, mas ao mesmo tempo revelam os movimentos dos desejos, dos medos, dos preconceitos e dos conhecimentos dos seres humanos. No uso quotidiano, não temos tempo para fixar nos termos que utilizamos toda a atenção que eles merecem. Quando, porém, nos empenhamos em reconstituir o caminho que eles percorreram, notamos que eles têm mais a dizer do que costumamos supor (...)". No trecho "Os movimentos da linguagem ocultam, MAS ao mesmo tempo, revelam os movimentos dos desejos, dos medos,dos preconceitos e dos conhecimentos dos seres humanos"(1° parágrafo), a palavra MAS destacada em letra maiúscula: tem sentido ADVERSATIVO e pode ser substituída por ENTRETANTO.
	Alessandra acha que a violência que hoje impera no mundo todo é gerada pelo abandono dos pais em relação à educação dos seus filhos: "a falta de tempo e a luta pela sobrevivência fazem com que a educação dos filhos seja profundamente prejudicada, e este abandono atravessa os lares e vem dar nas ruas". Com base na resposta de Alessandra, qual é a principal causa da violência mundial? a falha na educação dos filhos
	A marca fundamental é: o verbo no imperativo. Nas propagandas, receitas culinárias e nos manuais de instruções predominam a ordem e a orientação. Essa definição se aplica ao tipo de texto? Injuntivo
	A metáfora e a metonímia são duas figuras de linguagem muito comuns em nosso cotidiano. Assinale a alternativa que contém uma metáfora e uma metonímia, respectivamente: 1. Aquela mulher tem o rei na barriga. 2. Tire dois xerox, por favor.
	Analise a letra da música: Desce daí garoto/ Se não eu atiro em você/ Por quê cenãomostraqueéhomemPorquece não tenta correr?/ Qualé seu guarda/ Que papo careta/ Só tô tirando chinfra/ Com a minha lambreta. (Canção de Herbert Viana.)
Que tipo de linguagem é utilizada? Podemos utilizá-la no ambiente de trabalho? Justifique sua resposta. Linguagem informal. Não devemos utilizar esse tipo de linguagem no ambiente de trabalho, pois devemos ser formais.
	Apenas uma alternativa apresenta texto com coerência. Assinale-a:Gabriela é honesta porque devolveu o troco a mais que o caixa do supermercado lhe deu.
	Após ler os versos de Orora Analfabeta, do compositor Gordurinha, marque a alternativa incorreta: Eu conheci uma dona boa lá em Cascadura Grande criatura, mas não sabe ler... E nem tampouco escrever... Ela é bonitona, bem feita de corpo E cheia da nota. (Pra você ver) Ela me disse outro dia que estava doente Sofrendo do "estambo" Levei um tombo... Caí durinho pra trás (Isso assim já é demais) Ela fala "aribu", "arioprano" e "motocicreta" Diz que adora feijoada "compreta" (Ela é errada demais) Vi uma letra "O" bordada na blusa Eu disse: "É agora" Perguntei seu nome ela disse: "Orora E sou filha do Arineu" Mas o azar é todo meu Orora Analfabeta (Gordurinha)O texto apresenta exemplos de linguagem elaborada e formal e de linguagem informal.
	A inserção do homem no contexto social, através da educação, estabelece, também, os princípios sociais do processo civilizatório e da vida democrática em sociedade, baseados na solidariedade, na cooperação, na justiça, na igualdade, no direito a dignidade, no respeito às individualidades, às diferenças e à pluralidade. Nesse contexto, a educação é responsável, entre outras, pela produção do conhecimento, pela economia de um país, pela produção de riquezas, pela geração de empregos e pela qualidade de vida das pessoas. Ela também determina a cultura de um povo e sua transmissão de geração a geração. Assim, ela vai além da formação de profissionais para o mercado de trabalho.
a) Transcreva o tópico frasal do parágrafo.
b) Como foram desenvolvidas as ideias no parágrafo acima?
c) Determine a conclusão do autor.A - A inserção do homem no contexto social, através da educação, estabelece, também, os princípios sociais do processo civilizatório e da vida democrática em sociedade B - Sugestão: O desenvolvimento se faz por enumeração. C - Sugestão:A conclusão apresenta de forma ampla a função da educação
	"Após o bem-sucedido Shrek, os contos de fadas nunca mais foram os mesmos. Inversão de valores e novas leituras entraram na ponta da caneta dos roteiristas e projetos envolvendo personagens outrora símbolos da pura bondade ou da pura maldade." 
O que significa o vocábulo outrora? antigamente
	Após ler os versos de Orora Analfabeta, do compositor Gordurinha, marque a alternativa incorreta: Eu conheci uma dona boa lá em Cascadura Grande criatura, mas não sabe ler... E nem tampouco escrever... Ela é bonitona, bem feita de corpo E cheia da nota. (Pra você ver) Ela me disse outro dia que estava doente Sofrendo do "estambo" Levei um tombo... Caí durinho pra trás (Isso assim já é demais) Ela fala "aribu", "arioprano" e "motocicreta" Diz que adora feijoada "compreta" (Ela é errada demais) Vi uma letra "O" bordada na blusa Eu disse: "É agora" Perguntei
seu nome ela disse: "Orora E sou filha do Arineu" Mas o azar é todo meu Orora Analfabeta (Gordurinha) O texto apresenta exemplos de linguagem elaborada e formal e de linguagem informal.
	A Língua varia de acordo com a situação, com a idade do falante, com a formalidade ou informalidade do encontro, com as pessoas envolvidas, etc. Possuímos diversos contextos em que a língua se acomoda. C omo esse fenômeno acima descrito é chamado? Variação Linguística
	A quantidade de mensagens eletrônicas enviadas e recebidas diariamente ampliou o contato com o texto escrito e fez prosperar o número de autores e leitores. De maneira bastante rápida, a correspondência eletrônica invadiu a comunicação diária, e mesmo os mais refratários aos avanços tecnológicos tiveram de aprender a usar o computador, para não perder oportunidades profissionais ou eventos sociais cujas respostas são solicitadas por e-mail, por exemplo. A facilidade na utilização, a rapidez na resposta - às vezes on-line - e a economia com gastos de postagem pelo correio contribuíram de forma decisiva para a disseminação desse tipo de comunicação. (Extraído de Maria Helena da Nóbrega. A redação do correio eletrônico..Disponível em http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=11558) O texto acima é um texto dissertativo porque: Apresenta uma ordenação cronológica acerca do fato apresentado.
	"A Sociedade Amigos de Copacabana entrará com uma representação no Ministério Público Estadual contra a Prefeitura. Vai pedir que os promotores investiguem as licenças de obras para a construção de hotéis no bairro. A Associação prepara um relatório detalhado com documentos e fotos de 12 obras, que preocupam pelo impacto viário e urbanístico que poderiam trazer à região. O pedido vai ser protocolado depois do carnaval." (Publicada na coluna Gente Boa, em O Globo, de 15/2/2014)
A nota acima contém apenas um parágrafo. Quais os tipos, respectivamente, do seu tópico frasal e do seu desenvolvimento? Declaração inicial/ Explanação da declaração inicial.
	"As adivinhações agradam particularmente às crianças. Para uma criança, o mundo está cheio de objetos misteriosos, de acontecimentos incompreensíveis, de figuras indecifráveis. A própria presença da criança no mundo é, para ela, uma adivinhação a ser resolvida. Daí o prazer de experimentar de modo desinteressado, por brincadeira, a emoção da procura da surpresa. "(Gianni Rodari, adaptado) Podemos afirmar que o tópico frasal em destaque foi desenvolvido por: declaração inicial.
	As gírias são usadas em jovens e em adultos das mais diferentes classes sociais,quanto às gírias é certo afirmar que: são variações sociais ou culturais.
	As variações linguísticas são um fenômeno inerente às línguas do mundo. Estas podem ser regionais ou sociais.
As regionais recebem a influência da cultura local. Nas expressões em destaque 'Aquelas gurias são lindas.' e
'Aquelas minas são lindas.', a utilização de 'gurias' e 'minas', leva-nos a pensar em uma variação em relação: à região geográfica.
	Assinale a ÚNICA opção que apresenta, de maneira predominante, o tipo de texto DESCRITIVO : Ivo comprou uma Corvette vermelha, ano de fabricação 1975, com pneus novos e polidos, os cromados e tudo nela absolutamente novos, só esfumaçava um pouco, quando se acelerava mais um pouquinho, mas, sinceramente, valeu o 30 mil que ele deu por ela.
	Assinale o enunciado que não transmite conteúdo lógico para o leitor e que, por isso, não pode ser considerado um texto: Cidade por estão da chuvas ruas novo as de alagadas causa
	Assinale a alternativa que melhor complete a frase: A ________________________ é um tipo de texto através do qual o emissor da mensagem tenta convencer o ouvinte/leitor. Argumentação.
	Assinale a alternativa que apresenta exemplo de linguagem não verbal.emotion card.
	Assinale a alternativa que descreve o tipo de incoerência que observamos na seguinte piada:
No balcão da companhia aérea, o viajante perguntou à atendente: A - A senhorita pode me dizer quanto tempo dura o voo do Rio a Lisboa? B - Um momentinho. B - Muito obrigado. pragmática
	Assinale a alternativa que NÃO apresenta um tipo textual. Gênero
	Assinale a alternativa em que temos o uso da TIPOLOGIA TEXTUAL INJUNTIVA: Manual de instruções.
	Assinale a alternativa em que a relação sintático-semântica foi analisada corretamente : Embora tenha jogado bem, não ganhou a partida. CONCESSÃO.
	Assinale a frase, dentre as que são oferecidas abaixo, que contém um exemplo de coesão referencial lexical:Muitos já morreram por causa da dengue. Essa doença deve ser combatida com prevenção.
	Assinale a opção em que a relação de oposição pode ser estabelecida entre as orações: O Brasil é um país rico. A maior parte de seu povo é pobre.
	Assinale a opção em que ocorre a coesão sequencial: A mãe falou tão baixo que a criança não ouviu.
	Assinale a opção correta de acordo com a norma culta. Somos nós quem fica feliz com o teu sucesso.
	Assinale o item que melhor define Tipologia Textual. É a forma como um texto se apresenta
	Assinale a alternativa que apresenta emprego de linguagem INFORMAL : Este problema é meu, colega.
	Assinale o enunciado que não transmite conteúdo lógico para o leitor e que, por isso, não pode ser considerado um texto: Cidade por estão da chuvas ruas novo as de alagadas causa
	Assinale opção que, ao preencher a lacuna, torna o texto incoerente.
O princípio da igualdade tributária deve ser realizado por meio de um critério estabelecido pela própria Constituição brasileira - a capacidade contributiva -, que consiste em graduar os tributos de acordo com a riqueza de cada contribuinte, de modo que os ricos paguem mais, e os pobres paguem menos. Em outros termos, a capacidade contributiva é a ferramenta que fornece a medida para comparações, isto é, para distinguir os iguais e os desiguais. ______________________________ não é legítimo que pessoas com a mesma capacidade contributiva (mesma renda) sejam tributadas de forma distinta, com alíquotas diferenciadas em função da natureza da renda ou do local em que esta foi produzida. Ela é necessária conquanto
	Apresenta-se a seguir uma anedota de Ziraldo. Analise-a e, em seguida, responda: A mãe chega na varanda e
encontra o maluquinho ensinando palavrões pro papagaio: - Maluquinho, que é que você está fazendo, menino?
- Ora, mãe, tou ensinando pro papagaio as palavras que ele não deve dizer. (O livro do riso do Menino
maluquinho. 2.ed. São Paulo: Melhoramentos,2000.p.74) Na anedota há uma incoerência, a qual se caracteriza
como intencional. a) Identifique-a. b) Justifique o porquê de ela assim se caracterizar: a) O fato de o Maluquinho estar ensinando as palavras que o papagaio não deve dizer, ou seja, se o procedimento é ensinar, obtém-se como retorno a própria reprodução. b) Como se trata de uma anedota, cuja finalidade discursiva é incitar o humor, o propósito foi de evidenciar o fato de que o papagaio aprende mais o que não deve do que o contrário.
	Atente para o fragmento de texto a seguir:
"Nuno Mindelis é uma figura mais do que conhecida do blues brasileiro. Talvez o fato de ser alguém já consagrado tenha sido o estopim para o que veio a ser Free Blues, seu novo disco. Ele deu um chacoalhão no blues, adaptando canções de grandes mestres a estilos improváveis, como hip hop e música eletrônica. (...)" (Retirado da Revista Guittar Player, nº 169)
 A organização das informações do texto obedece a uma forma característica. Podemos deduzir, diante disso, que: O fragmento de texto em questão representa uma forma de comunicação característica de notícia. Pode-se afirmar, então, que é uma forma de comunicação escrita.
	Ao ler um texto, necessitamos estabelecer relações sintático-semânticas (causa, consequência, comparação, disjunção etc.). Isso porque essas relações estabelecem sentido no que se quer comunicar e a arrumação das informações obedece ao estabelecimento do sentido. Na sentença a seguir, qual o significado estabelecido pelo elemento PARA? Nós compramos
o carro para viajar por todo o Nordeste. Finalidade.
	Carro-pipa
 Há uma hora naquela estrada de pó, rumo ao vilarejo mais pobre e distante, e alcançam o caminhão um motoqueiro e um recado: - "O patrão mandou não entregar a água porque o prefeito disse que tá sem grana pra pagar. " 
O caminhoneiro, por coincidência, nasceu e se criou no tal vilarejo, onde ainda vivem seus pais idosos e fracos. Ele olha para a estrada, olha para o retrovisor. Está na metade do caminho entre a cidade (e seu emprego) e a vila (sedenta). A exata metade do caminho para um homem não tem nada a ver com distâncias, mas é aquele ponto a partir do qual o esforço para seguir e para voltar são os mesmos. Leonardo 
 Embora seja curto, o texto acima pode ser considerado um conto porque: Envolve personagens, tempo e ação
	Casa
Pontal de Santa Marina
Casa de veraneio com 3 dorms., 4 banheiros, 360 m² de área, piscina, churrasqueira, TV a cabo, mobiliada.
(Disponível em: http://www.anunciodireto.com/port/index.php)
a) Em que tipo de situação de comunicação podemos encontrar o texto apresentado?
b) A quem se destina este texto?c) Qual é o propósito comunicativo do texto apresentado? A -Encontramos esse gênero textual em classificados de imóveis. B - O destinatário é um potencial comprador. C - o propósito é a venda do imóvel, portanto há um projeto persuasivo implicado nesse texto.
	Coerência textual pode ser definida como a relação lógica entre as diversas partes que compõem o texto. Assinale a opção em que ocorre incoerência estilística Venho diante de vossa Excelência manifestar meu descontentamento e informar que vou ralar peito.
	Com relação à significação do termo Língua, é correto afirmar: É um produto social e cultural constituído por signos linguísticos, ou seja, um código.
	Com relação ao trecho que se segue:
 "Não acho que o suicídio tenha relação com a política do filho único, porque muitos filhos também são totalmente mimados e acabam se tornando uns tiranos. Importa mais a maneira como a família cria o filho. Os jovens precisam ser preparados para a concorrência, mas não a ponto de achar que qualquer falha inviabiliza o futuro ou os transforma em perdedores eternos. Há sempre uma nova chance." Gilberto Scofield Jr. (Jornal O globo, Megazine, 1/4/2008)
 a)Indique a relação de sentido que os elementos destacados, "porque" e "mas", estabelecem em relação às ideias.
.b) Reescreva uma das frases, substituindo o termo destacado por outro de igual valor semântico. a) O PORQUE ali empregado estabelece relação de explicação do porque ele acha que a política não tem relação com o suicídio ser de filho único. E o MAS estabelece oposição/concessão de que os jovens precisam estar preparados, mas não é uma falha que os tornará perdedores. b) ''Os jovens precisam ser preparados para a concorrência, PORÉM não a ponto de achar que qualquer falha inviabiliza o futuro ou os transforma em perdedores eternos.''
	Com o objetivo de fazer uma boa prova de Análise Textual, estudei todo o conteúdo indicado.
Na frase acima temos o conectivo que garante a textualidade da mesma nos dando, assim, a coesão sequencial. Denominamos, por nos remeter a noção de, como: finalidade
	Como não dispúnhamos de capital, não pudemos investir na expansão da fábrica. Esse período pode ser alterado, sem mudança na ideia original. Assinale a opção que contém o elemento adequado ao novo período, iniciando com: Não pudemos investir na expansão da fábrica... já que não dispúnhamos de capital.
	Conforme vimos em nossas aulas, quando falamos que um texto se caracteriza por apresentar uma ideia completa, queremos dizer que as informações estão conectadas umas às outras coerentemente, ou seja, estabelece-se relações lógicas entre as ideias contidas no texto. Assinale a alternativa que contenha um exemplo de relação lógica de adição: Fiz Análise Textual e Ética.
	Conforme sabemos, "A coerência é a ligação de cada uma das partes do texto com o seu todo, de forma que não haja contradições ou erros que gerem incompreensão, mal-entendido ou até mesmo falha na comunicação". (Tela 05/ aula 04) Há, na frase abaixo, vista em um Posto de gasolina , uma 'falha na comunicação' devido à falta de coerência na apresentação das ideias:
Aberto todos os dias" (Descanso semanal às terças-feiras) Assinale a ideia que causa a INCOERÊNCIA: De que terça-feira não é um dia da semana.
	"Conjunto de sinais que determinadas comunidades usam para se comunicar, também entendida como regras gramaticais. Modo, meio, maneira, com que naturalmente o ser humano se comunica, seja por meio de expressões, palavras, gestos, imagens, sons, cores, etc." Os conceitos apresentados referem-se, respectivamente, a: Língua e Linguagem
	Complete: A linguagem _____________ é aquela que se utiliza de palavras para a transmissão da mensagem. verbal
	Considere o período abaixo: Como não dispúnhamos de capital, não pudemos investir na expansão da fábrica.Esse período pode ser alterado, sem mudança na ideia original. Assinale a opção que contém o elemento adequado ao novo período, iniciando com: Não pudemos investir na expansão da fábrica...já que não dispúnhamos de capital.
	Considere a seguinte ideia: "A festa foi boa, APESAR DE ter doces e salgados maravilhosos e ainda boa bebida". Explique a incoerência da frase. A expressão "apesar de" está incoerente com o contexto da oração. "Apesar de" remete no sentido de oposição. A frase estaria mais coerente : "A festa foi boa, POIS havia doces e salgados maravilhosos e ainda boa bebida." A expressão POIS, no sentido de justificativa, explicação.
	Considerando as diferenças entre língua oral e escrita, indique a opção que representa uma inadequação da linguagem usada ao contexto."Muitíssimo bom dia! Gostaria de convidar-lhe a adentrar ao oceano para iniciarmos a prática da modalidade esportiva denominada surfe" - um surfista que fala para um amigo.
	Considerando que a coerência tem a ver com a harmonia das informações, ou seja, que as informações devem ser organizadas de um modo que façam sentido para quem lê, identifique na frase a seguir o tipo de incoerência: A ovelha era muito larga: Incoerência semântica
	Chamamos de variação linguística: Os diversos contextos em que a língua se acomoda ;
	Dando continuidade ao projeto meio ambiente, oitenta alunos dos 6º aos 9º anos da nossa escola, acompanhados da coordenadora e de três professores tiveram oportunidade de conhecer a diversidade da fauna e da flora brasileira no zoológico de São Paulo, o maior zoológico do Brasil. A excursão aconteceu no dia 05 de outubro, em dois ônibus, com saída da escola às 7h 30 min. Os motoristas fizeram uma parada de 15 minutos no rancho Pamonha, na cidade de Santa Isabel e depois seguiram direto para o zoológico, chegando lá às 11h 50 minutos. (...) o zoológico de São Paulo fica localizado ao sul da cidade de São Paulo com uma área aproximada de 900.000 metros quadrados coberta pela Mata Atlântica original, com 4 km de alamedas, aloja as nascentes do riacho Ipiranga e abriga 3.500 animais das mais variadas espécies. Percebemos, pelas características do texto acima, tratar-se do gênero textual denominado: relatório.
	Das opções abaixo somente uma apresenta exemplo de linguagem não verbal: sinalização de semáfaros
	de acordo com Adilson Citelli: "Convencer ou persuadir através do arranjo dos diversos recursos oferecidos pela língua é, numa formulação muito simples, a marca fundamental do texto dissertativo/ argumentativo". Muitas vezes, a fim de atribuir à dissertação caráter de veracidade, de confiabilidade, um autor utiliza tópico frasal cujas ideias são de outros
autores. Esse recurso é denominado: Citação
	Defina, com suas próprias palavras, o conceito de Gêneros Textuais. Use um único parágrafo. Os Gêneros Textuais englobam todos os textos produzidos por usuários de uma língua. Assim, ao lado da crônica, do conto, vamos também identificar a carta pessoal, a conversa telefônica, o e-mail, e tantos outros exemplares de gêneros que circulam em nossa sociedade.
	Defina o texto seguinte quanto ao tipo textual, apresentando elementos que comprovem sua escolha. Em seguida, classifique-o quanto ao gênero de texto.
A raposa e as uvas (Esopo: século V a.C.)
Morta de fome, uma raposa foi até um vinhedo sabendo que ia encontrar muita uva, pois a safra tinha sido excelente. Ao ver a parreira carregada de cachos enormes, a raposa lambeu os beiços. Só que sua alegria durou pouco: por mais que tentasse, não conseguia alcançar os cachos de uva, que estavam muito alto. Por fim, cansada de tantos esforços inúteis, resolveu ir embora, dizendo: - Também não faz mal, estavam verdes... Moral: Quem desdenha, quer comprar: É um tipo textual narrativo, pois apresenta personagens, lugar, cenário, etc. Pertence ao gênero fábula.
	Definido como um conjunto de blocos autônomos de texto no qual há remissões que os associam, o hipertexto pode ser considerado como um novo espaço de escrita e leitura porque possibilita ao leitor escolher seu próprio percurso de leitura, sem seguir sequência predeterminada, constituindose em atividade mais coletiva e colaborativa.
	Dentre os gêneros textuais abaixo, identifique a sequência que possui somente o gênero em versos: poema, soneto e modinha.
	Diante de uma afirmação como: "Aceitamos como a melhor língua a que se encontra ligada aos melhores escritores e consideramos como melhores escritores os que melhor escrevem a língua. Assim não vamos longe." (Otto Jespersen, 1925. In: MATEUS, M. Helena e CARDEIRA, Esperança. Norma e Variação, Lisboa, editora Caminho, 2007). Percebe-se a discordância da prática evidenciada pelo autor. Tal discordância deve-se ao fato de: O fato de não se concordar que exista uma modalidade de língua melhor que a outra reside no fato de a língua se comportar diferentemente em cada situação e ser considerada correta se está devidamente adequada à situação em que está sendo usada.
	Diante de uma constatação com pessoas de uma mesma nacionalidade falarem a mesma língua e mesmo assim, às vezes, terem problemas de entendimento, podemos deduzir que: A língua é um produto social que tem uma base comum para os membros de uma mesma comunidade e que varia de acordo com a região, a escolaridade, a situação e o estilo.
	Dissertação é um tipo de texto que:dsenvolve ou explica um assunto, discorre sobre um tema.
	Duas amigas conversavam: Não entendi coisa alguma do que ele falava.... parecia até outra língua... - É assim mesmo, pessoas de outro estado são diferentes.... devem falar outra língua mesmo... Poderíamos entrar nesta conversa afirmando:Pois é, até parece que falam outra língua, mas é a mesma que falamos, apenas com particularidades locais.
	A Língua varia de acordo com a situação, com a idade do falante, com a formalidade ou informalidade do encontro, com as pessoas envolvidas, etc. Possuímos diversos contextos em que a língua se acomoda. Como esse fenômeno acima descrito é chamado? Variação Linguística
	Embora seja falado, o texto utilizado por um apresentador de telejornal é considerado um texto que pertence à modalidade escrita da língua, tendo em vista que: é previamente elaborado e escrito.
	É um produto social e cultural constituído por signos linguísticos, caracterizado por um código; É veículo de expressão, verbal ou não verbal. Temos duas definições dos conceitos respectivamente: Língua e Linguagem.
	Em "Você me convidou para tomar chope e ainda para acompanhar ao cinema" e "À proporção que ouvia o ruído seus temores aumentavam deveras devido ao exagero das águas da chuva", temos exemplos de coesão sequencial por conectivos de: adição e proporção.
	Em "O Brasil jogou bem, onde não conseguiu a vitória" ocorre uma incoerência sintática. Se a oração pretende afirmar uma ideia contrária entre "jogar bem" e "conseguir a vitória", qual seria o conectivo mais adequado para tornar a frase coerente? Porém.
	Em relação à Coesão referencial lexical é correto afirmar que:Permite o entrelaçamento do texto pela substituição/omissão de palavras;
	Em relação à língua falada e escrita, assinale a alternativa incorreta:Na língua escrita, fatores como coesão e concisão não são relevantes.
	Em relação à língua e à linguagem, podemos dizer tal argumento é incorreto:A linguagem não é um fato exclusivamente humano, um método de comunicação racional de ideias, emoção e desejos por meio de símbolos produzidos de maneira deliberada.
	Em relação aos recursos linguísticos usados na construção do anúncio : "Use você também o sabonete Star. Sua pele vai ficar linda como a das estrelas de cinema", só NÃO podemos afirmar que .O texto é expositivo, pois visa a dar informação sobre um produto.
	Em relação ao conceito de língua podemos dizer que: (Questão adaptada do texto: Por que não falamos todos a mesma língua? http://eurologos-portugal.com/artigos/porque-nao-falamos-todos-a-mesma-lingua/) : As línguas variam conforme o local, a classe social, a idade, os interesses, a pessoa. As línguas mudam porque só assim podem existir: em constante mutação, perante o mundo e conforme as relações entre as pessoas que as usam.
	Em relação ao conceito de variação de linguagem é correto afirmar que:Pode variar de acordo com o contexto em que está sendo falada.
	Em relação aos enunciados do tipo: "Socorro!" e " Silêncio!" É correto afirmar que:Através de uma única palavra foi comunicada uma ideia completa.
	Em relação ao conceito de hipertexto é correto afirmar que:São conexões entre informações que podem ser lidas em diferentes sequências.
	Em qual alternativa abaixo, identifica-se a metáfora, uma figura de linguagem:Qualquer reclamação, dizia, era espada no seu coração.
	Em "-Não dá pra trabalhar naquela casa...Tem um 'cardume' de criança que não me dá sossego!" a palavra "cardume" não foi corretamente empregada. Sendo assim, a frase fica prejudicada em sua coerência : Semântica.
	Enquanto os gêneros textuais são múltiplos, devido à sua função sociocomunicativa, os tipos textuais são cinco. Assinale a alternativa que contenha um gênero e um tipo textual, respectivamente:Novela, narração.
	Em vários momentos de nossa vida pessoal, profissional e acadêmica nos deparamos com a necessidade de adequar a forma como falamos e escrevemos, visto que nos comunicamos de formas diferentes, de acordo com o meio em que estamos. Logo, marque em que circunstância a linguagem informal deve ser empregada : Em um email a um amigo.
	Em "Você me convidou para tomar chope e ainda para acompanhar ao cinema" e "À proporção que ouvia o ruído seus temores aumentavam deveras devido ao exagero das águas da chuva", temos exemplos de coesão sequencial por conectivos de adição e proporção.
	Entende-se por tópico frasal:a ideia central do parágrafo.
	Entendemos que há coesão referencial (quando a informação é retomada) e coesão sequencial (quando a informação progride). Para exemplificarmos coesão referencial, podemos utilizar recursos gramaticais tais como: Pronomes, conjunções e numerais.
	Entendemos por textualidade o conjunto de características que fazem com que um texto seja considerado como texto, propriamente dito, e não um amontoado de palavras, ou seja, o que constrói conexões e coerências dentro do texto. A seguir há segmentos de texto separados por pontos. Retire os pontos e utilize os elementos coesivos adequados à relação de sentido entre as ideias, reunindo os segmentos num só período: Saí de casa hoje de manhã muito cedo. Estava chovendo. O ônibus custou a chegar. Eu fiquei todo molhado. Apanhei um resfriado. Saí de casa hoje de manhã muito cedo, estava chovendo e o ônibus custou a chegar, como fiquei todo
molhado, apanhei um resfriado.
	"Era uma vez um nobre que se casou pela segunda vez com uma mulher que tinha um temperamento terrível, era orgulhosa, vaidosa e arrogante. Tinha duas filhas tão orgulhosas e de mau gênio quanto a mãe. O nobre, por sua vez tinha uma linda filha que era a própria doçura e bondade. Cinderela era seu nome, ela herdara a beleza deslumbrante e o temperamento gentil de sua mãe. Logo após o casamento a madrasta pôs a mostra o seu mau gênio. Detestava as qualidades da enteada, que faziam suas filhas parecerem ainda mais detestáveis. (...)." (Cinderela) Quando falamos em tipologia textual e gênero textual lembramos que ambas as classificações se dão no mesmo texto. Vejamos o texto acima sobre as duas óticas. narrativo quanto a sua tipologia e conto de fadas quanto ao gênero.
	Escolha a opção que complete as lacunas do texto dando o sentido:
Muitos momentos de nossas vidas envolvem situações em que estamos ora com pessoas muito ___________, ora pessoas com quem temos pouca intimidade ou até com pessoas _____________, não é mesmo? A convivência com pessoas ______________exige de nós postura diferente da que temos com ____________, concorda? Isso, consequentemente, gera uma forma de falar diferenciada. íntimas ‐ desconhecidas ‐ desconhecidas ‐ familiares
	Está relacionada com os atos de fala que o texto pretende realizar. Sendo o texto uma sequência de atos de fala, tais atos devem estar relacionados. Por exemplo, não se pode em um mesmo ato de fala dar uma ordem, fazer um pedido, perguntar etc." (KOCH, Ingedore Villaça e ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto,2006.) ]
A definição apresentada se refere à Coerência : Pragmática.
	Este gênero de texto apresenta características de literatura, mas também apresenta características jornalísticas. Por relatar o cotidiano de modo conciso e serem publicados em jornais, os textos desse gênero têm existência breve, isto é, interessam aos leitores que podem partilhar esses fatos com os autores por terem vivido experiências semelhantes. A definição acima se refere ao gênero textual: Crônica
	Existe coesão quando temos palavras, expressões, isto é, conexões colocadas estrategicamente ao lado de outras para que se produza a sequência da mensagem com sentido. Existem diferentes tipos de coesão e elas são responsáveis, por assim dizer, de um fenômeno. Qual é? Tessitura do texto.
	Duas amigas conversavam:- Não entendi coisa alguma do que ele falava.... parecia até outra língua...
- É assim mesmo, pessoas de outro estado são diferentes.... devem falar outra língua mesmo...
Poderíamos entrar nesta conversa afirmando: Pois é, até parece que falam outra língua, mas é a mesma que falamos, apenas com particularidades locais.
	Há no período a seguir uma incoerência, já que, apesar de conseguirmos compreender o que se quer dizer, não foi empregado o conectivo adequado na interligação das ideias. Hoje tudo é mais complicado, diferentemente da época onde eu era feliz. Neste caso específico, temos um exemplo de incoerência: sintática.
	Identifique a modalidade da linguagem empregada no seguinte enunciado: "Quando nós fala assim tem que ficá queto mesmo. Pode vir agora com os alemão que o bagulho vai ficar salgado pro lado deles, tá ligado". Registro vulgar, na modalidade oral.
	Identifique a tipologia predominante do fragmento de texto lido a seguir:
Ao chegar trajando um paletó verde-limão, com um girassol na lapela, calça vermelho-sangue, tênis laranja: em cada dedo usava dois anéis; no chapéu duas fitas abóbora, logo o identifiquei: era o Falcão: descrição
	iDENTIFIQUE o tipo de texto que apresenta as seguintes características: Indica como realizar uma ação. Utiliza linguagem objetiva e simples. Emprega os verbos, predominantemente, no modo imperativo. Assinale a alternativa correta: Injunção
	Identifique a relação sintático-semântica do articulador entretanto estabelecida no texto apresentado a seguir : Oposição.
A argumentação deve basear-se nos princípios da lógica. Entretanto, nos debates, nas polêmicas, nas discussões que se travam a todo instante, na simples conversação, na imprensa, nas assembleias, ou agrupamentos de qualquer ordem [...].(GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. 27. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010, p. 380.)
	Indique os vários sentidos em que foi empregada a palavra grave nas frases abaixo. 1. A mãe, não gostando da atitude do filho, lançou-lhe um olhar grave. 2. Graves razões trouxeram-me aqui. 3. Deram-me o grave encargo de informar-lhe sobre a morte de seu pai. 4. A família sofreu um acidente grave. 1) sério 2) importantes 3) penoso 4) trágico
	"Inaugurado no final do ano passado, o Club Pet vai além de um hotel para cachorros. Em uma casa de 500 metros quadrados, dividida em quatro andares (com direito a terraço com espelho d'água, esteira e piscina), o espaço oferece aulas de natação, creche, SPA, terapia comportamental, fisioterapia, nutrição, dermatologia, homeopatia, acupuntura, reprodução e aulas para melhorar o condicionamento físico dos cães." (Publicado em O Globo - Zona Sul, de 27/2/2014).
O tipo de texto predominante no parágrafo acima é : Descrição.
	ISSO É QUE DÁ QUERER SER O CERTINHO
Inversão de valores é a expressão que se usa para descrever a sensação de que está errado quando se faz o que é certo. Hoje em dia, o aluno aplicado é "CAXIAS", o funcionário leal é "PUXA-SACO", quem respeita filas é "TROUXA". E existem pessoas que até se constrangem em devolver um troco recebido a mais. Estamos perdendo o controle sobre o certo e o errado. Ser "CERTINHO" é uma acusação depreciativa. Quando tudo parece dizer "SEJA ERRADO VOCÊ TAMBÉM", "VOCÊ ESTÁ QUERENDO SER O JOÃOZINHO-DO-PASSO-CERTO?", "DEIXE DISSO!", só podemos afirmar uma coisa: Não existirá dignidade - nem qualidade de vida - num mundo em que a honestidade seja motivo de vergonha (propaganda da RBS/TV, Zero Hora, 16/08/92).
Compreender um texto implica apreender os valores que são defendidos por quem o redige. Assinale a opção que apresenta a afirmativa valorizada pelo anunciante. é necessário que as pessoas ajam de maneira correta, mesmo que aos olhos dos outros isso pareça ingenuidade.
	Leia as sentenças a seguir.
I. "Pelo menos meu filho compra o bilhete!!!"
II. Conta à lenda que um velho funcionário público de Veneza noite e dia, dia e noite rezava e implorava para o seu Santo que o fizesse ganhar sozinho na loteria cujo valor do premio o faria realizar todos seus desejos e vontades.
III. Até que no dia do Santo, de tanto que seu fiel devoto chorava e implorava, o Santo surgiu do nada e numa voz de desespero e raiva gritou:
IV. Assim passavam os dias, as semanas, os meses e anos. E nada acontecia.
Escolha a alternativa que representa a sequência de organização para que se tenha um texto final coeso e coerente : II - IV - III - I.
	Leia a afirmativa a seguir.
"Quando falamos que um texto se caracteriza por apresentar uma ideia completa, queremos dizer que as informações estão conectadas umas às outras coerentemente." Sabemos que há mais de um tipo de coesão. Assim, a partir do seu conhecimento explique o que é a coesão referencial lexical e forneça um exemplo desse tipo de coesão. A coesão referencial lexical permite o entrelaçamento do texto pela substituição/omissão de palavras (podemos destacar o uso de sinônimos e hiperônimos). Exemplo de coesão lexical por sinônimos. "Os automóveis que estão estacionados fora do lugar deverão ser retirados. Caso contrário, os veículos serão rebocados."
	Leia a propaganda reproduzida abaixo:
BUSINESS PLUS
Mais distância entre as poltronas. Mais espaço para você.
Para a Ibéria, pensar no futuro é oferecer hoje a máxima excelência em serviços tanto no solo quanto em voo. Por isso, a Ibéria renova a Business Plus: uma classe tão única que foi projetada especialmente para dar a você descansar e se sentir em uma verdadeira cama.
Além disso, ao escolher a Ibéria, você estará optando pela companhia líder de conexões
com a Europa, com 19 voos semanais partindo do Brasil para cerca de 80 destinos. Venha voar com a Ibéria e tenha a certeza de estar sempre em ótima companhia.
Revista O Globo. Ano 5- n. 295. 21 de março de 2010
O texto publicitário frequentemente apresenta-se com um forte conteúdo argumentativo. No texto acima podemos identificar pelo menos dois argumentos, assinale a alternativa que sintetize ambos: Conforto no espaço interno e maior número de destinos e conexões
	Leia o texto a seguir e selecione o título que apresente maior coerência com o tema apresentado.
"Casas em condomínio fechado. São 47 mil metros quadrados de área total. Poderia ser um shopping Center ou um complexo com seis campos de futebol. O Terra Bonita não vai apenas mudar seus conceitos de espaço, vai trazer a segurança e o sossego que você sempre quis numa casa de condomínio fechado. Com ruas calmas, calçadas floridas e praça. Um universo cuidadosamente planejado. Tudo isso no bairro Demarchi, um dos mais desejados de São Bernardo do Campo."
(Folha de São Paulo, 26/09/2004).Terra bonita
	Leia atentamente o texto que se segue:
Marco Polo descreve uma ponte, pedra por pedra.
− Mas qual é a pedra que sustenta a ponte? - pergunta Kublai Khan.
− A ponte não é sustentada por esta ou aquela pedra - responde Marco −, mas pela curva do
arco que estas formam. Kublai Khan permanece em silêncio, refletindo. Depois acrescenta:
− Por que falar das pedras? Só o arco me interessa.
Polo responde:
− Sem pedras, o arco não existe.
(Italo Calvino. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. Trad. Diogo Mainardi) O texto acima reproduz um fictício diálogo entre Marco Polo e Kublai Khan. Percebemos que, enquanto o segundo deseja uma relação mais objetiva com a descrição de uma ponte, o primeiro indica a importância de se considerar os detalhes que a constituem. Pode-se afirmar com relação à descrição: A classe de palavras mais utilizada é o adjetivo
	Leia atentamente os dois fragmentos abaixo reproduzidos, observe os usos da língua e responda a questão proposta.
"Que braseiro, que fornalha
Nem um pé de prantação
Por falta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão"
 ("Asa Branca" - Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira)
"Essa é mais uma das manjadas
Histórias de amor
Que já aconteceu comigo
Com você e com todo mundo
É a história de um cara
Que perdeu a gata
E da gata que perdeu o cara"
 ("Mais uma de amor" - Ricardo Barreto / Antonio Pedro / Bernardo Vilhena)
Podemos identificar, nos dois fragmentos das composições musicais, um caso de: variação linguística.
	Leia atentamente o texto abaixo:
Carro-pipa
 Há uma hora naquela estrada de pó, rumo ao vilarejo mais pobre e distante, e alcançam o caminhão um motoqueiro e um recado: - "O patrão mandou não entregar a água porque o prefeito disse que tá sem grana pra pagar. "
 O caminhoneiro, por coincidência, nasceu e se criou no tal vilarejo, onde ainda vivem seus pais idosos e fracos. Ele olha para a estrada, olha para o retrovisor. Está na metade do caminho entre a cidade (e seu emprego) e a vila (sedenta). A exata metade do caminho para um homem não tem nada a ver com distâncias, mas é aquele ponto a partir do qual o esforço para seguir e para voltar são os mesmos. Leonardo Embora seja curto, o texto acima pode ser considerado um conto porque: Envolve personagens, tempo e ação
	Leia o fragmento:
"Após o bem-sucedido Shrek, os contos de fadas nunca mais foram os mesmos. Inversão de valores e novas leituras entraram na ponta da caneta dos roteiristas e projetos envolvendo personagens outrora símbolos da pura bondade ou da pura maldade." 
O que significa o vocábulo outrora? antigamente
	Leia o texto abaixo.
Os projetos de políticas públicas são eficazes, porém a evasão ainda é um grande desafio.
 O operador coesivo que inicia o período acima estabelece a ideia de: Oposição.
	Leia o texto abaixo.
Extra, extra! Notícia quente para quem está chegando agora da lua: nossos namorados, maridos e esposas são outras pessoas. Eles dizem que nos amam, e tudo indica que é verdade, mas isso não significa que o amor possua o dom de fundir o casal. Este ser com quem você divide o teto e as contas continua tendo amigos próprios, clientes próprios, vida própria. Você não vai acreditar: até
pensamentos próprios! Pois é, criatura. Seu grande amor nasceu de uma família que não tem nada a ver com a sua, teve uma infância muito diferente da que você teve e viveu muito bem sem sonhar que você iria atravessar o destino dele - claro que, se ele for romântico, vai negar esta última parte e dizer que simplesmente não existiu antes de você aparecer.
(Extraído de Outra pessoa, Martha Medeiros. Disponível emhttp://www.pensador.info/p/cronica_mulherao_martha_medeiros/1/)
Uma das características desse gênero textual é abordar fatos da vida cotidiana. O exemplo apresentado é
um gênero textual do tipo: crônica.
	Leia o texto e responda à questão.
 Não é exagero! Com poucos minutos, você já aproveita os benefícios que a prática da leitura traz. Nem é preciso ler textos complicados. Acompanhe um jornal, uma revista ou mesmo um blog: ajuda muito. Regina Case é amiga dos livros: ¿Sempre leio algo relativo ao trabalho, a uma viagem, à entrevista que farei. Às vezes invento um programa só para estudar um assunto interessante¿. Revista Ana Maria Identifique o enunciado abaixo que corresponde às características do texto: O objetivo do texto é persuadir os interlocutores a aderir a uma ideia através da argumentação
	Leia o texto:
O sonho é um elemento essencial à vida, POIS é ele que nos projeta para além dos limites estreitos da realidade. AINDA QUE não possamos viver apenas de sonhos, certamente são eles que nos alimentam o espírito e nos dão força para enfrentarmos as adversidades da vida. NO ENTANTO, há quem não possa ou não queira alimentar ilusões talvez com medo da desilusão. MAS esse medo deve ser superado para que a vida valha à pena. Primeiramente, deixemos o sonho crescer dentro de nós, depois, voemos com ele. (http://pt.slideshare.net/antonius3/articuladores-do-discursoppt Acessado em 10 de janeiro de 2014).
Considerando que um texto se caracteriza por apresentar uma ideia completa, queremos dizer que as informações estão conectadas umas às outras coerentemente, ou seja, estabelece-se relações lógicas entre as ideias contidas no texto. Percebemos então nos termos EM MAIÚSCULOS que ocorreu a coesão sequencial
	Leia o texto:
"A luta contra a poluição e em favor da preservação do meio ambiente é mundial. Em todo o planeta, multiplicam-se as associações de pessoas conscientes de que, se não houver uma interrupção do processo poluidor e uma recuperação das zonas, tanto na terra, quanto no ar e no ambiente aquático, já desvastados, o mundo se tornará inexequível dentro de muito pouco tempo. O tema vem crescentemente ganhando adeptos e motivando a formação de uma coinsciência crítica em relação ao fenômeno, embora esteja ainda longe de poder produzir resultados compatíveis com as necessidades". (Revista INTERIOR, Ano VII, n. 38) A expressão "...resultados compatíveis com as necessidades" significa: resultados que se conciliam com as necesidades
	Leia o texto:
"A luta contra a poluição e em favor da preservação do meio ambiente é mundial. Em todo o planeta, multiplicam-se as associações de pessoas conscientes de que, se não houver uma interrupção do processo poluidor e uma recuperação das zonas, tanto na terra, quanto no ar e no ambiente aquático, já desvastados, o mundo se tornará inexequível dentro de muito pouco tempo. O tema vem crescentemente ganhando adeptos e motivando a formação de uma coinsciência crítica em relação ao fenômeno, embora esteja ainda longe de poder produzir resultados compatíveis com as necessidades". (Revista INTERIOR, Ano VII, n. 38) Informe a opção INCORRETA com relação ao texto. Devido à formação de uma consciência crítica, o fenômeno da poluição já começa a diminuir.
	Leia, atentamente,
o que está registrado na tela 6 da aula 1: "Mesmo quando buscamos dar sentido aos fatos, ponderamos a nossa maneira de falar, com base nas situações em que somos colocados (as)." A citação NÃO menciona como fator relevante no processo de elaboração da mensagem: A utilização de recursos audiovisuais.
	Leia as afirmativas I, II e III abaixo e, depois, assinale a alternativa correta.
I. C oerência semântica refere-se a utilização de linguagem adequada às possíveis variações do contexto.
II. Inferências são as reflexões que fazemos a partir de alguma ideia, a partir de determinado texto.
III. A coerência pragmática é verificada através do conhecimento que possuímos da realidade sociocultural, que inclui também um comportamento adequado à conversa: Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	Leia as frases a seguir:
I. PEDRO COSTUMA FAZER ALGUNS BICOS PARA GARANTIR SUA SOBREVIVÊNCIA.
II. O PASSARINHO FOI ATINGIDO NO BICO.
Observe que a palavra BICO aparece com dois sentidos diferentes:
a) Que nome damos ao fenômeno semântico em que duas palavras têm a mesma origem, mas apresentam significados diferentes? b) Quais são os sentidos que a palavra BICO apresenta em (I) e (II) acima?
a) O fenômeno semântico é a polissemia já que temos palavras que apresentam a mesma origem e possuem significados que até parecem não estar relacionados, mas que representam ideias afins.
b) Em (I), temos o bico que a pessoa faz significa dinheiro extra - que pode ser usado para suprir alguma necessidade; em (II), temos o bico do animal que serve para que ele se alimente. Essa é uma característica da polissemia: de alguma forma, conseguimos resgatar uma relação entre os significados.
	Leia o texto a seguir.
A quantidade de mensagens eletrônicas enviadas e recebidas diariamente ampliou o
contato com o texto escrito e fez prosperar o número de autores e leitores. De maneira
bastante rápida, a correspondência eletrônica invadiu a comunicação diária, e mesmo os
mais refratários aos avanços tecnológicos tiveram de aprender a usar o computador, para
não perder oportunidades profissionais ou eventos sociais cujas respostas são solicitadas
por e-mail, por exemplo. A facilidade na utilização, a rapidez na resposta - às vezes on-line
- e a economia com gastos de postagem pelo correio contribuíram de forma decisiva para
a disseminação desse tipo de comunicação.
(Extraído de Maria Helena da Nóbrega. A redação do correio eletrônico.
.Disponível em http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=11558)
O texto acima é um texto dissertativo porque: Apresenta uma ordenação cronológica acerca do fato apresentado.
	Leia o texto a seguir. (...) Mestre em linguística pela USP e coautor do material didático de português do sistema Anglo de ensino, Eduardo Antonio Lopes afirma que o uso mecânico de termos inadequados ou fora de contexto não é mazela exclusiva de quem não teve boa formação cultural e linguística. - Se um advogado bem formado usar a expressão "data vênia", em uma conversa fora dos tribunais, vai soar pedante e inadequado. A impressão do ouvinte é que ele não tem domínio sobre os recursos de linguagem, mesmo que banque o erudito. É uma falta de controle no uso da linguagem - exemplifica. (Extraído de O vício que dói no ouvido, Leonardo Fuhrmann. Disponível em http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=11749)
 Deve-se sempre adaptar a linguagem para os diferentes contextos comunicativos. A situação apresentada no texto ilustra um caso de: inadequação linguística
	Leia o texto a seguir!
Havia uma passeata de trabalhadores em greve que passava na frente do meu escritório quando desci para almoçar. Distraído, tentei passar no meio da pequena multidão que gritava palavras de ordem. De repente, uma bomba explodiu a alguns metros de mim e o quebra-quebra começou. Um cavalo irrompeu sobre as pessoas. Sim, um cavalo! Sobre ele, um Policial Militar que brandia um cassetete de madeira. Apavorado, me defendi e tentei voltar para o prédio, mas fui agarrado por outro PM. Tentei me soltar dele, mas fui subjugado à força e levado para o outro lado da rua, onde estavam os carros da polícia. Fui taxado de vândalo sem ter nada com o episódio, por um raciocínio perverso e apressado dos despreparados policiais que acompanhavam a manifestação. (Jota Moreira, in: Café com coisa, Blog do Moreira,www.cafecomcoisas.com.br/blogdomoreira)
Pela leitura atenta do texto, percebe-se que o narrador foi preso porque os policiais desenvolveram um tipo de raciocínio que, nessa história, mostrou-se equivocado. a) Qual o tipo de raciocínio feito pelos policiais: indutivo ou dedutivo?
b) Justifique sua resposta: a) O raciocínio foi o dedutivo. b) Os policiais partiram do geral para o particular ao considerarem TODOS os que estavam na rua participantes da manifestação.
	Leia o texto a seguir.
"O melhor momento do futebol para um tático é o minuto de silêncio. É quando os times ficam perfilados, cada jogador com as mãos nas costas e mais ou menos no lugar que lhes foi designado no esquema - e parados. Então o tático pode olhar o campo como seu fosse um quadro-negro e pensar no futebol como uma coisa lógica e diagramável. Mas aí começa o jogo e tudo desanda. Os jogadores se movimentam e o futebol passa a ser regido pelo imponderável, esse inimigo mortal de qualquer estrategista." (Luiz Fernando Veríssimo, O Estado de São Paulo, 22/10/1993).
 As expressões que retomam, no texto, o seguimento o melhor momento do futebol são:b) É quando - então.
	Leia as manchetes abaixo, ambas publicadas em jornais on-line:
Texto I
Loura que enforcou o amante já tá na tranca
Antes de se entregar à polícia, estudante deu um trato no visual e mudou o corte de cabelo. (Jornal Meia Hora, 17/05/11 )
Texto II
Jovem ameaçou ex-mulher e filhos de empresário morto no RJ, diz sobrinho
Acusada se entregou nesta segunda (16). Ela teria confessado o crime. Advogado de defesa da jovem alega que ela tem problemas mentais graves. (G1 16/05/2011 ) Defina o perfil do leitor de cada um dos jornais tomando em consideração a variante linguística empregada. Retire dos textos exemplos que justifiquem sua análise: Texto I- jornal popular, leitor com baixo índice de letramento e usuário da linguagem oral não padrão ou coloquial distensa. Texto emprega gírias e contrações, entre outros traços de oralidade. Texto II - jornal parapúblico com maior contato com a linguagem escrita. Apresenta vocabulério mais específico e emprega estruturas características da variante linguística de maior prestígio social.
	Leia o trecho a seguir e identifique o tipo de argumento desenvolvido.
"A professora Dra. Paula Sarcinelli da FIOCRUZ apresentou os resultados da pesquisa sobre a contaminação das comunidades pesqueiras por agrotóxicos. De acordo com a pesquisadora, o pescado das baías de Paraty e da Guanabara pode continuar a ser consumido pela população, pois as quantidades de agentes químicos encontrados ainda são consideradas toleráveis. A importância deste estudo está na conscientização da sociedade para os impactos do uso de agrotóxicos na produção de alimentos, principalmente no que se refere à contaminação difusa do ambiente, que também chega até os peixes." Argumento de autoridade
	Leia a definição a seguir: "É um princípio onipresente da linguagem, pois é um meio de nomear um conceito de um dado domínio de conhecimento pelo emprego de uma palavra usual em outro domínio"(José Carlos de Azeredo). Diga qual o processo a que equivale essa definição e dê um exemplo. Metáfora
	Leia a definição a seguir.
"É a ligação entre os elementos de um texto. No interior de uma frase, entre as frases e entre os vários parágrafos, pois alguns termos fazem-se necessários para que o leitor possa receber o texto como uma informação contínua."
Essa definição equivale ao conceito de : Coesão
	Leia a propaganda reproduzida abaixo:
BUSINESS PLUS Mais distância entre as poltronas. Mais espaço para você.
Para
a Ibéria, pensar no futuro é oferecer hoje a máxima excelência em serviços tanto no solo quanto em voo. Por isso, a Ibéria renova a Business Plus: uma classe tão única que foi projetada especialmente para dar a você descansar e se sentir em uma verdadeira cama. Além disso, ao escolher a Ibéria, você estará optando pela companhia líder de conexões com a Europa, com 19 voos semanais partindo do Brasil para cerca de 80 destinos. Venha voar com a Ibéria e tenha a certeza de estar sempre em ótima companhia. Revista O Globo. Ano 5n. 295. 21 de março de 2010 O texto publicitário frequentemente apresentase
com um forte conteúdo argumentativo. No texto acima podemos identificar pelo menos dois argumentos, assinale a alternativa que sintetize ambos: Conforto no espaço interno e maior número de destinos e conexões
	Leia o texto a seguir. (...) Mestre em linguística pela USP e coautor do material didático de português do sistema Anglo de ensino, Eduardo Antonio Lopes afirma que o uso mecânico de termos inadequados ou fora de contexto não é mazela exclusiva de quem não teve boa formação cultural e linguística. - Se um advogado bem formado usar a expressão "data vênia", em uma conversa fora dos tribunais, vai soar pedante e inadequado. A impressão do ouvinte é que ele não tem domínio sobre os recursos de linguagem, mesmo que banque o erudito. É uma falta de controle no uso da linguagem - exemplifica. (Extraído de O vício que dói no ouvido, Leonardo Fuhrmann. Disponível em http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=11749)
Deve-se sempre adaptar a linguagem para os diferentes contextos comunicativos. A situação apresentada no texto ilustra um caso de: inadequação linguística.
	Leia o texto abaixo: Era tarde de verão, uma daquelas extremamente quentes, a ocasião ideal para ouvir uma boa música, acompanhada de uma bebida muito gelada. Quando pensou nisso, o casal se arrumou e foi ao show na praia de Copacabana, para ouvir o concerto da Banda. Identifique a tipologia textual e justifique a sua resposta. Narração pois conta um acontecimento uma historia real.
	Leia o texto abaixo.
(...) Oh! seu Pilar! bradou o mestre com voz de trovão. Estremeci como se acordasse de um sonho, e levanteime às pressas. Dei com o mestre, olhando para mim, cara fechada, jornais dispersos, e ao pé da mesa, em pé, o Curvelo. Pareceume adivinhar tudo. Venha cá! bradou o mestre. Fui e parei diante dele. Ele enterroume pela consciência dentro um par de olhos pontudos; depois chamou o filho. Toda a escola tinha parado; ninguém mais lia, ninguém fazia um só movimento. Eu, conquanto não tirasse os olhos do mestre, sentia no ar a curiosidade e o pavor de todos. Então o senhor recebe dinheiro para ensinar as lições aos outros? disseme o Policarpo. Eu... Dê cá a moeda que este seu colega lhe deu! clamou.
Não obedeci logo, mas não pude negar nada. Continuei a tremer muito. Policarpo bradou de novo que lhe desse a moeda, e eu não resisti mais, meti a mão no bolso, agarosamente, saqueia e entregueilha. Ele examinoua de um e outro lado, bufando de raiva; depois estendeu o braço e atiroua à rua. E então dissenos uma porção de coisas duras, que tanto o filho como eu acabávamos de praticar uma ação feia, indigna, baixa, uma vilania, e para emenda e exemplo íamos ser castigados. Aqui pegou da palmatória. (Extraído de Conto de Escola, Machado de Assis. Disponível em http://www.biblio.com.br/defaultz.asp?
link=http://www.biblio.com.br/conteudo/MachadodeAssis/contodeescola.htm) O gênero textual apresentado é o conto. Nele, há personagens, fatos, indicação de local e de tempo. No que se refere à tipologia textual, podese perceber que o tipo de texto predominante no conto é o: narrativo.
	Leia os textos abaixo:
Texto 1 - Acordei. Tomei banho. Tomei café. Escovei os dentes. Coloquei a roupa. Fui trabalhar. Peguei o ônibus. Cheguei atrasada. Trabalhei muito. Almocei. Descansei. Fui à reunião. Voltei. Trabalhei mais. Cheguei cansada. Jantei. Estudei. Dormi.
Texto 2 - Quando chegar em casa, consequentemente comprarei uma bicicleta e então picharei a parede da igreja. Porém, venderei uma feijoada. Em seguida, costurarei uma boneca. Enfim, que dia cansativo! O texto 2 tem coesão, mas não é coerente.
	Leia o texto: ISSO É QUE DÁ QUERER SER O CERTINHO
 Inversão de valores é a expressão que se usa para descrever a sensação de que está errado quando se faz o que é certo. Hoje em dia, o aluno aplicado é "CAXIAS", o funcionário leal é "PUXA-SACO", quem respeita filas é "TROUXA". E existem pessoas que até se constrangem em devolver um troco recebido a mais. Estamos perdendo o controle sobre o certo e o errado. Ser "CERTINHO" é uma acusação depreciativa. Quando tudo parece dizer "SEJA ERRADO VOCÊ TAMBÉM", "VOCÊ ESTÁ QUERENDO SER O JOÃOZINHO-DO-PASSO-CERTO?", "DEIXE DISSO!", só podemos afirmar uma coisa: Não existirá dignidade - nem qualidade de vida - num mundo em que a honestidade seja motivo de vergonha (propaganda da RBS/TV, Zero Hora, 16/08/92).
Compreender um texto implica apreender os valores que são defendidos por quem o redige. Assinale a opção que apresenta a afirmativa valorizada pelo anunciante. é necessário que as pessoas ajam de maneira correta, mesmo que aos olhos dos outros isso pareça ingenuidade.
	Leia o texto:
Saudados por ecologistas como arcas de Noé para o futuro, por serem repositórios de espécies animais e vegetais em extinção acelerada noutras áreas do país, alguns dos 25 parques nacionais do Brasil tiveram, na semama passada, a sua paisagem mutilada pelo fogo. A rigorosa estiagem que acompanha o inverno no Centro-Sul ressecou a vegetação e abriu caminho para que as chamas tragassem 6 dos 33 quilômetros quadrados do parque Nacional da Tijuca, próximo à cidade do Rio de Janeiro, e convertessem em carvão 10% dos 300 quilômetros quadrados do Parque Nacional de Itatiaia, na divisa de Minas Gerais com o Estado do Rio. Contido pelos bombeiros já no fim de semana, na Tijuca, e abafado por uma providencial chuva no Itatiaia, na quarta-feira, o fogo pipocou em outro extremo do país. Naquele dia, o incêndio começou no Parque da Serra da Capivara, no sertão do Piauí, calcinado há seis anos pela seca, e avançou pela caatinga, que esconde as pinturas rupestres inscritas na rocha, há pelo menos 31.500 anos, pelo homem brasileiro pré-histórico. (ISTO É, 22/08/1984) 
O autor justifica o fato de os ecologistas referirem-se aos parques nacionais como "Arcas de Noé" para o futuro da seguinte maneira: porque espécies animais e vegetais que estão se extinguindo em outras regiões têm preservadas sua sobrevivência nesses parques
	Leia o texto a seguir.
"Massa de Panqueca Simples
Ingredientes:
1 ovo
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de leite
1 pitada de sal
1 colher de sopa de óleo
Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. A seguir, aqueça uma frigideira untada com um fio de óleo em fogo baixo. Coloque um pouco da massa na frigideira não muito quente e esparrame de modo a cobrir todo o fundo e ficar só uma camada fina de massa. Deixe igualar os dois lados, até que fiquem levemente douradas. Retire com a espátula, e sirva com o recheio de sua preferência. Sugestão de recheio: carne moída, queijo e geleia."
O texto apresentado pode ser classificado quanto ao tipo textual como : injuntivo.
	Leia o texto abaixo.
“Por que escrevemos? São muitos os motivos, mas escrevemos para pedir (1), reclamar (2), ordenar (3), receitar (4), advertir (5), agendar (6), pedir socorro (7), dar avisos (8), contar histórias (9) e expressar o que sentimos (10), em prosa ou em poesia, nem que seja para nós mesmos, como no caso dos diários.” (p. 278)
(Trecho extraído de Por que escrevemos? In Silva, Deonísio da. A língua nossa de cada dia. São Paulo: Novo Século Editora, 2007) Sabe-se que, no momento da construção textual, os argumentos são essenciais para que o autor do texto possa defender a sua ideia e convencer o leitor de que essa é a correta. No exemplo apresentado, observa-se que o autor utiliza como estratégia argumentativa
para iniciar seu texto uma: pergunta.
	Leia o texto abaixo: "- Ela já foi? - Já. -Tem certeza? Olha lá no olho mágico. - Acabou de entrar no elevador. - Então pega o controle do ar condicionado, menina. Liga aí. Mas bota no 18. Comigo esquentando barriga nessa cozinha e tu passando roupa, capaz da gente desmaiar a 21. Não, bota logo no 16! - Isso aqui ta parecendo Bangu! - Só que ninguém pagou milhão pra viver em Bangu. - Diz que essa cobertura tá pra mais de milhão." ("As nêga". Uma história de ficção, por Antonia Pellegrino. Revista O Globo, ano 5, n. 295, 21 de março de 2010. p. 28) O texto reproduz uma situação do cotidiano, trata-se de um diálogo informal. Assinale a expressão que caracteriza a informalidade do texto: "Isso aqui tá parecendo Bangu"
	Leia o trecho abaixo extraído de Koch e Travaglia (2001): 
“A coerência está diretamente ligada à possibilidade de se estabelecer um sentido para o texto, ou seja, ela é o que faz com que o texto faça sentido para os usuários, devendo,portanto, ser entendida como um princípio de interpretabilidade, ligada à inteligibilidade do texto numa situação de comunicação e á capacidade que o receptor tem para calcular o sentido deste texto.” (p. 21) 
Agora, leia a piada a seguir. 
Eu costumava odiar ir a casamentos porque havia sempre aquele momento no final da cerimônia, em que todas as avós e tias vinham a mim e davam-me uma cotoveladinha e diziam com um ar melado: "O próximo é você!" Mas pararam de fazer isso quando eu passei a fazer-lhes a mesma coisa nos funerais! 
Com base nas leituras efetuadas acima, analise as afirmações abaixo. I- Apesar de termos os mesmos elementos organizados da mesma maneira, a sequência “O próximo é você!” apresenta interpretações diferentes em função da situação comunicativa em que foi utilizada. 
II- As avós e tias, descritas na piada, pararam de dizer ao narrador “O próximo é você!” porque não entenderam o que essa sequência significa em funerais.
III- A sequência “O próximo é você!”, nos contextos apresentados na piada, pode ser interpretada como “O próximo a casar é você” e “O próximo a morrer é você”. Esta(ão) CORRETA(S) as afirmações: I e III, apenas.
	Leia o texto abaixo e responda à questão.
 Bentinho seria metido no seminário, para não mais se encontrar com Capitu Machado de Assis. 
Assinale a alternativa que substitui a frase 'para não mais se encontrar com Capitu', sem alterar o sentido do texto. a fim de que não se encontrasse mais com Capitu 
	Leia as alternativas a seguir.
1. Apresentação de fatos do cotidiano
2. Narrativa curta e linear com um núcleo dramático, utilizando linguagem narrativa densa e concisa.
3. Veiculação predominante através de jornais, revistas e meios eletrônicos.
4. Utilização de recursos da linguagem oral e presença frequente do humor e até do sarcasmo
As características acima correspondem respectivamente a: Crônica - conto - crônica - crônica.
	Leia com atenção as informações contidas nas frases abaixo:
O ............................ pode ser entendido como uma espécie de conexão em que as informações podem ser lidas em diferentes sequências.
No ..............................o leitor segue vários caminhos para desvendar/desdobrar a mensagem.
No mundo contemporâneo, por exemplo, o ........................ se tornou uma forma de interatividade, fundamental para que possamos compreender e organizar a enorme quantidade de informações a que somos expostos diariamente.
A palavra que preenche adequadamente todas as frases acima é? Hipertexto
	Leia com atenção: "Um cavalo, quase morto de fome e de sede, caminhava em busca de água e de comida. De repente, deparou com um campo de feno, ao lado do qual corria um regato de águas cristalinas. O cavalo, não sabendo se primeiro bebia da água ou comia do feno, morreu de fome e de sede." (In: FIORIN, José Luiz. Linguagem e Ideologia. Editora Ática, 2007). A situação descrita no texto pode ser interpretada como: Pessoas indecisas geralmente perdem oportunidades.
	Leia o período a seguir e identifique o tipo de incoerência. A maioria dos pais procura o ensino particular para seus filhos, onde os métodos, equipamentos e professores são melhores.Incoerência sintática
	Leia os trechos abaixo e marque a alternativa correspondente ao texto predominantemente argumentativo. O empregado, como qualquer outra pessoa, deve ser tratado com respeito, principalmente pelo chefe. Isso significa que patrão não pode ofender funcionário, mesmo que haja motivos. Ao contrário, deve incentivá-lo ao trabalho para melhorar sua produção.
	Leia os versos:
A Bomba-Suja 
Introduzo na poesia/ a palavra diarreia. Não pela palavra fria/ mas pelo o que ela semeia. (Gullar, Ferreira. Toda Poesia (1950 - 1980) Nos dois primeiros versos, o sujeito do discurso afirma que: vai usar no poema uma palavra incomum nesse contexto.
	Leia o fragmento a seguir e assinale a opção que corresponde à sua tipologia textual:
"Os primeiros raios de sol, brandos como um leve toque, anunciam um novo dia de uma preguiçosa segunda-feira. Maria acorda, ingere algum pão e café, despede-se da família e se põe a caminhar em direção ao ponto de ônibus. Não tão longe dela, José executa as mesmas ações, porém, não se sabe se desperdiçou os mesmos momentos de adeus." (O dia que virou um dia - Diógenes D. C. de Lima) O texto é uma narração porque apresenta as personagens, localizando-as no tempo e no espaço.
	Leia os fragmetntos de linguagem oral e responda: I -E ai, brother? Bora pegar onda? II - Muitíssimo bom dia! Gostaria de convidar-lhe a adentrar ao oceano para iniciarmos a prática da modalidade esportiva denominada surfe. A) Como se pode caracterizar a fala expressa pelos falantes I e II? Comente utilizando os conceitos estudados na aula 1: (1,5) A fala(I) representa um registro informal, conversa entre amigos que,provavelmente, participam de uma mesma comunidade de fala (surfistas). Já a fala (II) representa a linguagem formal, registro culto da língua, que, dificilmente seria utilizada por surfistas.
	Leia os dois fragmentos a seguir, extraídos do mesmo noticiário, e responda o que se pede:
a) "Uma reportagem especial desta edição nasceu do susto causado pela fotografia feita no Rio de Janeiro de um adolescente negro, nu, preso a um poste pelo pescoço por uma trava de bicicleta.
b) "A imagem do adolescente oferecia um enigma. Ou o Brasil não avançara tanto, ou a foto era montada. Duas realidades tão contrastantes não poderiam coexistir. O choque foi constatar que, sim, tudo era real naquela cena, tão desumana que já causara repulsa em meados do século XIX [...]. A barbárie do século XIX, revivida em pleno século XXI nos fez refletir sobre a realidade urbana brasileira atual. Aqui as atrocidades se repetem, mas cada novo episódio de crueldade extrema, em vez de aumentar a indignação, tem impacto decrescente sobre a opinião pública." (Revista Veja, fevereiro de 2014, p.11).
Quanto à tipologia textual, os textos são respectivamente, de forma predominante: descritivo e dissertativo
	Leia o parágrafo a seguir:
"As adivinhações agradam particularmente às crianças. Para uma criança, o mundo está cheio de objetos misteriosos, de acontecimentos incompreensíveis, de figuras indecifráveis. A própria presença da criança no mundo é, para ela, uma adivinhação a ser resolvida. Daí o prazer de experimentar de modo desinteressado, por brincadeira, a emoção da procura da surpresa. "(Gianni Rodari, adaptado) Podemos afirmar que o tópico frasal em destaque foi desenvolvido por: declaração inicial.
	Leia o texto abaixo: "- Ela já foi? - Já. -Tem certeza? Olha lá no olho mágico. - Acabou de entrar no elevador. - Então pega o controle do ar condicionado, menina. Liga aí. Mas bota no 18. Comigo esquentando barriga nessa cozinha e tu passando roupa, capaz da gente desmaiar a 21. Não, bota logo no 16! - Isso aqui ta parecendo Bangu! - Só que ninguém pagou milhão

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando