Buscar

Geografia Econômica e Política

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Geografia Econômica e Política
Leia o texto abaixo:
“A abordagem de industrial upgrading se fundamenta no estudo das trajetórias das empresas líderes de países que realizaram sua reestruturação industrial com estratégias de exportação, como foi o caso dos mais conhecidos NICs Asiáticos.”
MOREIRA, Juan Ricardo Cruz. Industrial Upgrading nas cadeias produtivas globais: reflexões a partir das indústrias têxtil e do vestiário de Honduras e do Brasil. Tese (Doutorado) Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2003, USP, p.1
De acordo com o discutido nas aulas e com o livro-base, sobre o upgranding industrial, é correto afirmar que:
 
I. O upgrading industrial também foi compreendido em relação às atividades desempenhadas pelas indústrias no âmbito do comércio internacional, por meio de trajetórias que abrangem a capacidade de aprendizagem das empresas e sua organização nas redes de produção.
II. O upgrading industrial tem relação ao conceito de vanguarda e, principalmente, por meio de uma perspectiva que abrange uma análise comparativa e relacional.
III. O upgrading industrial é um processo no qual as nações, firmas e trabalhadores mudam de atividades de alto valor para atividades com baixo valor em redes de produção globais.
 
Agora, assinale a alternativa correta:
	
	A
	I, II, III
	
	B
	II, III
	
	C
	I, III
	
	D
	Apenas I
	
	E
	Apenas II
Questão 2/5 - Geografia Econômica e Política
Leia o extrato de texto abaixo:         
“O Mercosul é um bloco regional de comércio instituído com o Tratado de Assunção, que se iniciou em 26 de março de 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção pelos governos de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai”. 
Fonte: http://www.mercosul.gov.br/. Acesso em 31/01/2016.
 
Atualmente, o Mercosul é composto por cinco países, sendo eles:
	
	A
	Brasil, Argentina, Uruguai, Bolívia e Venezuela.
	
	B
	Brasil, Argentina, Paraguai, Venezuela e Bolívia.
	
	C
	Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela e Paraguai.
	
	D
	Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia.
	
	E
	Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e Venezuela.
Questão 3/5 - Geografia Econômica e Política
Considere o seguinte extrato:
“O upgrading é o movimento em direção às atividades produtivas de maior valor agregado, ao aprimoramento da tecnologia, conhecimento e competências.”
Fonte: https://estrategiaparatodos.wordpress.com/2015/04/16/upgrading-em-cadeias-globais-de-valor-gvc/. Acesso em 02/02/2016.
Dessa forma e de acordo com o livro-base, sobre os tipos de upgrading é correto afirmar que:
I) Upgrading em processos refere-se à capacidade das firmas ou indústrias de conseguir transformar inputs em outputs de forma mais eficiente através da reorganização do sistema de produção ou introduzindo tecnologia superior;
II) Upgrading em produtos, que envolve a mudança para linhas de produtos do cotidiano e simples sem a necessidade de utilização de produtos sofisticados;
III) Upgrading intersetorial, que ocorre quando as firmas utilizam o conhecimento adquirido no desempenho de certas funções dentro da cadeia para fixarem-se dentro do sistema.
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	I, II, III.
	
	B
	I, II.
	
	C
	I,III.
	
	D
	Apenas II.
	
	E
	Apenas I.
Questão 4/5 - Geografia Econômica e Política
Veja o texto  a seguir :
“A leitura da formação territorial brasileira nos dois primeiros séculos de colonização sempre esteve pautada nos tratados de fronteira e/ou nos ciclos econômicos, produzindo a compreensão de que a sua principal característica foi uma ocupação filiforme e em arquipélago. Torna-se necessário superar essa compreensão, uma vez que novos estudos têm evidenciado intensa articulação política, econômica e social entre os primeiros núcleos coloniais, entre esses com a metrópole, com a bacia do Rio da Prata e com África, num processo de solidariedade espacial (territorial).”
STRAFORINI, Rafael. A formação territorial brasileira nos dois primeiros séculos de colonização. Geo UERJ. Ano 10 - nº 18 - Vol. 1 - 1º semestre de 2008, p.63.
Conforme o livro-base, sobre a formação socioterritorial do Brasil é correto afirmar:
 I. Preocupados com a ameaça de ocupação por parte de outras nações europeias, Portugal decidiu então territorializar definitivamente o Brasil, oferecendo enormes quantidades de terras aos donatários e permitindo-lhes não somente atuar na exploração dos recursos naturais, mas também exercer a propriedade e a soberania sobre as terras. Assim, em 1534, a Coroa portuguesa estabeleceu um sistema político-administrativo colonial descentralizado no Brasil, composto por 15 capitanias hereditárias.
II. Acompanhada da divisão político-administrativa do Brasil Colônia em capitanias hereditárias, surgiu também à difusão da atividade cafeeira no litoral brasileiro. Ao se tornar colônia de Portugal, o Brasil se inseriu na divisão internacional do trabalho, dedicando-se principalmente à produção do café.
III. Na base da economia colonial, encontrava-se a produção da cana-de-açúcar que, por sua vez, necessitava de extensas áreas cultiváveis e de um número significativo de trabalhadores. Os senhores de engenho eram os grandes proprietários de terras e os principais administradores da atividade açucareira no Brasil Colônia.
IV. A atividade açucareira poderia ser realizada por pequenos agricultores de forma isolada. Além disso, o comércio da cana-de-açúcar era monopólio da Coroa espanhola.
V. Sob o ponto de vista social, o trabalho com a cana-de-açúcar continuou a ser realizado de forma livre, pelos indígenas, assim como fora no período da atividade madeireira.
 Assinale a alternativa correta:
	 
	A
	F, F, F, F, V.
	
	B
	F, F, F, F, F.
	
	C
	V, V, V,V,V.
	
	D
	V, V, F, F, F
	
	E
	V, F, V, F, V.
Questão 5/5 - Geografia Econômica e Política
Considere o extrato do texto abaixo:
“Friedrich Ratzel (1844-1904) foi um pensador alemão, considerado como um dos principais teóricos clássicos da Geografia e o precursor da Geopolítica e do Determinismo Geográfico.”
Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/geografia/friedrich-ratzel.htm. Acesso em 31/01/2016.
 
Sobre a teoria de Ratzel, de acordo com o estudado nas aulas e com o livro-base da disciplina, é correto afirmar que:
 
I. Ratzel concebia o Estado como um organismo formado tanto pelo solo, como pelo ser humano: este estabelece relações com o meio físico e desempenha suas atividades, buscando potencializar o uso do solo, enquanto aquele fornece as condições físicas e materiais para a reprodução do Estado.
II. Logo, solo e ser humano são dois componentes interdependentes e necessários ao estabelecimento de um sentimento territorial que permite a formação e a reprodução do próprio Estado.
III. O posicionamento de Ratzel quanto à importância que confere à relação entre solo e ser humano na formação e na reprodução do Estado como organismo vivo, ou seja, é o grau de vinculação material e imaterial da sociedade com o solo que permitirá – ou não – a formação e a reprodução do Estado.
IV. Nas ideias de Ratzel sobre poder, o autor menciona que a presença do Estado é insignificante na leitura geográfica. O importante é a relação do homem com a natureza.
V. Na concepção ratzeliana, é a relação entre espaço, sociedade e poder que possibilita a formação e a reprodução do Estado e, consequentemente, a do território nacional e a do Estado-nação.
 
Selecione a alternativa correta:
	
	A
	F, V, F, F, F.
	
	B
	F, F, F, F, V.
	
	C
	V, F, V, F, V.
	
	D
	V, V, V, F, V.
	
	E
	F, F, F, F, F.

Continue navegando