Buscar

CUSTEIO DE ABSORÇÃO

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTÁCIO DE CUIABÁ
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
NATCHERRY DE SOUZA SILVA
CUSTEIO DE ABSORÇÃO
CUIABÁ-MT
2019/01
NATCHERRY DE SOUZA SILVA
CUSTEIO DE ABSORÇÃO
Conteúdo realizado para obtenção de nota para o 2 semestre de ciências contábeis da Matéria de formação de preço do professor Ricardo Júlio jathy laud júnior
CUIABÁ-MT
2019/01
RESUMO
Devido à grande necessidade das empresas de reduzirem e controlarem seus custos, a contabilidade de custos vem ganhando forças no mercado, auxiliando assim, as empresas nas tomadas de decisões. Dentro de um controle de custos é necessário que o contador saiba exatamente o produto a ser fabricado pela empresa, suas características, etc., ou seja, é necessário que o contador esteja intimamente ligado diretamente dentro da empresa para conhecer os processos produtivos, e após realizar a coleta e levantamento de informações a serem repassadas aos gestores das empresas. Assim, este artigo busca descrever alguns pontos relevantes sobre a contabilidade de custos e também sobre o método de custeio por absorção.
SUMMARY
	Due to the great need of companies to reduce and control their costs, cost accounting has been gaining strength in the market, thus helping companies to make decisions. Within a cost control it is necessary that the accountant knows exactly the product to be manufactured by the company, its characteristics, etc., ie it is necessary that the meter is closely connected directly inside the company to know the productive processes, and after to collect and collect information to be passed on to company managers. Thus, this article seeks to describe some relevant points about cost accounting and about the absorption costing method.
	
INTRODUÇÃO
Atualmente as organizações buscam cada vez mais ferramentas de controles de seus custos, de processos, enfim, com objetivo de tornarem-se mais competitivas perante seus concorrentes.
Em meio a tantas mudanças tecnológicas, as empresas estão enxergando cada vez mais a contabilidade de custos como uma ferramenta no auxílio as tomadas de decisões, de uma vez que as empresas necessitam controlar e reduzir constantemente seus custos de fabricação/produção ou serviços.
A contabilidade de custos visa obter informações, processá-las e apresentá-las as organizações, identificando ao final os custos de seus produtos. Com isto, as empresas conseguem verificar a? contribuição? de cada produto no resultado/lucro, e também conseguem identificar aquele produto que não está sendo rentável, e que pode até ser substituído por outro, ou incrementado, se assim a empresa considerar relevante.
Porém, dentro da contabilidade de custos, existem diversos métodos de custeios a serem adotados pelas organizações no momento da aplicação efetiva de custos, observando sempre que nem todos os métodos disponíveis para aplicação prática são aceitados pelo fisco. Dentre os mais conhecidos métodos de custos, pode-se citar o método de custeio por absorção, o método ABC, o método de custeio variável, entre outros.
Portanto, este artigo tem o objetivo de abordar alguns pontos relevantes ao conceito de custos e também ao método de custeio por absorção.
1 - CUSTEIO POR ABSORÇÃO
Onde os custos são classificados em Diretos e indiretos, sendo os indiretos rateados por meio de bases de rateio arbitrárias.
O Custeio por Absorção, também chamado Custeio Integral ou Custo Integral, recebe esse nome exatamente por absorver os Custos Fixos no custo final de cada produto vendido.
Ou seja, o Custo por Absorção tem como premissa debitar ao Custo dos Produtos Vendidos todos os custos da área de fabricação, sejam esses custos definidos como custos diretos ou indiretos, fixos ou variáveis, de estrutura ou operacionais. O próprio nome do Método de Custeio por Absorção deixa claro o que precisa ser feito: garantir que cada produto absorva uma parcela dos custos diretos e indiretos, relacionados à fabricação.
E o fator fundamental para a utilização do Método de Custeio por Absorção está na correta distinção entre Custos e Despesas. Apenas os desembolsos relativos aos produtos vendidos (sejam eles diretos ou indiretos) deverão ser alocados no Custo dos Produtos Vendidos. Todas os demais desembolsos (Despesas Administrativas, Despesas Financeiras, Investimentos, etc.) devem ficar de fora da composição.
Vale aqui o mesmo tratamento em relação a “ativação dos custos”. O Custo por Absorção só acontece no momento da venda dos produtos. Do contrários os custos relativos aos produtos em elaboração e aos produtos acabados que ainda não tenham sido vendidos devem ser tratados como Estoques de Produtos em Elaboração ou Estoques de Produtos Acabados.
2 – Características do custeio por absorção
Atende exigências legais.
Separação de custos e despesas.
Separação de custos em diretos e indiretos.
Rateio dos custos indiretos sempre influenciado pelo volume:
Geralmente MOD ou horas máquina.
3 - Classificações de Custeio por Absorção
 Receita de vendas
 (-) CMV, CPV, CSP
 Lucro bruto
 (-) Despesas operacionais
 Lucro antes do IR/CSLL
 (-) IR/CSLL
 Lucro Líquido
4 - Como calcular o custeio por absorção
Para saber como calcular o custeio por absorção, é preciso conhecer a diferença entre custos e despesas. Em linhas gerais, custos são os gastos que têm relação direta com a produção ou a aquisição de estoques. Já as despesas não estão vinculadas à atividade-fim, reunindo os gastos decorrentes de atividades secundárias da empresa, como a venda, a administração e a promoção.
Assim, o conceito de custo engloba, por exemplo, a matéria-prima, as mercadorias compradas para revenda, os salários dos trabalhadores de uma linha de produção, a energia gasta para fazer o maquinário funcionar no chão de fábrica, a depreciação das máquinas e equipamentos, entre outros.
Alguns desses custos são fixos, ou seja, permanecem no mesmo nível independemente do volume de produção. Já os custos variáveis correspondem aos gastos que aumentam ou diminuem de forma proporcional ao nível de atividade – como é o caso da matéria-prima, já que, quanto maior for a quantidade produzida, mais insumos serão necessários.
5 - Demonstração de Resultados pelo Custeio por Absorção
6 - Vantagens e desvantagens do custeio por absorção
A principal vantagem de adotar o custeio por absorção, em vez de outros métodos de custeio, é que ele está de acordo com a legislação. Ele também é mais simples de implementar, porque não exige a separação dos custos de produção por tipo, uma vez que engloba todos eles.
Entre as desvantagens está o fato de, por este método, os custos fixos serem distribuídos à base de um rateio que pode ser arbitrário. Ele não permite conhecer a margem real dos produtos e, como o custo fixo da empresa depende do volume de produção, o custo de um produto poderá ser afetado pela redução da produção de outro item.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Através do trabalho apresentado, pode se percebe que as empresas para serem competitivas necessitam de um controle rigoroso de seus custos, pois somente assim poderão competir com seus concorrentes, com baixo custo e com preço de mercado.
Por isso, é cada vez mais importante a participação da contabilidade de custos dentro da empresa, pois somente ela, levantará informações e apresentará dados confiáveis, e através destes dados, a empresa poderá buscar alternativas para melhor seu custo e consequentemente aumentar seus lucros.

Continue navegando