Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO 3 EMPRESARIAL I

Prévia do material em texto

DIREITO EMPRESARIAL APLICADO I
	Avaliando Aprend.: CCJ0133_SM_201502392089 V.1 
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	26/10/2018 07:24:03 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201505419238)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	 
Leandro, Alcides e Inácio pretendem investir recursos oriundos de investimentos no mercado de capitais para constituir uma companhia fechada por subscrição particular do capital. A sociedade será administrada por Inácio e sua irmã, que não será sócia.
Considerando-se o tipo societário e a responsabilidade legal dos sócios a ele inerente, assinale a afirmativa correta.
	
	 
	Leandro, Alcides e Inácio responderão limitadamente até o preço de emissão das ações por eles subscritas.
	
	Leandro, Alcides e Inácio responderão ilimitada, solidária e subsidiariamente pelas obrigações sociais.
	
	Leandro, Alcides e Inácio responderão limitadamente até o valor das quotas por eles subscritas, mas solidariamente pela integralização do capital.
	
	Leandro e Alcides responderão limitadamente até o preço de emissão das ações por eles subscritas, e Inácio, como administrador, ilimitada e subsidiaramente, pelas obrigações sociais.
	
	Nenhuma das respostas
	
	
	2a Questão (Ref.:201503573310)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Juiz TJ-AC 2012 - CESPE) Assinale a opção correta com relação ao registro de empresa e às obrigações jurídicas que o empresário deve cumprir para o exercício regular de sua atividade econômica.
	
	
	O Departamento Nacional de Registro do Comércio, órgão central do Sistema Nacional de Registro Mercantil, desempenha funções de execução e administração dos serviços de registro.
	
	O arquivamento dos atos relativos à transformação, incorporação, fusão e cisão de empresas mercantis é objeto de decisão singular do presidente da junta comercial.
	 
	O empresário que se tornar incapaz poderá continuar a empresa, por meio de representante ou devidamente assistido, cabendo ao registro público de empresas mercantis a cargo das juntas comerciais registrar contratos ou alterações contratuais de sociedade que envolva sócio incapaz.
	
	Para dar início à atividade econômica, mercantil ou rural, o empresário deve formalizar a sua inscrição junto ao registro público de empresas mercantis.
	
	As modificações contratuais e ou estatutárias da empresa devem ser efetivadas exclusivamente por escritura pública, independentemente da forma adotada no ato constitutivo.
	
	
	3a Questão (Ref.:201505401645)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quanto ao estabelecimento empresarial, é correto afirmar
	
	
	a) O conceito de estabelecimento empresarial confunde-se com o da sociedade empresária, como sujeito de direito, e com o de empresa, como atividade econômica.
	
	e) A sociedade empresária só pode ser titular de um único estabelecimento empresarial, dado o princípio da unicidade.
	
	b) O estabelecimento empresarial é composto apenas por elementos materiais, como as mercadorias do estoque, os mobiliários, utensílios, veículos, maquinaria, clientela etc.
	
	 d) Ao estabelecimento empresarial imputam-se as obrigações e asseguram-se os direitos relacionados com a empresa, já que passou o estabelecimento a possuir personalidade jurídica.
	 
	c) Na classificação geral dos bens, conforme Código Civil, o estabelecimento empresarial é uma universalidade de fato, por encerrar um conjunto de bens pertinentes ao empresário e destinados à mesma finalidade, de servir à exploração de empresa.
	
	
	4a Questão (Ref.:201503573335)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Juiz TJ-PB 2011 - CESPE) A respeito da disciplina aplicável às sociedades limitadas, assinale a opção correta.
	
	
	A quebra da affectio societatis não é razão suficiente para excluir o sócio da sociedade limitada, haja vista a natureza desse tipo de sociedade.
	
	Em razão do caráter intuitu personae da sociedade limitada, as quotas não podem ser cedidas, salvo se houver previsão contratual e autorização de todos os sócios.
	 
	Na sociedade limitada, a responsabilidade dos sócios pela integralização do capital é solidária.
	
	Em razão da natureza jurídica da sociedade limitada, não é permitida a nomeação de administradores estranhos ao quadro social.
	
	A penhora de quotas da sociedade limitada não é permitida pelo ordenamento jurídico, pois isso implicaria admitir, sem autorização dos sócios, o ingresso de pessoas estranhas na sociedade.
	
	
	5a Questão (Ref.:201505347913)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(FMP-  MPE-AM - Promotor de Justiça Substituto - 2015) A respeito da alienação do estabelecimento é correto afirmar:
I. O contrato que tenha por objeto a alienação, o usufruto ou arrendamento do estabelecimento só produzirá efeitos quanto a terceiros depois de averbado à margem da inscrição do empresário ou da sociedade empresária no Registro Público de Empresas Mercantis e de publicado na imprensa oficial.
II. Se ao alienante não restarem bens suficientes para solver o seu passivo, a eficácia da alienação do estabelecimento depende do pagamento de todos os credores, ou do consentimento destes, de modo expresso ou tácito, em trinta dias a partir de sua notificação.
III. O adquirente do estabelecimento responde pelo pagamento dos débitos anteriores à transferência, desde que regularmente contabilizados, continuando o devedor primitivo solidariamente obrigado pelo prazo de dois anos, a partir, quanto aos créditos vencidos, da publicação, e, quanto aos outros, da data do vencimento.
IV. Não havendo autorização expressa, o alienante do estabelecimento não pode fazer concorrência ao adquirente nos dez anos subsequentes à transferência.
Quais das assertivas acima estão corretas?
	
	
	Apenas a II e IV.
	
	Apenas a II e III.
	
	Apenas a I, II e III.
	
	I, II, III e IV.
	 
	Apenas a I e II.

Continue navegando