Buscar

PROVA 2 DISSERTATIVAS GESTÃO E ANÁLISE DE CUSTOS

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Gestão e Análise de Custos (ADG58)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:443086) ( peso.:1,50)
	Prova:
	9638847
	Nota da Prova:
	10,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	No custeio por absorção, somente são apropriados aos produtos todos os custos de produção. As etapas para o levantamento dos custos dos produtos vendidos por esse método envolve separar os custos das despesas, apropriar os custos diretos e a apropriação dos custos indiretos. Considere os dados do quadro a seguir, extraídos da linha de produção de uma indústria. Considerando que o estoque inicial é zero e que a empresa vendeu 90% de sua produção, o valor do custo dos produtos vendidos, calculado pelo custeio por absorção, em reais, é:
	
	 a)
	4.420,00.
	 b)
	3.600,00.
	 c)
	3.900,00.
	 d)
	3.510,00.
	2.
	Assim como todo método a ser implantado, o método de custeio por absorção possui algumas vantagens, como também algumas desvantagens. Prós e contras devem ser bem ponderados e analisados no setor público, pois são recursos do cidadão focados no serviço social. Sobre as vantagens e as desvantagens desse método, analise as sentenças a seguir:
I- Ele é aderente aos princípios contábeis aplicados em todas as empresas, assim proporciona informações de parâmetros padronizados para os investidores, credores e para qualquer pessoa que esteja interessada nesta informação.
II- Ele não é sempre aderente aos princípios contábeis aplicados nas empresas; assim, proporciona pouca informação gerencial e não serve para os parâmetros de análise dos investidores.
III- Ele pode ter menos custos de implantação, pois, durante a apuração destes, eles não requerem ser separados entre custos de comportamento fixos e variáveis, ficando mais fácil o cálculo destes. Assim, os custos fixos, considerados indiretos, serão rateados diretamente aos produtos.
IV- Ele sempre tem maiores gastos de implantação, pois, durante a apuração de custos, é necessário separar item por item com vistas a estabelecer os critérios de rateio, produzindo assim processos desnecessários e complicados.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	3.
	Existe um sistema de custeio, em que a contabilidade de custos tem a preocupação de determinar e controlar os custos por meio dos departamentos, setores, processos produtivos e após essa determinação ela faz a divisão destes custos pela quantidade produzida durante determinado período. Sobre esse sistema, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Sistema de acumulação por processo.
	 b)
	Sistema de acumulação por ordem.
	 c)
	Sistema de custos conjuntos.
	 d)
	Sistema de custos fixos.
	4.
	A metodologia do custeio por atividades pode ser aplicada em qualquer tipo de organização, quer seja indústria, prestadora de serviços ou empresa comercial. Também pode ser aplicada em departamentos ou divisões específicas, estendendo-se, com a experiência, por toda a organização. Considerando as regras básicas para utilização da metodologia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Avaliar a influência das atividades secundárias no produto final é desnecessário, ou seja, determinar se podem ser eliminadas ou pelo menos reduzidas não fazem parte do processo. 
(    ) Levantar os custos e os recursos associados a cada atividade (custo/atividade). 
(    ) Identificar as atividades que agregam valor ao produto. Podem ser atividades de suporte (área de finanças, treinamento etc.) e atividades secundárias (passíveis de ser eliminadas ou reduzidas, sem afetar o produto final). 
(    ) Identificar os direcionadores de custos, que são os parâmetros para a adequada apropriação. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	5.
	O custeio Baseado em Atividades (ABC), conforme Catelli e Gerreiro (1995), teve seu início em trabalhos pela General Eletric na década de 1960, posteriormente aperfeiçoado pelos professores Cooper e Kaplan na década de 1970. O método de custeio tem como metodologia alocar de forma mais acurada os custos e as despesas indiretas. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Os objetos de custeio são conjuntos de atividades medidas pelos direcionadores de atividades.
II- Os produtos, sob a ótica do ABC, em seus estágios produtivos, passam por diversos processos, consumindo as atividades, e estas, por sua vez, consomem os recursos da empresa.
III- As atividades desenvolvidas são geradoras de custos nas empresas, enquanto os objetos de custos representam os recursos consumidos.
IV- Na metodologia, os recursos são totalmente transferidos para as atividades, para em seguida serem transferidas aos objetos de custos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CATELLI, Armando; GUERREIRO, Reinaldo. Uma análise crítica do sistema ABC - Activity-Based Costing. Revista Brasileira de Contabilidade, n. 97, jan./fev. 1995.
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	6.
	Na apuração de custos, existe o método de custeio por absorção e o método de custeio variável. Quando considerar o método de custeio por absorção, é necessário um referente para estabelecer o rateio dos custos indiretos. Sobre os conceitos desse sistema de custeio e a departamentalização dos custos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O método de rateio direto é o único que pode ser aplicado na hora de distribuir os custos indiretos aos produtos produzidos.
	 b)
	O método de rateio direto é o melhor, pois não produz margem de erro no momento de interpretar os custos indiretos nos diversos produtos produzidos.
	 c)
	O método de rateio por meio da departamentalização (montagem, acabamento e distribuição) tem como objetivo corrigir algumas iniquidades recorrentes da aplicação por rateio direto ao produto.
	 d)
	A apuração de custos indiretos por meio de rateio e por meio da departamentalização é a maneira de enxergar como os custos variáveis impactam nas receitas de uma instituição e nos projetos de investimento.
	7.
	O custeio ABC (Activity Based Costing) é um método que está fundamentado nas ações que a empresa pratica no sistema de fabricação de seus produtos. Pelo método ABC, há três formas de se identificar os recursos consumidos ou custos indiretos. Quais são eles?
	 a)
	Alocação, rastreamento e rateio.
	 b)
	Gasto, período e ocorrência.
	 c)
	Custo, classificação e distribuição.
	 d)
	Atividade, produção e identificação.
	8.
	O método de custeio por absorção se caracteriza por colocar ou atribuir todos os custos do ciclo operacional interno aos produtos, nesse método. São atribuídos aos produtos todos os custos de fabricação, tanto os diretos como os indiretos, fixos ou variáveis. Sobre esse método possuir algumas vantagens, analise as sentenças a seguir:
I- Atende à legislação fiscal, não pode e nem deve ser usado enquanto a empresa busca o uso do sistema de custos integrado à Contabilidade.
II- Considera o total dos custos por produto.
III- Possibilita a formação de custos para estoques.
IV- Permite a apuração dos custos por centros de custos, quando os custos forem destinados aos departamentos de forma adequada, possibilitam um acompanhamento do desempenho de cada área.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	9.
	A utilizaçãodo custo baseado em informações reais cria ao longo do tempo uma base histórica, que proporciona comparações com os custos orçados. Contudo, a eficiência e a eficácia das operações podem ser distorcidas pelos vícios de produção decorrentes de mau uso de recursos. Essa perda de qualidade de informação comparativa com relação ao custo ótimo torna o custo-padrão uma excelente ferramenta de análise gerencial. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O custo real tem por finalidade identificar quanto custou o produto, enquanto o custo-padrão preocupa-se em identificar a diferença entre o custo orçado e o custo real.
II- O custo-padrão está dividido em custo atual e custo ideal corrente.
III- O objetivo do custo-padrão é fixar uma base de comparação entre custo incorrido com o custo que deveria incorrer.
IV- A fixação do custo-padrão se dá considerando os elementos de custos: materiais diretos, mão de obra direta e custos indiretos de fabricação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	10.
	Para os gestores é importante realizar a comparação entre o custo padrão e o custo real, pois através destes dados podem controlar a eficiência dos elementos que compõem o processo de produção e poder corrigir os possíveis desvios identificados no processo. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Caso durante a comparação o custo real for inferior ao custo padrão, podemos considerar que essa variação é favorável.
(    ) Caso durante a comparação o custo real for superior ao custo padrão, a variação é desfavorável.
(    ) Diante de uma comparação a variação for desfavorável, não existe nada que o gestor possa fazer.
(    ) Caso diante de uma comparação o custo real for superior ao custo padrão, a variação será desfavorável, tornando necessário identificar possíveis soluções para que esse quadro seja revertido.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - V - F - V.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando

Outros materiais