Buscar

Estudo de caso

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO: VEÍCULOS DE TRANSPORTE COM VALORES REDUZIDOS DE EMISSÃO DE POLUENTES E RUÍDOS
Recentemente um Instituto de Proteção ao Meio Ambiente determinou que veículos que produzam ruído e poluição acima de determinados valores devem utilizar rotas alternativas de modo a evitar trafegar em rodovias que cruzem reservas florestais e, segundo a equipe, isto vai causar atrasos e incremento de custos aos serviços prestados por sua empresa de transporte.
Dessa forma, você recomenda à direção da empresa que seja desenvolvido um projeto para avaliar a viabilidade de utilizar veículos de transporte com valores reduzidos de emissão de poluentes e ruídos.
Tal atitude demonstra como é importante para os profissionais de Engenharia:
a) Tomar todas as decisões relativas às alternativas para o projeto tendo como base somente os requerimentos legais.
Errado. O Art. 6º do Código de Ética do CONFEA diz o seguinte: “O objetivo das profissões e a ação dos profissionais voltam-se para o bem-estar e o desenvolvimento do homem, em seu ambiente e em suas diversas dimensões: como indivíduo, família, comunidade, sociedade, nação e humanidade; nas suas raízes históricas, nas gerações atual e futura.” Mostrando que o profissional leva em consideração não só os requerimentos legais, mas também o bem-estar geral.
b) Seguir os requerimentos legais e padrões éticos da sociedade e da profissão.
Certo. Entre os deveres do Código de Ética do CONFEA, se encontra o seguinte: “e) empenhar-se junto aos organismos profissionais para a consolidação da cidadania e da solidariedade profissional, e da coibição das transgressões éticas;” Ou seja, é um dever do profissional agir de forma ética e legal.
c) Fazer o trabalho sempre buscando os melhores métodos de desenvolver os serviços efetivamente e atingir o objetivo a qualquer preço.
Errado. Entre os Princípios Éticos do Código de Ética do CREA, mais precisamente no Art. 8, inciso I, diz o seguinte: “A profissão é bem social da humanidade e o profissional é o agente capaz de exercê-la, tendo como objetivos maiores a preservação e o desenvolvimento harmônico do ser humano, de seu ambiente e de seus valores;” Mostrando que não se deve atingir os objetivos a qualquer preço, e sim levar em consideração a preservação e a harmonia entre as pessoas, o seu ambiente e seus valores.
d) A importância de levar em conta o orçamento disponível para completar o projeto.
Errado. Segundo um trecho do livro Introdução a Engenharia: “... a ética profissional e sua expressão nos códigos de ética associados oferecem um meio de harmonizar tais obrigações conflitantes...”. Ou seja, na situação citada é prestada uma solução que visa um meio termo, onde nenhuma das partes se sinta prejudicada, e não leva em consideração o orçamento disponível.
REFERÊNCIAS
DYM, Clive, LITTLE, Patrick, ORWIN, Elizabeth, SPJUT, Erik. Introdução à Engenharia. Bookman, 01/2010. P. 312 [Minha Biblioteca].
Código de Ética Profissional da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia. http://www.confea.org.br/media/codigo_etica_sistemaconfea_8edicao_2015.
pdf. Acesso em: 15 de maio de 2018.

Continue navegando