Buscar

Os Tres Pais da Sociologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Os três “pais da sociologia”
 Émile Durkheim
Émile Durkheim nasceu na cidade de Épinal (região de Lorena, França) no dia 15 de abril de 1858. Faleceu em Paris, capital francesa, em 15 de novembro de 1917. É considerado, junto com Max Weber, um dos fundadores da sociologia moderna.
Viveu numa família muito religiosa, pois seu pai era um rabino. Porém, não seguiu o caminho da família, optando por uma vida secular. Desde jovem, foi um opositor da educação religiosa e defendia o método científico como forma de desenvolvimento do conhecimento.Em boa parte dos seus trabalhos, procurou demonstrar que os fenômenos religiosos tinham origem em acontecimentos sociais. 
Aos 21 anos de idade, Durkheim foi estudar na Escola Normal Superior (École Normale Supérieure) e passou a dedicar-se ao mundo intelectual. Formou-se em Filosofia, no ano de 1882. Cinco anos após sua formatura, foi trabalhar na Universidade de Burdeos como professor de pedagogia e ciência social. Neste período, começaram seus estudos sobre sociologia.
 Contribuição de Durkheim para a sociologia:
Durkheim deu grande contribuições para a sociologia, pois ele transformou a sociologia em Ciência, pois antes o sociólogo não tinha um objeto de estudo, mas através da analise do objeto que é para ele o Fato Social, que se manifesta com três características na sociedade, a primeira é que ela é Geral, algo que acontece em toda a sociedade, Coercivo, pois as pessoas para viverem em sociedade precisam de regras, e aquele que não cumprem vão ser punidos, e Externo, pois independente de eu viver ou não a sociedade vai continuar a existir.
Frases de Émile Durkheim
“A educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto” 
 “A sociedade e cada meio social particular determinam o ideal que a educação realiza” 
Max Weber
Nome Completo 
Maximilian Carl Emil Weber
Quem foi
Max Weber foi um importante sociólogo, jurista, historiador e economista alemão. Weber é considerado um dos fundadores do estudo sociológico moderno. Seus estudos mais importantes estão nas áreas da sociologia da religião, sociologia política, administração pública (governo) e economia.
Nascimento
Max Weber nasceu na cidade de Erfurt (Alemanha) em 21 de abril de 1864..
Morte
Max Weber morreu na cidade de Munique (Alemanha) em 14 de junho de 1920.
Principais realizações
- Estudos nos campos da economia, sociologia política, religião e administração pública.
- Prestou consultoria aos negociadores da Alemanha no Tratado de Versalhes.
- Prestou consultoria à comissão que redigiu a Constituição de Weimar. 
A contribuição de Max Weber para a sociologia foi:
contribuiu para a nossa compreensão da perspectiva sociológica, da natureza da mudança social e da desigualdade social
Frases Max Weber
“O destino de nossos tempos está caracterizado pela racionalização e intelectualização e, acima de tudo, pelo desencantamento do mundo. ”
“Nenhum sociólogo deveria se achar bom demais, mesmo numa idade mais avançada, para fazer dezenas de milhares de computações totalmente triviais em sua cabeça e talvez por meses a um só tempo. ”
Karl Marx
Biografia deste importante pensador do século XIX, marxismo, crítica ao capitalismo, livro O Capital, Manifesto Comunista, 
Engels, socialismo e comunismo, análise econômica da forma de produção capitalista, Lênin, vida no exílio. Idealizador de uma sociedade com uma distribuição de renda justa e equilibrada, o economista, cientista social e revolucionário socialista alemão Karl Heinrich Marx, nasceu na data de 05 de maio de 1818, cursou Filosofia, Direito e História nas Universidades de Bonn e Berlim e foi um dos seguidores das idéias de Hegel. 
Contribuição de Karl Marx para a sociologia	
A contribuição de Marx para o pensamento sociológico foi principalmente a sua perspectiva da "Teoria do Conflito", na qual a organização social e a sua mudança se baseiam nos conflitos intrínsecos à sociedade.
 Ele não definiu a perspectiva nem inventou a expressão.  Os que usam a sua perspectiva retiraram o termo dos seus escritos.
Frases de Karl Marx
“Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência.”
“O caminho do inferno está pavimentado de boas intenções.”
 EREM Profª Carlota Breckenfeld Disciplina:Sociologia Professora: Lívia Lima
 Aluna: Rogeany Lima Espíndola Nº35
 Fontes: 
 www.suapesquisa.com/biografias
 www.pensador.uol.com.br/frases

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando