Buscar

Respostas Questões Constitucional Professora Márcia Conceição - 1º sem. FMU

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Respostas de parte das questões de Direito Constitucional FMU 1º semestre. Profª. Márcia Conceição. (Incompleto)
OBS.: Algumas questões não foram corrigidas pela professora. Portanto são respostas baseadas em estudos individuais dos alunos. 
Indicação de livro de Constitucional: Curso de Direito Constitucional – Autor Uadi Lammêgo Bulos 
Indicação de documentário sobre a Revolução Francesa: https://www.youtube.com/watch?v=xV5g84ROXbE&t=3437s
1º) Qual o traço dominante do movimento constitucionalista, que se manifesta desde sua fase primitiva e que permeia o constitucionalismo até hoje? A que tipo de governo ele se opõe? Por que?
O traço dominante do movimento constitucionalista é limitar os poderes do Estado e defender os direitos fundamentais do ser humano.
Esses traços permanecem em vigor até os dias atuais. O constitucionalismo se opõe aos tipos de governos despóticos, absolutistas, arbitrários. Porque a Constituição encontra-se “acima dos próprios governantes...impedindo que os governantes passem a fazer valer seus próprios interesses e regras na condução do Estado”. (André Ramos Tavares, Curso de Direito Constitucional, pag. 3).
2º) Nas palavras de André Ramos Tavares, no constitucionalismo, são identificados quatro sentidos. Justifique por que razão o referido jurista o considera um movimento político – social?
Para André Ramos Tavares, o constitucionalismo como movimento político-social tem como alvo limitar o poder arbitrário do governante, e garantir os direitos de uma comunidade. Se há um limite no poder dos governantes, por meio da Constituição, há, portanto, que se dizer que os governantes ficam impossibilitados de “fazer valer seus próprios interesses e regras na condução do Estado”. Proporcionando, assim, uma aparência mais garantística para a sociedade.
3º) A que tipo de governo é associado o significado lato sensu de constitucionalismo? Em quais Constituições brasileiras, ele se manifesta? Por que?
No sentido amplo, seria o “fenômeno relacionado ao fato de todo Estado possuir uma Constituição em qualquer época da humanidade”. (Neoconstitucionalismo: Origens e aspectos relevantes – Thiago Mello d’Almeida, Jus.com.br).
Em interpretação Latu sensu, a expressão “sociedade” abrange um conjunto de pessoas, cada qual, contendo suas características próprias, sempre analisando as diferenças individualmente observadas. 
OBS.: Michel Troper, autor francês, separa o Constitucionalismo em três categorias: Lato Sensu, representante de ideias comuns a partir do século XVIII, que consideravam a Constituição como instrumento necessário para limitação do despotismo; o constitucionalismo stricto sensu abarcando o conjunto de doutrinas que não consideravam apenas a Constituição como instrumento para limitação do absolutismo, mas previam princípios para o estado, tais como: separação dos poderes, a distinção entre poder constituinte e poder constituído. Governo representativo, controle judicial da constitucionalidade das leis. (Curso de Teoria Geral do estado, por Renan Aguiar, Marcelo Anjos, Salete Boff). 
Constituições Brasileiras Lato sensu:
Constituição de 1824 (Constituição do Império)
Constituição de 1937 (Constituição Polaca)
Constituição de 1967 (Constituição da Ditadura Militar).
4º) Sob que aspecto ou perspectiva, o constitucionalismo se revela como corpo normativo, como forma de limitação do exercício do poder político? Por quê?
Sob o fato do surgimento de uma Constituição escrita e rígida dos Estados Unidos da América, em 1787. E da França em 1791. As duas Constituições apresentavam dois traços marcantes: a organização do Estado e limitação do poder estatal, por meio da previsão de direitos e garantias fundamentais. (jus.com.br/artigos – Bruna Carvalho Alves Simões).
5º) Por que se associa a defesa dos direitos fundamentais ao movimento constitucionalista, em sentido estrito? Que constituições brasileiras o traduzem?
Porque o constitucionalismo estrito sensu abarca o conjunto de doutrinas que não consideravam apenas a Constituição como instrumento para a limitação do absolutismo, mas previam princípios para o Estado e garantiam os direitos humanos fundamentais.
Constituições brasileiras Estrito Sensu: a de 1946 e a de 1988.
6º) No que concerne ao estágio primitivo do constitucionalismo, pode-se afirmar que nele predomina o direito sistematizado, em textos escritos? Por que?
Não. No estágio primitivo predominava o Direito Consuetudinário, ou seja, prevaleciam as regras e princípios não escritos, baseados nos costumes, nas tradições. 
7º) Qual a relevância da religião, na idade primitiva do constitucionalismo? Qual o papel exercido pelos profetas, entre os hebreus? É considerada uma fase monoteísta? 
A religião ditou o constitucionalismo nessa fase, ainda mais porque predominava o constitucionalismo baseado nos costumes, muitas vezes, alicerçados sob bases religiosas.
Os profetas tinham a legitimidade popular (membros). A religião legitimava o exercício do poder político pelo governante.
A Lei do Senhor, como texto bíblico, era o fator limitante do poder do governante. Os hebreus foram identificados, por Loewenstein, como os gérmens do constitucionalismo em seu sentido estrito. Essa fase da Lei do Senhor era considerada monoteísta. 
8º) Por que Loewenstein identificou que, entre os hebreus, já havia a existência de limites ao exercício do poder político? A que limitações o referido jurista se refere? De que etapa do constitucionalismo se trata e em que tipo de Estado se enquadra?
Porque no início do movimento constitucionalista, eram os hebreus os (profetas) que estabeleciam limites ao poder político. Essas limitações eram impostas através da Bíblia. O marco do nascimento constitucionalista se deu na fase primitiva, em um período de Estado Teocrático.

Continue navegando