Buscar

ECONOMIA POLITICA

Prévia do material em texto

Economia Política 
 
	1 - Por suas características, através do estudo da economia, é possível observar e concluir que as necessidades humanas são:
	
		
	Diversificadas e ilimitadas
	
	Diversificadas e versáteis
	
	Ilimitadas e escassas
	
	Versáteis e escassas
	
	Ilimitadas e versáteis
	
	2 - Na questão monetária é fundamental que estudemos a inflação que apresenta impactos significativos sobre a vida da população. A política monetária dever ser utilizada para:
	
		A)
	Conter uma redução nos preços praticados na economia
	B)
	Conter uma elevação dos preços praticados na economia
	C)
	Conter os preços e as quantidades produzidas de produtos e serviços na economia
	D)
	Conter o aumento da produção de produtos e serviços
	E)
	Conter uma deflação na economia
	
	3 - Quando a quantidade ofertada de um produto ou serviço é igual a quantidade demandada desse produto ou serviço temos uma condição: 
	
		
	De escassez de oferta
	
	De excesso de oferta
	
	De equilíbrio de mercado
	
	De excesso de demanda 
	
	De demanda reprimida 
	4 - Uma inovação tecnológica que provoca um decréscimo no custo de produção de um determinado produto resulta em:
	
		
	Decréscimo na quantidade ofertada.
	
	Aumento na demanda.
	
	Aumento na oferta.
	
	Aumento na quantidade ofertada.
	
	Nenhum efeito sobre a quantidade ofertada.
	
	
	5 - Em outubro de 2016 uma discussão econômica ativa foi a respeito da necessidade de aprovação da PEC 241, a qual, entre outros fatores, apresentou como proposta a criação de um teto orçamentário. Um dos argumentos do Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, é que o Brasil abandonou a prudência fiscal o que tornou imprescindível uma nova política fiscal. Essa argumentação faz referência:
	
		
	Ao investimento privado
	
	À Política Monetária
	
	Ao consumo
	
	Aos gastos do governo
	
	Ao comércio nacional
	6 - Quando o Estado atua na economia através da edição de leis, utilizando o seu poder de pressão, ele está exercendo o seu poder
	
		
	De participação na atividade econômica
	
	De indução na atividade econômica
	
	Absorção atividade econômica
	
	Direção na atividade econômica
	
	De concessões a atividade econômica
	
	
		7 - Como pode ser considerada a conduta de formação de Cartel no processo econômico:
	
		
	Uma prática abusiva, com vistas ao domínio de mercado;
	
	Uma forma de administrar um conglomerado empresarial ou um truste;
	
	Uma tentativa de fusão de empresas de larga escala de produção;
	
	Uma forma de melhorar a qualidade do produto pela fusão de empresas;
	
	Uma formação de Monopólio que consiste na Estrutura de Mercado em que um grupo de empresas dividem o mercado;
	
	8 - O órgão colegiado do Ministério da Fazenda que compete estabelecer as diretrizes gerais da politica monetária, cambial e creditícia e disciplinas os instrumentos de política monetária é o:    
	
		
	Banco do Brasil
	
	BNDES
	
	Conselho   Monetário Nacional
	
	 Banco Central do Brasil
	
	Tesouro Nacional 
	
	9 - A política monetária é a atuação direta do governo sobre a quantidade de moeda e títulos públicos existentes na economia. São instrumentos de política monetária, EXCETO:
	
		
	Emissão de moeda.
	
	Aumento dos gastos públicos.
	
	Operações com open Market.
	
	Operações de redesconto.
	
	Regulamentação sobre o crédito.
	
	10 - Responda se é falsa ou verdadeira a seguinte afirmativa e justifique sua resposta: "quanto maior o número de substitutos para um produto mais elástica será sua demanda".
 R – Verdadeira, pois havendo variações em seu preço, (aumento), o consumidor irá adquirir um produto substituto, provocando queda em sua demanda, relativo ao preço.
	
	
	
	11 - Através do equilíbrio no mercado de um produto (oferta e demanda), explique em que circunstância (causa) ocorrerá excedente desse produto, ou seja, quantidade ofertada superior à demandada.
 R – Numa situação de excedente de produção, resultará numa competição entre produtores, conduzindo a uma redução de preços ou na quantidade ofertada, até que atinja o ponto de equilíbrio. Assim sendo, quando há uma competição tanto dos compradores(demandantes), quanto dos vendedores(ofertantes), há uma tendência natural no mercado para chegar ao equilíbrio.
	
	
	
 12 - Explique a absorção no campo da intervenção estatal na economia.
 R – O governo atua de forma monopolista na atividade econômica, tem uma única empresa que fornece o produto ou controla os meios de produção, fazendo com que há barreiras de patentes controlando a matéria prima, produtos de serviços, afastando assim qualquer concorrência, não há produtos similares. Constituem monopólio da União, a pesquisa, a industrialização, o comércio de minérios e minerais e seus derivados entre outros.
	13 - No que diz respeito à macroeconomia, o Estado pode fazer uso da política fiscal como instrumento para gerir a distribuição dos recursos entre os bens privados e coletivos. Explique em que consiste a Política Fiscal e dê um exemplo de política fiscal expansionista.
 R – Política Fiscal, consiste na manipulação de tributos e dos gastos do governo para regular a atividade econômica, usada para neutralizar a inflação.
Política expansionista: é usada quando há uma insuficiência de demanda agregada, ex. à produção de emprego, a redução das despesas e da atividade econômica leva a menor receita para as empresas, o que leva a um maior desemprego. 
Ambas as políticas aumentam a procura agregada, contribuindo para os déficits, são geralmente empregadas durante recessão.

Continue navegando