Buscar

PUP - Cidades Compactas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CIDADES COMPACTAS / SUSTENTÁVEIS
A CIDADE
“A cidade pode ser definida como um assentamento relativamente grande, denso, e permanente de indivíduos socialmente heterogêneos”.
Compreende que a cidade e o urbanismo como modo de vida se transformam a partir da interação entre espaço e população. 
A CIDADE NO PROCESSO DE URBANIZAÇÃO CONTEMPORÂNEA 
A cidade passa por processos de mudança, mas que são recorrentes na história. Assim, pode ser compreendida com fato social em constante movimento e, portanto, passível de transformações significativas na sua organização sócio espacial. 
QUESTÃO
Como as cidades podem ser pensadas para absorver o enorme aumento no crescimento urbano e ainda ser autossustentáveis: cidades que, atualmente oferecem oportunidades sem colocar em risco as futuras gerações?
- devemos reciclar materiais, reduzir o lixo, conservar os recursos não renováveis e insistir no uso dos renováveis. 
- devemos planejar cada cidade para administrar o uso de recursos e para isso precisamos desenvolver uma nova forma de planejamento urbano holístico e abrangente.
- não haverá cidade sustentável, do ponto de vista ambiental, até que a ecologia urbana, a economia e a sociologia sejam fatores presentes no planejamento urbano.
CIDADES INTELIGENTES
“Uma comunidade inteligente é uma comunidade que faz um esforço consciente para usar a tecnologia da informação, para transformar a vida e o trabalho dentro de seu território de forma significativa e fundamental, em vez de seguir uma forma incremental”.
“Todas as cidades inteligentes também são cidades digitais, mas nem todas as cidades digitais são cidades inteligentes”.
CIDADES INCLUSIVAS
Cidades com menores índices de desigualdade tendem a ter melhor desempenho durante o processo de desenvolvimento. O crescimento inclusivo é o padrão de crescimento sustentável que gera novas oportunidades.
As discussões sobre a morfologia urbana na contemporaneidade nos apontam para duas leituras da forma das cidades: CIDADES DISPERSAS E CIDADES COMPACTAS.
CIDADES DISPERSAS: 
A leitura da cidade dispersas retratam a expansão rápida e ampla das áreas urbanizadas e a dispersão dos tecidos urbanos. 
Principais Características: 
- Descentralização da população, do emprego e do serviço;
 - Produção de novas “periferias”; 
- Extensão da área urbanizada por vasto território, separadas fisicamente, mas fortemente interdependentes, formando um sistema urbano único; 
- Desenvolvimento de novos modos de vida, viabilizado pela maior mobilidade (especialmente a individual), organizado em escala metropolitana e envolvendo diversos municípios;
 - Novas formas de organização urbanísticas: condomínios e loteamentos fechados, empreendimentos de usos múltiplos isolados, shopping centers. 
CIDADES COMPACTAS: 
Podem-se sintetizar as diretrizes urbanísticas da cidade compacta contemporânea como:
- Ocupar o solo de forma compacta, adotando maiores densidades populacionais e construtivas, diminuindo as distâncias intra-municipais; 
- Diminuir o uso do automóvel e viabilizar os transportes coletivos e os modos não motorizados;
 - Ocupar vazios urbanos para otimizar os deslocamentos por transporte público; 
- Fortalecer subcentros e criar novas centralidades para diminuir a convergência de deslocamentos para os centros da cidades ;
 - Limitar áreas de expansão urbana; 
- Promover unidades territoriais autônomas em termos de oferta de equipamentos, serviços, empregos e moradias, como forma de diminuir a demanda por transporte e as distâncias a serem percorridas (polinucleamento).

Outros materiais