Buscar

Nematóides no Café: Pragas e Sintomas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

NEMATÓIDES COMO PRAGA
 DO CAFÉ
Nematóides são organismos do solo (pequenos vermes microscópicos) que atacam o sistema radicular do cafeeiro, tornando as plantas fracas e improdutivas, dificultando a absorção de água e sais minerais, causando morte das raízes, queda das folhas, diminuição da produção e até a morte das plantas.
2
A sua influência na produção do café é bastante variável e depende das condições climáticas da região, do tipo de solo, das práticas culturais adotadas e das espécies presentes na área. Apresenta ataque mais severo em áreas de solos arenosos, degradados e com baixos teores de matéria orgânica.
 
 
 A identificação da presença de nematóides no campo é dificultada pelo seu tamanho microscópio associado ao parasitismo interno nas raízes das plantas. 
 
 
 Além disso, o estado da lavoura pode ser confundido com outras doenças ou desequilíbrio nutricional
O produtor deve ficar atento à presença de reboleiras de plantas com sintomas de deficiência mineral e desfolha, mesmo em condições adequadas de adubação, pois podem ser resultado do ataque de nematóides nas raízes. 
No cafeeiro, os nematóides mais danosos são Meloidogyne spp. (Nematóide das Galhas) e Pratylenchus spp. (Nematóide das Lesões Radiculares).
Para Meloidogyne spp. têm-se cinco espécies principais em ordem: M. coffeicola, M. paranaensis, M. incognita, M. goeldii e M. exigua.
 Para Pratylenchus tem-se P. coffea como o mais importante
O nematóide formador de galhas Meloidogyne paranaensis, inicialmente detectado em plantas de café no Estado do Paraná e previamente identificado como Meloidogyne incognita, é uma das espécies de nematóides mais nocivas ao cafeeiro.
M. exigua ocorre em todas as regiões cafeeiras do Brasil principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná,Minas Gerais,Espírito Santo e Bahia.
Produz pequenas galhas nas raízes dos cafeeiros, facilmente visíveis, que entretanto podem passar despercebidas quando as raízes sofrem dessecamento. As plantas infestadas apresentam o sistema radicular reduzido e às vezes fendilhadas. A parte aérea pode apresentar-se decadente com folhas cloróticas e queda de folhas, principalmente em períodos de seca e frio.
M. incognita, constatada atacando cafeeiros arábica nos Estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais, além de numerosas progênies de outras espécies de gênero Coffea.
No Espírito Santo aparece atacando cafeeiros robusta e não os arábicas.
M. incognita. 
As galhas produzidas por esta espécie são menores que as do M. exigua. As raízes se apresentam engrossadas, com rachaduras e com o aspecto de cortiça. Esse sintoma aparece ao longo das raízes, intercalado com partes sadias. Clorose e depauperamento geral da planta são observados.
Estando presentes na área impedem a formação de novas lavouras e, quando introduzidos em cafezais formados, reduzem a produção, dizimando a lavoura. Devido à ampla distribuição geográfica e à intensidade dos seus danos, têm sido reconhecidos como fatores limitantes da produção. Ambos têm uma parte do ciclo da vida no solo e outra dentro do sistema radicular.
As plantas atacadas apresentam diversos tipos de sintomas:
Redução no desenvolvimento das plantas:
Folhas murchas, algumas com necrose;
Raízes fracas, também necrosadas;
Tubérculos e bulbos mal formados;
Coloração anormal em folhas e flores;
Depreciação do valor econômico nos vegetais “eles ficam feios e miúdos.”
Um dos sintomas característicos deste tipo de nematóide é a presença de galhas nas raízes.
 Os nematóides que se tornam fêmeas não possuem a capacidade de deixar a raiz (sedentária). As fêmeas adultas iniciam sua oviposição (400 a 500 ovos) sem necessidade de acasalamento com o macho (partenogênese). A oviposição é externa à raiz, porém a fêmea mantém-se no interior da mesma. Quando a fêmea morre, os ovos permanecem junto à raiz ou se fixam em fragmentos do solo.
Raiz apresentando o sintoma de galhas, no detalhe, massa de ovos do nematóide das galhas. 
O desenvolvimento embriológico dos ovos depositados pelas fêmeas se inicia algumas horas depois de depositados, em local com condições ideais (alta temperatura e umidade), formando-se em seu interior a larva de primeiro estádio
 
 Esse juvenil sofre uma ecdise dentro do ovo e transforma-se no juvenil de 2º estádio que eclode do ovo e migra no solo em busca das raízes da planta hospedeira. Penetra nas células das raízes com seus estiletes e liberam uma secreção esofagiana que dará origem às chamadas células gigantes (galhas) próximo ao cilindro central da raiz. No 3º estágio juvenil a larva cresce e desenvolve seu sistema reprodutivo. A fase adulta é marcada por um acentuado dimorfismo sexual, sendo os machos vermiformes, e as fêmeas, piriformes. A fêmea só inicia sua metamorfose após a infecção na raiz hospedeira. O ciclo dura de três a quatro semanas.
O número de machos numa dada população depende, entre outros fatores, da disponibilidade de nutrientes. Quando há abundância de alimentação, a maior parte das larvas evolui para produção de fêmeas, e havendo escassez de alimentos, decorrente de infestações muito pesadas, ocorre produção de grande quantidade de machos .
A acidez do solo (pH) apresenta efeito mínimo sobre o ciclo de nematóides do gênero Meloidogyne. Estando o pH dentro dos limites tolerados pelas plantas, os nematóides se apresentarão ativos e normais 
16
 
O controle do nematóide do gênero Meloidogyne 
é muito dispendioso, principalmente devido ao fato de que a erradicação é praticamente impossível. O sucesso do controle em áreas infestadas depende de um conjunto de medidas associadas, visando principalmente reduzir o nível populacional e impedir a sua multiplicação.
Recomenda-se a utilização de mudas sadias e a limpeza das ferramentas e máquinas agrícolas antes de executar trabalhos nas áreas ainda não infestadas.
Executar adubação verde nas entrelinhas, utilizando plantas que inibem a reprodução, e retirar do campo as plantas daninhas hospedeiras dos nematóides.
17
Larvas de Melodogyne penetrando na raiz. 
Os nematoides das lesões radiculares, como são chamados, são endoparasitas migradores, ou seja, penetram e necrosam a região do córtex da raiz, preferencialmente as radicelas. Quando não encontram mais células vivas do córtex, eles migram para outra raiz.
NEMATOIDES DE PRATYLENCHUS LESÕES RADICULARES
Frequentemente causa ferimentos nas raízes através dos quais outros organismos patogênicos, como bactérias e fungos, penetram. A interação desses agentes resulta na formação de lesões que finalmente destroem os tecidos radiculares. As plantas tornam-se pequenas, com ramos finos, devido à completa destruição das raízes e radicelas. A parte aérea de plantas afetadas pode apresentar clorose ou murchamento durante a estação seca. A desfolha total pode ocorrer quando o ataque é severo.
A ação do nematoide pode ser percebida ao se comparar a raiz de uma planta atingida com outra saudável. A doente fica escura e mais curta, enquanto a sadia é mais clara e longa.
Suas espécies são polífagas, parasitando uma ampla gama de hospedeiros, principalmente gramíneas (arroz, trigo, cana-de-açúcar, milho e forrageiras), algodão, soja, café, citros, fumo, batata, algumas olerícolas, ornamentais, essências florestais e sobrevive em diversas plantas daninhas.
todos os estágios larvais e os adultos são infectivos/migradores e a penetração pode ser inter e intracelular, por ação mecânica e enzimática. São próprios de solos arenosos e de temperaturas elevadas. Geralmente ocorre uma baixa população no solo e alta na raiz. Os ovos são depositados nas raízes (córtex) ou no solo. O período embrionário varia de 6 a 8 dias a uma temperatura de 28 a 30ºC. A primeira ecdise tem lugar no interior do ovo e as outras três ocorrem fora dele. Machos e fêmeas emergem em 29 a 32 dias, porém em baixas temperaturas o ciclo de vida pode ser retardado. Na ausência do hospedeiro podem sobreviver
no solo úmido por mais de 8 meses. Os ovos são depositados individualmente no tecido vegetal ou no solo.
22

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando