Gestão Financeira
14 pág.

Gestão Financeira


Disciplina<strong>gest</strong>10 materiais
Pré-visualização4 páginas
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A concepção de uma empresa, seja ela nacional ou multinacional, com ou sem fins lucrativos, não se torna possível sem a adoção de uma série de princípios administrativos que nortearão a organização e o consequente desenvolvimento da empresa. Uma empresa pode se apresentar como uma atividade particular, pública ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços com o objetivo de atender a alguma necessidade humana. O proprietário da empresa pode ser apenas uma pessoa, como pode ser mais de uma. Sobre as modalidades que as empresas podem se organizar juridicamente, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Sociedades limitadas individuais.
	 b)
	Empresas de micro, pequeno, médio ou grande porte.
	 c)
	Firmas coletivas com ações preferenciais ou hereditárias.
	 d)
	Firmas individuais, sociedades por cotas ou ações.
	2.
	A gestão financeira envolve a utilização de técnicas, como contabilidade, matemática financeira, estatística e economia, ferramentas essas que auxiliam na tomada de decisão. A contabilidade fornece alguns demonstrativos contábeis que vão possibilitar ao gestor uma visão sobre o futuro da empresa. Dentre esses demonstrativos, um informará os movimentos de recursos monetários internos à organização. De acordo com a citada premissa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Demonstrativo de origem e aplicações de recursos.
	 b)
	Demonstrativo de resultado do exercício.
	 c)
	Demonstrativo das mutações do patrimônio líquido.
	 d)
	Demonstrativo de fluxo de caixa.
	3.
	O gestor financeiro, considerando a economia, deverá estar atento ao movimento dos micro e macro fatores econômicos, e assim antecipar ações com o intuito de evitar a organização aos riscos. Sobre esses fatores econômicos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Investimento em máquinas.
	 b)
	Controle dos custos de produção.
	 c)
	Legislação trabalhista.
	 d)
	Redução do prazo das vendas.
	4.
	O gestor financeiro e o contador são profissionais que devem trabalhar próximos um do outro, pois é necessário que ambos façam o acompanhamento econômico-financeiro da empresa. Sabe-se que, enquanto a contabilidade trata do regime de competência, a gestão financeira lida com o regime de caixa. Entende-se, então, que uma das principais atividades do regime de caixa é apresentar as entradas e saídas monetárias nas contas de uma empresa, considerando, além disso, os investimentos e a depreciação. Quanto ao regime de caixa e regime de competência, analise as sentenças a seguir:
I- É demonstrado pelo regime de caixa o momento em que o dinheiro entrou ou saiu da conta da empresa, mesmo que este valor seja de outras diferentes competências do período apresentado.
II- Uma das características do regime de competência é que este pretende expressar as receitas, despesas e o resultado do período, não importando o momento temporal em que ocorrem os pagamentos ou recebimentos.
III- O regime de caixa demonstra o exato momento em que ocorrem os pagamentos e recebimentos da empresa. 
IV- O regime de competência é uma análise financeira direta realizada pela empresa e pelos acionistas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	5.
	O segmento do papel e celulose é peculiar e não é apreciado por todas as regiões do Brasil. Sabe-se que é necessário uma expertise técnica para galgar sucesso neste ramo de atuação. Para tal, a empresa PAPEL S/A, com dificuldades nesse sentido, solicitou uma consultoria de 200 horas para identificar alguns possíveis desvios de gestão do negócio. Ao realizar as 200 horas de consultoria, a empresa fornecedora dos serviços, em sua conclusão, apontou três importantes indicadores no relatório que não estavam sendo apreciados pelos gestores: o ponto de equilíbrio; a margem de contribuição; e o fluxo de caixa. Sobre esses indicadores, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Ponto de equilíbrio.
II- Margem de contribuição.
III- Fluxo de caixa.
(    ) Sabe-se que é diferença entre o lucro bruto menos as despesas variáveis, bem como deverá ser superior às despesas fixas e financeiras para gerar o lucro.
(    ) Tem como objetivo registrar as entradas e as saídas previstas de recursos financeiros e apurar o saldo disponível previsto.
(    ) Ferramenta utilizada para analisar a liquidez de uma empresa de maneira periodicamente.
(    ) Momento em que as vendas igualam-se aos custos e despesas totais, ou seja, a empresa não tem lucro, nem prejuízo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - II - III - I.
	 b)
	II - III - III - I.
	 c)
	I - III - III - II.
	 d)
	I - III - II - I.
	6.
	Os riscos são constantes em qualquer situação que se apresente, principalmente onde as oportunidades são negligenciadas. São vários os riscos que afetam a vida das organizações, podendo ser sistêmicos ou não sistêmicos. Sobre as fontes de riscos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Riscos específicos das empresas.
II- Riscos específicos dos acionistas.
III- Riscos para empresas e acionistas.
(    ) Risco financeiro.
(    ) Risco de liquidez.
(    ) Risco de tributação.
(    ) Risco operacional.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - III - II.
	 b)
	I - II - II - III.
	 c)
	I - II - III - I.
	 d)
	II - III - I - II.
	7.
	Os indicadores de liquidez visam a demonstrar a capacidade de pagamento de uma organização, tanto no curto, como no longo prazo. Dentre esses indicadores, temos o indicador de liquidez corrente, o qual tem como finalidade evidenciar o quociente de saldar dívidas no curto prazo. Logo, o cálculo desse indicador depende da relação de saldos do balanço patrimonial. No caso, estamos falando do:
	 a)
	Estoques e passivo circulante.
	 b)
	Ativo circulante e passivo circulante.
	 c)
	Caixa e passivo circulante.
	 d)
	Ativo permanente e exigível a longo prazo.
	8.
	Analisar e avaliar o desempenho da empresa em que trabalhamos é algo normal e comum. Indicadores e índices são vetores importantíssimos para a tomada de decisão. No entanto, a interpretação de seus valores não podem ser analisados de forma isolada ou individualmente, ou seja, deve haver comparações para que se possa medir a evolução dos resultados e consequentemente identificar os desvios com o intuito interceder no que for necessário. Existem métodos que permitem essa análise e comparação, como a Análise Vertical, Análise Temporal e a Análise Combinada. Referente aos diversos métodos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Análise Vertical.
II- Análise Temporal.
III- Análise Combinada.
(    ) Mostra quanto a empresa está melhor ou pior que o mercado, sendo que ações podem ser tomadas, dependendo do resultado.
(    ) Compara o desempenho da empresa com o mercado no decorrer do tempo.
(    ) Compara os índices da empresa com o índice médio do mercado.
(    ) Analisa os índices da empresa ao longo do tempo, com a finalidade de avaliar o período.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III - I.
	 b)
	II - III - I - I.
	 c)
	II - I - III - II.
	 d)
	I - III - I - II.
	9.
	O demonstrativo de resultado do exercício é uma ferramenta de informação que auxilia na análise para a tomada de decisão. Assim, através do DRE, o gestor financeiro poderá visualizar e implementar ações, com a finalidade de racionalização de custos e gastos ou incrementar as receitas para ter um reflexo imediato no Lucro/Prejuízo Líquido Operacional. Baseado nessa premissa, assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao cálculo do Lucro/Prejuízo