Buscar

Noções de Direito Avaliação Final (Discursiva) Individual e sem Consulta

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Noções de Direito (CTB09)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta ( Cod.:398397) ( peso.:4,00)
	Prova:
	6026453
Parte superior do formulário
	1.
	A partir da definição do direito como um conjunto de normas que disciplina as relações sociais em um determinado grupo, surgiu a divisão do próprio direito como uma árvore que se dividiria em inúmeros e distintos galhos ou ramos. Os estudiosos da teoria geral do direito, após longas exposições acerca da divisão do direito em dois ramos, público e privado, concluíram que a divisão público-privado serviria mesmo como um instrumento didático para o ensino da ciência do direito e uma melhor compreensão por parte dos seus estudiosos. A divisão se justifica por existirem diferentes níveis de relação jurídica entre os cidadãos entre si e entre esses e o Estado e a Administração Pública. Desta forma, explique como acontecem as relações jurídicas de Direito Público e as de Direito Privado.
	Resposta Esperada:
Nas relações jurídicas de direito público há o ente público com poderes e competências e o ente particular (pessoa física ou jurídica) com obrigação de observar as suas determinações. 
Nas relações jurídicas de direito privado, há apenas particulares, sendo que uma é titular de um direito que poderá exigir da outra uma obrigação, seja de dar, fazer ou não fazer.
	2.
	Tema controverso no direito, enquanto conceituação, está ligado à definição de domicílio e residência da pessoa natural, que muitos consideram sinônimos, não os sendo. Diante desta circunstância, conceitue domicílio.
	Resposta Esperada:
Domicílio: é o lugar onde a pessoa natural estabelece sua residência de forma definitiva, conceito este estabelecido pelo Código Civil. Como regra geral, uma pessoa pode ter várias residências, mas só um domicílio, os quais podem ser o voluntário, estabelecido por vontade própria; legal ou necessário, imposto por lei, como nos casos do incapaz (o do seu representante), do servidor público (onde exerce suas funções), do militar (onde serve ou a sede do comando em que serve), oficiais e tripulantes da marinha mercante (local de matrícula do navio) e do preso (local de cumprimento da sentença) e ainda o convencional, se escolhido entre as partes, para os efeitos de um contrato específico.
Parte inferior do formulário

Continue navegando