Buscar

Noções de Atuaria AV I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Noções de Atuária (CTB10)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:444512) ( peso.:1,50)
	Prova:
	9368949
	Nota da Prova:
	9,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O ser humano ao acordar já sabe que seu dia estará sujeito a risco e que muitas vezes o risco causa perdas, que pode ser de vida ou de propriedades, cujo impacto financeiro é negativo. Desta forma, infere-se que risco é um evento ou condição incerta, isto é, que pode ou não ocorrer no futuro, e cuja ocorrência tem um efeito negativo, o qual pode ser expresso em termos monetários. Esse evento pode ser totalmente incerto, como a queda de um raio, ou certo, mas acontecendo em data incerta como a morte. O impacto financeiro de um sinistro pode atingir milhões de reais e levar a empresa que não se precaveu à falência, ou o indivíduo a perder parte substancial de um patrimônio que lhe exigiu anos para acumular. Gerenciar riscos é um método científico similar ao processo de tomada de decisões gerais em negócios que comporta cinco etapas lógicas, sistemáticas e contínuas. Sobre essas etapas, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Identificar e analisar.
II- Verificar.
III- Selecionar.
IV- Implementar.
V- Monitorar. 
(    ) As técnicas escolhidas.
(    ) Os resultados e análise da necessidade de mudanças ou aperfeiçoamento.
(    ) As exposições de riscos.
(    ) A combinação mais adequada dessas técnicas.
(    ) A viabilidade das várias técnicas disponíveis para tratamento das exposições. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - II - I - V - III.
	 b)
	IV- V - I - III - II.
	 c)
	I - II - III - IV - V.
	 d)
	III - V - I - II - IV.
	2.
	O atuário é o profissional que, entre outras atividades, tem a prerrogativa para desenvolver planos de seguros e de previdência, calculando probabilidades de eventos, avaliando riscos, fixando prêmios, indenizações, benefícios e reservas técnicas e, ainda, no mercado econômico-financeiro promover pesquisas e estabelecer planos e políticas de investimento e amortização. Desta forma, o que deve existir para haver o trabalho atuário?
	 a)
	Para existir o trabalho atuário, deve haver uma incerteza com relação aos controles de gestão de resultados da empresa, para gerar as probabilidades de ocorrência e a possibilidade de se mensurar o valor do risco em termos econômicos.
	 b)
	Para existir o trabalho atuário, deve haver uma incerteza medida por uma probabilidade de ocorrência e a possibilidade de se mensurar o valor do risco em termos econômicos.
	 c)
	Para existir o trabalho atuário, deve haver a certeza com relação ao desenvolvimento econômico e social do país, para gerar as probabilidades de ocorrência e a possibilidade de se mensurar o valor do risco em termos econômicos.
	 d)
	Para existir o trabalho atuário, deve haver uma incerteza com relação ao desenvolvimento econômico e social do país, para gerar as probabilidades de ocorrência e a possibilidade de se mensurar o valor do risco em termos financeiros.
	3.
	Com relação ao profissional de atuária, um dos objetivos está em desenvolver ações estratégicas para o diagnóstico de problemas e a construção de modelos matemáticos para a avaliação e a mensuração desses riscos. O atuário é também um profissional capacitado para trabalhar gerencialmente no âmbito das diferentes atividades das instituições de previdência e de seguros, bem como em outros ambientes empresariais do mercado financeiro e de capitais. Podemos esperar que o mercado de atuação do atuário cresça bastante em função de alguns fatores que envolvem a situação que o país vem enfrentando recentemente. A esse respeito, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Está relacionado consequentemente com o aumento patrimonial, assim como a iniciação no mercado de investimentos. 
II- Nesse aspecto, estão conquistando o mercado mundial e, por consequência, muitos recursos financeiros estão adentrando no mercado brasileiro na forma de investimentos de risco em mercados voláteis de comercialização de ações. 
III- Demandam seguros de volumes financeiros em valores significativos para a cobertura de sinistros e se denomina de resseguro, fomentando este mercado, bem como o do cosseguro.
(    ) As notícias relativas às oportunidades oferecidas pelo país.
(    ) Aumento de investimentos em grandes projetos de infraestrutura.
(    ) Ampliação da classe consumidora e ascensão da classe C.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	III - II - I.
	4.
	Teixeira (2016) afirma que garantia ou cobertura é obrigação assumida pela seguradora, de pagar uma importância (uma renda, uma indenização, uma diferença de rendimento, uma reparação ou um reembolso) atendendo a um sinistro ocorrido. Destaca-se que as garantias ou coberturas podem ser classificadas de três formas. Com relação À classificação das garantias/coberturas e suas formas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Garantia básica.
II- Garantias adicionais ou acessórias.
III- Garantia especial. 
(    ) São aquelas em que o segurado paga prêmios adicionais, relativos às taxas dos riscos adicionais que deseja cobrir no seu contrato de seguro, garantindo-se dos prejuízos que esses riscos venham causar a ele.
(    ) Representa a garantia definida em função da necessidade de um segurado em particular e, pelas suas peculiaridades ou grau de agravação, requer previsões ou taxas especiais. 
(    ) É a principal garantia, em que são especificados os riscos contra os quais é oferecida a cobertura padrão do ramo de seguro. Sem ela, não é possível emitir uma apólice.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: TEIXEIRA, Alessandra de Souza. Teoria geral do seguro. Rio de Janeiro: FUNENSEG, 2016.
	 a)
	III - II - I.
	 b)
	I - III - II.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	III - I - II.
	5.
	No âmbito atuarial, existe a questão dos fundos, e esses possuem a responsabilidade de manter as reservas que liquidarão suas obrigações, sendo que alguns merecem maior destaque. De qualquer forma, esses fundos (reservas) são determinados a partir da realidade de cada tipo de fundo e com base nos cálculos atuariais (para a apuração dos seus valores). As contribuições que dão origem aos fundos advêm basicamente de duas fontes. No que se refere à manutenção das reservas e às contribuições que dão origem aos fundos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Reserva matemática.
II- Reserva de contingência. 
III- Empregados. 
IV- Patrocinadores. 
(    ) São os representantes que, por pertencerem a determinada categoria, participam de determinado fundo para garantir sua previdência (planejamento ao futuro). 
(    ) É o que representa o valor determinado pela legislação e corresponde a 25% da reserva matemática para cobrir eventuais necessidades financeiras. 
(    ) Estas são as entidades empregadoras e que em determinado percentual contribuem em prol do fundo de aposentadoria de seus colaboradores a título de benefício trabalhista.
(    ) Representa o valor determinado por meio dos cálculos atuariais, determinando a necessidade de recursos financeiros para garantir o pagamento das obrigações que geralmente estão na forma de benefícios futuros aos participantes do plano previdenciário.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - IV - III - I.
	 b)
	III - I - II - IV.
	 c)
	I - II - IV - III.
	 d)
	III - II - IV - I.
	6.
	A área atuária nasceu há cerca de 150 anos na Inglaterra e teve como objetivo estudar a mortalidade da população, e na época teve seus estudos voltados para o cálculo da aposentadoria e pensões. Essas atividades se estenderam para a área de seguros durante o século XX, e prosseguiram se expandindo. Nas últimas décadas,
a ideia de que uma empresa de seguros ou de pensões faz parte do mercado financeiro fez crescer a necessidade de um maior treinamento na área administrativa e financeira, especialmente no que se refere aos riscos financeiros e econômicos. Desta forma, houve a necessidade de se ampliar o ramo de atuação dessa profissão. Sobre a ciência que está se tornando mais conhecida à medida que cresce o número de empresas atuantes no mercado de seguros e fundos de pensão no Brasil?
	 a)
	A ciência que está se tornando conhecida é a Ciência Econômica, em função dos aspectos socioeconômicos e das prospecções governamentais para a melhoria na qualidade de vida das pessoas.
	 b)
	A ciência que está se tornando conhecida é a Ciência Política, em função dos movimentos sociais que determinam os aspectos na melhoria dos resultados na empresa.
	 c)
	É a Ciência Contábil, em função das necessidades que os gestores das empresas possuem em conhecer e aplicar os modelos propostos na elaboração das informações da Contabilidade.
	 d)
	A ciência que está se tornando conhecida é a Ciência Atuarial, que busca a melhoria da qualidade de vida das pessoas e a necessidade de garantir a segurança do seu patrimônio.
	7.
	Dentre as características da existência dos seguros, podemos destacar a existência de alguma situação de ameaça de perda que possa afetar pessoas. Consequentemente, o interesse das pessoas em se proteger financeiramente é que estabelecerá um conjunto de regras, criando assim a existência do seguro. A teoria geral dos seguros ensina três elementos que caracterizam a atividade. Dessa forma, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Previdência. 
II- Incerteza. 
III- Mutualismo. 
(    ) Não se sabe se o evento vai acontecer ou quando poderá acontecer.
(    ) Pessoas com interesses em comum, que no caso significaria a preocupação com o mesmo tipo de perdas.
(    ) Ato de uma pessoa que se preocupa em resguardar a si ou a seus bens contra os riscos a que estão expostos no seu dia a dia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	I - II - III .
	 d)
	I - III - II.
	8.
	O risco causa perdas, de vidas ou de propriedades, cujo impacto financeiro é negativo. Assim, estritamente falando, risco é um evento ou condição incerta, isto é, que pode ou não ocorrer no futuro, e cuja ocorrência tem um efeito negativo e que pode ser expresso em termos monetários. Esse evento pode ser totalmente incerto, como a queda de um raio, ou certo, mas acontecendo em data incerta, como a morte. O impacto financeiro de um sinistro pode atingir milhões de reais e levar a empresa que não se precaveu à falência, ou o indivíduo a perder parte substancial de um patrimônio que lhe exigiu anos para acumular. É nesse momento que o seguro se torna importante. De acordo com os aspectos dos riscos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Risco sistemático.
II- Risco não sistemático.
III- Risco econômico.
(    ) É aquele inerente ao próprio investimento, que pode ser minimizado pela diversificação no momento do investimento.
(    ) Existe mais em função de decisões que afetam o ambiente em termos de demanda e que podem interferir na rentabilidade do investimento.
(    ) É aquele inerente ao mercado, ou seja, dificilmente se poderá fugir de sua presença em qualquer tipo de investimento. É um risco que dificilmente se conseguirá minimizar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	III - II - I.
	 d)
	I - III - II.
	9.
	O atuário é o profissional preparado para mensurar e administrar riscos, uma vez que a profissão exige conhecimentos em teorias e aplicações matemáticas, estatísticas, econômicas, de probabilidade e finanças, transformando-no em um verdadeiro arquiteto financeiro e matemático social capaz de analisar concomitantemente as mudanças financeiras e sociais no mundo. Existem classificações da atuação desse profissional de acordo com o objeto de trabalho com o qual atua. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Elabora as suas atividades com o foco principal voltado para a área de seguros de vida, planos de previdência e previdência social.
II- Busca solucionar os problemas na área de seguros de danos em geral. 
III- Executa as suas atividades profissionais para o aprimoramento das atividades financeiras, mais conhecido fora do país, principalmente em países desenvolvidos.
(    ) Atuário não vida. 
(    ) Atuário financeiro. 
(    ) Atuário vida. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	I - III - II.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	III - II - I.
	10.
	No âmbito atuarial, há a necessidade da criação e a manutenção de determinados órgãos reguladores neste mercado e que merecem atenção ao se tratar de ciências atuariais e da atividade profissional do atuário. As áreas mais importantes de atuação do profissional atuário sofrem regulamentação devido principalmente à sua importância no contexto do mercado financeiro brasileiro. No que se refere à área de seguros e previdência, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- FENASEG - Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização. 
II- FENACOR - Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Capitalização.
III- SUSEP - Superintendência de Seguros Privados.
(    ) É um órgão que possui função bastante similar à Fenaseg, e tem por premissa atender a algumas regiões do país.
(    ) É um órgão que representa a federação sindical das empresas que estão envolvidas com o mercado de seguros no Brasil. 
(    ) Esse órgão representa a autarquia federal responsável pela atividade de seguros privados no Brasil.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	II - I - III.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	III - II - I.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais