Buscar

ECONOMIA POLITICA

Prévia do material em texto

ECONOMIA POLITICA 
Definição de Economia
É uma ciência social que estuda a produção, a circulação e o consumo de bens e serviços, e como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção, de modo a distribuí-los entre várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer às necessidades humanas. A economia é a ciência que estuda a escassez. 
Os recursos de produção são escassos, contudo, as necessidades humanas são ilimitadas, sempre se renovam. Para satisfaze-las, usa-se recursos finitos, o que gera problemas econômicos como: o que, quanto, como e para quem produzir. 
NECESSIDADES HUMANAS LIMITADAS X ESCASSEZ DE RECURSOS= PROBLEMA
SOLUÇÃO: “ESCOLHA” -> DISTRIBUIR RECURSOS
A forma com que cada sociedade tenta resolver esses problemas depende do seu sistema econômico. 
_____________________________ sistema econômico _____________________________
Pode ser definido como sendo a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade, para desenvolver as atividades econômicas de produção, circulação e consumo de bens e serviços. Os elementos básicos de um sistema econômico são:
Fatores de produção: são os recursos humanos, o capital, os recursos naturais e a tecnologia/conhecimento. 
Unidades de produção (agentes econômicos): são as empresas. 
Complexo de instituições: instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais que constituem a base de organização da sociedade. 
sistema capitalista/economia de mercado
É aquele regido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção. 
sistema socialista/economia centralizada 
É aquele em que as questões econômicas fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento, predominando a propriedade pública dos fatores de produção, chamados nestas economias de meios de produção. Os bens de produção são de controle direto do Estado. 
________ fatores de produção ________
Entende-se por recursos ou fatores de produção tudo o que, de certa forma, pode ser utilizado para a produção de um bem ou de um serviço. Esses fatores de produção subdividem-se em:
Terra ou recursos naturais: o que existe na natureza (floresta, rios, oceanos, clima, solo etc.). Ex.: Aluguel.
Trabalho ou mão de obra: força de trabalho economicamente ativa. Ex.: Salário. 
Capital: riquezas acumuladas pela sociedade utilizadas no processo produtivo como capital fixo (máquinas, ferramentas, prédios, galpões, estradas etc.) e capital monetário (dinheiro). Ex.: Juros. 
Tecnologia e conhecimento: habilidade que é utilizada no processo produtivo na busca de sua contínua melhora e expansão. Ex.: Royalty e lucro. 
Os fatores de produção são escassos, e, portanto, têm preço; também são versáteis, no sentido de que um mesmo fator de produção pode ser empregado em diversos processos produtivos. 
Cada um desses fatores recebe uma remuneração específica pela sua participação no processo produtivo.
________ problemas econômicos ________
o que e quanto produzir?
A sociedade deverá escolher, dentro das possibilidades de produção, quais produtos e quantidades deverão ser produzidos. 
O resultado do processo produtivo serão os bens (coisas físicas, tangíveis, como por exemplo, a geladeira) e os serviços (coisas intangíveis, como por exemplo, os serviços de segurança). Esses bens e serviços, por sua vez, poderão ser de consumo (duráveis e não duráveis) e de capital. Os bens de consumo duráveis são aqueles que não acabam no ato de consumo (geladeira), enquanto os bens de consumo não duráveis são os que terminam no ato de consumo (alimento). 
como e onde produzir?
A sociedade deverá escolher quais os recursos produtivos serão utilizados, considerando-se o nível tecnológico disponível. Como e onde se dará o processo produtivo implica em tentar adaptar as melhores técnicas de produção disponíveis que deverão ser utilizadas em três possíveis cenários (setores da economia), a saber: setor primário, secundário e terciário. 
Os bens tangíveis são produzidos nos setores primários e secundários, e os bens intangíveis (serviços) no setor terciário.
para quem produzir?
A sociedade deverá escolher como os indivíduos deverão participar do resultado da produção. A distribuição de tudo o que foi produzido se dará levando em conta dois aspectos: a quantidade e a qualidade dos fatores que o indivíduo empregou no processo produtivo e o preço que conseguiu receber pelo uso desses fatores.
________________________ o consumidor (demanda) e o produtor (oferta) ________________________
Mercado é o lugar onde os compradores (demandantes) de bens ou serviços se encontram com os vendedores (ofertantes), com o objetivo de concretizar a transação. 
microeconomia
É o segmento que estuda a formação de preços no mercado, ou seja, o funcionamento do mercado de um determinado produto ou grupo de produtos, analisando o comportamento dos compradores e vendedores. Consiste na análise mais individualizada dos agentes econômicos. 
macroeconomia 
É o segmento que estuda o funcionamento da economia como um todo, sendo responsável pelo estudo do relacionamento dos grandes agregados – por exemplo, o mercado externo, o nível de emprego, o consumo, a poupança e o investimento da economia. 
________ demanda ________
demanda de mercado
A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de um determinado bem ou serviço que os consumidores desejam e podem adquirir em determinado período. Existem variáveis que influenciam a escolha do consumidor e, consequentemente, sua demanda por um bem ou serviço. O preço do bem ou serviço, os preços dos bens substitutos ou complementares, a renda do consumidor e seus hábitos, gostos e preferências. 
Para estudar a influencia dessas variáveis, utiliza-se a hipótese do coeteris paribus “mantendo tudo o mais constante”, ou seja, é utilizada para lembrar que todas as variáveis, aquelas que estão sendo utilizadas, são mantidas constantes.
relação entre a quantidade e o preço do bem (lei geral da demanda) 
A chamada lei geral da demanda evidencia uma relação inversamente proporcional entre a quantidade procurada de um bem e o preço do bem. Um aumento do preço do produto resultará na redução da sua demanda. Por sua vez, uma queda do preço do produto resultará no aumento de sua demanda. Tudo isso pelo fato da restrição orçamentária. Mas, existe o coeteris paribus, a questão do manter todas as outras variáveis constantes. 
A lei da demanda diz isto: aumentou o preço do produto, diminuiu a quantidade demandada; diminuiu o preço do produto, aumentou a quantidade demandada se tudo se mantiver constante: a renda dos consumidores, o preço dos bens complementares e substitutos, a preferência ou gosto, essa é a regra. 
Mas, na época da páscoa, o chocolate fica mais caro. Se o produto fica mais caro, a ideia não era que a quantidade demandada diminuísse? Se tudo estivesse mais constante, todas as variáveis, sim, mas não é o caso deste exemplo citado, uma vez que este é um momento específico onde a preferência e o gosto do consumidor acaba sendo diferente e isso faz com que ele se submeta a pagar mais caro por isso, pelo chocolate, no caso citado. 
________ oferta ________
oferta de mercado
Oferta de mercado são as várias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período. 
lei da oferta
Em relação à lei da oferta, a quantidade ofertada de um produto, ou serviço, é diretamente relacionada com o seu preço, coeteris paribus. Se o preço de um bem aumentar, haverá uma expansão na quantidade ofertada. 
fatores determinantes da oferta
A oferta depende de vários fatores, como: o preço do bem em questão, o preço dos fatores de produção (matérias-primas, salários, preço da terra etc.), as preferencias dos empresários, as alterações tecnológicas, o aumento do número das empresas do mercado etc. 
Vale ressaltar que a relação entre a oferta e os custos dos fatores de produção é inversamente proporcional. Ex.: um aumento nos salários, tudoo mais constante, provoca uma retração da oferta de um produto. No entanto, uma melhoria tecnológica é diretamente proporcional, ou seja, tudo o mais constante, deve provocar uma expansão da oferta. 
objetivo da firma
O empresário busca sempre maximizar o lucro total, otimizando a utilização de todos os recursos de que dispõe. 
________ tendência de equilíbrio ________
O equilíbrio no mercado é definido como o preço que iguala as quantidades demandadas pelos compradores, com as quantidades ofertadas pelos vendedores. É a interação entre a curva de demanda e oferta, estabelecendo então o preço e a quantidade de equilíbrio. 
O mercado regula os interesses de produtores e consumidores: os produtores querem ganhar o máximo possível, enquanto os consumidores querem pagar o mínimo possível. O resultado desse processo são os preços de equilíbrio, ou seja, o patamar em que os consumidores e os produtores realizam os seus interesses. 
Numa relação de escassez de produto, as quantidades demandadas serão maiores que as ofertadas, o que resultara em elevação de preços e/ou aumento da quantidade ofertada, ate atingir-se o equilíbrio. Entretanto, numa relação de excedente de produção, o que resultará numa competição entre os produtores, conduzindo a uma redução dos preços ou na quantidade ofertada, até que se atinja o ponto de equilíbrio. 
Assim sendo, quando há competição tanto dos compradores (demandantes) quanto dos vendedores (ofertantes), há uma tendência natural no mercado para se chegar a uma situação de equilíbrio. Os compradores e os vendedores conduzem automaticamente o mercado para um equilíbrio. Uma vez atingido esse equilíbrio, os compradores e vendedores estão satisfeitos e, portanto, não há pressão sobre o preço. 
interferência do governo no equilíbrio de mercado 
O governo intervém na formação de preços de mercado quando fixa imposto e subsídio, estabelece os critérios de reajuste do salário mínimo, fixa preços mínimos para produtos agrícolas, decreta tabelamento ou, ainda, congelamento de preços e salários. 
política de preços mínimos na agricultura 
Consiste numa política governamental que visa dar uma garantia de preços ao produtor agrícola com o objetivo de resguardá-lo contra os riscos eventuais advindos de variação nos preços de mercado, evitando que uma acentuada queda de preço venha a causar um desestímulo ao produtor e sérios prejuízos à renda e à produção agrícola. 
O governo oferece um preço mínimo que ele pagará ao produtor agrícola após a produção. 
tabelamento
O governo poderá implantar um tabelamento de preços, visando impedir abusos por parte dos vendedores.
________ estrutura de mercado e os aspectos jurídicos ________
conceito de estrutura de mercado 
As estruturas de mercado se dividem em “mercado de bens e serviços” e o “mercado de fatores de produção”. Pode se representar a economia através de um fluxo circular em que os seus diferentes componentes se complementam, interagindo como fornecedores e consumidores um dos outros, dependendo do mercado em que se encontram. Família e empresas podem ser demanda ou oferta, dependendo da posição em que se encontram no mercado. 
Assim, as empresas no “mercado de bens e serviços” são os ofertantes, e os membros da família são seus demandantes; de forma oposta, no “mercado de fatores de produção” os membros da família são os ofertantes e as firmas/empresas são seus demandantes. 
 
 MERCADO DE FATORES DE PRODUÇÃO
 FAMÍLIA GOVERNO EMPRESAS
 MERCADO DE BENS E SERVIÇOS
Dessa forma, pode se entender o mercado como um conjunto de relações que são travadas pelos agentes econômicos (demanda e oferta) em torno de um dado produto ou conjunto de produtos em certo período. Ao analisar o mercado pelo lado de como os fornecedores (oferta) estão organizados diante dos consumidores (demanda), têm-se a estrutura do mercado de bens e serviços, mas se essa análise privilegiar a forma como os consumidores estão organizados diante dos fornecedores, têm-se a estrutura do mercado de fatores de produção. 
Cada estrutura de mercado será diferenciada por: número de fornecedores do mercado, tipos de produto oferecido e barreira a entrada de novos competidores. 
concorrência perfeita
A concorrência perfeita, ou competição pura, é a estrutura adequada, visando ao funcionamento ideal da economia, daí sendo necessário preencher os seguintes requisitos: 
a existência de muitos ofertantes e demandantes;
os produtos são padronizados, não diferenciados (homogêneos); 
informação completa (simétrica);
ausência de barreiras à entrada e a saída (mobilidade);
racionalidade;
 concorrência monopolística 
A concorrência monopolística é um tipo de concorrência imperfeita em que existem várias empresas, cada uma vendendo uma marca ou um produto que difere em termos de qualidade, aparência ou reputação, e cada empresa é a única produtora de sua própria marca. 
muitos ofertantes;
produtos diferenciados (heterogêneos);
não há barreira à entrada;
importância da fidelização do cliente;
oligopólio
O oligopólio é uma situação de concentração de mercado, ou seja, é um tipo de mercado dominado por um reduzido número de grandes empresas, com alto grau de concentração local e, essas empresas, influenciam no preço de mercado de maneira ostensiva, o que leva as outras firmas a reagirem em face ao abuso do poder econômico. 
As empresas oligopolistas, que não são em grande quantidade, promovem o domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços, que podem ser homogêneos ou diferenciados, formando barreiras à entrada de potenciais concorrentes. 
poucos ofertantes (poder de mercado concentrado na mão de poucos); 
produto homogêneo ou diferenciado;
elevadas barreiras à entrada;
monopólio 
O monopólio é a falta, a ausência de concorrência, é uma figura que se situa em sentido oposto ao da livre concorrência, pois tem o poder de influenciar o mercado, significando a existência de um único fornecedor, podendo, neste caso, impor o preço que mais lhe convenha para suas mercadorias e ficando, assim, sujeito ao nível de vendas dele decorrente. O monopólio é o modo mais nítido de poder do mercado. 
existência de única empresa produtora no mercado, não existindo concorrência no mercado, ou seja, um único vendedor, ou um vendedor que controla toda a oferta do mercado;
controle sobre a matéria-prima, produto ou serviço;
elevadas barreiras à entrada de novos concorrentes; 
não há produtos similares que podem ser substituídos;
situação privilegiada na quantidade produzida e no preço, maximizando assim o lucro;
_____________________________ o setor público e a tributação _____________________________
a atividade financeira do Estado 
No sistema capitalista de produção, em que se inclui o modelo brasileiro, o governo se engaja na economia modificando o perfil da sociedade, através da transferência de renda, imposto, incentivo, subsídios, fornecimento de bens públicos, entre outros. O desenvolvimento da atividade do governo na área fiscal envolve as seguintes funções:
 função distributiva 
Quando o governo afeta a distribuição de renda através do sistema tributário ou através de programas governamentais. Ajustes distributivos tornam-se necessários ao observar-se injustiça na distribuição da renda e da riqueza, e o governo implementa medidas fiscais (impostos e transferências) visando reduzir a desigualdade de renda. 
 função estabilizadora
Quando o governo interfere na economia procurando alcançar um elevado nível de emprego, estabilidade de preços e um alto nível de crescimento econômico. 
 função alocativa 
Quando o governo fornece bens e serviços públicos que não são oferecidos pelo setor privado, ou são oferecidos em quantidade insuficiente. 
________ conceito de dívida pública interna ________
A dividapública interna consiste na dívida contraída pelo governo com entidades financeiras ou, pessoas da sociedade para financiar os seus gastos que não são cobertos pela arrecadação de tributos, ou alcançar alguns objetivos de gestão econômica, tais como controlar o nível de atividade, o crédito e o consumo ou, ainda, captar dólares do exterior. 
Os principais credores do setor público são, normalmente, bancos públicos e privados que operam no país, investidores privados, instituições financeiras internacionais e governos de outros países.
O Orçamento da União, dos estados e dos municípios é formado por receitas (arrecadações de tributos) e despesas (gastos do governo). O superávit primário surge quando o montante da arrecadação de tributos excede o montante de gastos do governo. O inverso corresponde ao déficit primário. 
O déficit nominal ou total corresponde à necessidade de financiamento do setor público em seus diversos níveis: União, estado, município, empresas estatais e previdência social. 
O déficit operacional corresponde ao resultado do primário acrescido dos juros (dívida passada). 
________ classificação de tributos ________
Em primeiro lugar, podem ser classificados em direto e indireto. 
 tributos diretos
São aqueles que incidem sobre a renda e a riqueza. Como exemplo temos o imposto sobre a renda pessoa (IR) que constituiu num tributo que incide sobre a renda, o imposto sobre a propriedade (IPTU, ITR) que incide sobre a riqueza etc. 
 tributos indiretos
São aqueles que incidem sobre a circulação de mercadorias ou prestação de serviços. O imposto sobre a circulação de mercadoria e serviços (ICMS) de competência estadual e o imposto sobre serviços (ISS) de competência municipal são exemplos. 
Numa segunda classificação, podem ser progressivos ou regressivos.
 tributos progressivos
São aqueles em que a alíquota se torna progressiva à medida que aumenta a renda. O imposto de renda da pessoa física caracteriza-se pela progressividade apresentando alíquotas maiores à medida que rendas maiores são tributadas. 
 tributos regressivos 
São aqueles em que o peso do tributo na renda dos indivíduos se torna menor à medida que a renda aumenta. O ICMS consiste em um tributo regressivo, em face de sua incidência não acompanhar o crescimento da renda na mesma proporção. 
________ princípios gerais da tributação ________
 equidade
Pelo principio da equidade, o tributo deve ser justo, ou seja, os indivíduos devem contribuir com uma parcela justa para arcar com o custo do governo. A dificuldade em definir justiça na questão tributária resultou na coexistência de duas correntes de pensamento que resumem este conceito em princípio do benefício e principio da capacidade de pagamento. 
No princípio do benefício, cada individuo deve contribuir na proporção dos serviços públicos recebidos do governo. No princípio da capacidade de pagamento, cada indivíduo deve contribuir segundo sua capacidade contributiva. 
 neutralidade
Quer dizer que o sistema tributário não deve influenciar na evolução natural da economia. Ou seja, não deve influir na competitividade e nas decisões das empresas e tampouco no comportamento do consumidor/contribuinte. 
O tributo, para ser ideal, não deve afetar os preços relativos praticados no mercado. 
___________________________ política monetária e legislação aplicada ___________________________
 história da moeda e sua função 
1º. escambo (trocas de mercadorias por mercadorias ou serviços);
2º. “moeda-mercadoria” (usaram-se certas mercadorias como o gado e o sal para estabelecer um padrão de valor);
3º. “moeda-metal” (ouro e prata);
4º. “moeda-papel” 
5º. “papel-moeda” 
A moeda é um intermédio de troca, uma reserva de valor/unidade de valor etc. 
sistema financeiro nacional (SFN) – autoridades monetárias 
Conselho Monetário Nacional 
É o órgão máximo de todo sistema financeiro nacional. Dentre suas atribuições destacamos:
a autorização da emissão de papel moeda;
a fixação dos coeficientes dos encaixes obrigatórios dos depósitos à vista e depósitos a prazo; 
a regulamentação das operações de redesconto;
o estabelecimento de diretrizes do Banco Central para operações com títulos públicos;
a regulamentação das operações de câmbio e a política cambial; 
a aprovação do orçamento monetário elaborado pelo Banco Central; 
 Banco Central do Brasil
O órgão executor da política monetária, além de exercer a regulamentação e fiscalização de todas as atividades de intermediação financeira no país. Entre as suas atribuições, destacam-se:
a emissão de moeda;
o recebimento dos depósitos obrigatórios dos bancos comerciais e dos depósitos voluntários das instituições financeiras em geral;
realização de operações de redesconto de liquidez e seletivo;
operações de mercado aberto (open market);
controle do crédito e das taxas de juros;
a fiscalização das instituições financeiras e a concessão da autorização para seu funcionamento;
a administração das reservas cambiais do país; 
________ instrumentos da política monetária ________
Refere-se à atuação do governo sobre a quantidade de moeda e títulos públicos. 
A política monetária restritiva engloba um conjunto de medidas que tendem a reduzir o crescimento da quantidade de moeda, e a encarecer os empréstimos. Já a política monetária expansionista é formada por medidas que tendem a acelerar a quantidade de moeda e a baratear os empréstimos (baixar as taxas de juros). Incidirá positivamente sobre a demanda agregada. 
	INSTRUMENTOS DO BANCO CENTRAL
	POLÍTICA MONETÁRIA EXPANSIONISTA
	POLITICA MONETÁRIA RESTRITIVA
	EMISSÃO DE PAPEL MOEDA
	EMITIR
	NÃO EMITIR
	DEPÓSITO COMPULSÓRIO
	DIMINUI A %
	AUMENTA A %
	MERCADO ABERTO DE TÍTULOS
	GOVERNO RESGATA O TÍTULO DO TESOURO NACIONAL
	GOVERNO VENDE TÍTULOS DO TESOURO NACIONAL
	OPERAÇÕES DE REDESCONTO (CRÉDITO)
	AUMENTA A OFERTA DE CRÉDITO
	DIMINUI A OFERTA DE CRÉDITO
	SELIC
	BAIXA
	ALTA
Spread bancário: diferença de capitação. 
________ inflação ________
Inflação refere-se a um aumento contínuo e generalizado dos preços em uma economia. Alguns economistas preferem defini-la como um aumento no suprimento de dinheiro. Causas da inflação no Brasil:
contas públicas deficitárias;
gargalos produtivos na infraestrutura;
setores estratégicos concentrados;
protecionismo;
inflação de custo/oferta
A inflação de custos está associada a uma elevação dos custos de produção. O nível da demanda permanece constante, mas os custos de certos fatores de produção aumentam. Com isso, as empresas repassam o aumento de custo para o preço final do produto. Ex.: trigo. 
As causas mais comuns dos aumentos dos custos de produção são os aumentos salariais, aumentos do custo de matérias-primas ou estrutura monopolista ou estrutura de mercado. 
inflação de demanda
Ocorre quando a quantidade demandada de serviços e mercadorias é maior do que a quantidade ofertada desses serviços e mercadorias. Ex.: greve dos caminhoneiros. 
________________________ preceitos constitucionais sobre a concorrência ________________________
ARTIGO 170 CF/88: “A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa; tem por fim assegurar a todos a existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios:
soberania nacional;
propriedade privada;
função social da propriedade;
livre concorrência;”
________________________ o sistema brasileiro de defesa da concorrência ________________________
É formado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE, pela Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda – SEAE e pela Secretaria de Direito Econômico – SDE.
O SEAE e a SDE têm função analítica e investigada, atuando na instrução dos processos, enquanto o CADE atua como um tribunal administrativo. As decisões do CADE não cabem recursos na esfera do Poder Executivo, podendo apenas sofrer revisão no Poder Judiciário.

Continue navegando