Buscar

Gestão Finaceira 2

Prévia do material em texto

Gestão Financeira 2
	1.
	Gitman (2004) entende que o orçamento de capital é o momento de avaliar e selecionar investimentos a longo prazo, que sejam coerentes com o objetivo da empresa, ou seja, de maximizar a riqueza de seus proprietários. Assim, os investimentos da empresa devem ser cuidadosamente analisados, uma vez que, normalmente, o montante de dinheiro comprometido no longo prazo cria expectativas positivas de retorno. Nesse sentido, se o investimento de capital tem a expectativa de gerar benefícios após um ano, as saídas de caixa recebem a denominação de "Dispêndio de Capital", que apresenta motivos para criação desta denominação, tais como: expansão, substituição e renovação. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Expansão.
II- Substituição.
III- Renovação.
(    ) Ao se produzir mais e melhor, entende-se que inovações tecnológicas são as justificativas de uma maior eficiência no negócio.
(    ) Chega um momento em que o ativo imobilizado atinge sua maturidade. Assim, acontece a desaceleração, pois equipamentos, por exemplo, apresentam-se velhos, obsoletos e gastos.
(    ) A determinação em aumentar a produtividade pode ser considerada pelo crescimento em ativos imobilizados como imóveis e instalações. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GITMAN, Lawrence J. Princípios da administração financeira. 10. ed. São Paulo: Pearson/Addison Wesley, 2004.
	a)
	III - II - I.
	b)
	III - I - II.
	c)
	II - I - III.
	d)
	I - II - III.
	2.
	O orçamento de capital auxilia o gestor financeiro na projeção de um retorno futuro da empresa, com base nas alternativas de investimentos em projetos. Analise as seguintes sentenças:
I- Os projetos independentes não dependem um do outro, seus fluxos não estão relacionados e a aceitação de um deles não exclui os demais.
II- Os projetos mutuamente excludentes não competem entre si; optando-se por um deles, automaticamente os demais não são descartados.
III- Os projetos independentes dependem um do outro, seus fluxos estão relacionados e a aceitação de um deles exclui os demais.
IV- Os projetos mutuamente excludentes competem entre si; optando-se por um deles, automaticamente os demais são descartados.
V- Os fluxos relevantes de um orçamento de capital compreendem o investimento inicial, as entradas de caixa operacional e o fluxo de caixa terminal.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	b)
	As sentenças I, II e V estão corretas.
	c)
	As sentenças II, IV e V estão corretas.
	d)
	As sentenças I, IV e V estão corretas.
	3.
	As externalidades são eventos que estão fora do alcance do gestor, agir com perspicácia e de modo preventivo não é uma simples equação matemática, e sim uma qualidade de cada indivíduo, o qual deverá estar preparado psicologicamente para enfrentar a possibilidade de riscos sobre os investimentos. Sobre essa prerrogativa, assinale a alternativa CORRETA que está alinhada com os fatores externos que influenciam sobre as organizações:
	a)
	Fatores relacionados à contratação de mão de obra especializada.
	b)
	Estão relacionados ao mercado do agronegócio.
	c)
	Fatores pertinentes à empresa e geralmente sob controle dos administradores.
	d)
	Fatores relacionados aos aspectos fora da empresa, que não estão sob controle dos administradores.
	4.
	O capital de uma empresa é composto basicamente pelo seu capital próprio e pelo capital de terceiros. Cada um deles tem o seu custo. Sobre o Custo de Capital e Financiamentos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Fontes de Capital de Longo Prazo / Custo de Capital de Terceiros.
II- Custo do Capital Próprio.
III- Custo Médio Ponderado de Capital.
IV- SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia).
(    ) É onde encontramos os investimentos em ativos permanentes em que, muitas vezes, o investimento é financiado junto às instituições financeiras. A taxa (ou custo) varia de instituição para instituição, do montante captado, quantidade de períodos para a devolução do capital e da análise de crédito feito sobre a empresa.
(    ) Para que o investimento seja atrativo financeiramente, sua taxa de rendimento deverá ser pelo menos igual o melhor que a taxa básica praticada no sistema financeiro, ou seja, taxa sem risco praticada na economia. Caso contrário, valerá mais aplicar o capital no mercado financeiro, pois seu retorno será maior.
(    ) Trata-se de uma análise do custo de capital, em que são aplicados os custos dos montantes dos capitais envolvidos para a apuração de um custo médio.
(    ) É estabelecido pelos donos do capital. Representa a taxa mínima esperada pelos sócios. Também é conhecida como TMA (taxa mínima de atratividade).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	III - II - I - IV.
	b)
	II - III - IV - I.
	c)
	I - IV - III - II.
	d)
	IV - I - II - III.
	5.
	Todo e qualquer investimento representa uma saída de caixa, do qual se tem expectativa de gerar entradas. Esta movimentação de caixa pode ser representada por uma série de fluxos de caixa convencionais e não convencionais. Quanto aos fluxos de caixa convencionais, como estes podem ser caracterizados?
	a)
	Por uma saída de caixa inicial e entradas fixas no decorrer de um período.
	b)
	Por entradas de caixa.
	c)
	Por investimentos fixos.
	d)
	Por saídas de caixa.
	6.
	A história indica que a calculadora HP 12 C foi desenvolvida em 1981 pela empresa Hewlett-Packardem (HP). Essa máquina é utilizada principalmente em cálculos financeiros. Seu surgimento tem sido admirado pelos profissionais da área, pois auxiliam em cálculos como Payback, TIR, VPL, entre outros. Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A tecla "STO" armazena valores na memória da calculadora.
(    ) A memória da calculadora HP 12 C consegue armazenar até 30 valores.
(    ) A tecla "RCL" recupera os dados da memória da calculadora HP 12 C.
(    ) A tecla "CHS" troca o sinal de positivo para negativo. Detalhe: esta mesma tecla faz a operação inversa, de negativo para positivo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - F - V - F.
	b)
	F - V - V - F.
	c)
	V - F - V - V.
	d)
	V - V - F - V.
	7.
	A avaliação de projetos de investimento envolve um conjunto de técnicas que buscam estabelecer parâmetros de sua viabilidade. Esses parâmetros podem ser expressos pelo payback, TIR e VPL. O payback é o prazo de retorno do investimento inicial, a TIR é a taxa interna de retorno, e o VPL é o Valor Presente Líquido, que resumidamente, considera-se o resultado dos fluxos de caixas, descontados a data zero pelo custo de capital do projeto e subtraído do investimento inicial. Referente às diversas técnicas de avaliação de projetos de investimento, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Payback.
II- TIR.
III- VPL.
(    ) Representa a diferença entre os fluxos de caixa futuros trazidos a valor presente pelo custo de oportunidade do capital e o investimento inicial. Se positivo deve ser aceito; e se negativo, rejeitado.
(    ) Representa o valor do custo de capital que torna o VPL nulo, sendo então uma taxa que remunera o valor investido no projeto.
(    ) Representa o prazo necessário para a recuperação do capital investido, podendo ser simples ou não.
(    ) Informa se o projeto de investimento aumentará o valor da empresa, bem como considera o valor do dinheiro no tempo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRUNI, Adriano Leal; FAMÁ, Rubens; SIQUEIRA, Jose de Oliveira. Análise do risco na avaliação de projetos de investimento: uma aplicação do método de Monte Carlo. Caderno de pesquisas em Administração, v. 1, n. 6, p. 62-74, 1998.
	a)
	III - I - II - III.
	b)
	II - II - I - III.
	c)
	III -II - I - III.
	d)
	II - II - III - I.
	8.
	Na seleção de projetos mutuamente excludentes através da utilização da análise incremental, envolvendo dois projetos, onde um é o desafiante (A), outro desafiado (B), são utilizadas duas regras, ou seja, a regra da TIR, e a regra do VPL. Considerando a regra da TIR, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Se a TIR (B-A) for maior que a TMA, logo, o projeto A deverá ser escolhido.
	b)
	Se a VPL (B-A) for maior que a TMA, logo, o projeto B deverá ser escolhido.
	c)
	Se a TIR (B-A) for menor que a TMA, logo, o projeto B deverá ser escolhido.
	d)
	Se a TIR (B-A) for maior que a TMA, logo, o projeto B deverá ser escolhido.
	9.
	Guardada as suas proporções, todos temos projetos que colocamos em prática. Diariamente, muitas vezes, esses sonhos sofrem com eventos de risco, trazendo decepções. Na vida das pessoas jurídicas não é diferente. Para minimizar os riscos e para que o princípio da perpetuidade organizacional seja cumprido, ferramentas de análise estão à disposição, denominadas métodos de análise de investimentos. Considerando a prerrogativa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F paras as falsas:
(    ) O método payback descontado considera a TMA.
(    ) O metodo do VPL determina que o fluxo de caixa projetado seja descapitalizado.
(    ) Para calcularmos o VPL, devemos saber a TIR.
(    ) O método da TIR não pode ser analisado isoladamente.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - V - F - V.
	b)
	F - F - V - V.
	c)
	V - V - V - V.
	d)
	F - V - V - F.
	10.
	A informação assimétrica, ou seja, informação desencontrada dentro das organizações é uma preocupação constante da gestão, afinal, muitas vezes, pode levar a empresa a situações de riscos, resultando, na pior das hipóteses, num processo de falência. Considerando a afirmação apresentada, assinale a alternativa CORRETA que demonstra a preocupação da gestão relacionada à assimetria de informações:
	a)
	Ter uma preocupação de não conseguir cobrir suas obrigações financeiras, que pode levar à falência.
	b)
	Ter a preocupação com o desencontro das informações, em que algo positivo pode de fato ser julgado como bom ou não.
	c)
	Ter a preocupação de interpretar a taxa imposta pelos investidores da empresa, os donos do capital.
	d)
	Ter uma preocupação de a empresa não conseguir cobrir os seus custos operacionais.

Continue navegando