Buscar

Teoria da Contabilidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Teoria da Contabilidade
	1.
	O Princípio do Registro pelo Valor Original traz as possibilidades de alterações nos valores inicialmente contabilizados, quando da entrada de um componente do patrimônio. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Custo corrente.
II- Valor realizável.
III- Valor presente.
(    ) Os ativos são mantidos pelo valor presente, descontado do fluxo futuro de entrada líquida de caixa.
(    ) A contabilização de um ativo é realizada pelo seu valor de mercado, de entrada.
(    ) Os ativos são mantidos pelos valores em caixa ou equivalentes em caixa, os quais poderiam ser obtidos pela venda em uma forma ordenada.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	I - II - III.
	b)
	III - I - II.
	c)
	II - III - I.
	d)
	II - I - III.
	2.
	Quanto ao valor a ser ajustado em relação a ativos e passivos, temos um princípio a ser seguido, sempre que provoca uma diminuição do Patrimônio Líquido, e será observado sempre que houver dúvidas. Que princípio é este?
	a)
	Entidade.
	b)
	Prudência.
	c)
	Competência.
	d)
	Oportunidade.
	3.
	Para que os informes contábeis sejam considerados úteis, as empresas, seja de porte pequeno ou médio, precisam possuir algumas qualidades e características que as destacam e oferecem amparo aos dados registrados. Estas características são chamadas de qualitativas, onde os atributos tornam as demonstrações contábeis cabíveis para os usuários, a fim de produzir e demonstrar informações confiáveis, transparentes, fidedignas e compreensivas. Sobre esses princípios, analise as sentenças a seguir:
I- Compreensibilidade: o patrimônio de uma empresa jamais poderá se confundir com o de seus sócios ou proprietários.
II- Relevância: as informações podem influenciar as decisões econômicas dos usuários, quando forem importantes.
III- Confiabilidade: para ser útil a informação, deve representar adequadamente aquilo que se propõe a representar e sem erros.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Somente a sentença I está correta.
	b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	4.
	O Patrimônio é o objeto de estudo da contabilidade, apoiado nos princípios da contabilidade. No  princípio da Oportunidade, quando ocorrem variações no patrimônio, na contabilização, mesmo sendo uma provisão, a essência é:
	a)
	Registrar a venda através da ocorrência, com a contabilização de uma estimativa.
	b)
	Registrar a operação quando ocorre, mesmo que sejam valores estimados.
	c)
	Registrar a receita estimada com a garantia da contabilização na hora do fato.
	d)
	Registrar a despesa, no mesmo momento em que ocorre a receita estimada.
	5.
	A baixa da duplicata como perda, quando da falência, é facultado à contabilização, pois caracteriza impossibilidade de recebimento. A decisão pela contabilização, está amparada por qual Princípio Contábil?
	a)
	Oportunidade.
	b)
	Prudência.
	c)
	Entidade.
	d)
	Continuidade.
	6.
	Os Princípios Fundamentais da Contabilidade, segundo a legislação contábil brasileira, abordam os princípios em foco prático, ou seja, como leis contábeis baseadas em nossa realidade. Sobre os princípios fundamentais da contabilidade vigentes no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
I- No Princípio da Entidade, o ponto central é a questão da autonomia patrimonial, ou seja, o patrimônio de uma entidade jamais deve se confundir com o patrimônio de seus sócios ou proprietários.
II- A falta de integridade na produção e na divulgação da informação contábil no Brasil não ocasiona a perda de sua relevância, pois ela não trata das variações patrimoniais.
III- O Princípio do Denominador Comum Monetário é onde o registro contábil original é feito em moeda da data da venda e, mesmo que haja perda do poder aquisitivo, o valor da venda será contabilizado.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	7.
	Para garantir a qualidade dos registros contábeis, e que suas informações finais sejam expressas em forma inteligível, surgem os princípios, postulados e convenções. Entre as convenções, destaca-se a Consistência. Em relação a esta convenção, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É um dos mais importantes, senão o mais importante entre todos, pois está vinculado à integridade das informações e à possibilidade de comparabilidade entre as mesmas informações de mais de um exercício.
(    ) Na aplicação do conceito de consistência, não é necessário garantir que todos os critérios de mensuração utilizados pela contabilidade sejam aplicados igualmente.
(    ) Esta convenção estará na maioria da vezes ligada diretamente à convenção da materialidade, ambas obrigam as empresas a evidenciar, para os usuários, as mudanças ocorridas.
(    ) Nessa convenção não se faz necessária a comparabilidade entre no mínimo dois exercícios sociais, pois a integridade não é característica relevante. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - F - F - V.
	b)
	V - V - F - V.
	c)
	V - F - V - F.
	d)
	F - F - V - V.
	8.
	Um contador foi analisar as informações contábeis de um futuro cliente, para saber como estavam os registros. Com isso, ele percebeu que, nos lançamentos de despesas com energia elétrica, constavam os gastos da propriedade particular de um dos sócios, assim como também observou que havia registros de retiradas de caixa para uso particular dos sócios. Diante disso, este profissional percebeu que esta situação estava prevista nos princípios fundamentais de contabilidade. Com relação aos princípios, analise as seguintes afirmativas:
I- O princípio da continuidade prevê que as receitas e as despesas devam ser contabilizadas conforme a data da ocorrência.
II- O princípio da entidade considera que a contabilidade deve separar bens, direitos e obrigações da empresa dos bens, direitos e obrigações dos sócios.
III- O princípio da prudência atua com o pressuposto de que a empresa não será extinta, portanto terá prudência.
Agora assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	9.
	Existem situações em que as condições necessárias para o reconhecimento das receitas não são suficientes, sendo então preciso entender os fatos para interpretá-los à luz do princípio. Segundo Iudícibus (2000), para reconhecer a receita após o ponto de venda, podemos partir de duas justificativas. Sobre estas justificativas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Se for impossível avaliar os ativos recebidos em troca da venda com um bom grau de afiançabilidade.
(    ) Se esperamos despesas adicionais irrelevantes após a venda, e se estas não puderem ser estimadas com um bom grau de afiançabilidade.
(    ) Se esperamos despesas adicionais relevantes após a venda, e se estas não puderem ser estimadas com um bom grau de afiançabilidade.
(    ) Se for possível avaliar os ativos recebidos em troca da venda com um bom grau de afiançabilidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: IUDÍCIBUS, Sergio de. Teoria da Contabilidade. São Paulo: Atlas, 2000 p. 65.
	a)
	F - F - V - V.
	b)
	F - V - F - V.
	c)
	V - V - F - F.
	d)
	V - F - V - F.
	10.
	A empresa XTZ não contabilizou despesas com energia elétrica e telefone referentes a dezembro de 2010, pois até o momento não recebeu os boletos para pagamento. Com base em meses anteriores, estima-se que os valores das duas contas totalizam R$ 1.500,00.
Nesse momento incorre uma variação patrimonial, que deve ser contabilizada no momento em que acontece. Neste caso a contabilização é feita como:
	a)
	Perdas (demonstração de resultado).
	b)
	Receita (demonstração de resultado).
	c)
	Custos (demonstração de resultado).
	d)
	Provisão (estimativa).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais