Buscar

2 AV PATRIMNIO HISTRICO CULTURAL BRASILEIRO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0636_AV_201407238507 » PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL BRASILEIRO
	Tipo de Avaliação: AV
	Professor:
	ALESSANDRA SILVEIRA BORGHETTI SOARES
	 Questão (Ref.: 201407297445)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	"No período entre 1950 e 1980, ocorre o mais intenso processo de modernização pelo qual o país passou, alterando em profundidade a fisionomia social, econômica e política do Brasil." (SILVA, Francisco Carlos Teixeira. A Modernização Autoritária: do golpe militar a redemocratização 1964/1984. In: História Geral do Brasil. Rio de Janeiro: Campos, 1990. p. 351.)
 
Esse período a que se refere o autor é marcado por um processo de modernização que ficou conhecido como ¿modernização conservadora¿. Explique as razões para tal conceituação.
		
	
	
Gabarito: O termo foi usado para indicar uma característica da modernização que ocorreu no Brasil, que foi baseada em um grande crescimento econômico, mas não focou a estrutura social exacerbando as desigualdades.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407288711)
	Pontos: 0,8  / 1,5
	Quanto mais diversificada for uma sociedade, mais pluralidade em seus objetivos. Modificações no interior de uma sociedade produzem alterações nos modelos interpretativos e nas propostas de ação prática. Com isso, as sociedades foram, cada vez mais, interpretadas como compostas por diversos grupos sociais, eles próprios fluidos e em constante mutação, com interesses possivelmente conflitantes. Explique a relação existente entre diversidade social e patrimônio.
		
	
	
Gabarito: A partir do reconhecimento da diversidade social, cada grupo que compõe a sociedade terá uma interpretação do que venha a ser patrimônio. Logo, diversidade social implica diversidade de patrimônio.
	
	 3a Questão (Ref.: 201407491619)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"Apesar de representar uma luta histórica ao longo do século XIX, a unificação italiana não conseguiu prontamente criar uma identidade cultural entre o povo italiano. Além das diferenças de cunho histórico, linguístico e cultural, a diferença do desenvolvimento econômico observado nas regiões norte e sul foi outro entrave na criação da Itália." (Disponível em: Acesso em: 27 jan. 2014)
As propostas preservacionistas passaram a ser mais pensadas e difundidas na Itália, e a primeira tarefa dos Estados Nacionais era definir a noção de cidadão. Com isso, um dos líderes da unificação italiana (Massimo D´Azeglio), em meados do século XIX, cunhou uma frase que ficou bastante conhecida: "Feita a Itália, é preciso fazer os italianos". Dessa forma, o conceito de patrimônio passou a ter base em elementos materiais, garantindo-se
		
	
	as ações de desapropriação.
	 
	as ações de conservação.
	
	as ações de consumação.
	
	as ações de contemplação.
	
	as ações de decodificação.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407297057)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	"A primeira convenção referente ao patrimônio mundial, cultural e natural foi adotada pela conferência geral da UNESCO em 1972. A partir do reconhecimento da importância da diversidade, a grande novidade consistiu em considerar que os sítios declarados como patrimônio da humanidade pertenciam a todos os povos do mundo". Segundo esta convenção, subscrita por mais de 150 países, o patrimônio da humanidade compõe-se de: (FUNARI, Pedro Paulo Abreu; PELEGRINI, Sandra de Cássia Araújo. Patrimônio histórico e cultural. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009. p. 18 e 20) Assinale a opção que apresenta corretamente a composição de patrimônios da humanidade, conforme a convenção da UNESCO.
		
	 
	Obras arquitetônicas, esculturas, pinturas, vestígios arqueológicos, inscrições, cavernas e outros indícios de sociedades antigas.
	
	Monumentos naturais, formações físicas, biológicas e geológicas, conquanto guardem uma característica em comum: a beleza natural.
	 
	Monumentos, conjuntos, sítios, monumentos naturais, formações geológicas ou fisiográficas e sítios naturais.
	
	Sítios e monumentos naturais, grupos de construções, formações geológicas, hábitat de animais e vegetais em extinção.
	
	Obras humanas de valor estético, histórico e científico reconhecidas mundialmente, assim como construções que datam entre o século V e o século XV.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407973851)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sobre o Parque Nacional do Iguaçu, considerado patrimônio Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, em 1986, podemos dizer que: I- Ele se une ao Parque Nacional do Iguazú, na Argentina, pelo rio Iguaçu; II-Foi descoberto por expedicionários espanhóis, comandados pelo conquistador e governador da Colônia do Prata, no período da América colonial; III-O local possui áreas protegidas e uma grande parte da Mata Atlântica presente na região sul do Brasil. Está (ao) correta(s) a (s) seguinte(s) alternativa(s)
		
	
	I, III
	
	I, II
	
	II
	 
	I, II, III
	 
	II, III
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407978133)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O centro histórico da cidade de São Luís do Maranhão teve a colonização marcada por três povos europeus: holandeses, franceses e portugueses. No entanto, houve a presença de escravos de origem africana no local também, sobretudo, a partir do século XVII. Sobre esse assunto, podemos dizer que: I- São Luís é o terceiro centro mais denso de povoamento de origem negra do Brasil, só perdendo para o Rio de Janeiro e Salvador; II- Há em São Luís um museu dedicado aos escravos que viviam lá, o Museu do Negro. A origem do museu está na Cafua das Mercês, lugar onde eram colocados os escravos, assim que chegavam da África; III- Os escravos em São Luís organizavam os seus cultos religiosos e culturais na cidade como o Tambor de Crioula, o Tambor de Minas, a Festa do Divino e o Bumba-meu-Boi, patrimônios culturais brasileiros; Está (ao) correta(s) a(s) seguinte(s) afirmação (ões):
		
	
	I, III
	
	III
	
	II
	
	II, III
	 
	I, II, III
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407985606)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O arquipélago de Fernando de Noronha, situado no estado de Pernambuco, foi considerado Patrimônio Natural pela UNESCO, no ano de 2001. O local é um destino turístico dos mais interessantes no nordeste brasileiro. Lá, existem como atrativos a desova das tartarugas aruanas, a observação de golfinhos rotatores, entre outros. Antes de ser o destino turístico que é atualmente, em Fernando de Noronha funcionou uma instituição importante para o Brasil. Qual foi essa instituição?
		
	
	Um sanatório, para onde eram levados doentes com sérios problemas mentais.
	 
	Um presídio, que existiu entre os anos de 1737 -1942, que abrigou presos comuns e políticos, por algum tempo.
	
	Uma Escola Naval, até o ano de 1945.
	
	Um hospital especializado em tuberculosos, que existiu no local até 1942, sendo o clima da região fundamental para a cura dos doentes.
	
	Um mosteiro da ordem dos Beneditinos, para onde eram enviados jovens que ingressavam na Igreja e desejavam ser religiosos.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407291050)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com Maria Yedda Linhares (LINHARES, Maria Yedda (org.) História geral do Brasil. 9.ed. Rio de Janeiro: Campus. p. 308), até 1912, destaca-se a emigração para a Amazônia por força do surto
		
	 
	de extração da borracha das seringueiras nativas.
	
	de extração das sementes produtoras de óleos.
	
	de extração de minérios preciosos no leito dos rios.
	
	da plantação de cacau nos afluentes do Rio Amazonas.
	
	da plantação de café nos planaltos do Rio Negro.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201407498260)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O estado da Bahia possui inúmeros patrimônios importantes, dentre eles o samba de roda do Recôncavo Bahiano. Sobre este patrimônio imaterial brasileiro, podemos dizer que: I)ele influenciou o samba carioca; II)ele é comemorado na Páscoa;III)é uma referência do panorama do samba nacional. Estão CORRETAS as alternativas:
		
	
	A I e a II;
	
	Apenas a I;
	 
	A I e a III.
	
	Apenas a II;
	
	Apenas a III;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201407972175)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O centro histórico da cidade de São Cristóvão foi tombado pelo IPHAN , em 1939, pelo padrão urbanístico português que contrapõe a Cidade Alta, com poder civil e religioso, à Cidade /baixa, que se desenvolvia ao redor do porto. Sobre essa cidade é correto dizer que: I-Nela existe um museu de Arte Sacra considerado um dos mais notáveis do país, tendo destaque o conjunto formado pela Igreja e o Convento de São Francisco; II- Ela possui ruínas da sociedade açucareira, com engenhos e capelas ; III-Há inúmeros museus com um acervo das sociedades indígenas que viveram na região desde o período colonial. Está(ao) correta(s) a(s) seguinte(s) afirmação(ões)
		
	
	I, III
	 
	I, II
	
	III
	
	I, II, III
	
	II, III

Continue navegando