Buscar

Exercícios de Revisão Sistemas Distribuídos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Exercícios Sistemas de Arquivos Distribuídos e Banco de dados Distribuídos
Aluno: Kercy Leite Furtado – 7º Período – Sistemas de Informação
Não é uma regra associada ao princípio fundamental de bancos de dados distribuídos:
Não dependência de um site central
Autonomia local
Operação contínua
Independência de SGDB
Dependência da rede
Em um sistema de banco de dados distribuídos, a adoção de mecanismos OLTP (online transaction processing) prejudica a manutenção da consistência dos dados.
Certo
Errado
Bancos de dados conhecidos como NoSQL podem ser particionados em diferentes servidores, o que introduz o problema de processar consultas que envolvem múltiplos nós de processamento. Um modelo usualmente empregado nessas circunstâncias é conhecido como: 
CAP Theorem
Map/Reduce
Hash tables
Clustered columns
Data Thread
Como forma de permitir as buscas em documentos semiestruturados, um banco de dados NoSQL do tipo orientado a documentos armazena objetos indexados por chaves utilizando tabelas de hash distribuída.
Certo
Errado
No cache de buffer denominado write through, os dados são gravados após certos intervalos de tempo; no denominado write-back, os dados são gravados no disco imediatamente ao mesmo tempo em que residem no cache.
Certo
Errado
O tipo clustering de um sistema operacional distribuído no qual somente um dos seus nós esteja trabalhando, enquanto os outros entram como reserva, denomina-se cluster de
Balanceamento de carga.
Alto desempenho.
Alta disponibilidade.
Alta coesão.
Baixo acoplamento.
Cite pelo menos 2(dois) sistemas de arquivos distribuídos
O SUN Network File System (NFS) é um sistema de arquivos distribuído no qual clientes acessam os arquivos armazenados em apenas um servidor.
Andrew File System (AFS): o primeiro a oferecer alta escalabilidade. Desenvolvido na Universidade Carnegie Mellon.
Cite pelo menos 2(dois) requisitos de um SAD. Fale sobre cada um deles
Transparência: é um conceito relativo a tornar menos perceptível alguns detalhes do que se trata.
Tolerância a Falhas: É preciso que o sistema de arquivos distribuído continue a funcionar diante de falhas de clientes ou de servidores
Demonstre graficamente como é a organização de um cluster de servidores Google(GFS)
Fale das principais diferenças entre o GFS1 e o Colossus(GFS2)
O GFS1 foi desenvolvido e utilizado sendo baseado em clusters, sendo capaz de suportar o enorme volume de dados processados diariamente, além de utilizar maquinas de baixo custo e alta capacidade de armazenamento e suporte a diversos acessos. Ele utilizava o Map Reduce para construir um novo índice de pesquisa em poucos dias.
Já o Colossus, criado com uma nova infraestrutura de pesquisa, anulava essa necessidade de reconstrução diária de índices do zero. Com o Colossus, a Google foi capaz de atualizar o índice existente com novas informações em tempo real.
O Colossus também eliminou a falha que prejudicava o GFS1, onde este tinha apenas um nó mestre e diversos chunk servers por cluster. O Colossus possibilitou a existencia de diversos Masters Servers por cluster, prevenindo que o esquema caia caso um dos Master Server pare de funcionar.
Além disso, o Colossus também modificou o tamanho dos Chunks de 64MB para 1MB. Somando esta alteração à adição de múltiplos Master Servers, permitiu que a Google armazenasse muito mais arquivos em um número maior de máquinas.
Fontes para pesquisa:
COULOURIS,George F.; DOLLIMORE, Jean;KINDBERG,Tim. Sistemas distribuídos:conceitos e projeto. Porto Alegre: Bookman,2007. Capítulo 8
TANENBAUM Andrew S., STEEN Maarten Van. Sistemas distribuídos: princípios e paradigmas. São Paulo: Pearson rentice Hall.2007. Capítulo 11
ELMASRI, R.; NAVATHE, S. B. Sistemas de Banco de Dados. 6a ed., Pearson-Addison-Wesley, 2011.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando